Um dos problemas capilares mais comuns tanto em homens quanto mulheres é a caspa. São diversos os motivos que podem levar o surgimento desse problema, por isso é fundamental entender cada um deles e também as melhores formas de como acabar com a caspa.
Não tem como negar que um dos principais meios de acabar com a caspa é por meio do controle da oleosidade no couro cabeludo. O excesso de oleosidade pode ocorrer por diversos motivos como higienização incorreta do couro cabeludo, químicas entre outros.
Para entender melhor as principais causas da caspa, como se prevenir e também aprender como acabar com a caspa por meio de receitas que podem ser feitas em casa com ingredientes simples que sempre temos no armário, basta continuar lendo o post!
Sobre a Caspa
Como já dissemos a caspa é um problema super comum entre as pessoas, porém mesmo parecendo algo simples na verdade requer um pouco mais de atenção. Para saber se você sofre com o problema basta observar dois sinais simples a presença de bolinhas brancas no cabelo e roupa após pentear e também a coceira que esse problema provoca no couro cabeludo.
A formação de casquinhas brancas que soltam do couro cabeludo é um sintoma básico da caspa e deve ser observado com atenção. As casquinhas da caspa são resultado de uma inflamação no couro cabeludo que também provoca coceira excessiva, irritação e em alguns casos até mesmo pequenas feridas.
É extremamente importante se atentar a presença da caspa no couro cabeludo, isso porque um problema que pode ser tratado de forma simples quando não cuidado pode acabar evoluindo para um quadro bem mais grave.
Cientificamente a caspa é chamada de dermatite seborreica e pode surgir não apenas no couro cabeludo, mas também em outras partes do corpo como sobrancelhas, vincos do nariz, pálpebras, atrás das orelhas e dentro das orelhas.
Para entender melhor como ocorre a caspa e também como acabar com a caspa, separamos a seguir em diferentes categorias as principais informações, além de dicas imperdíveis para tratar o problema.
Quais as Principais Causas?
Naturalmente o couro cabeludo passa por um processo de eliminação de células velhas, as quais são eliminadas por meio de um período de descamação quase imperceptível. Porém, quando ocorre a inflamação na região as escamas eliminadas começam a ter mais volume o que chamamos de casquinhas ou bolinhas brancas.
Quando ocorre o excesso da descamação do couro cabeludo a ponto de se tornar perceptível constamos que a um problema. Dentre as principais causas que podem ocasionar a caspa estão:
- Excesso de oleosidade: O excesso de oleosidade é umas das principais causas da caspa. Esse excesso pode ocorrer tanto pela falta de limpeza dos fios quanto pela limpeza da forma incorreta. O excesso de oleosidade natural também contribui para o surgimento da caspa, por isso é fundamental fazer o tratamento da oleosidade.
- Fungos: os fungos são uma das principais causas da caspa. Quando a caspa é causada por fungos, significa que a camada de gordura do couro cabeludo foi quebrada (sebo) com isso a região afetada começa a produzir uma substância chama de ácido oleico, o qual uma a cada duas pessoas no mundo possuem sensibilidade. Caso a a pessoa afetada seja alérgica ao ácido oleico o couro cabeludo dará inicio a uma produção excessiva de novas células tentando combater o causador da irritação, sendo esse o exato momento em que é iniciado o surgimento da caspa.
- Genética: a genética é um fator super ligado ao aparecimento da caspa, são diversos fatores genéticos que podem propiciar o surgimento da caspa, por isso o mais recomendado nesses casos é buscar auxílio com um dermatologista.
- Higienização incorreta: É fundamental se atentar a higienização correta do cabelo, pois a falta ou má higienização pode provocar problemas como excesso de oleosidade, sendo esse um dos principais causadores da caspa. A proliferação de fungos é outro problema que a falta de higiene pode provocar, o que também é um grande causador de caspa.
- Estresse: por incrível que pareça o estresse é um grande contribuidor para o surgimento da caspa.
- Acúmulo de produtos para cabelo: O acúmulo de resíduos de produtos para cabelo como cremes, óleos, spray, gel entre outros, também são grandes causadores da caspa.
- Lavar o cabelo com água quente: lavar o cabelo frequentemente com água quente estimula a produção de óleo no couro cabeludo o que pode acabar agravando a descamação.
- Uso de chapéus: usar chapéus e bonés com muita frequência podem resultar no surgimento da caspa. Isso porque o couro cabeludo quando abafado fica soado e a umidade estimula a proliferação de fungos que causam a caspa.
- Bebida alcoólica: não tem como negar que para diversas pessoas a bebida alcoólica é uma opção de relaxamento, porém um dos seus efeitos no corpo é a interferência no funcionamento das glândulas sebáceas, ou seja, ocorre o aumento da oleosidade no couro cabeludo.
- Cabelo úmido: a umidade é o ambiente perfeito para proliferação de fungos que causam a caspa. Por isso principalmente antes de dormir é fundamental secar o cabelo.
- Químicas: diversas químicas como tintas e alisantes contribuem para o surgimento da caspa. Isso porque a química irrita o couro cabeludo, sendo assim as chances do problema surgir ou ser agravado após fazer uso de químicas é grande.
- Alimentação rica em gorduras: uma alimentação rica em gorduras e também açúcar pode fazer com que surja a caspa. Esses alimentos aumentam o risco de inflamações, por isso médicos recomendam que o consumo de doces, farinha branca e carne vermelha seja feito de forma moderada.
Como Evitar?
Basicamente para evitar o surgimento da caspa é necessário evitar todas as principais causas que citamos anteriormente, além de inserir alguns hábitos na rotina como:
- Evitar água muito quente na hora de lavar o cabelo
- Optar pelo uso de shampoos que possuam em sua fórmula ativos seborreguladores como: ácido salicílico, piroctona e olamina.
- Não passar condicionadores e máscaras de hidratação direto no couro cabeludo, apenas no comprimento dos fios.
- Lavar o cabelo pelo menos 3 vezes por semana.
- Evitar situações que possam causar muita ansiedade e estresse.
Quais os Possíveis Tratamentos?
Para tratar a caspa existem alguns tratamentos que vem sendo utilizados há alguns anos sendo eles:
- Lavar o cabelo com shampoo anticaspa
- Corticóides
- Remédios orais
- Receitas caseiras
É importante lembrar que para fazer uso de medicamento é fundamental procurar orientação médica, pois o uso de remédios sem prescrição pode acarretar sérios problemas a saúde.
Como Acabar Com a Caspa: Receita & Passo a Passo
Aprender como acabar com a caspa em casa é uma forma prática e simples de tratar o problema utilizando ingredientes simples e acessíveis que a maioria das pessoas tem em casa.
Para aprender como acabar com a caspa de forma simples e eficaz, preparamos a seguir algumas receitas com passo a passo.
Com Bicarbonato
O bicabornato de sódio é um ingrediente simples e versátil que todo mundo tem em casa. Uma das principais vantagens é sua versatilidade, podendo ser usado para o corpo e também para facilitar as tarefas do dia a dia como a limpeza da casa.
É importante lembrar que o bicabornato resseca um pouco o cabelo, por isso o tratamento deve ser feito apenas 1 vez por semana.
Você vai precisar de:
- 1 colher de sopa de bicarbonato
- 1 copo de água morna
Como Fazer: Passo a Passo
- Molhe o cabelo com água morna, tome muito cuidado com a temperatura pois a água quente piora a caspa.
- Adicione 1 colher de bicarbonato no copo copo de água morna e misture bem para que o pó seja totalmente dissolvido
- Feita a mistura despeje aos poucos no couro cabeludo para que o líquido penetre o máximo possível.
- Deixe agir por 10 minutos e lave apenas com um condicionador.
- Seu tratamento com bicarbonato está feito!
Com Limão
O limão é uma maneira super eficaz de tratar a caspa e também promover hidratação para as madeixas.
Você vai precisar de:
- Suco puro de limão
- Óleo de coco
- Touca
Como Fazer: Passo a Passo
- Aqueça o óleo de coco em fogo baixo até que ele fique completamente líquido.
- Passe o óleo em todo o couro cabeludo e deixe agindo por 60 minutos.
- Após os 60 minutos de ação do óleo de coco, passe o suco de limão e deixe por mais 15 minutos. O óleo morno deixa as casquinhas da caspa macias e o suco de limão vai auxiliar na retirada dos fios.
- Lave o cabelo para retirar os resíduos e finalize como de costume.
- Seu tratamento com limão está pronto!
É válido lembrar que caso sinta a necessidade de repetir o tratamento ele pode ser feito a cada 15 dias.
Com Vinagre
O vinagre de maçã é uma boa opção para acabar com a caspa, principalmente devido as suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias.
Você vai precisar de:
- Algodão
- Vinagre de maçã
Como Fazer: Passo a Passo
- Molhe pedaços de algodão com vinagre
- Passe o algodão em todo o couro cabeludo e deixe agir por pelo menos 5 minutos.
- Após lavar as madeixas como de costume aplique uma pequena quantidade de vinagre com o algodão na raíz dos fios e deixe secar de forma natural.
- Seu tratamento com vinagre está prontinho!
Chá de carqueja
O chá de carqueja é uma boa opção para tratamento da caspa, além de possuir uma série de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.
Você Vai Precisar de:
- 20 gramas de folhas de carqueja
- 1 litro de água
Como Fazer: Passo a Passo
- Acrescente 20 gramas de folhas de carqueja em 1 litro de água e deixe no fogo até que ferva.
- Depois de pronto, deixe esfriar e tome 4 xícaras no decorrer do dia.
- Faça isso por pelo menos 1 mês.
- Para armazenar o chá é só deixá-lo na geladeira.
Óleo de Rícino
Além de acabar com a caspa por meio de suas propriedades antifúngicas, o óleo de rícino também é considerado uma excelente fonte de nutrição para melhorar a saúde dos fios.
Você vai precisar de:
- Óleo de rícino
Como Fazer: Passo a Passo
- Aqueça o óleo de rícino para que fique morno.
- Aplique no couro cabeludo massageando para melhorar a circulação de sangue no local.
- Deixe o óleo agindo por 20 minutos.
- Lave o cabelo como de costume.
- Seu tratamento foi realizado com sucesso!
Uma dica para trazer ainda mais benefícios para a saúde do cabelo por meio do óleo de rícino é acrescentar 1 colher de sopa no seu vidro de condicionador. Fazendo isso seu cabelo será beneficiado por mais tempo.
Gostou das nossas dicas de como acabar com a caspa? Já escolheu sua receita? Deixe seu comentário abaixo.