Inversão capilar: como fazer o cabelo crescer mais rápido!


O seu cabelo não cresce? Essa é uma reclamação comum entre as mulheres, mas como reverter esse problema e se transformar em Rapunzel rapidinho? Pode parecer mais um dos mitos que a gente lê na internet, mas a técnica de inversão capilar tem sido destaque quando o assunto é fazer com que os fios cresçam mais rapidamente.

            E se você ainda não ouviu falar sobre essa tendência que começou na gringa, mas já foi adotada por nós brasileiras, é hora de descobrir se o método de inversão capilar realmente funciona ou não. Afinal o que a gente quer é que o cabelo cresça mesmo!

como fazer

 

O que é? Funciona mesmo?

O método inversão capilar ou Inversion Method for Hair, como é chamado nos Estados Unidos, teve origem em terras estrangeiras com a promessa de fazer o cabelo crescer mais rápido.

E como nós brasileiras adoramos uma novidade, ainda mais relacionada aos cuidados com os fios, logo adotamos essa técnica para ganhar alguns centímetros a mais nas madeixas.

 

Mas o que é inversão capilar?

A técnica consiste em estimular o crescimento dos fios de maneira mais rápida, e o nome já dá uma dica de como o processo é feito.

Inversão capilar se refere à posição em que os fios devem ficar, ou seja, a cabeleira deve ser toda direcionada para baixo, o que aliado a uma massagem no couro cabeludo vai aumentar o fluxo sanguíneo e estimular que os fios cresçam mais rapidamente.

 

 

E será que funciona?

Vamos combinar que ficar com a cabeça para baixo esperando o cabelo crescer pode parecer loucura e há um tantinho de esforço para manter a posição pelo tempo indicado.

E o que todo mundo quer saber é se o método de inversão capilar realmente funciona.

Ainda não há estudos específicos sobre o assunto, por isso não dá para ter um veredicto final e com 100% de certeza.

No entanto, os testes reais e toda a mulherada que tem colocado a cabeça para baixo tem afirmado que sim, os cabelos realmente crescem mais rápido com essa técnica.

Segundo pesquisas acerca do crescimento dos fios, os apontamentos indicam de que o cabelo cresce em média 1 cm por mês de maneira natural.

Já na técnica de inversão capilar é possível ver o crescimento de até 2,5 cm em apenas 7 dias.

antes e depois

            Parece fantástico, não é?! Mas infelizmente não há milagres sem esforço e nem todo mundo chega a esse resultado.

Em geral, a mulherada que testou a técnica afirma que o cabelo cresceu entre 1 cm ou um pouquinho mais nesse período de 7 dias, e em raros casos o crescimento chegou a 2,5 cm.

E mesmo sendo apenas 1 cm, já vale a técnica, afinal o tempo de crescimento foi bem mais rápido que o período de um mês apontado pelas pesquisas.

E se você quer se tornar a Rapunzel e ver as madeixas crescendo 2,5 cm durante o período de inversão capilar, lembre-se que muitos outros fatores influenciam no crescimento dos fios, como alimentação saudável, ingestão de água (em média 2L por dia) e o seu próprio organismo, afinal cada corpo age de maneira diferente.

 

Como Fazer Passo a Passo

            Se você não vê a hora de jogar as madeixas para baixo e ver os fios crescendo, vamos a um passo a passo completo. e só seguindo o tutorial completo vai dar para notar o real crescimento dos fios.

Então, já anota cada passo a passo para não errar durante o processo!

  1. Escolha um óleo natural (o óleo deve ser 100% natural), que será a base para o método. Para estimular ainda mais o crescimento do cabelo, opte por um óleo que auxilie no processo de acelerar o crescimento do cabelo, como o óleo de coco, rícino, jojoba ou alecrim.
  2. Para intensificar a ação do óleo que será usado, dê uma leve aquecida no micro-ondas, de modo que ele fique morno, mas não aqueça demais, pois o aquecimento pode fazer com que o óleo perca suas propriedades naturais.
  3. Fique em uma posição em que o cabelo fique completamente virado para baixo. A posição pode ser sentada em uma cadeira com a cabeça direcionada para baixo; em pé com as madeixas para baixo; ou deitada na cama e com a cabeça para fora do colchão e inclinada para baixo.

    posição para o método
    Todo o cabelo deve ficar direcionado para baixo
  4. Já na posição indicada para a inversão capilar, comece a aplicar o óleo por todo o couro cabeludo e vá fazendo massagem em movimentos circulares. Tenha certeza de que todo o couro cabeludo está com o óleo natural e depois marque o tempo de 4 minutos enquanto massageia o couro cabelo com a cabeça para baixo.
  5. Passado esse processo, volte para a posição normal, devagar para não dar tontura.
  6. Mantenha o óleo na raiz por pelo menos 2 ou 3 horas, ou se quiser, pode até dormir com o produto nos fios para fazer uma umectação nas madeixas.
  7. Depois disso, faça a lavagem normal do cabelo, com shampoo e condicionar, ou aposte na lavagem no poo low poo (lavagem  que busca ser mais natural e com uso de produtos com menos processos e elementos químicos, ideal para quem está passando pelo processo de transição capilar).
  8. Deixe os fios secarem, e faça o processo por 7 dias seguidos seguindo sempre o mesmo passo a passo.
passo a passo
A massagem deve ser feita com movimentos circulares

 

Como fazer inversão capilar – vídeos

 

 

 

De quanto em quanto tempo fazer?

Com certeza você já está pensando em fazer o processo durante o mês todo e ver as madeixas da Rapunzel crescerem rapidamente, mas esqueça dessa ideia.

O método de inversão capilar não pode ser feito constantemente, e a indicação é de fazer a técnica durante 7 dias consecutivos e depois pausar por um mês.

Ou seja, faça uma semana e pule um mês e nada de ficar colocando a cabeça para baixo durante o mês todo heim!?

Quem não pode fazer inversão capilar?

Apesar de ser um processo simples, a inversão capilar não pode ser realizada por qualquer pessoa.

A técnica não é indicada para quem algumas pessoas que enfrentam problemas como:

  • Labirintite;
  • Problemas de coluna e nas articulações;
  • Variações na pressão arterial.

 

As gestantes também devem evitar a técnica de inversão capilar, pois o crescimento da barriga tira a estabilidade natural do corpo, além de ser uma fase em que tonturas já são mais frequentes.

 

Fotos de Resultados de Inversão Capilar Antes e Depois 

E se você ficou curiosa com os resultados do método, separamos algumas fotos de antes e depois do processo feito por mulheres que já testaram a técnica durante o período de 7 dias.

O crescimento também pode ser visto pela raiz, já que os fios são tingidos
O crescimento também pode ser visto pela raiz, já que os fios são tingidos
cabelo cacheado
Nota-se também o crescimento dos cabelos cacheados
cabelo comprido
O uso do óleo natural também ajuda a hidratar os fios

cabelo alisado

antes e depois do método
A ideia aqui foi de fazer uma camiseta com medidas para acompanhar o crescimento do cabelo

como fazer cabelo crescer rápido

cabelo antes e depois
A foto do depois mostra o crescimento do cabelo
medida cabelo
A camiseta com medidas marca o crescimento do cabelo

antes e depois cabelo liso cabelo crespo cabelo longo e liso

Se você já testou a inversão capilar conta aqui nos comentários se funcionou para você e quais produtos você usou durante o processo. Assim podemos compartilhar informações e buscar o longo Rapunzel, ou ao menos alguns centímetros de crescimento mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *