CHAPÉU MASCULINO: Versátil e ideal para homens de vários estilos


Não é de hoje que o chapéu masculino faz muito sucesso entre os homens. Ao longo dos anos, várias celebridades ajudaram a popularizar esse acessório, como o cantor Michael Jackson, que não abria mão do clássico panama. Desde então, o chapéu evoluiu muito com o tempo e hoje se apresenta em diversos modelos, dependendo dos gostos e do estilo do usuário. Se você ainda não conhece todos os tipos e não sabe como usar e combinar o chapéu com o visual, saiba tudo sobre essa moda!

fedora michael jackson

Embora já tenha sido visto como acessório obrigatório para os homens no início do século XX, como sinônimo de status e estilo, a moda do chapéu masculino deu uma esfriada com o tempo, talvez pelo fato de alguns acharem que é um acessório ultrapassado ou que não combina com estilos modernos e alternativos. É aí que muita gente se engana!

chapeu moderno masculino

Além de ajudar a proteger a cabeça de fatores externos, como sol e poluição, o chapéu incrementa o look e deixa os rapazes mais charmosos. Atualmente, existem vários modelos, do mais clássico ao atual, com o intuito de ser versátil e democrático. Não é à toa que essa é vista como uma forte tendência futura pelos especialistas de moda.

O chapéu masculino pode ser usado em qualquer estação, e não apenas nos dias quentes. Com roupas de frio, como casaco e sobretudo, esse acessório deixa o visual ainda melhor!

chapeu moderno

Modelos de chapéu masculino

Country/Cowboy

Esse tipo é um dos mais populares, ainda mais no Brasil. Geralmente é usado por muitos cantores de música sertaneja e seus admiradores, assim como homens que se dedicam a rodeios e festas de peão.

As características do chapéu masculino country/cowboy são: aba grande e quase sempre levantada nas laterais, copa alta e com três vincos, utilizados para segura-lo na hora de tirar e colocar na cabeça. O modelo ainda possui variações: couro, palha e feltro com base de pele.

chapeu masculino cowboy
O chapéu cowboy cai muito bem em rapazes de rosto mais arredondado, sendo uma ótima opção para homens mais gordinhos

chapéu country chapeu cowboy para homens chapeu cowboy

Panama

Originário do Equador – e não do Panamá! – esse chapéu masculino tornou-se um dos mais populares do mundo, com aba larga, cone mediano, laço preto ou marrom e feito de palha clara.

Segundo especialistas, é mais leve e fresco, ideal para proteger do sol nos dias quentes . Por ser de cor clara, cai muito bem com vários looks.

chapeu panama
Sambistas adoram o formato e o estilo do chapéu masculino panama

chapeu masculino panama moderno chapeu panama para homens como usar chapéu panama

Uma ótima opção para usar o chapéu masculino Panama é combiná-lo com uma bermuda/calça nas cores creme, bege ou cáqui e uma camisa/camiseta branca. 

Coco

O chapéu masculino coco surgiu em 1846 e ficou eternizado no cinema pelo ator Charlie Chaplin. Também conhecido como derby e bowler, é culturalmente indicado para visuais mais descontraídos.

Geralmente, é feito de feltro preto ou cinza escuro, com a copa arredondada, sem sulcos e abas pequenas e curvadas e laço da mesma cor.

chapeu coco homens chapeu masculino coco derby chapeu masculino coco

Bucket/Cata Ovo

The bucket hat – como é chamado lá fora – é o tradicional cata ovo no Brasil. É um tipo que permite muitas estampas e ótimo para dias quentes para proteger o rosto, considerado um ícone da moda nos anos 90.

Os modelos mais conhecidos do cata ovo são fabricados pela Nike e pela New Era, com uma diversidade de cores e desenhos, popularizados por muitos cantores de rock e skatistas.

chapeu bucket moderno chapeu masculino bucket estampado chapeu masculino bucket hat chapeu masculino bucket

O bucket é um dos modelos de chapéu preferidos dos caras mais moderninhos. A versatilidade de cores e estampas permite que ele caia muito bem em looks mais arrojados e descolados.

Australiano

Como o próprio nome diz, é feito na Austrália, mas conhecido no mundo todo. Também chamado de Safari Hat, é super versátil, fresco e leve.

Fabricado em algodão ou lona, tem copa amarrotada ou ondulada, além de ilhoses na copa que deixam mais arejado. O chapéu masculino australiano pode ser usado com uma ou duas abas presas na lateral, encontrado em diversas cores.

chapeu modelo australiano

chapeu masculino australiano

Gangster

O modelo gangster também é chamado de Borsalino e Fedora por alguns especialistas em moda. Derivado da Itália, é amplamente utilizado na Europa em dias frios do outono e inverno.

É feito de feltro, couro, veludo, palha ou algodão, com aba média, copa com vinco bem marcado e um cone com tamanho bem próximo ao do panama. Os tons são mais escuros, como preto e marrom.
chapeu masculino fedora gangster chapeu masculino fedora jovens gangster chapeu masculino fedora palha

chapeu fedora para homens

Hipster

Os modelos de chapéu masculino hipster, que caíram nas graças de vários jovens, são aqueles com aba grande e reta. A inspiração veio de cantores, como o artista Pharrel Williams.

É muito versátil e ideal para homens modernos, alternativos e urbanos. Cai bem com calças mais justas, bota e tênis cano alto e camisetas compridas.

chapeu hipster para homens chapeu masculino hipster

chapeu masculino hipster jovem

Ushanka

O ushanka é um chapéu russo que parece um gorro, confeccionado com pele de animais e peles artificiais, ótimo para proteger o rosto e as orelhas de dias muito frios.

É bastante confortável e deve ser usado com looks de inverno. Um modelo mais interessante do ushanka não tem as orelheiras, é usado somente na cabeça e fica muito bom dependendo do estilo.

chapeu ushacka
Vale a pena até inovar no chapéu masculino ushanka!
novo modelo ushanka
O modelo moderno do ushanka dispensa as orelheiras

chapeu masculino ushanka ushanka masculino

Porky Pie

O porky pie foi a sensação dos anos 30, usado pelos cantores de jazz que fizeram muito sucesso nessa época. Tem aba curta, coroa sem sulco e copa baixa, fabricado em feltro, couro ou lona.

Assim como o bucket, tem um bom apelo artístico, utilizado por muitos atores de teatro e musicais.

porky pie breaking bad
O protagonista da série Breaking Bad ajudou a popularizar o modelo porky pie

porky pie chapéu porky pie como usar

Esse modelo está chamando cada vez mais a atenção dos jovens atualmente. Para mudar o visual e dar ares de modernidade, os fabricantes têm trocado as cores frias tradicionais por cores mais quentes.

Como usar e combinar

Não sabe como escolher o chapéu ideal para seu estilo? Veja algumas dicas!

  • Pense na ocasião: Chapéus pretos e brancos são ótimos para ocasiões mais formais, como casamentos e eventos sociais. Aposte em cartolas e nos modelos coco, gangster e hipster.
chapeu masculino panama
O chapéu fica ótimo com visual clássico e formal!

chapeu masculino porky pie

 

  • Para o dia o dia, o hipster, o panamá e o bucket são ótimos, ainda mais com looks mais leves e simples, dando um toque a mais no visual.
chapeu para homens panama
No verão, o chapéu masculino protege a cabeça do sol e incremental o visual

chapeu masculino para homens hipster
chapeu masculino porky pie alternativo

 

  • Os modelos estampados têm um ar mais moderno e irreverente, ideal para rapazes mais jovens e alternativos. Nesse caso, os modelos com aba reta são indicados.
bucket moderno
Marcas como Lacoste e Quicksilver investem cada vez mais em modelos coloridos e estampados

chapeu masculino pharell

chapeu homens chapeu masculino porky pie atual

Escolha um modelo de chapéu masculino que fique confortável na cabeça e considere seu formato de rosto. Faça o teste e experimente vários tipos quando for comprar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *