Cabelo Armado: O que Fazer? – 14 Dicas para Controlar seus Fios!

Enquanto algumas mulheres gostam de ter um pouco mais de volume nos fios, outras sentem pavor de ficar com o cabelo armado. Para esse segundo grupo, qualquer previsão de chuva já é sinal de alerta. Afinal, basta as madeixas sentirem a umidade chegando para começarem a armar. Mas tem alguma forma de driblar isso? É claro que sim! E a seguir, vamos te passar todas as dicas para diminuir o aspecto armado, te ajudando a ter os fios dos seus sonhos.

Fotos de Cortes para Cabelos Armados

O cabelo armado é caracterizado por um volume exagerado e desforme, acompanhado de bastante frizz. Para evitar que isso aconteça, existem algumas coisas que você pode fazer. A primeira delas é escolher o corte de cabelo correto. Isso pode fazer uma grande diferença tanto para mulheres com fios cacheados e ondulados, quanto lisos.

Cabelo Cacheado

Se alguns anos atrás, era difícil encontrar mulheres com cabelo cacheado, hoje os cachos estão assumidíssimos. E para mantê-los sempre lindos, uma das principais escolhas que você precisa fazer diz respeito ao corte dos fios.

Montagem com três fotos de mulheres com cabelo cacheadocom fotos de crianças usando óculos de sol
Cortes em ‘V’ estão entre os mais pedidos por mulheres de cabelo cacheado.

A primeira coisa que você deve notar nessa seleção de fotos é que não há exemplos de cortes retos. Isso porque eles geralmente criam um volume excessivo, dão um aspecto pesado e prejudicam a definição dos cachos. Sendo assim, os cortes em ‘V’ e ‘U’ são os favoritos.

Cabelo comprido com corte em V

Com relação ao caimento dos fios, os mais indicados para cabelos cacheados são os cortes em degradê, picotados e irregulares. Afinal, eles dão movimento e leveza para as madeixas.

Cabelo curto com corte em V

O corte reto é o menos indicado para cabelos cacheados.

Cabelo encaracolado em corte para cabelo armado

kéfera com cabelo cacheado
Kéfera é uma das famosas que assumiram os cachos.

Corte Repicado

Apesar de muitas vezes ser considerado um inimigo de quem deseja acabar com os fios armados, o corte repicado pode sim ajudar a controlar o volume. Mas, isso vai depender de como ele é feito e finalizado. Nesse caso específico, o mais indicado é que o repicado seja feito na vertical.

Cabelo repicado com franja
Hailey Baldwin é uma das adeptas do cabelo repicado.

Fazer um corte repicado em degradê é sinônimo de sucesso para quem quer fios menos armados.

Corte de cabelo repicado para cabelo armado

Montagem com foto de celebridades com cabelo repicado
A cantora Adele e as atrizes Fernanda Vasconcellos e Camila Queiroz também preferem o corte repicado.

O corte repicado é indicado para todos os tipos de fios.

Montagem com foto de três mulheres com franja
Cortes com franjas também podem ser repicados e dão um resultado incrível!
Kate Middleton com corte de cabelo repicado
Kate Middleton escolheu franjas longas para acompanhar os fios repicados.

Corte em Camadas

O corte em camadas também pode ser um dos grandes aliados para quem não quer mais ter cabelo armado. Mas, assim como o repicado, o resultado depende de como o corte é realizado. A primeira coisa que você precisa saber sobre esse tipo de corte é que existem várias formas de fazê-lo. As camadas podem ser feitas em fios curtos, médios e longos, podem ser bastante repicadas, ser feitas apenas na parte frontal, entre outras formas.

Cabelo cacheado com corte em camadas

Mas, para reduzir o volume dos fios e acabar com o cabelo armado, o mais indicado é o corte com camadas longas, especialmente para quem tem um volume extra nas pontas.

Montagem com fotos de mulheres com cabelo em camadas
O corte em camadas é recomendado para todos os comprimentos de fios.

Exemplo de corte para cabelo armado

Para quem tem cabelos cacheados e quer um efeito arredondado, a melhor opção são as camadas menores. Elas dão leveza e valorizam o volume natural.

Como Controlar o Cabelo Armado: Passo a Passo

Depois de te mostrar as melhores opções de cortes para evitar o cabelo armado, vamos te passar algumas dicas de tratamento para manter os fios com um volume natural e sob controle. Mas antes disso, é preciso entender exatamente porque eles armam. E existem alguns fatores que podem contribuir para isso, como por exemplo:

  • Usar produtos que não são indicados para o seu tipo de cabelo;
  • Falta de hidratação;
  • Pentear os fios de maneira errada;
  • Agentes naturais.

Nós já tínhamos citado a chuva e a umidade como vilões, mas a verdade é que até mesmo os raios solares e a poluição também podem causar frizz nas suas madeixas.

Cabelo loiro armado

Antes e Depois

Se você ainda acha que não há soluções para o seu cabelo armado, separamos uma seleção com antes e depois de diferentes tipos de fios, para te provar que sempre é possível controlar o volume.

Antes e depois de cabelo armado

Antes e depois de cabelo liso armado

Antes e depois de corte para cabelo armado

Corte para cabelo cacheado

Montagem com antes e depois de fios cacheados

Dicas

Finalmente, vamos te passar dicas de como controlar o cabelo armado, assim como foi exemplificado nas montagens acima. É claro que elas mostram os resultados após procedimentos realizados no salão. Mas, a seguir, vamos falar sobre algumas coisas que você mesma pode fazer em casa para ter resultados incríveis.

Cabelo armado tingido

Hidratação

E vamos começar pela hidratação. Nós já falamos que a falta dela é um dos fatores para que os fios armem. Por isso, na imagem a seguir, temos o passo a passo de uma receita incrível que pode ser realizada toda semana ou a cada quinze dias.

Exemplo de hidratação com babosa
A hidratação com babosa é uma excelente forma de cuidar dos fios gastando pouco.

O óleo de coco também é um grande aliado para quem precisa hidratar as madeixas.

Foto de embalagem do bepantol 2
O bepantol é um dos queridinhos dos cabelos quando o assunto é hidratação.

Escolher os produtos ideais para o seu tipo de cabelo, seja para a hidratação ou manutenção diária, também é decisivo para o controle dos fios.

Outra dica interessante e que vai te ajudar a deixar suas madeixas mais saudáveis é seguir um cronograma capilar. Ao seguir essa programação e alternar diferentes tratamentos, todas as necessidades dos seus cabelos serão nutridas.

Pentear

Talvez você não saiba, mas a forma de pentear os fios também pode fazer toda a diferença. O ideal para quem tem cabelos volumosos é evitar lidar com eles enquanto estão secos. Procure desembaraçá-los apenas quando estiver no banho, com eles molhados, e dando preferência para os dedos ou pentes com dentes largos. Além disso, tire os nós com cuidado. Desembaraçar os fios de forma brusca pode aumentar a eletricidade e, consequentemente, o frizz.

Cabelo armado

Quando já estiverem secos, tente arrumar os fios apenas amassando-os. Se não for possível, também use no máximo os dedos ou um pente com dentes largos.

pente de madeira

 

Agora que você já conferiu nossas dicas para acabar com o cabelo armado, vá correndo colocar elas em prática! Mas lembre sempre de conversar com um especialista no assunto. Seu cabeleireiro (a) certamente tem muitas ideias incríveis para te ajudar a deixar os fios do jeitinho que você quer e, o mais importante de tudo, com saúde. Se você gostou desse post e quer conferir outros textos como esse, que tal dar uma olhada em 81 inspirações de penteados para cabelos curtos, sugestões de cores de cabelo para morenas e ideias de cortes para cabelos longos. Ficou com alguma dúvida? Não deixe de escrever nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *