Cachecol de tricô: Receitas, modelos e 40 looks!

O frio veio com tudo no Brasil esse ano. Não tá fácil sair de casa, ao menos que você use um look poderoso que esquente o corpo todo, dos pés à cabeça. Para isso, há diversos tipos de peças, como o cachecol de tricô, uma opção bonita, barata e que mantém o pescoço bem protegido. Melhor ainda é que existem muitos modelos, estilos e ainda dá para fazer em casa. Quer saber como? Acompanhe o post!

modelo de cachecol

O cachecol é um acessório super elegante que é a cara do inverno. Além de quente, ele deixa moças e rapazes mais bonitos e estilosos, ainda mais quando combinado com as demais peças do look.

Cachecol é uma junção das palavras francesas cacher (que significa esconder/ocultar e col (que quer dizer colo). Sendo assim, literalmente, é usado para ‘esconder o colo’.

Muito comum na Europa e em países onde costuma nevar com frequência, o cachecol sempre foi usado bastante por pessoas que trabalham com a voz (cantores, locutores, artistas) para proteger a garganta dos efeitos do frio – como rouquidão e perda de voz. A partir daí, se popularizou e ganhou a moda.

cachecol de tricô passo a passo

O cachecol tradicional feito de lã evoluiu e deu vez a outras versões, com diversas estampas, cores, tamanhos e para pessoas de todos os gostos e idades.

O cachecol de tricô é uma delas, que além quentinho ainda é econômico e fácil de fazer. Por isso, vale a pena investir nessa peça tanto em ocasiões formais (como o trabalho) quanto para um simples passeio.

Aqui no Brasil, o cachecol de tricô faz sucesso e aparece sempre no frio, sobretudo para incrementar o estilo dos mais jovens e alternativos.

Modelos e estilos variados

Tradicional

O modelo tradicional é aquele você já conhece, geralmente reto, comprido e com diversas cores e texturas, dependendo do material utilizado na costura.

cachecol de tricô degrade tradicional cachecol de tricô tradicional como fazer

cachecol de tricô tradicional modelo cachecol de tricô tradicional

De bola

O cachecol de tricô de bola possui um modelo basicamente feminino, com formato e textura feitos com novelo de pompom, de forma bem rápida e com um resultado lindo. Além disso, dá para brincar com as cores, como um degradê ou mistura de vários tons.

Esse tipo costuma ser bem comprido, já o peso depende muito do look que será formado: mais leve para o casual e pesado para um dia mais frio.

cachecol de tricô bola

cachecol de tricô como é bola cachecol-de-bola modelo cachecol de tricô bola

Trançado

O trançado é lindo e cai bem em toda mulher. Se você gosta de um modelo de cachecol de tricô elegante e fino, vale a pena apostar nessa opção. Uma vantagem é que ele pode ser trançado de várias formas. Para quem ama DIY (do it yourself/faça você mesmo), é legal usar a criatividade para criar tipos diferentes para arrasar por aí!

cachecol de tricô como fazer trançado cachecol de tricô modelo trançado cachecol de tricô trança cachecol de tricô trançado como fazer cachecol trançado

Que desmancha

Cachecol com um ponto que desmancha nunca sai de moda. É indicado para um dia mais ameno, já que é mais leve que os outros tipos. Ótimo para incrementar e dar um upgrade no look!

cachecol de tricô modelo que desmancha cachecol de tricô que desmancha como é cachecol de tricô que desmancha como fazer cachecol de tricô que desmancha

Com bolso

Conhece esse modelo? No Brasil é difícil ver alguém com essa peça justamente pelo seu formato peculiar. O cachecol com bolso esquenta o pescoço e as mãos. Além disso, você pode guardar várias coisas dependendo do tamanho do compartimento!

cachecol de tricô bolso cachecol de tricô bolsos cachecol de tricô com bolso como usar cachecol de tricô com bolso cachecol de tricô modelo com bolso

Com flor

Quer um cachecol bem fora do padrão? Assim como o tipo com bolas, esse com flor deixa o visual bem destacado e bonito, com várias possibilidades e formatos que mudam conforme o estilo.

cachecol de tricô com flor e pompom cachecol de tricô com flor cachecol de tricô modelo com flor cachecol-de-trico-com-flor

Masculino

Homens também ficam muito elegantes com cachecol. Para eles, os modelos mais básicos, longos e monocromáticos são os que fazem mais sucesso. O modo de usar varia conforme o gosto pessoal (e a temperatura, né?!).

cachecol de tricô homens cachecol de tricô masculino como fazer cachecol de tricô masculino pequeno cachecol de tricô masculino cachecol de tricô para homens

Como usar cachecol de tricô – Dicas de looks

Tanto para elas quanto para eles, é bem fácil combinar o cachecol de tricô com o look. É óbvio que você precisa pensar em possibilidades de associá-lo a um visual pesado, com muitas roupas, típico de inverno – embora ainda tenha algumas pessoas que usam com algumas peças mais leves.

A regra básica é que os tons fiquem em equilíbrio e caiam bem de acordo com a ocasião. Para o trabalho ou algum evento social, é melhor escolher cores mais sóbrias e escuras. Já para sair dá para inovar e pensar em opções mais ousadas, tons mais quentes, estampas e modelos menores.

Tudo depende do frio também. Se a temperatura estiver baixa e congelante, escolha um cachecol de tricô grande, que proteja bem o pescoço. Já se o clima estiver mais ameno, prefira algo menor, mais leve e fácil de vestir.

Looks para mulheres

Para aqueles dias de frio intenso, nada como combinar a cor do cachecol de tricô com o gorro! Invista em tipos grandes e com bastante tecido para ficar bem confortável. A maneira de vestir você que escolhe.

cachecol de tricô e gorro cachecol de tricô + gorro cachecol de tricô combinado com o gorro

Essa peça é ótima para ir ao trabalho e eventos profissionais. Para um look sóbrio, a combinação com peças de inverno é certeira! Por isso, use sem medo com calças, todos os modelos de blusas e bota. Atente-se apenas às cores e estampas, na dúvida, escolha um tipo pouco ousado e com cor fria.

cachecol de tricô com trança cachecol de tricô como usar look cachecol de tricô como usar cachecol de tricô grande cachecol de tricô look cachecol de tricô modelo grande cachecol de tricô total black cachecol de tricô usando looks cachecol de tricô

looks com cachecol

Se você gosta de usar o cachecol como adereço, ele fica interessante num visual outono-inverno mais despojado. Combine com calças justas, saia, vestido, blusas e camisa feminina.

cachecol de tricô combinado com a roupa cachecol de tricô exemplos de looks cachecol de tricô look alternativo cachecol de tricô looks

Para as gordinhas, modelos mais compridos, leves e sem muito volume no pescoço caem bem como complemento ao look.

cachecol de tricô look plus size cachecol de tricô plus size

Looks para homens

Como os homens costumam usar o modelo tradicional, não tem segredo na hora de combinar o cachecol de tricô com o look. Os modelos monocromáticos e escuros são os preferidos deles, já aqueles estampados são a cara dos moderninhos e descolados.

Por isso, dá para aderir a esse acessório tanto em um visual clássico, com terno e sobreposição, quanto um mais alternativo, com moletom, camiseta e peças mais leves.

cachecol de tricô look alternativo masculino
Um modo alternativo de usar cachecol
cachecol de tricô masculino
Geralmente, os rapazes só lembram do cachecol de tricô em um look inverno

cachecol de tricô homens trabalho cachecol de tricô look dia a dia cachecol de tricô para homens

cachecol de tricô masculino estampado

homens looks cachecol de tricô
Quem disse que só as mulheres podem usar essa peça para incrementar e dar um plus a mais no look?

Quer mais ideias para se inspirar? Confira o post CACHECOL MASCULINO: veja como usar e mais de 50 modelos lindos!

Como fazer cachecol de tricô passo a passo – Receitas

Fazer seu próprio cachecol de tricô é uma ótima decisão. Além de fácil, econômico e rápido, há muitas opções de tipos que você pode fazer combinando com seu gosto e estilo: colorido, com ornamentos, com várias tranças, curto ou longo… nessa hora o que vale é usar a criatividade.

Veja alguns vídeos com tutoriais e receitas para fazer passo a passo!

  • Para você que é iniciante e ainda não tem muita ideia de como fazer:

Os materiais são básicos e fáceis de encontrar. Geralmente, você usa novelo (dependendo do tipo de cachecol), agulha de crochê, tesoura, esqueiro, linhas (de acordo com a cor) e agulha de costura.

  • Modelo de cachecol de tricô com pompom fácil e rápido:

  • Cachecol com flor minimalista e elegante:

  • Se você está pegando o jeito e quer investir em um tipo mais trabalhado, aprenda a fazer um cachecol trançado:

  • Os rapazes também podem fazer seu próprio modelo de cachecol. Veja só!

Quanto mais você faz, mais vai ficar craque e pegar o jeito. A técnica é simples e dá para aprender facilmente, basta ter disciplina e paciência!


cachecol de tricô passo a passo

A moda do cachecol de tricô está mais forte do que nunca! Além de proteger do frio, é estiloso e funcional. Vale a pena aderir! Se você for além e aprender a fazer, dá até para vender e ganhar uma grana. Ótimo, não é? Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe um comentário no post! Até a próxima! 😀


9 comentários em “Cachecol de tricô: Receitas, modelos e 40 looks!”

      1. Boa noite! Amei os mpdrlos. Poderia enviar as receitas e o “passo a passo” para confeccionar os cachecóis em tricô?
        Agradeço, antecipadamente!

  1. Muito lindos!
    Poderia enviar as receitas e o “passo a passo” para confeccionar os cachecóis em tricô?
    Agradeço, antecipadamente!

  2. Bom dia,
    Eu gostaria muito de tricotar um cachecol masculino que outrora fiz para meu filho, entretanto meu computador queimou e perdi todas as receitas que havia armazenado.
    O ponto que gostaria é o ponto Turco, mas não tenho encontrado na verdade uma receita adequada.
    Se possível, poderia enviar para mim essa receita?
    Desde já parabenizo a todos pelo magnífico trabalho e agradeço a atenção para comigo.
    No aguardo,
    Atenciosamente
    Maghda Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *