MACACÃO MASCULINO: Modelos e looks para você se inspirar


Uma peça que geralmente enfrenta uma certa resistência e é pouco vista por aí é o macacão masculino. Não é muito comum encontrarmos algum rapaz usando, embora seja um tipo bem interessante e que dá um destaque interessante e alternativo ao visual.

macacão homem destaque

O fato é que ainda faltam muitas referências para que muitos caras se sintam seguros em aderir a essa moda de uma vez. Porém, com as grifes investindo no macacão em suas coleções atuais, muitos jovens têm gostado cada vez mais da peça e estão incluindo os seus vários tipos no guarda roupa.

O macacão dá muito destaque e incrementa o estilo casual, mantendo o charme clássico, mas com um toque de modernidade dependendo do tipo escolhido.

macacão jardineira

E olha que essa peça já tem muita história! O macacão foi criado há muito tempo, em meados da década de 40, especificamente para trabalhadores que precisavam de uma roupa prática e resistente. Com o passar dos anos, porém, deixou de ser apenas uma peça exclusiva de mecânicos e virou moda, com muita popularidade na década de 80.

macacão e jardineira capa

Embora pareça que o macacão masculino não sofreu muitas modificações, assim como o feminino, ele possui vários modelos e atualmente está sempre presente nas coleções de grandes grifes, como a Herchcovitch, por exemplo. Seja o tradicional jeans, o jardineiro, o brim ou o saruel, todos os tipos são indicados para homens versáteis, que gostam de se vestir bem e inovar no visual, apostando no casual sem abrir mão do conforto.

macacão masculino Hertchcovitch
Coleção da Herchcovitch com destaque para o macacão: diferentes cores, tecidos e modelos para chamar a atenção dos rapazes

Modelos de macacão masculino

Jeans

O macacão masculino jeans é aquele que já conhecemos! Provavelmente você deve ter usado muito na infância, justamente por ser um tipo bem leve e prático.

Hoje em dia, muitas marcas deram um up no jeans tradicional apostando em novas lavagens e texturas, com poucos bolsos e mais similares às jardineiras. O destroyed, por exemplo, se tornou uma forte tendência que deixa a peça mais moderna, chamando a atenção dos mais moderninhos.

O jeans é o tecido mais utilizado nos macacões e nas jardineiras. Muita gente confunde os modelos, mas enquanto no primeiro o corte é fechado, no outro possui alças abertas e cavas baixas. 

jardineira para homens como usar
À esquerda, look jeans com tons preto e cinza; à direita, uma lavagem diferente da peça no estilo bermuda
look macacão diferente moderno
Com lavagens diferentes, o macacão jeans se modernizou

macacão estilo com acessórios macacão tipo jardineira

macacão completo estilo jardineira

macacão jeans destroyed
Ao contrário do macacão, que cobre a parte de cima do corpo, a jardineira é aberta, embora também seja confeccionada em jeans

Brim

Ao contrário do jeans, que geralmente é encontrado nas cores tradicionais (azul ou preto), o macacão masculino de brim é mais versátil e chamativo, pois permite peças de tons pouco convencionais.

Como costuma cobrir o corpo todo e abolir as alças, cai muito bem para rapazes mais jovens e alternativos, com sandálias, chinelo e sapatos mais baixos.

O macacão de brim costuma ser mais leve e fresco. É ideal para ser usado no verão, pois contempla cores mais quentes, como o vermelho, por exemplo.

look macacão masculino brim
O macacão de brim é ótimo para dias quentes, ainda mais quando usado com sandália ou chinelo

macacão de brim masculino vermelho macacão brim macacão masculino brim

Jardineiro

Como o próprio nome indica, esse modelo foi desenvolvido inicialmente para o conforto dos trabalhadores, tanto ‘jardineiros’ quanto operários.

O tipo jardineiro é feito quase sempre feito de jeans, a diferença para o macacão são as cavas mais baixas nos braços e poucos bolsos. Pode ter corte reto, slim ou skinny – nos tipos mais modernos e atuais.

estilo jardineira macacão com blusa macacão com camiseta saruel macacão jeans look macacão masculino jeans como usar

Saruel

O macacão masculino saruel segue a mesma modelagem inusitada da calça, com o gancho baixo e mais fina nas pernas. Embora ainda seja pouco popular quando se trata dessa peça, promete ser trend no inverno entre os adolescentes e homens mais descolados. Basta alguma marca investir nesse tipo aqui no Brasil!

macacão saruel masculino
Para comparar, à esquerda um modelo de jardineira tradicional e à esquerda um tipo saruel, com gancho baixo e mais fino nas pernas

Como usar macacão masculino

Looks

Não é difícil combinar o macacão masculino com outras peças para deixar o visual equilibrado e de bom gosto. Qualquer um dos modelos cai muito bem com várias opções de roupas. Veja alguns looks para se inspirar!

estilo macacão
Jardineira com uma camisa simples lisa e um macacão de brim preto: ótimos para um estilo casual masculino
look macacão aberto masculino
O jeans destroyed deixa o look bem despojado, ainda mais se a peça for usada sem uma ou as duas alças
macacão aberto look
Deixar uma alça baixa incrementa o look de rapazes moderninhos
macacão bermuda
O estilo com bermuda é ótimo para ser usado com tênis e camiseta
macacão com blazer
Com blazer e camisa social também pode!
macacão com camisa e gravata
Camisa e gravata slim: uma opção bem interessante
tipos de macacão masculino
Macacão de moletom: ideal para os dias frios

look jardineira masculina

look macacão masculino como usar

look macacão masculino

Não precisa nem dizer que você pode abusar dos acessórios na hora de usar macacão masculino! Use óculos escuros, pulseiras, colares, relógios, chapéus…

macacão com acessórios macacão com camisa macacão de brim homem

macacão masculino riachuelo macacão acessórios macacão bota e camisa
acessórios com macacão masculino

macacão de brim looks

macacão de brim masculino

macacão com camisa

macacão de brim macacão jardineira como usar macacão look bermuda macacão masculino como usar macacão masculino e bermuda macacão masculino estilo jeans macacão masculino jeans macacão masculino saruel macacão novo estilo homens tipo jardineira masculina

Onde comprar macacão masculino

Muitos homens reclamam que não usam o macacão porque ela é difícil de ser encontrada nas lojas de departamento tradicionais, ainda mais com muitas opções de cores/modelos. Esse é visto como um dos principais motivos para a baixa popularidade da peça no Brasil.

macacão masculino jeans para homens

Outra coisa que deve ser considerada, de acordo com alguns estilistas, é que essa peça leva muito mais tecido que uma calça jeans, por exemplo, por isso não é produzida em larga escala. Além disso, não gera muito lucro, justamente por muitos caras ainda se sentirem inseguros em usá-las.

Se você quer comprar, procure o macacão em bazares, brechós ou leve o tecido para um alfaiate fazer sob encomenda, em um modelo específico para seu corpo e seu gosto. Vale também pesquisar na internet, o único problema é que você não conseguirá provar a peça para saber se ela vai cair bem no seu corpo.

macacão masculino brim

Outra boa dica é buscar o macacão na sessão feminina das lojas de departamento (Renner, C&A, Zara, Marisa, entre outras). Geralmente, muitos modelos são unissex e até masculinos! Deixe a vergonha de lado e procure bem, você pode se surpreender!

macacão masculino renner macacão masculino renner 1 macacão no calor

E então, o que achou das nossas dicas e dos looks com o macacão masculino? Depois dessa, se você ainda tem algum preconceito ou resistência a essa peça, é melhor desconstruir e pelo menos fazer um teste. Vale a pena provar e fazer várias combinações que caiam bem no seu estilo! 😀

1 pensamento em “MACACÃO MASCULINO: Modelos e looks para você se inspirar”

  1. Muito bacana seu post mas é praticamente impossível achar macacão masculino nas lojas de grife. Achei um ou outro na Renner e na C&A, mas os cortes não eram nada parecidos com essas peças que vc postou, eram bem feios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *