Traje Passeio Completo Masculino: Como usar + 40 looks!


Roupas para festas e eventos formais ainda deixam muitos rapazes confusos, talvez pelos termos que são tratados. Quando se fala de traje passeio completo masculino, há muitas dúvidas sobre quais são as peças exatas para usar e não fazer feio na comemoração. Mas, a partir de agora, não precisa mais ter dúvidas. Saiba tudo sobre esse traje, diferenças para outros tipos e como usar corretamente!

passeio completo masculino
Clássico, tradicional e equilibrado: esses são alguns termos que traduzem bem o traje passeio completo masculino

Para muitos homens, o desespero já começa ao receber um convite com a especificação do traje passeio completo masculino. Para quem não está acostumado a frequentar eventos badalados (seja casamento, formatura, festas em geral), pode parecer bem difícil acertar no look.

Mas, não precisa disso. É mais simples do que muitos caras imaginam, não tem segredo nenhum e ainda dá para fazer uma combinação perfeita para ficar ainda mais charmoso e elegante.

Quando usar? O que usar?

Traje passeio completo masculino nada mais é do que a roupa social em si, com TODAS as peças que compõem este tipo. O ‘completo’ está no termo justamente para isso, ou seja, você não deve abrir mão de nenhum acessório.

Nada deve ser dispensado, logo, o look ideal terá:

  • Terno (calça social, paletó e colete – opcional);
  • Camisa social;
  •  Gravata;
  • Sapato social preto e meia;
  • Acessórios opcionais: cinto, prendedor de gravata, relógio, pulseiras.
traje passeio completo masculino como é
Terno + sapato social com sola de madeira: combinação perfeita desse traje

Geralmente, este traje é exigido em eventos sofisticados e formais: casamentos, coquetéis, reunião de negócios e corporativos, formaturas, entre outros.

O importante é que tudo fique em harmonia e total equilíbrio. Para não fazer feio, aposte sempre no clássico. Dá para ousar, mas pode ser arriscado!

Diferença entre Passeio Completo e Esporte Fino

São esses termos que deixam muitos rapazes confusos na hora de escolher o melhor traje para ir a uma festa. Eles podem parecer bem semelhantes, mas têm detalhes que fazem muita diferença! Confira o que se trata cada tipo:

  • Traje Esporte: É considerado o mais livre e sem muitas regras, bem próximo ao casual. Permite o uso de calça jeans, calça chino, alguns tipos de tênis e combinações mais ousadas – desde que fiquem bonitas e no tom do evento em questão.
traje esporte o que é
Perceba como o traje esporte é bem descolado e casual, permitindo muita variação no look

traje esporte

esporte fino masculino casamento moderno
O esporte fino é bem diferente do passeio completo. Esse é um exemplo perfeito que define esse tipo

esporte fino masculino calça mais escura

Dica para usar esporte fino: se o evento for de dia, o uso da gravata é dispensável; já à noite é indispensável.

  • Traje Passeio Completo: Como já dito, é a roupa social em si, com todas as peças, completo mesmo e com a aparência perfeita.

passeio completo traje passeio completo masculino ousado

  • Traje de Gala/black tie: É o nível máximo de sofisticação, para festas específicas e com total formalidade (premiações, tapete vermelho e similares).
traje gala black tie
O black tie está a um nível acima do traje passeio completo masculino

traje de gala

E caso não esteja nada especificado no convite? Aí, é preciso avaliar o tipo do evento. Se tiver um tom informal, o esporte completo é uma boa alternativo. Já no caso de algo mais sofisticado, prefira o traje passeio completo masculino.

Modelos e Fotos de Traje Passeio Completo Masculino

É bem fácil escolher um traje passeio completo masculino que fique destacado e te deixe bonito e charmoso. Para isso, confira algumas dicas essenciais:

  • Prefira sempre tons escuros e tradicionais, sobretudo à noite. Fica bem e sem erro, já que são versáteis e caem bem em qualquer evento. Preto, azul escuro e grafite são escolhas certeiras. Durante o dia, o cinza é uma alternativa bem interessante. Veja os exemplos:

√ Para eventos noturnos:

traje passeio completo masculino combinação traje passeio completo masculino dicas

√ Para eventos diurnos:

passeio completo para o dia
Durante o dia, dá para arriscar com cores mais claras, como esse cinza da foto

traje social dia

  • É primordial atentar-se à combinação e focar no equilíbrio entre o traje e os acessórios. Para o passeio completo, prefira um relógio clássico ou uma pulseira discreta. A ideia não é ousar, ao menos que você queira ser o centro das atenções pelo mau gosto – fique atento!
  • Para os descolados de plantão, uma maneira de diferenciar o look e não deixá-lo ‘tradicional demais’ é apostar na gravata slim e no terno slim fit, opções modernas e arrojadas.

traje passeio completo masculino como usar

terno slim homens gravata slim
Veja como a gravata deixou o visual mais interessante e diferenciado
ajustado
Um terno ajustado deixa o look mais bonito, ideal para caras magros e jovens

terno masculino slim e gravata slim

  • Mantenha a roupa bem passada. Evite deixar vincos nas mangas da camisa e do paletó. A concepção de perfeito se encaixa muito bem neste traje.
  • Colete é opcional. Como pode esquentar, não é indicado para festas diurnas, apenas para a noite ou quando estiver frio.
terno com colete evento social
Se você escolher colete, ele sempre deve ter a cor do terno

terno com colete como usar

  • O sapato deve ser sempre preto e com sola de madeira, com a meia da mesma cor. NUNCA use meia branca ou de outro tom chamativo. Dispense também meias de algodão.
  • Deixe o paletó sempre fechado. Se ficar aberto, causa impressão de desleixo.

Agora, que tal se inspirar nos looks? Veja as fotos!

social completo masculino

passeio completo ideias
Cauã Reymond escolheu um look clássico, com uma gravata slim destacando o traje social
traje passeio completo masculino como combinar
Nesse caso, a gravata vermelha ganhou destaque. É ousado e depende muito da sua personalidade usar ou não
traje passeio completo masculino looks
Perceba como a gravata dá o tom ao look. Se for para deixar o traje social mais arrojado, aposte numa gravata diferenciada – mas equilibrada ao visual, como nas fotos
terno italiano destaque
Que tal um azul? No caso da segunda foto, o rapaz só pecou por não usar meia (embora esse detalhe não tenha prejudicado o look)

traje passeio completo masculino claro traje passeio completo masculino exemplos traje passeio completo masculino imagens traje passeio completo masculino jovem traje passeio completo masculino slim traje passeio completo masculino social traje passeio completo masculino traje passeio terno italiano como usar terno italiano


Viu como é bem fácil usar o traje passeio completo masculino? Agora, não há mais o que temer, é só escolher o que combina mais com você para fazer bonito e arrasar em qualquer evento formal! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *