Cortes para cabelos longos: para todos os tipos de fios!


Mudar o visual é algo que nos permite renovar o estilo, e se a ideia é se render aos cortes para cabelos longos é preciso saber quais tendências estão em alta. E além de descobrir as tendências, também é importante saber qual tipo de corte se adequa melhor ao seu tipo de fio, afinal a ideia é sempre valorizar. Para saber como escolher o corte correto é só ficar atenta as dicas do post.

cortar cabelo

 

Dicas de cortes para cabelos longos: 

Longos e lisos

Degradê ou camadas

Se você quer adotar um dos cortes para cabelos longos, mas sem mexer muito no comprimento aposte no estilo degradê ou camadas. O corte é caracterizado criar camadas de diferentes comprimentos ao longos das madeixas e dá mais movimento ao fios, ficando lindo em um cabelo escovado.

Este tipo de corte ainda é capaz de dar suavidade ao rosto, já que tira o excesso de cabelo dessa região e tira o volume, então pode não ser uma boa aposta para cabelos finos.

corte degradê/ camadas

cabelo comprido escovado
A escova modelada valoriza os fios

 

Com franja 

Curta

            Se você tem o cabelo comprido e liso, outra aposta interessante é o corte com franja. As madeixas lisas vão deixar o processo mais fácil e não vão te tornar refém da escova ou chapinha para arrumar a franja mais curtinha.

E se você adotar um dos cortes para cabelos longos com franja curta é importante considerar alguns pontos desse tipo de franjinha:

  • Ideal para esconder a testa;
  • Valoriza o rosto;
  • Não indicado para rostos redondos.
tipo franja curta
O look preto e branco é clássico

cabelo liso com franja curta

cabelo preto
A maquiagem com batom vermelha deu destaque para o rosto
Longa/ franjão 

Uma aposta entre os cortes para cabelos longos é adotar o franjão. O estilo do corte para a franja é atemporal e ideal para quem não quer os fios caindo rente aos olhos. Além disso, a franja alongada ainda é capaz de alongar e afinar o rosto, sendo um ótimo truque para rostos redondos; e dando suavidade para a região da face, já que os fios mais curtos na frente ajudam a valorizar o rosto.

cabelo liso com franja longa

franjão dividido no meio
A divisão no meio deixa os fios despojados

 

Repicado/ desfiado

As mulheres de cabelos lisos também podem se render aos cortes para cabelos longos ao estilo repicado e desfiado.

Esse tipo de corte é ideal para quem pretende dar um pouco mais de volume as madeixas, e pode ser uma ótima escolha para que tem cabelos finos e em pouca quantidade. Outro ponto positivo dos fios repicados e desfiados é o movimento que o cabelo ganha, junto ao estilo mais despojado e moderno que o corte garante.

cabelo liso repicado
A franja de lado também seguem o estilo desfiado
liso desfiado
A franja foi dividida ao meio

Longos e ondulados

Desfiado

            Se você já nasceu diva com os fios naturalmente ondulados, todo cuidado é pouco na hora de escolher um dos cortes para cabelos longos, afinal a maneira errada pode acabar com as ondulações.

Para não ter erro, aposte nas pontas levemente desfiadas, e isso vai garantir aos fios movimentos naturais, volume nas pontas e leveza, mas sem acabar com as ondas das suas madeixas.  Além de manter os fios modernos, este tipo de corte ainda garante pouca diferença no comprimento do cabelo.

 

corte gisele bündchen
O desfiado valoriza as ondas suaves
cabelo loiro com raiz escura
A raiz mais escura deixa o loiro moderno
corte cabelo ondulado
Os fios desfiados ganharam mais movimento

Camadas

            Se você tem cabelos ondulados e finos, um dos tipos de cortes para cabelos longos que vai dar mais volume é o corte em camadas. O estilo funciona muito bem para dar mais leveza na região próxima do rosto, já que o cabelo fica mais curto. E além disso, o corte em camadas ainda é uma ótima escolha para manter o movimento das madeixas.

Para garantir sucesso no corte, é preciso ter atenção em relação ao comprimento das camadas. Para não desfazer as ondulações, o ideal é não deixar as camadas de cima muito curtas.

corte camadas ondulado
A cor com fundo cobre é tendência para o inverno

cabelo ondulado despojado

cabelo ruivo ondulado
A tonalidade ruiva destaca as madeixas

Em U

A escolha do corte em U também é muito bem-vinda para cabelos compridos e com ondas. Esse tipo de corte tira mais do comprimento da frente e mexe pouco atrás, mantendo mais suavidade e leveza para a região da face.

E por mexer pouco atrás é ideal para mudar o visual sem mudar muito o comprimento, que ganha movimento por conta da diferença de altura dos fios, e mantém os cachos intactos; valorizando o visual.

ondulado com franja
A franjona foi usada de lado

corte em U

cabelo com ondas
Tons mais claros e suaves valorizam os fios

tipo de corte ondas

 

Longos e cacheados 

            As mulheres de cabelos cacheados e compridos devem fugir dos cortes para cabelos longos ao estilo reto. Esse tipo de corte só tende a acrescentar volume e não deixa os cachos definidos.

 

Degradê, irregulares, desconectados

Deixar os fios desconectados por conta de um corte degradê ou irregular é a melhor escolha para os cabelos cacheados. Esse tipo de corte não deixa marcado o ponto do corte e ainda valoriza os cachos.

No corte para cabelos cacheados, ainda é importante lembrar que não se deve adotar o estilo desfiado, que é bem diferente e acrescenta volume a cabeleira, característica natural e comum desse tipo de fio. No entanto, o picotado nas pontas pode e deve ser adotado, a fim de deixar os fios irregulares.

cabelo cacheado com mechas
Mechas loiras iluminam os fios mais escuros
corte irregular cacheado
O cabelo foi dividido na lateral
corte desconectado
O batom escuro valoriza a make
corte degradê cacheado
O colar de corrente compõe os acessórios

melhor corte cacheado

Arredondados

Antes de qualquer confusão com os estilos de cortes para cabelos longos e cacheados é preciso deixar claro que o estilo arredondado é diferente do corte V; esse último não é indicado para madeixas enroladas, pois deixam as pontas ralas e sem volume.

Já o corte arredondado é a escolha perfeita para valorizar o tipo de cabelo, uma vez que a frente fica mais curta e assim deixa o rosto com mais suavidade e ainda valorizam os cachinhos sem adicionar volume as madeixas.

cabelo cacheado
Os fios mais escuros destacam-se na pele clarinha

cabelo cacheado comprido

cabelo taís araujo
Os fios de Taís Araújo tem mechas mais claras

corte fios cacheados corte arredondado

 

Longos e crespos 

Camadas

Se você tem os cabelos crespos ou afro, a melhor maneira de cortar os fios é adotando o estilo com pontas repicadas e em camadas. Este tipo de corte é ideal pois não acrescenta mais volume aos fios, e ainda é capaz de diminuir um pouco do volume natural da cabeleira.

Outra vantagem do corte para cabelo crespo ainda está relacionado ao fato de mexer pouco no comprimento, afinal é difícil de se chegar aos fios compridos e na hora de escolher entre um dos cortes para cabelos longos o melhor é adotar uma versão que não tire muito do comprimento.

cabelo crespo comprido
A raiz mais escura deixa o estilo despojado
cabelo longo em camadas
As madeixas foram usadas divididas ao meio
cabelo em camadas
Os fios foram usados na lateral
cabelo afro
O maxi colar pink destaque-se no look

corte afro

Com franja

            Para deixar o corte mais moderno e feminino, as mulheres de cabelos afro/ crespo também podem apostar na franja.

É claro que as versões mais curtas são inimigas, afinal você não quer se tornar refém da escova e chapinha; mas os franjões de lado são perfeitos. Esse tipo de corte na franja deve ser valorizado com as pontas desconectadas, de modo a alongar o cacho e valorizar o cabelo crespo.

cabelo comprido
O decote em V valoriza os seios

cabelo crespo com mechas

cabelo crespo com volume
O maxi colar turquesa adiciona cor a blusinha branca
crespo com franja
A blusa tem aplicação de brilhos

melhor corte fio crespo

 

Longos e volumosos 

            Para as mulheres com cabelos volumosos, os melhores tipos de cortes para cabelos longos envolvem as pontas repicadas. Este processo de repicar as pontas funciona muito bem para tirar o volume e mexer pouco no comprimento.

