Casaco Tweed: modelos e dicas para montar looks


O nome é bem fashion, não é mesmo? O casaco tweed vem do tecido usado originário de uma região da Escócia do rio Tweed. Não é uma moda atual e sim retrô e devemos esta tendência a linda e criativa Coco Chanel. A estilista francesa foi a responsável por tornar popular o tecido no começo do século 20 quando a Escócia era um gigante têxtil no mundo e o tecido era fabricado em massa.

O tecido conhecido como tweed é bem áspero e pode ser feito totalmente de lã ou em mistura com sintéticos. O seu diferencial é ser pesado mesmo, com textura aparente e com isso a peça fica bem marcante no look. Já teve diversos momentos de auge na história da moda com seu lançamento na década de 30, uma volta nos anos 60, depois como tendência novamente nos anos 90 e agora está com tudo!

fotos de looks com casaco tweed

como usar casaco tweed

Modelos e onde comprar

Na verdade o casado tweed nunca saiu de cena porque é um clássico da Chanel e a cada ano ganha toques mais modernos. O modelo original é o curtinho e costumeiramente acompanhado de um casaco de pérolas branca mas esqueça esta combinação se você não está indo para uma premiação na Casa Branca ou conhecer a Rainha da Inglaterra. O modelo original é super retrô mas não é muito usado se não for entre os nobres e no tapete vermelho.

casaco tweed clássico
O modelo clássico da Chanel sempre é revisitado

A modelagem moderna é bem fashion e abandonou quase de vez o bege para usar tons mais fortes e marcantes como o verde musgo e violeta, mas sem abandonar os clássicos preto, cinza grafite ou roxo. Mas a mudança não é apenas nas cores e sim no corte também. A gola arredondada sempre se manteve mas acompanhada de mangas mais compridas ou curtas, ele pode ter o comprimento até o meio da cintura no estilo cropped ou ser comprido como um sobretudo, ajudando a variar ainda mais o uso.

Os modelos estilo vintage possuem um bolso frontal, já os demais mais modernos são lisos. Podem vir com poucos botões ou até sem porque a proposta é usar aberto mostrando a blusa da parte de dentro mesmo. No geral possuem costura em destaque nas mangas e gola de cor diferente mas pode ser encontrado no mercado monocromático também.

casaco tweed casual casaco tweed moderno

Como usar casaco tweed – looks

A calça jeans todos sabemos: vai bem com tudo mas há outras combinações possíveis como calça social, de couro e outros tecidos grossos pensando na moda inverno. Pode usar aqui a regra do contraste: casaco escuro com calça clara ou o inverno. A vantagem de usar duas peças da mesma cor é que look monocromático alonga a silhueta e deixa você tanto mais magra como alta.

casaco tweed entre as tendências da moda casaco tweed social casaco tweed com calça jeans

O uso mais comum do casaco tweed é substituindo o blazer com as mesmas regras sem qualquer problema. Pode vir em tom sobre tom com a blusa de baixo, em cor de contraste, com camisetas em looks despojados e irreverentes ou com sua linda blusa social para look trabalho.casaco tweed longo

casaco tweed curtinho

Procure usar com peças mais leves na parte de baixo porque o tecido por si só do casaco é grosso. A regra de contraste se aplica quem aqui para alcançar a harmonia visual.

casaco tweed estampado com mini saia look casual com casaco tweed como usar casaco tweed no dia a dia

moda com casaco tweed

Quando usar?

Hoje em dia ser casaco ou não pouco diz sobre a estação do ano. O casaco tweed cai muito bem na moda verão ou inverno mas com alguns critérios na escolha. No verão é uma peça para a noite, locais um pouco mais frios e sempre a modelagem mais curta. Comprimento abaixo da coxa é apenas para a moda inverno mesmo. De dia não é uma peça muito indicada nos dias quentes porque é um tecido grosso, esquenta bastante.

Há modelos para usar em ocasiões formais como em conjunto com saia para festas, brunchs e eventos sociais. Pode complementar um look trabalho tranquilamente ou ser uma peça informal para usar quando sair com as amigas ou em algo mais descolado.

casaco tweed look fashion casaco tweed rosa

casaco tweed duas cores casaco tweed com short curto casaco tweed em look trabalho

Clássicos da Chanel: você sabia?

O casaco tweed original ainda é produzido pela grife desde a década de 30 até hoje e este é apenas um dos clássicos que de tanto sucesso não deixam de sair de linha. Sua primeira bolsa, a pequena e lateral tão querida pelo público também está em produção até hoje. A sapatilha bicolor também é uma das peças mais antigas e cheia de fãs em todo o mundo.

bolsa chanel original

sapato chanel original

Onde comprar casaco tweed?

A peça se tornou tão popular que você encontra casaco tweed para comprar em diversos sites onlines. As populares C&A, Marisa, Renner e Riachuello já possuem o seu modelo para venda a preços bem em conta. As gigantes Zara, a Dafiti e a Passarela já possuem os seus modelos também. Os preços podem ir de R$ 100 a R$ 400, podendo ser um pouco mais se for de grife de luxo. Como é um casaco resistente e que entra e sai de moda rápido mais do que três modelos não é indicado porque ocupam muito espaço no closet também.

comprar casaco tweed preço de casaco tweed

casaco tweed no closet feminino

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *