Chapéu-Coco: Modelos, Cores e Looks Divos


Elegante e famoso, o chapéu-coco já esteve nos cinemas, passarelas e já foi artigo de moda casual por décadas. Hoje permeia na zona do vintage com muitos admiradores e uma nova releitura. É fácil de usar e combinar com um look moderno e elegante, confira a seguir.

looks com chapéu-coco chapéu-coco vermelhoestilos e modelos de chapéu-coco
O que é Chapéu-Coco?

No vestuário masculino o chapéu foi um acessório básico por décadas no século 19. Nos anos 50 e 60 era o chapéu-coco o modelo preferido, uma mudança significativa no look para os homens que sempre aderiram à cartola.

O chapéu-coco se mantém até hoje com seu visual clássico. É redondo com abas bem curtinhas e curvadas. 

Apesar da década de 60 ter sido o auge do chapéu-coco ele surgiu muito anos disso. Quase 100 antes, em 1849. O projeto foi um pedido de um ex militar a seu chapeleiro interessado em chapéu com aba menor e mais duro para usar durante a montaria.

O modelo foi imortalizado com o Charlie Chaplin no cinema mudo e posteriormente com som. Chaplin o adotou como um dos acessórios característico do seu personagem divertido e metido em diversas trapalhadas.

historia do chapéu-coco
Príncipes ingleses William e Harry usando chapéu-coco

Como Usar Chapéu-Coco: Modelos e Looks

Para os fashionistas o chapéu-coco é um acessório atemporal e deve ser visto como o clássico dos clássicos. Mesmo encaixando em looks modernos e com um toque jovial ele ainda é digno e se encaixa melhor com um look retro.

Os modelos encontrados no mercado podem ou não ter um lado com fita tipo cetim. O detalhe interno da aba na verdade não importa muito e mal consegue ser visualizado com tantas peças.

chapéu-coco com chapéu vermelho

chapéu-coco com saia curta vermelha

Como toda montagem de look é preciso se sentir bem com o chapéu-coco. Ele é um acessório de cabeça e nem todas conseguem usar. Algumas se sentem muito incomodadas com um item na cabeça e acabam tirando na rua.

É preciso também lembrar de evitar de usar com cabelos molhados ou vai deixar mal cheiro no material. No mais, é só dar uma olhadinha no closet e combinar o seu chapéu-coco de diferentes formas sem medo de ser feliz! Confira algumas dicas a seguir.

Chapéu-coco com vestido

A peça mais feminina do closet cai bem com tudo. O chapéu-coco e seu vestido preferido podem sair de mãos dadas para ocasiões informais ou para aquela balada cheia de estilo.

Associando o chapéu-coco ao estilo retrô você pode pensar em estampas minimalistas ou algo bem drapeado como nos anos 50 e 60. É um dos estilos preferidos para usar o acessório de cabeça na atualidade.

chapéu-coco com vestido branco retrô

O tom sobre tom sempre é uma boa escolha quando se há medo de arriscar. O chapéu-coco com estampa vermelha em vestido é sempre um acerto e faz bonito na combinação.

E para mudar o closet nada melhor que um chapéu-coco colorido. Invista em cores da moda anos 50 como o vinho e o azul turquesa.

chapéu-coco com vestido floral

chapéu-coco com vestido estampado chapéu-coco com vestido xadrez

chapéu-coco com vestido curto chapéu-coco com vestido com estampa chapéu-coco com vestido minimalista

O vestido com saia drapeada é o clássico dos clássicos. Querendo escolher um modelo retrô para combinar com seu chapéu-coco é esse. Uma dica bacana é ficar com os modelos de comprimento mediano (meio da coxa) como na moda anos 50.

chapéu-coco com vestido drapeado

Com shortinho

Se você é uma adepta do pensamento que tudo combinado com short jeans dá certo está completamente certa. Essa peça atemporal e democrática combina com todos os formatos de corpo e estilos. Do punk ao clássico o shortinho jeans é tudo de bom!

Combinando com o chapéu-coco estamos buscando o informal, o atemporal e o diferencial. Um look estiloso com jeitinho de casual para sair com as amigas ou um passeio. E aquele evento “cult” e “geek” pode receber o seu look com chapéu-coco muito bem!

Uma dica de como ser descolada com shortinho e chapéu-coco? Meia calça preta ou colorida. Com short, bota ou tênis é um coringa para a moda alternativa.

chapéu-coco com short jeans

O chapéu-coco possui uma pegada retro naturalmente. Modernize o visual com peças ultra atuais como uma jaquetinha, short jeans colorido e aquele óculos espelhado bem bacana.

chapéu-coco com short vermelho

Com saia

Saia curtinha e o chapéu-coco na cabeça é sua combinação vintage com estilo. Faz muito o estilo da mulher moderna e poderosa tão valorizada nos anos 50. Vale investir em saias de diversos modelos sem medo de errar.

As inglesas são as maiores fãs de chapéu-coco com saia. Na verdade as inglesas amam todo tipo de saia. Pode usar com meia calça, com bota cano curto e meia calça colorida, sandália, tênis…o importante é sempre inovar.

chapéu-coco com saia de couro

chapéu-coco com saia preta curtinha

Com legging

Se você não sabe agora vai saber: a legging é a melhor amiga do closet feminino. Sai de dia ou de noite, no inverno ou no verão e sempre com combinações ótimas.

Com camisetas básicas uma blusinha retrô a sua legging pode se transformar seu look em alternativo com o chapéu-coco. Com uma regata é seu visual básico para todos os dias.

chapéu-coco com casaco na cintura

Com legging pode ir de bota cano curto ou médio para os dias frios, sua sapatilha no clima ameno ou sua sandália rasteira se está montando um look verão com um chapéu-coco.

chapéu-coco com calça legging chapéu-coco com legging preta

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Com acessórios de cabeça uma garimpada sempre é bom para encontrar os melhores preços. O chapéu-coco é popular e não exige dificuldade em encontrar no mercado, mas comparar preços é importante sempre.

Online há lojas bem legais para comprar chapéu-coco. Uma delas é a Chapelaria Vintage, uma especialista em acessórios de décadas passadas. O valor médio do chapéu-coco´é de R$ 79.

looks divos com chapéu-cocoAlguns fatores podem fazer o item aumentar de preço. Um chapéu-coco réplica do modelo usado por Chaplin pode sair por R$ 140 em média. Uma das lojas com o produto à venda é a Maria Chapéu.

Para quem adora garimpar e quer alternativas ainda mais em conta dá para comprar chapéu-coco com artesãos. Sites como o Elo7 e Mercado Livre vendem o produto de fontes alternativas além de lojas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *