O cabelo tem um grande valor estético para as mulheres e cair alguns fios por dia é normal, mas quando a queda passa a ser acentuada pode ficar o alerta de calvície feminina, um problema que, de acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo, atinge 5% da população feminina.
Para quem achava que o problema de queda capilar, que deixa o couro cabeludo aparente, era uma preocupação apenas dos homens, engana-se. Ainda que atinja em menor proporção, as mulheres também podem enfrentar a calvície.
A calvície feminina pode estar relacionada a diversos fatores, e se descoberta em fase inicial, há tratamentos para reverter essa queda acentuada das madeixas.
Então, se você tem dúvidas sobre a queda de cabelo excessiva e está em busca de mais informações, é só ler o post, que responde a todas as perguntas sobre calvície feminina.
Sobre a Calvície Feminina:
Principais Causas
A calvície feminina ou alopécia, como também é chamada, é um efeito de queda excessiva dos fios, provocando a aparência cada vez mais exposta do couro cabeludo e chegando a ter falhas notáveis na raiz das madeixas.
Essa queda de cabelo excessiva não se restringe a um único fator, pelo contrário, existem causas variadas que podem ser a base do problema. Sendo assim, elencamos as principais causas da calvície feminina:
- Genética
A calvície feminina com causa baseada em fatores genéticos é denominada como alopécia androgênica, ou androgenética.
Neste caso, a causa da queda excessiva de cabelos está na herança genética, que pode vir do pai ou da mãe.
Os primeiros sinais da alopécia androgenética começa a aparecer com a variação de hormônios após a puberdade, e de maneira progressiva se desenvolve até ter seu ápice na fase da menopausa.
Para quem tem casos de calvície na família, seja feminina ou masculina, fica o alerta para o início de uma queda excessiva de cabelo.
- Alterações Hormonais
O organismo tem todo o seu funcionamento baseado em variados hormônios, e alterações nesses podem ser a causa da calvície feminina.
O distúrbio nos níveis hormonais pode estar relacionado a uma produção excessiva de um hormônio em detrimento a outro, ou até mesmo a uma queda brusca na produção de determinado hormônio, e isso pode resultar na queda capilar.
Entre os fatores comuns que podem ocasionar a variação de hormônios e consequentemente a queda de cabelo estão problemas com tireoide, síndrome do ovário policístico, período pós parto, doenças autoimunes, entre outros.
- Estresse e Depressão
Os fatores emocionais, como estresse e depressão, também podem refletir na queda acentuada dos fios e consequentemente em uma calvície feminina.
No caso do estresse, a queda capilar recebe o nome de eflúvio telógeno, onde é possível notar um aumento considerável na queda diária do cabelo.
Em ambos os casos, estresse e depressão, o que acontece é a variação na produção de hormônios e consequentemente essa alteração na queda de cabelo.
- Alimentação
Cuidar da alimentação é um ponto importantíssimo para regular o organismo, e com a falta de nutrientes suficientes o resultado pode ser a queda dos fios.
Um dos fatores comuns que pode ser o início da calvície feminina é uma anemia, que diminui os níveis de ferro no sangue.
Outro fator alimentar, está relacionado a baixa ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais, que são essenciais para estimular o nascimento, crescimento e até mesmo a fixação dos fios no bulbo capilar.
- Fatores Externos
A queda de cabelo e o desenvolvimento da calvície nas mulheres nem sempre está relacionada apenas a distúrbios no organismo, mas também pode estar relacionada a fatores exógenos.
Entre os fatores externos que podem causar a calvície nas mulheres estão o uso excessivo de calor nos fios (secador, chapinha); excesso ou erro em procedimentos químicos (alisamento, tintura, etc); inflamação no couro cabeludo; ou até mesmo o fato de prender o cabelo com muita rigidez e constantemente.
Como Identificar a Calvície?
A queda de cabelo é algo comum e não é motivo de causar preocupações imediatas, até mesmo porque nós mulheres perdemos, em média, 120 fios de cabelo; que depois nascem novamente.
No entanto, se o cabelo começar a cair acima do normal ou começar a aparecer falhas no couro cabeludo, é hora de ficar em alerta.
Então, a dica é sempre estar atenta aos sinais do próprio corpo. Se notou uma queda incomum a algum tempo ou se falhas já começam a aparecer no couro cabeludo, está na hora de procurar por um médico, que vai pedir exames específicos para diagnosticar a causa do problema.

Calvície Tem Cura?
Na maioria dos casos a calvície tem cura sim!
O ideal é que o problema seja diagnosticado logo no início, assim pode dar início ao tratamento correto, que pode fazer com que cesse a queda.
Nos casos de grau mais altos e graves, o problema pode não ter uma cura definitiva, mas o tratamento contínuo pode levar à interrupção da queda e até estimular o crescimento de novos fios.
Dicas para Disfarçar a Calvície
Se você já teve uma queda demasiada de cabelo, e procura maneiras de disfarçar as falhas capilares causadas pela calvície feminina, há vários truques que podem te ajudar nesse processo e ainda aumentar a autoestima.
- Perucas e Apliques
Para quem quer técnicas temporárias de disfarce para a calvície, as perucas como full lace e lace front ,são opções perfeitas para disfarçar a calvície até mesmo em graus mais elevados, já que existem as versões que cobrem toda a cabeça (full lace).
No caso de falhas menos evidentes, mas sensação de fios mais ralos, vale a ideia de apostar no aplique, que é uma técnica temporária e que ajuda a dar mais volume aos fios.

- Micropigmentação Capilar
Uma técnica bastante atual para disfarçar as falhas capilares causadas pela alopécia é a micropigmentação capilar, que funciona como uma tatuagem no couro cabeludo, onde os desenhos lembram cabelos nascendo através dos folículos capilares.
Essa micropigmentação do couro cabeludo disfarça falhas e dá aparência de novos fios nascendo, o que dá a ilusão de ótica de que há mais volume de cabelo no couro cabeludo.

- Maquiagem Capilar
Se a ideia é escolher um método simples e mais barato para disfarçar a calvície feminina, vale investir em produtos que ajudam a disfarçar as falhas capilares.
Esses produtos podem ser encontrados em pasta, spray ou pó, e lembram maquiagens, onde o uso é temporário.
Esse tipo de produto tem a vantagem de ser aplicado no couro cabeludo, e pode ser escolhido de acordo com sua cor de cabelo, de modo a disfarçar pequenas falhas e dar ideia de um couro cabeludo mais preenchido.

- Transplante Capilar
Essa é uma técnica com resultado bem natural, onde são retirados fios de uma área com mais cabelo e transplantado para os locais de falhas causadas pela calvície feminina.
O transplante capilar dá um resultado bem natural e é uma ótima opção para quer busca um disfarce definitivo para a alopécia. No entanto, o ponto negativo fica para o custo, já que ainda é uma cirurgia cara (custa por volta de R$ 7000,00).
Remédios Indicados e Remédios Caseiros
O tratamento via oral com prescrição de remédios pode ser feito através de duas possibilidades, suplementos nutricionais e bloqueadores enzimáticos.
- Suplementos Nutricionais: neste caso, a indicação costuma ser para calvícies que tem como causa a carência nutricional. A indicação vai ser baseada de acordo com as vitaminas e minerais que estão em falta no organismo. Neste caso, é comum que as fórmulas sejam compostas por sais mineiras, vitamina B, ferro, zinco, queratina e outras substâncias necessárias ao organismo.
- Bloqueadores Enzimáticos: o tratamento com remédios desse tipo vão reagir no organismo impedindo a transformação de hormônios em outros processos, impedindo a queda capilar. Neste caso, o acompanhamento médico é indispensável, para não haver novos distúrbios hormonais.
E para quem quer apostar em tratamentos mais naturais, pode escolher por remédios caseiros para o tratamento da calvície feminina.
Para ajudar, vamos a algumas receitinhas caseiras.
Chá de Jaborandi
Ingredientes:
- Folhas de jaborandi
- Água
Modo de Preparo:
- Pique as folhas de jaborandi bem picadinhas;
- Coloque água para ferver;
- Depois que a água ferver, desligue e acrescente as folhas de jaborandi picadas;
- Feche a panela e deixe as folhas em imersão na água quente por 7 minutos;
- Peneire o chá.
Como Usar:
O chá de jaborandi não é de uso oral, pelo contrário, com o chá já pronto, molhe um algodão no líquido e vá aplicando o algodão com chá no couro cabeludo.
Deixe o couro cabeludo secar naturalmente e repita o processo 1 vez por semana.
Babosa
O uso da babosa no cabelo traz muitos benefícios e um deles é o fortalecimento dos fios e combate a queda capilar.
Ingredientes:
- Gel da folha de babosa
Modo de Preparo:
- Extraia o gel de uma ou mais folhas de babosa;
- Mexa bem o gel para torná-lo um pouco menos gelatinoso e facilitar a aplicação.
Como Usar:
Com a ponta dos dedos pegue uma quantidade do gel de babosa e vá aplicando na raiz do cabelo.
Vá massageando o couro cabeludo em movimentos circulares.
Depois de aplicar a babosa em todo o couro cabeludo, deixe-a agir por 15 minutos e em seguida lave o cabelo como de costume.
Caso não note diminuição na queda de cabelo através das receitas caseiras, não exite em procurar por um médico para cessar o problema o quanto antes.
Como Tratar a Calvície Feminina
O tratamento para calvície vai depender do diagnóstico e da causa da queda capilar, mas há várias possibilidades:
- Via Oral: o tratamento via oral é baseado no combate ao problema através do uso de medicamentos, que podem ser apenas suplementos vitamínicos ou bloqueadores enzimáticos, que vão interferir na produção hormonal.
- Estimulação Elétrica: essa opção é uma tecnologia que utiliza de laser de baixa potência, que introduz medicamentos via couro cabeludo e estimula o crescimento dos fios, sem a necessidade da medicação oral.
- Cosméticos: em alguns casos, é indicado o uso de cosméticos para combater a queda capilar. O produto, geralmente, aplicado sobre o couro cabeludo costuma ser indicado em casos em que a queda capilar está relacionada a problemas externos, como caspas.
- Injetável: alguns tratamentos são feitos a partir da aplicação injetável no couro cabeludo. Nesse processo podem ser injetados bloqueadores enzimáticos ,vitaminas, e peptídeos, que ajudam a cessar a queda dos fios e estimulam o crescimento de novos fios.
E se você já leu o post e ligou o alerta sobre esse problema que pode atingir as mulheres, é hora de marcar um médico para dar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.