 

Desfiado e repicado

Além da dica principal para cabelo com volume, que é de repicar as pontas, os fios também podem seguir este estilo ao longo de toda a madeixa. O cabelo repicado vai acrescentar leveza ao rosto e aos fios, além de garantir menos volume e manter o movimento natural das madeixas.

E se você é adepta dos cabelos escovados, o efeito do repicado vai ficar super charmoso após arrumar os fios, que ainda podem ganhar uma viradinha para o lado de fora ou de dentro.

cabelo liso com volume
A camisa preta tem transparência
corte cabelo volume
O desfiado deixa os fios com mais movimento

 

Lisos e ondulados – camadas

O estilo de corte em camadas funciona muito bem para os cabelos lisos e ondulados, já que tira parte do volume sem deixar os fios sem movimento. O melhor estilo para esses tipos de cabelos é aliar as camadas com uma base em U, que vai deixar as camadas menos marcadas e o corte natural.

Além disso, as mechas despontadas ainda darão ao visual um estilo moderno que valoriza os cortes para cabelos longos.

cabelo ondulado com volume

corte desfiado volume
As pontas tem ombré-hair sútil
corte repicado para volume
As pontas foram repicadas

cabelo loiro em camadas

cabelo volumoso
A make discreta é ideal para o dia a dia

Cacheados e crespos – arredondados

Já é bem característico dos cabelos cacheados, crespos ou afros o volume que as madeixas ganham. E se você quer diminuir um pouco dessa cabeleira, uma ótima escolha é adotar o corte arredondado com franja longa, que pode ser usada de lado ou dividida ao meio. E se a ideia é tirar volume, fuja do corte V!

cabelo cacheado com volume
O mix de colorares caracteriza o look

corte arredondado cachos corte para cabelo volumoso crespo

Longos com franja

Curtas

Se você quer adotar a franja curta junto a um dos tipos de cortes para cabelos longos, é bom se atentar a alguns fatos que esse tipo de franjinha envolve:

  1. A franja curta e reta aumenta o rosto com formato arredondado, por isso deve ser evitado pelas mais gordinhas.
  2. Se você tem testa grande, o modelo de franja curta que se aproxima da sobrancelha é ideal, já que escode a testa. No entanto, fuja das opções mais moderninhas de franja no meio da testa.
  3. Para as meninas e mulheres de pele oleosa, a franja curta é um grande erro, já que o cabelo vai ficar sempre em contato com a testa e aumentar a oleosidade dessa região.
  4. Apesar de ser lindo, a franja curta é mais indicada apenas para mulheres jovens, que este tipo de corte tente a ter características joviais.
franja moderna
A franja desconectada é moderna
franja reta
A franja curta tem corte reto

franja na sobrancelha

cabelo cachos na ponta
Os fios tem cachos nas pontas
franja cabelo fino
A franja curta foi usada de lado

Franjão

Adotar o cabelo com franjão ou franja longa é sempre sucesso. O estilo de corte da franja é uma ótima escolha para quem não quer se render ao uso da chapinha e/ ou secador, e ainda tem as vantagens de deixar o estilo mais descontraído, moderno e de alongar o rosto, dando o efeito de que você é mais magra.

mechas loiras
O mix de tons de loiro iluminam as madeixas

franjão cabelo liso

corte kim kardashian
A franja longa foi usada dividida no meio

franja repicada franja mulher

Como cortar o próprio cabelo  – Passo a passo

Se você adora tentar coisas novas e ainda quer evitar a ida ao salão, uma possibilidade é cortar o próprio cabelo em casa e sozinha. E para te ajudar nesta tarefa, separamos alguns tutoriais de como fazer isso.

 

 

Agora que você já sabe tudo sobre os cortes para cabelos longos é só ver qual estilo mais combina com seu tipo de fio e adotar um novo estilo para as madeixas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *