Cropped Masculino: Como usar, como fazer, história e tudo sobre!


Que tal polemizar um pouco? Estava sentindo falta desses posts que geram muita discussão? Pois é, vamos falar de uma peça que está rendendo muito atualmente: o cropped masculino. Como assim, mas não é só para mulher? Essa e diversas questões permeiam muitos caras, por isso vamos desmitificar vários conceitos e falar tudo sobre essa tendência. Acompanhe, informe-se e, depois disso, relate suas impressões!

cropped-masculino-1
Que tal uma camiseta curta que deixa a barriga à mostra?

A mídia em si tem falado muito ultimamente do cropped masculino e tratando essa peça como polêmica, levando muitas pessoas a ficarem impressionadas com esse estilo. De fato, sempre foi vista como especificamente feminina, deixando a barriga à mostra e usada com diversas combinações.

Nesse contexto, vem logo aquela onda de preconceito de que só gays usam roupas femininas e toda aquela história que já conhecemos. Bom, independente de opiniões, roupa está longe de definir gênero e esse padrão já foi quebrado há séculos em muitas culturas. A saia masculina, por exemplo, que é super comum (e histórica) em diversas regiões da Europa, por aqui ainda é vista como tabu e algo que fere a masculinidade frágil de muitos homens.

Enfim, voltando ao cropped, não é de hoje que é usado pelos rapazes. Não se trata de uma tendência atual inventada por pessoas apenas com o objetivo de causar, como muitos pensam. Desde os anos 80, essa peça já era comum na moda masculina, indo até meados dos anos 90. Você pode ver muitos caras usando em produções da época, como o conhecido ator Johnny Depp ou o icônico cantor Prince.

cropped-masculino-deep

cropped-masculino-antigo-prince

E o tipo era bem parecido com o feminino, com o mesmo corte e para deixar a barriga de fora. Também tinha forte influência esportiva, como das blusas de número, comum também entre atletas. Lembre-se que nessas décadas o espírito rebelde estava presente, logo, a proposta era quebrar paradigmas e ousar em vários contextos, sobretudo a moda, por isso não era vista com tanto estranhamento, como você pode ver nas fotos:

cropped-masculino-antigo cropped-masculino-antigo-anos-70 cropped-masculino-anos-80 cropped-masculino-atletas-antigo

Mas, e hoje em dia? Então, recentemente essa tendência do cropped masculino começou a se popularizar nas passarelas e chamar atenção nas redes sociais. Visto isso, muitos sites sensacionalistas começaram a fazer matérias polêmicas dizendo que é algo novo, o que induz muitas pessoas a pensarem errado.

Tanto para malhar, usando como sobreposição a uma camiseta oversized – aquele modelo longo que está em alta – ou até como à antiga, muitos rapazes abraçaram a peça e não tem medo de sair por aí vestindo. Pode ser para causar ou simplesmente para dar um toque novo ao look, não passar calor, são vários motivos.

O que precisa ficar claro é que o cropped masculino não foi inventado atualmente para deixar o look mais ”afeminado” e tal. Não que isso seja um problema, claro, mas muitos caras torcem o nariz sem pensar no contexto histórico da peça.

cropped-masculino-antigamente

Uma coisa é fato: a moda cada um faz de seu jeito, de acordo com sua personalidade e estilo. Nossa proposta é apenas mostrar fatos sobre peças e maneiras equilibradas de usá-las para criar composições harmônicas e bonitas. Logo, se você não gostou do cropped masculino, independente do motivo, basta não aderir e, claro, respeitar quem veste sem piadinhas toscas e que não agregam em nada.

Looks com cropped masculino

Muitos fashionistas garantem que a melhor forma de usar cropped masculino hoje em dia é com sobreposição, SEMPRE com camiseta e de preferência a oversized/longline/longtail.

É importante esclarecer que o modelo para homens é direcionado e deve ser feito com uma peça que harmonize no corpo, logo, muitos modelos femininos não ficarão bem no corpo deles, por pura questão de biotipo.

Não faça igual o youtuber Whindersson Nunes, que brincou com uma notícia de um site que dizia ser ”a nova moda dos dias quentes”. Para ironizar a notícia, ele postou uma foto vestindo um cropped feminino apertado que deixou sua barriguinha saliente à mostra. Os fãs, claro, foram à loucura e o tweet viralizou.

cropped-masculino-whindersson

Os erros estão tanto no rapaz usar um tipo para mulheres que mal cabia nele e, de fato, não fica bem em gordinhos, ainda mais quando usado solo e sem sobreposição. Se naqueles caras sarados já é visto com estranhamento, imagina nesses casos? Pois é, esse assunto rende boas discussões.

Bom, vamos aos looks. As duas formas possíveis são as que falamos: ou usa com camiseta, ou sem. No primeiro caso, fica mais equilibrado, bonito e moderno. É o que os especialistas consideram ”o jeito certo de vestir cropped masculino”. Já do outro modo, é indicado para malhar, na praia ou para aqueles que não estão nem aí para o que pensam, querendo ousar mesmo. Veja as fotos e tire suas conclusões!

Sem sobreposição 

Nesse caso, modelos lisos branco sempre fizeram sucesso nos anos 70, assim como os de número que eram usados por atletas. Hoje em dia, as estampas estão modernas e descoladas.

cropped-masculino-tendencia cropped-masculino-hoje-em-dia cropped-masculino-2 cropped-masculino-3 cropped-masculino-atual-1 cropped-masculino-para-malhar cropped-masculino-estampado cropped-masculino-atual-2 cropped-masculino-na-praia cropped-masculino-look-verao cropped-masculino-estampa cropped-masculino-para-malhacao cropped-masculino-jovens

Com sobreposição 

Use com camisetas longas e com uma jaqueta ou casaco por cima. O cropped fica parecendo uma blusa comum e dá um toque charmoso ao look, independente do tecido e textura que é efeito. Quando às cores, as sóbrias e neutras são ótimas!

cropped-masculino-sobreposicao-4 cropped-masculino-sobreposicao-como-usar cropped-masculino-sobreposicao-3 cropped-masculino-sobreposicao-2 cropped-masculino-sobreposicao-1 cropped-masculino-sobreposicao

Famosos usando cropped masculino

Vários famosos usam ou já usaram cropped masculino, o que ajudou para popularizar a peça atualmente, assim como aconteceu nos anos 70/80.

cropped-masculino-magic-mike
O ator Matthew McConaughey no filme Magic Mike, de 2012
cropped-masculino-elliott-atleta
O atleta Ezekiel Elliott, que chamou atenção para o cropped em vários looks
cropped-masculino-elliott
Ezekiel ousou a ir para um evento com essa peça e com a barriga de fora
cropped-masculino-jadden-smith
Jaden Smith também já foi visto com esse modelo curto
cropped-masculino-zac-atual
Zac Efron foi além com sua peça com franjas
cropped-masculino-atual
O rapper Kid Cudi no Coachella 2014
cropped-masculino-rappers
Os rappers gostam muito desse estilo. Antes, o ator Will Smith usando essa peça na série ”Um Maluco no Pedaço”

Melhores combinações: calça jeans ou saruel de moletom, com camiseta oversized, com jaqueta e acessórios (boné sempre cai bem).

Como fazer cropped masculino passo a passo

Quem está interessado, pode fazer cropped masculino passo a passo em casa de modo simples e prático. Para isso, basta ter uma camiseta que você possa cortar e customizar. Há muitos vídeos legais e com o tutorial completo. Assista e inspire-se!


Pronto, depois de saber tudo sobre o cropped masculino, você já pode dizer o que achou dessa peça. Em todo caso, quem gosta de moda deve sempre abrir a mente para o novo, entender e, claro, respeitar. Não somos obrigados a gostar de tudo, mas se outra pessoa se sente bem usando, para que julgá-la, não é? Deixe um comentário e, se quiser investir, boa sorte na escolha da peça ideal e na composição do look. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *