GRAVATA SLIM: Como usar, cores e modelos


A versatilidade da gravata slim tornou esse acessório indispensável no guarda roupa masculino. Ao contrário da tradicional, ela pode ser usada além do terno, por rapazes de diversos estilos, do cotidiano aos eventos sociais. Aprenda a usar, combinar com o look e escolher as melhores cores!

gravata slim com jeans e camisa

Ganhando bastante popularidade a partir dos anos 2000, a gravata slim tirou a soberania do modelo normal (de 9 cm) por suas características mais modernas. Além de ser mais fina, com medidas entre 4 e 6 cm de largura, ela combina com looks pouco formais, como calça jeans, colete, camisas estampadas, blazer…

Como usar

Para usar a gravata slim, você precisa considerar algumas coisas, sobretudo o ambiente em que irá frequentar e as roupas que irá vestir. Assim, dá para escolher o cor certa, o caimento, entre outras características.

caimento da gravata slim

Cores e estampas

As cores mais frias são as que caem bem com qualquer visual, por isso a gravata slim azul, preta e marrom é preferência de muitos rapazes. Mas isso não quer dizer que as cores quentes devem ser abolidas: a vermelha e a rosa são ótimas para o dia a dia, já a amarela e a dourada podem ser usadas para eventos formais, como casamentos e reuniões, dando um destaque e um charme a mais.

camisa e gravata slim

A estampa também deve ser escolhida de acordo com a ocasião. Em lugares mais finos e visuais mais clássicos, é melhor apostar na microestampa, com desenhos médios e pequenos, ou então na listrada (que não tenha muitos detalhes). Já estampas grandes são ideais para o trabalho, reuniões com os amigos e jantares com a família.

gravata slim estampada
Microestampa é ideal para o trabalho e eventos cotidianos
gravata slim estampas grandes
Nesses casos, a gravata slim estampada caiu muito bem com os tons azul e branco
gravata slim look ousado
Misturar cores e estampa é uma decisão bem ousada…
gravata slim tom sobre tom
Combinação perfeita de tom sobre tom

gravata slim como usar a lapela

Na dúvida da melhor combinação de cor da gravata slim com o look, escolha a preta lisa. Assim, não tem erro, pois ela vai bem com tudo, do tradicional ao alternativo. 

gravata slim formal
Na dúvida, cores frias sempre caem muito bem quando estão juntas!

gravata slim básica sem erro preto e branco na gravata slim

Lapela

Quanto à lapela do blazer ou paletó, é bom se atentar aos tipos mais estreitos. Se ela for muito larga, o contraste vai ficar evidente, o que não cai bem em muitas situações.

gravata slim lapela

Caimento e comprimento

Muitos caras acham que por ser uma versão mais moderna e descolada, é bom deixar a gravata slim até o último ponto. Para muitos especialistas em moda, esse é um erro grave: tanto o modelo normal quanto o slim devem ser ajustados para ficar com a ponta até a fivela do cinto.

Já o caimento pede um traje mais ajustado, o famoso slim fit. Jeans é camisa é uma ótima combinação e deixa o visual com equilíbrio e harmonia.

gravata slim comprimento
Caimento além da fivela do cinto não é muito recomendado…

A gravata slim é um tipo mais estreito, por isso o nó deve ser simples, com apenas uma volta, independente da ponta.

Gravatas slim de ponta quadrada – aquelas conhecidas como sem ponta – vão bem com roupas mais casuais e pouco formais. Evite usá-las com ternos e blazers.

gravata slim nó

Prendedor de gravata

Não há problema em usar o prendedor, afinal, ele pode evitar alguns acidentes desagradáveis. A única coisa que você deve se atentar é que ele não seja muito longo e chamativo.

gravata slim com prendedor

Tipo físico

Tem gente que fala que a gravata slim não combina com pessoas corpulentas, grandes e acima do peso, e que nesses casos deve-se optar pela tradicional. Para alguns profissionais, porém, não há problema nenhum na adesão do acessório pelos fortões e gordinhos, ao contrário, ela deixa o visual ainda melhor. A única regra é não usar uma roupa muito apertada, e sim a adequada ao corpo.

gravata slim gordinhos

Como combinar

Com camisa

Gravata slim com camisa é a melhor associação. Quando for usar uma camisa estampada, opte pela gravata lisa e vice versa. É bom evitar estampa com estampa, já que é uma combinação bem ousada. Tom sobre tom também é uma ótima pedida!

Tanto para camisa como qualquer outra roupa, preto e branco é uma escolha certeira e sem erro! Se você está com pressa e não quer ficar pensando muito no visual perfeito, aposte nessa combinação.

No verão, ela cai bem com camisa leve com as mangas dobradas e calça de sarja.

como usar gravata slim no verão gravata slim no verão

gravata slim com camisa

Com terno

Assim como a gravata comum, a slim é bastante versátil quando usada com terno, seja num visual mais alternativo quanto no clássico. Para o primeiro, uma camisa xadrez ou uma estampa leve pode deixar o estilo mais despojado. Já em casamentos, formaturas e eventos que pedem mais requinte, é interessante apostar no tipo liso mais escuro.

como usar terno e gravata slim gravata slim com blazer gravata slim no inverno terno e gravata slim

Com jeans

Para calça jeans, a slim deve seguir a mesma padronagem de cor e estampa. A xadrez vai muito bem, assim como cores frias. No caso de camisa jeans, a gravata preta dá um toque a mais e pode ser usada nos mais variados ambientes, do trabalho ao lazer.

gravata slim com calça jeans gravata slim com camisa e calça jeans gravata slim com camisa jeans jeans com gravata slim

Com colete

No inverno e em dias mais frios, tente usar a gravata slim com uma cor mais forte que o colete, da mesma cor da calça – pode ser de alfaitaria, jeans ou sarja – e com um sapato ou mocassim.

Se não tiver um sapato ideal para combinar com a gravata slim, prefira um sapatênis e evite tênis mais esportivos. Assim, o visual fica mais equilibrado.

colete e gravata slim como fica gravata slim com colete gravata slim combina com colete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *