A calvície é um problema enfrentado por homens e mulheres, e que muitas vezes atinge a autoestima por conta das falhas capilares. Para reverter o problema existem diversas maneiras, e uma delas e que é bastante eficiente é o implante capilar.
Para quem já tentou reverter o quadro usando vitaminas e remédios para queda de cabelo, mas nenhuma das técnicas foi eficiente, o implante capilar pode ser a solução.
E apesar de se tornar cada vez mais comum, o implante e o transplante capilar ainda geram muitas dúvidas, e antes de partir para um dos procedimentos, é importante conhecer um pouquinho mais das técnicas.
Para ajudar, no post trouxemos todas as informações do transplante capilar e respondemos às dúvidas mais frequentes acerca do procedimento.
Sobre o Implante Capilar
O que é?
O implante capilar, e muitas vezes chamado de transplante capilar, é uma técnica que visa implantar fios de cabelos para esconder e disfarçar as falhas causadas pela calvície.
O implante, é um procedimento que introduz os fios através dos folículos capilares, o que deixa o resultado bem natural.
Uma das vantagens do implante capilar feito com fios do próprio paciente, é que o cabelo é transplantado com toda sua estrutura capilar, e isso permite que o cabelo cresça, mesmo nas regiões afetadas por calvície e falhas.
Depois de algumas semanas do implante capilar, os fios começam a cair, e isso é natural; mas como o cabelo foi implementado com toda a estrutura capilar, novos fios começam a nascer nos folículos implantados.
Como é Feito o Procedimento? Passo a Passo
O procedimento consiste em retirar os fios saudáveis de uma região com cabelo do paciente (doador) , e assim introduzir os fios, de 1 a 4, em cada folículo, de modo a preencher as falhas capilares.
Cada sessão pode fazer o implante capilar de até 5 mil fios, mas é mais comum que sejam introduzidos até 2 mil fios a cada etapa.
E para quem está pensando em aderir ao procedimento, separamos um passo a passo de como a técnica de transplante capilar é realizada.
O primeiro processo antes de mesmo de realizar o procedimento é a consulta médica para avaliação e com a confirmação de que o paciente pode fazer este procedimento, é dado início a fase de exames para verificação da saúde do paciente. E com tudo ok, é de fato iniciado o transplante capilar.

- Para dar início a cirurgia de transplante de cabelo, a primeira etapa é a sedação do paciente;
- Em seguida, é feita a retirada de uma faixa de couro cabeludo de uma região que não enfrenta problemas como falhas e calvícies, o que vai fazer com que o cabelo cresça novamente;
- Nesta etapa começa a preparação dos folículos e tratamento da área doada, enquanto isso a equipe começa o fechamento da área que foi doadora;
- No procedimento de preparo das unidades foliculares, é utilizado um microscópio separando fragmentos do couro cabeludo em novas unidades de foliculares de 1, 2, 3 e 4 fios. Neste caso, cada unidade folicular é mantida com sua estrutura capilar – com glândulas, anexos e raízes;
- Com as lâminas adequadas, são feitos pequenas perfurações no couro cabeludo para introduzir os folículos capilares já tratados;
- Cada folículo é introduzido um a um, e a quantidade de fios em cada um é distribuída pelo couro cabeludo de acordo com a avaliação médica;
- Após o transplante e implante dos fios, é feita a finalização do procedimento e o uso de um spray que cria uma película protetora sobre o couro cabeludo, evitando a necessidade de curativos.
A técnica de transplante capilar não é um procedimento rápido, e o tempo de duração de todo o processo pode ser de 5 a 10 horas.
Pós Operatório – Cuidados
Apesar de ser um procedimento sem muita complexidade, e no qual o paciente sai no mesmo dia, o transplante e implante capilar exigem alguns cuidados após a realização.
Entre os cuidados necessários, estão:
- Não lavar o cabelo por 1 ou 2 dias, conforme orientação médica;
- Evitar atividades físicas até 3 dias após o implante, e a volta deve aos exercícios deve ser mais leve durante o período de 2 semanas;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro nos primeiros dias;
- Não ficar exposto ao sol durante 6 semanas, assim como banhos de piscina, mar e o uso de saunas;
- Nas primeiras noites dormir com travesseiros mais elevados para evitar o inchaço pós cirurgia de implante capilar;
- Utilizar compressas de água gelada sobre o couro cabeludo no pós-operatório para evitar inchaço;
- Fazer uso dos medicamentos receitados pelo médico;
- Fazer a retirada dos pontos da região doadora, que acontece em média 12 dias após o procedimento; quando não é utilizado fio biodegradável.
Quem Pode Fazer?
A técnica de implante e transplante devem ser feitas a partir de avaliação médica, e estão aptos a passar pelo procedimento tanto homens, como mulheres, que enfrentem calvície masculina ou feminina; ou falhas oriundas de cicatrizes.
Pessoas portadoras de diabetes e com hipertensão também podem passar pelo procedimento de transplante capilar, mas sempre com o aval médico.
A técnica só não é recomendada para pessoas que possuem insuficiência de cabelo na área que será doadora, o que atinge 5% dos homens e 30% das mulheres.
Existem Contraindicações?
A avaliação médica é o começo para quem está pensando em fazer um implante capilar, assim o médico pode verificar as condições do paciente e a possibilidade da realização do transplante.
No geral, não há contraindicações e restrições para o implante, exceto durante a gravidez, e para casos em que não há uma área doadora suficiente para a retirada dos folículos.
Quanto Tempo Dura?
O transplante capilar, técnica onde são implantados fios naturais com a estrutura capilar mantida, tem resultado permanente, uma vez que a base do fio é mantida e o cabelo implantado cresce, como um fio normal.
No entanto, após 1 ou 2 anos é comum que o médico responsável pelo implante capilar faça uma nova avaliação para verificar os resultados, e caso ainda haja falhas capilares, é recomendado um novo implante para preencher o couro cabeludo e ficar com um resultado mais natural e volumoso.
Quanto Custa? #preço
A técnica é um trabalho bem minucioso, mas uma ótima maneira de reverter problemas como a calvície, e todo esse processo que envolve uma equipe pode ter um custo bem elevado, podendo variar de R$ 5 a R$ 15 mil.
Esse preço costuma variar de acordo com a clínica a ser realizada e a área que necessita de implante.
Posso Receber o Cabelo de Outra Pessoa?
O cabelo a ser implantando no transplante capilar costuma ser do próprio paciente que vai passar pelo processo, e por isso é necessário que o paciente tenha uma área sem problemas de calvície para a retirada dos fios a serem implantados.
Caso o paciente não tenha essa possibilidade de retirada, não é possível receber um cabelo doado.
Essa impossibilidade acontece pois a implantação do cabelo de outra pessoa pode gerar rejeição pelo organismo, vindo a desencadear várias complicações.
Implante X Transplante: Qual a Diferença?
Apesar de serem tratados como sinônimos, as técnicas são diferentes, mesmo que ambas tenham como resultado final a implementação de novos fios no couro cabeludo.
- Implante Capilar: esse procedimento é feito através da introdução de cabelos artificiais nos folículos já existentes, preenchendo assim as falhas capilares.
- Transplante Capilar: nessa técnica o cabelo a ser implantado não é artificial, e sim natural. O cabelo natural é extraído do próprio paciente que irá passar pelo procedimento, geralmente das regiões não atingidas pela calvície e por falhas, e assim implementado em outros folículos capilares.
Dessa maneira, a principal diferença entre implante e transplante está no fio, sendo que o primeiro é artificial, e o segundo é um transplante de uma área para outra do couro cabeludo do próprio paciente.
Como o implante com fios artificiais é uma técnica que pode ter maior índice de rejeição pelo organismo, no Brasil a técnica não é utilizada, e por isso o uso de implante e transplante acabam se tornando sinônimos.
Fotos de Antes e Depois do Implante Capilar
Masculino
A falta de cabelo nos homens é um fator bem comum e essa ausência dos fios, muitas vezes originada de uma alopécia androgenética, pode ser revertida com um transplante e implante capilar.
Esse implante pode trazer resultados bem positivos, e para demonstrar trouxemos alguns antes e depois, inclusive de famosos que já adotaram o procedimento como uma maneira de reverter a calvície.







Feminino
As mulheres também podem sofrer com a calvície, e neste caso a questão estética é ainda mais forte, o que também permite que o implante capilar também seja uma técnica adotada no universo feminino.
E para demonstrar, trouxemos fotos e resultados de implantes feitos em mulheres.





Agora que você já sabe tudo sobre a técnica, é só fazer uma avaliação médica para ver se o procedimento é adequado para você.