Piercing na Gengiva: Dói? Riscos, cuidados e dicas!


Piercing na gengiva é uma tendência que sempre chama atenção, não importa se você é adolescente ou já passou dessa fase há muito tempo. É uma opção vista até como ‘sexy’, considerada alternativa e para pessoas de muita atitude. Quer saber tudo e se inspirar? Acompanhe o post!

piercing-na-gengiva-inspiracao

Um piercing na gengiva não é muito comum, mas costuma sempre ser aquela surpresa a mais, pois a joia costuma ficar escondida. Tanto por isso, pode ser uma boa escolha para os discretos e ousados, super versátil e interessante para pessoas de diversos estilos.

A ideia deste post é falar sobre toda a área, e não apenas o smile, que é o mais comum do tipo. Há várias possibilidades para inovar em um piercing na gengiva, depende de seu gosto para saber qual será o melhor local para perfurar.

A joia é colocada não apenas no freio da gengiva superior (como acontece com o piercing no smile), mas em qualquer área, em uma camada fina que segura o adereço e deixa o visual destacado quando a pessoa sorri. Geralmente, o formato é o mesmo, mudando poucos detalhes.

piercing-gum

Como é colocado? Dói?

A região da gengiva é uma área sensível do corpo. Tecnicamente, não é indicado perfurá-la para colocação de piercing, ainda mais quando elas não estão totalmente saudáveis – no caso de gengivite, por exemplo, não se deve aderir a essa técnica -, porém, muita gente reluta e mesmo assim decide investir no procedimento.

Bom, já falamos aqui em várias matérias sobre piercing e tattoo que dor é algo muito relativo, que varia muito de pessoa para pessoa. Você pode ter sensibilidade maior a um local do que seu amigo, por exemplo. Nesse caso específico, assim que a agulha passar pelo ponto da gengiva escolhido, prepare-se para um desconforto, mas que não dura muito, geralmente é bem rápido.

Logo depois da perfuração, o body piercer fará a colocação da joia (que é pequena) e você vai se acostumando com ela. Depois disso, é imprescindível ter cuidados para não sofrer com efeitos colaterais dessa prática. O processo dura em torno de 5 minutos.

É importante observar se o material usado está esterilizado e se é anti-alérgico. Atente-se a estas características e sempre tire todas as dúvidas com o profissional.

Riscos e perigos

Muitos dentistas não recomendam o uso do piercing na gengiva, já que a área está propensa a muitos problemas após a perfuração, ainda mais se a pessoa não tem bons hábitos de higiene/alimentares.

A falta de cuidados pode ocasionar em problemas graves: inflamações, infecções, retração da gengiva e até perda de dentes. A partir daí, você pode pensar: será que vale a pena colocar minha saúde em risco em nome da estética?

Bom, essa é uma escolha muito particular. Tenha em mente que riscos sempre vão existir, seja em qualquer área do corpo. O que precisa ficar claro é que os cuidados precisam ser feitos com muita frequência, assim, você fica livre de problemas.

ideias-gengiva

O que você precisa avaliar antes de aderir ao piercing na gengiva:

  • Pesquisar bem e escolher o melhor local e profissional;
  • Visitar o estúdio e atentar-se às condições de limpeza do local, sobretudo se o material é esterilizado e com fontes confiáveis;
  • Estar ciente de que a perfuração é rápida, mais dói.
  • A área não é convencional e os cuidados serão frequentes, ainda mais quanto à alimentação e higiene;
  • Qualquer incômodo, precisará agir rápido para evitar problemas maiores.

Cuidados antes e depois

Cuidados são fundamentais antes e depois de colocar um piercing na gengiva. Antes, é preciso deixar a boca bem limpa, além da colocação ser feita por um profissional experiente e gabaritado, com os melhores materiais.

Você precisa ter em mente que, por ser uma área pouco convencional, a tendência do organismo será rejeitar a joia. É comum um inchaço preliminar, por isso você precisa fazer compressas ou consumir alimentos gelados (picolé) para que a cicatrização ocorra rapidamente.

Outro ponto necessário é controlar a alimentação. Evitar comidas com muito tempero ou que causem muito atrito com o local perfurado. Nos primeiros dias, é recomendado consumir apenas tipos leves e que não interfiram na área do piercing, como pastosos e sopas, que não necessitem de mastigação constante.

Além disso, é primordial limpar com frequência para evitar inflamação. A higiene bucal precisa ser ótima, com escovação e uso de antissépticos – nesse caso, peça ajuda do profissional para saber quais são os melhores produtos.

gengiva-piercing-feminino
É primordial cuidar bem do piercing na gengiva para evitar problemas

E beijar, pode? Não, mesmo porque você não conseguirá. Entenda que o inchaço na área fará com que qualquer movimento mais brusco cause dor, então, prepare-se para ficar sem dar uns beijinhos por alguns dias. Mais grave que isso, essa prática pode gerar infecções pela proliferação de bactérias na área, o que pode causar dor e outros desconfortos.

Com esses cuidados, aos poucos seu piercing na gengiva fica com um ótimo aspecto e cada vez mais bonito e de acordo com seu gosto. Mas, não se esqueça de atentar-se a sua saúde.

Se perceber qualquer incômodo, fale imediatamente com o profissional e, se estiver inseguro, vá a um pronto socorro.

Joias, modelos e fotos de piercing na gengiva

Embora muitas pessoas escolham sempre o freio da gengiva para furar, há áreas pouco convencionais que deixam o piercing de modo diferenciado e com um aspecto interessante. Confira algumas ideias legais de piercing na gengiva:

como-fazer-piercing-gengiva
Modelo de barra no freio da gengiva que é praticamente imperceptível
ferradura-piercing
Ferraduras são tipos comuns, o conhecido piercing no smile
gengiva-freio
Essa joia em modelo vertical colocada por dentro é bem interessante
gengiva-piercing
Na parte da gengiva que logo abaixo da língua
ideias-gengiva-piercing
Acima e abaixo dos dentes, que tal?
ideias-piercing-gengiva
Bem no meio dos dentes: uma escolha ousada!
piercing-argola
Outro modelo de piercing na gengiva bem diferente e fora do convencional
piercing-masculino
Os rapazes também gostam desse tipo de piercing
piercing-na-gengiva-ideias
Um tipo bem diferenciado! Você teria coragem de apostar nesse modelo de piercing na gengiva?
piercing-na-gengiva-o-que-e
Tem gente que se acostuma e perfura várias áreas da boca!
gengiva
Nas mulheres, esse tipo é visto como sensual e bastante atraente

gengiva-piercing-ideias joias-piercing piercing-gengiva piercing-na-gengiva-como-fazer piercing-na-gengiva-ideia piercing-na-gengiva-ideias-inspiracao piercing-na-gengiva-lingua piercing-na-gengiva piercing tipo-joia-piercing


Um piercing na gengiva pode ser sinônimo de muita personalidade e uma maneira descolada de dar um upgrade no visual. A escolha é toda sua! Se gostar, aposte! Basta cuidar bem que ele fica ótimo e com o destaque que você deseja.

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para acompanhar outras matérias legais sobre o assunto, entre na sessão Piercing e Tattoo do site. Boa sorte e até mais! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *