Boina Feminina: Como usar e + de 70 modelos e looks lindos!


Um dos acessórios mais estilosos para o inverno ou verão é a boina feminina. Apostar nela é certeza de um look charmoso e irreverente, sempre fazendo referência ao estilo europeu.

É certo que muitas meninas ainda não têm o costume de usar esse tipo de chapéu, mas atualmente conseguimos ver fashionistas e celebridades adotando a peça como arremate em um look.

boina feminina vermelho

Existem tantos modelos, dos mais clássicos aos mais modernos, que fica difícil escolher um só para incluir em nossos looks. Contudo, a boa notícia é que quase todos os estilos podem adotar esse acessório para complementar o visual.

Quem mais utiliza são as meninas com estilo clássico, hipster, rockeiro, romântico e casual. No frio, elas são indispensáveis, dando um ar europeu ao look. No calor, elas se tornam uma peça que traz feminilidade e alegria à produção.

boina feminina tipos

Está animada para começar a utilizar boina feminina no dia a dia? Neste post vamos te mostrar diversos modelos, de acordo com o tecido e a modelagem, e ainda muitos looks que, com certeza, servirão de inspiração para criação de novas composições. VEM COM A GENTE!

boina feminina modelo azul

Modelos de Boina Feminina

As primeiras boinas surgiram na Europa no século XIX, mais precisamente no País Basco, entre a Espanha e França, quando era utilizada por camponeses. Logo, tornou-se uma peça característica do uniforme militar francês, e foi aí que ganhou mais popularidade.

Sua praticidade e proteção foi notória também entre os mais diversos grupos de pessoas e, como podemos ver, ultrapassou anos e anos, até chegar na moda contemporânea.

boina feminina moda francesa

Francesa

A boina francesa ganhou esse nome por ter sido o primeiro modelo a ser criado e a ficar famoso, como falamos, na região da França. Quando passou a ser um item de moda, além de proteger contra o frio, se tornou um ícone entre mestres da pintura – Picasso, Salvador Dali e Monet são exemplos.

Para nós, meninas, ela sempre cai como uma luva independente do biotipo, trazendo muita elegância e conferindo um toque muito especial àquele look mais simples.

As cores mais usadas de boina francesa são vermelha, vinho e preta. Mas hoje em dia você a encontra em diversas tonalidades, tanto em lojas físicas quanto na internet.

Selecionamos alguns modelos incríveis de boinas francesas, veja como é uma graça:

boina feminina - francesa boina feminina francesa look boina feminina francesa vermelha boina feminina francesa boina feminina modelo francês

De crochê

O modelo de boina de crochê nunca sai de moda quando o assunto é inverno. É um item muito requisitado em looks quentinhos e o mais legal é que cada peça é exclusiva por serem artesanais.

Existem maneiras de você encomendar pela internet ou fazer, seja você mesma, ou com aquela tia ou vizinha que são experts em crochê! A dica é ter um modelo mais neutro e outro mais colorido; assim dá para utilizar em diversas composições.

Veja alguns modelos lindos de boinas feitas com essa técnica, você não vai se arrepender de ter um em seu guarda-roupa!

boina feminina crochê boina feminina em crochê clarinho

Como existem diversos tipos de pontos para criar em crochê e podem ser utilizados várias espessuras de linhas e cores é possível ter um modelo diferente do outro. A é a mais procurada por deixar a boina feminina bem quentinha para dias de frio.

Jennifer Lopez arriving to the 17th Annual Nickelodeon Kids Choice Awards at the UCLA Pauley Pavilion in Westwood, California on April 3, 2004. Westwood, California Photo © Matt Baron/BEImages

boina feminina em crochê roxa boina feminina em crochê verde boina feminina EM crochê

Para quem quer se aventurar com as agulhas, olha um passo a passo de como fazer boina de crochê:

De tricô

Outra técnica de entrelaçar fios de lã ou fibra têxtil é o tricô. Ela pode ser feita manualmente ou por meio de máquinas e resultar em peças criativas e únicas. É possível também criar boinas femininas de tricô, sendo uma boa ideia para usar e comercializar no inverno.

Assim como o crochê, ao fazer tricô você também pode escolher várias cores de linhas e fabricar boinas tons sobre tons ou em um único tom.

boina feminina tricô verde boina feminina tricô branca

São vários modelos que podem ser criados com tricô. Uma dica é combinar a boina com um cachecol do mesmo tom, o que acha?

boina feminina de tricô

boina feminina tricô bicolor boina feminina tricô

Veja um passo a passo de como criar uma boina feminina com técnica de tricô:

Caída

Alguns chamam de boina caída, outros de touca boina, mas o nome não importa muito perto do charme que esse modelo tem. Ele é ótimo para criar um estilo mais despojado, sem deixar de ser feminino.

Os mais vistos por aí são os feitos de crochê ou tricô, em lã. Como a estrutura é mole, ao serem colocados na cabeça o topo fica caído para traz ou para o lado.

boina feminina caída marrom boina feminina caída vermelha boina feminina caída

Você também pode encontra modelos de boinas caídas que se parecem muito com a boina francesa, só que o topo fica mais saliente.

boina feminina caída crochê boina feminina vermelha boina feminina xadrez

Com aba

A boina feminina com aba tem origem militar – vem do típico quepe. Outra referência é a onda musical dos anos 60, quando os Beatles popularizaram esse modelo como ícone da moda da época.

A partir daí o uso da boina com aba foi se tornando cada vez mais comum e podemos encontrar muitas inspirações nas ruas e também nas passarelas.

Os modelos mais encontrados são em preto ou verde militar, mas há diversos tipos disponíveis para compra.

boina feminina com aba cinza boina feminina com aba com jaqueta boina feminina com aba inverno

A boina feminina com aba garante um visual elegante e pode ser utilizado em muitas composições, sobretudo nas de inverno.

boina feminina com aba preto
boina feminina com aba boina feminina que tem aba vermelha boina feminina que tem aba

Rock

De longe, os modelos de boinas mais utilizados por rockeiras são aqueles em cores escuras fortes, como preto, vinho, marinho e verde militar. Isso por que fica mais fácil de combiná-las com o restante da produção.

Veja aqui um post completo sobre moda para rockeiras 🙂

boina feminina look rock listras boina feminina look rock

Como dissemos, a boina com aba ficou popularizada com o movimento rock and roll dos anos 60 e por isso é uma das mais requisitadas para esse estilo de se vestir até hoje.

boina feminina rock calça destroyed boina feminina rock look

Procure combinar a boina escolhida com elementos dark e que confiram personalidade forte a seu look!

boina feminina rock preto boina feminina rock

Jeans

O tecido universal para qualquer peça de moda também chegou às boinas. Versátil e democrático ele dá aquele up em looks casuais, ou seja, o jeans + camiseta ganha um plus a mais com esse item.

É outro modelo de boina que você mesmo pode fazer ou alguém que tenha habilidades com a máquina de costura. Veja alguns modelos de inspiração!

boina feminina de jeans boina feminina feita de jeans boina feminina jeans boina feminina modelo jeans boina feminina tipo jeans

Separamos um vídeo que explica como fazer uma boina feminina jeans, com molde e passo a passo, veja:

Como usar? Looks com Boina

Inverno

Aderir à moda da boina feminina em looks de inverno é garantia de um visual bonito e jovem. Os tempos frios dão a chance de brincarmos mais com os acessórios e as peças quentinhas.

Sendo assim, você poderá criar looks criativos fazendo sobreposições e colocando uma boina para esquentar a cabeça e finalizar a produção.

boina feminina inverno divertido

Uma dica para ficar charmosa com a boina é compor com peças acinturadas, botas e meias calças. Os sobretudos ou trench coats ajudam a dar um ar europeu e por isso caem muito bem com esse tipo de chapéu.

boina feminina inverno look boina feminina inverno

Looks com uma pegada jovem, em estilo colegial, rockeiro ou hypster combina bastante com boina. Você pode usá-la com os cabelos soltos ou presos, isso vai depender de você 😉

boina feminina jaqueta boina feminina look

As boinas em estilo militar interagem melhor com roupas mais estruturadas e sofisticadas, já as de lã e outros tecidos fluídos ficam melhor em looks despojados.

É importante lembrar também que não é recomendado utilizar boinas e outros chapéus para ir ao trabalho ou faculdade. Contudo, isso vai depender das regras desses locais, e do tipo de função que exerce.

boina feminina sobretudo boina feminina vestido

Verão

Como foi dito no início do artigo as boinas não são restritas a looks invernais. Hoje em dia você pode usá-la tranquilamente em uma produção para dias mais quentes.

Use-a de forma divertida em looks com mini saias, saias midi, shorts cintura alta, regatas e vestidos.

Ela será só mais um dos tipos de adornos disponíveis em seu guarda-roupa, poderá ser a peça-chave de inúmeros looks!

boina feminina camiseta boina feminina no verão rock

Qualquer modelo descrito acima pode ser uma aposta para dias de verão. Veja qual faz mais o seu estilo e qual combina mais com o tipo de roupa escolhido.

boina feminina no verão

boina feminina para o verão boina feminina para verão

Não se esqueça dos óculos escuros, bolsa a tira colo e sandálias de salto ou não. Botas de cano curto também são bem vindas!

boina feminina saia boina feminina verão com shorts boina feminina verão

Curtiu conhecer mais sobre o universo da boina feminina? Como existem diversas opções e todas combinam com os mais variados estilos, você pode se aventurar bastante, criando muitos e muitos looks! Boa sorte e até uma próxima!


1 pensamento em “Boina Feminina: Como usar e + de 70 modelos e looks lindos!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *