O frio veio com tudo no Brasil esse ano. Não tá fácil sair de casa, ao menos que você use um look poderoso que esquente o corpo todo, dos pés à cabeça. Para isso, há diversos tipos de peças, como o cachecol de tricô, uma opção bonita, barata e que mantém o pescoço bem protegido. Melhor ainda é que existem muitos modelos, estilos e ainda dá para fazer em casa. Quer saber como? Acompanhe o post!
O cachecol é um acessório super elegante que é a cara do inverno. Além de quente, ele deixa moças e rapazes mais bonitos e estilosos, ainda mais quando combinado com as demais peças do look.
Cachecol é uma junção das palavras francesas cacher (que significa esconder/ocultar e col (que quer dizer colo). Sendo assim, literalmente, é usado para ‘esconder o colo’.
Muito comum na Europa e em países onde costuma nevar com frequência, o cachecol sempre foi usado bastante por pessoas que trabalham com a voz (cantores, locutores, artistas) para proteger a garganta dos efeitos do frio – como rouquidão e perda de voz. A partir daí, se popularizou e ganhou a moda.
O cachecol tradicional feito de lã evoluiu e deu vez a outras versões, com diversas estampas, cores, tamanhos e para pessoas de todos os gostos e idades.
O cachecol de tricô é uma delas, que além quentinho ainda é econômico e fácil de fazer. Por isso, vale a pena investir nessa peça tanto em ocasiões formais (como o trabalho) quanto para um simples passeio.
Aqui no Brasil, o cachecol de tricô faz sucesso e aparece sempre no frio, sobretudo para incrementar o estilo dos mais jovens e alternativos.
Modelos e estilos variados
Tradicional
O modelo tradicional é aquele você já conhece, geralmente reto, comprido e com diversas cores e texturas, dependendo do material utilizado na costura.
De bola
O cachecol de tricô de bola possui um modelo basicamente feminino, com formato e textura feitos com novelo de pompom, de forma bem rápida e com um resultado lindo. Além disso, dá para brincar com as cores, como um degradê ou mistura de vários tons.
Esse tipo costuma ser bem comprido, já o peso depende muito do look que será formado: mais leve para o casual e pesado para um dia mais frio.
Trançado
O trançado é lindo e cai bem em toda mulher. Se você gosta de um modelo de cachecol de tricô elegante e fino, vale a pena apostar nessa opção. Uma vantagem é que ele pode ser trançado de várias formas. Para quem ama DIY (do it yourself/faça você mesmo), é legal usar a criatividade para criar tipos diferentes para arrasar por aí!
Que desmancha
Cachecol com um ponto que desmancha nunca sai de moda. É indicado para um dia mais ameno, já que é mais leve que os outros tipos. Ótimo para incrementar e dar um upgrade no look!
Com bolso
Conhece esse modelo? No Brasil é difícil ver alguém com essa peça justamente pelo seu formato peculiar. O cachecol com bolso esquenta o pescoço e as mãos. Além disso, você pode guardar várias coisas dependendo do tamanho do compartimento!
Com flor
Quer um cachecol bem fora do padrão? Assim como o tipo com bolas, esse com flor deixa o visual bem destacado e bonito, com várias possibilidades e formatos que mudam conforme o estilo.
Masculino
Homens também ficam muito elegantes com cachecol. Para eles, os modelos mais básicos, longos e monocromáticos são os que fazem mais sucesso. O modo de usar varia conforme o gosto pessoal (e a temperatura, né?!).
Como usar cachecol de tricô – Dicas de looks
Tanto para elas quanto para eles, é bem fácil combinar o cachecol de tricô com o look. É óbvio que você precisa pensar em possibilidades de associá-lo a um visual pesado, com muitas roupas, típico de inverno – embora ainda tenha algumas pessoas que usam com algumas peças mais leves.
A regra básica é que os tons fiquem em equilíbrio e caiam bem de acordo com a ocasião. Para o trabalho ou algum evento social, é melhor escolher cores mais sóbrias e escuras. Já para sair dá para inovar e pensar em opções mais ousadas, tons mais quentes, estampas e modelos menores.
Tudo depende do frio também. Se a temperatura estiver baixa e congelante, escolha um cachecol de tricô grande, que proteja bem o pescoço. Já se o clima estiver mais ameno, prefira algo menor, mais leve e fácil de vestir.
Looks para mulheres
Para aqueles dias de frio intenso, nada como combinar a cor do cachecol de tricô com o gorro! Invista em tipos grandes e com bastante tecido para ficar bem confortável. A maneira de vestir você que escolhe.
Essa peça é ótima para ir ao trabalho e eventos profissionais. Para um look sóbrio, a combinação com peças de inverno é certeira! Por isso, use sem medo com calças, todos os modelos de blusas e bota. Atente-se apenas às cores e estampas, na dúvida, escolha um tipo pouco ousado e com cor fria.
Se você gosta de usar o cachecol como adereço, ele fica interessante num visual outono-inverno mais despojado. Combine com calças justas, saia, vestido, blusas e camisa feminina.
Para as gordinhas, modelos mais compridos, leves e sem muito volume no pescoço caem bem como complemento ao look.
Looks para homens
Como os homens costumam usar o modelo tradicional, não tem segredo na hora de combinar o cachecol de tricô com o look. Os modelos monocromáticos e escuros são os preferidos deles, já aqueles estampados são a cara dos moderninhos e descolados.
Por isso, dá para aderir a esse acessório tanto em um visual clássico, com terno e sobreposição, quanto um mais alternativo, com moletom, camiseta e peças mais leves.
Quer mais ideias para se inspirar? Confira o post CACHECOL MASCULINO: veja como usar e mais de 50 modelos lindos!
Como fazer cachecol de tricô passo a passo – Receitas
Fazer seu próprio cachecol de tricô é uma ótima decisão. Além de fácil, econômico e rápido, há muitas opções de tipos que você pode fazer combinando com seu gosto e estilo: colorido, com ornamentos, com várias tranças, curto ou longo… nessa hora o que vale é usar a criatividade.
Veja alguns vídeos com tutoriais e receitas para fazer passo a passo!
- Para você que é iniciante e ainda não tem muita ideia de como fazer:
Os materiais são básicos e fáceis de encontrar. Geralmente, você usa novelo (dependendo do tipo de cachecol), agulha de crochê, tesoura, esqueiro, linhas (de acordo com a cor) e agulha de costura.
- Modelo de cachecol de tricô com pompom fácil e rápido:
- Cachecol com flor minimalista e elegante:
- Se você está pegando o jeito e quer investir em um tipo mais trabalhado, aprenda a fazer um cachecol trançado:
- Os rapazes também podem fazer seu próprio modelo de cachecol. Veja só!
Quanto mais você faz, mais vai ficar craque e pegar o jeito. A técnica é simples e dá para aprender facilmente, basta ter disciplina e paciência!
A moda do cachecol de tricô está mais forte do que nunca! Além de proteger do frio, é estiloso e funcional. Vale a pena aderir! Se você for além e aprender a fazer, dá até para vender e ganhar uma grana. Ótimo, não é? Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe um comentário no post! Até a próxima! 😀
Os comentários estão desativados.