Microblading / Fio a Fio 4D – O que é, Como Funciona & Outras Dúvidas!

Apreciar uma obra tão conhecida como Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci, nos causa certa estranheza por conta da ausência de sobrancelhas da jovem senhora. E só de olhar a obra de arte, já concluímos que as sobrancelhas funcionam como uma moldura do rosto, dando mais expressividade a face. E para quem não quer ficar como uma Mona Lisa, existem diversas técnicas, e uma delas é o microblanding.

o que é

Sobre o Microblading

O que é?

A técnica microblading ou sobrancelha fio a fio 4D, como também é chamada, é uma das opções de tratamento estético para preenchimento e desenho das sobrancelhas.

O procedimento consiste em desenhar os fios das sobrancelhas com um tebori, instrumento manual com pequenas lâminas que lembram um bisturi, e que através de pigmento vai fazendo o desenho dos fiozinhos com mais precisão para preencher a sobrancelha.

como é feito
As pontas do tebori são pequenas lâminas

O desenho fio a fio da sobrancelha é feito através de um visagismo prévio, que define o melhor formato para a sobrancelha de acordo com o formato do rosto, e assim o preenchimento segue essa orientação; dando um resultado bem natural.

Quanto Custa?

O preço da técnica de microblanding pode variar de região para região, e também de acordo com o profissional, mas em média o procedimento custa por volta de R$ 500.

Tudo bem que não é lá muito baratinho, mas pensando na praticidade de não ter de preencher as sobrancelhas na hora da make, vale o custo né?!

Quanto Tempo Demora Para Fazer?

O procedimento é uma técnica manual que envolve muita habilidade na hora de direcionar o tebori para desenhar os fiozinhos da sobrancelha, e para ter o preenchimento completo nas duas sobrancelhas, o profissional leva em torno de 1h e 30 min.

No entanto, esse é um tempo médio para fazer o procedimento, mas que pode variar de acordo com a área a ser preenchida.

Dói?

Para realizar o procedimento de preenchimento das sobrancelhas com pigmento é preciso perfurar a primeira camada da pele para inserir o pigmento, e essa etapa pode ser um pouco desconfortável e até sangrar um pouquinho.

No entanto, quem já realizou o procedimento diz ser uma dorzinha tolerante e que vale pelo resultado final.

E além de não ser uma dor de outro mundo, ainda dá para aliviar o desconforto usando um creme/ pomada anestésico, que deixa a região anestesiada e diminui bastante o desconforto no momento do preenchimento.

tebori sobrancelha

Quanto Tempo Dura?

A técnica de microblading é um procedimento semi-permanente, isso porque não é um preenchimento que sai rapidamente, mas também não funciona como uma tatuagem que é permanente.

No preenchimento das sobrancelhas com tebori, o pigmento entra na primeira camada pele e com o com o tempo vai ficando menos intenso e o preenchimento vai sumindo.

O tempo de duração do preenchimento semi-permanente é de 12 a 18 meses, mas isso depende do tipo de pele, cor da pigmentação e dos cuidados pós procedimento.

 

Existem Riscos?

Como em qualquer outro procedimento estético, existem riscos sim, mas o índice é bem baixo.

O risco existente na micropigmentação fio a fio 4D com tebori, está no momento de fazer o desenho dos fios, já que o procedimento é uma técnica indicada para perfurar apenas a camada mais superficial da pele, e no caso de perfurar outras camadas, pode haver o risco de inflamação e cicatrizes na região da sobrancelha.

Outro risco está na possibilidade de contaminação, por isso o procedimento deve ser realizado por profissional qualificados e que utilizam materiais descartáveis e devidamente higienizados, evitando contaminação de um cliente para outro.

No entanto, tais riscos são baixos e a escolha de um bom profissional e centro estético amenizam ainda mais essas possibilidades.

Quem Pode Fazer?

A técnica para pigmentação fio a fio das sobrancelhas pode ser feita por homens e mulheres, e apesar de ser um procedimento simples, existem contra-indicações:

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Diabéticos
  • Anticoagulantes
  • Pessoas com tendências a quelóides
  • Alérgicos ao pigmento

 

 

Quais os Pós-Cuidados?

Após realizar o procedimento de pigmentação através da técnica de microblading, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a durabilidade e o resultado perfeito da micropigmentação.

Entre os cuidados necessários após o procedimento, estão:

  • Evitar exposição ao sol durante 15 dias;
  • Não usar maquiagem na região das sobrancelhas nos 5 primeiros após a realização do procedimento;
  • Aplicar uma pomada, indicada pelo profissional, sobre as sobrancelhas para ajudar na cicatrização da área;
  • Durante a  primeira semana evitar o contato da área com água de rio, mar e piscina, de modo a prevenir qualquer infecção na área;
  • Evitar o uso de sabonetes e cremes ácidos na região para não remover o pigmento da pele;
  • Nos primeiros dias evitar o suor excessivo para não amenizar a cor do pigmento;
  • Após um ano fazer o retoque da pigmentação para renovar o desenho e a cor.

 

Além dos cuidados básicos listados acima, ainda é preciso seguir as orientações especificadas pelo profissional que realizou o procedimento.

Microblading x Micropigmentação

Apesar dos dois procedimentos terem como função o preenchimento das sobrancelhas através da aplicação de pigmentos com desenho fio a fio, microblading e micropimentação são técnicas diferentes.

diferença microblading e micropigmentação

  1. Microblading: a técnica é feita através de um aparelho manual, tebori, que não utiliza de eletricidade e que não dá impulsos no momento do desenho, deixando o resultado mais preciso e os fiozinhos desenhados mais fininhos.
  2. Micropigmentação fio a fio: no caso da micropigmentação fio a fio, a diferença está no uso do aparelho dermógrafo, que é um aparelho ligado na eletricidade e bastante usado para tatuagens. O dermógrafo tem uma ponta, a qual deposita pigmento sobre a pele e que pode dar pequenas trepidações, deixando o traço do fio menos preciso. O resultado, também é bom, mas menos delicado e preciso que a técnica de microblading.

Vantagens x Desvantagens

Como qualquer outro procedimento, há sempre os pontos positivos e negativos da técnica, e para que você possa pesar esses pontos e decidir ou não por realizar a técnica, elencamos os prós e contras:

 

Vantagens

Desvantagens

Naturalidade: o preenchimento bastante preciso dá resultado natural nas sobrancelhas.Preço: infelizmente a técnica, de origem japonesa, ainda não é uma das mais baratas e isso é um ponto negativo.
Correção de falhas: para quem tem pequenas falhas nas sobrancelhas, o preenchimento com tebori é ideal para disfarçar as falhas e deixar os fiozinhos com impressão mais volumosa.Semi-permanente: por durar por um tempo na pele, pode haver arrependimento do design no preenchimento ou até mesmo na cor do pigmento, e neste caso a remoção é mais difícil ou será preciso esperar pelo desbotamento do pigmento.
Facilidade no dia a dia: por ser uma técnica semi-permanente, dispensa a necessidade diária de preencher a sobrancelha na hora da maquiagem.
Tons de pigmento: com uma gama variada de cores de pigmento dá para encontrar uma nuance que fique natural junto a cor dos fios naturais e de seu tom de pele.

 

Como é Feito o Procedimento: Passo a Passo

Para quem está pensando em fazer o procedimento de microblading para preencher as sobrancelhas e deixar o formato mais definido, explicamos através de um passo a passo como é feito todo o procedimento, assim você estará preparada(o) para cada situação e poderá entender melhor sobre essa técnica de pigmentação das sobrancelhas.

passo a passo
O tebori deve ser manuseado com leveza
  • O primeiro passo para iniciar a técnica é definir o visagismo para as sobrancelhas, desenhando assim o formato que mais combina com o rosto e seguindo como orientação o formato natural;
  • Se a cor do pigmento ainda não foi decidida previamente, esse é o momento de definir o tom exato a ser usado no preenchimento;
  • Após realizar o visagismo, é aplicado um anestésico na área a ser pigmentada para aliviar qualquer possível desconforto;
  • Em seguida começa o processo de desenhar fio a fio nas sobrancelhas. Nessa etapa, o tebori ganha o pigmento e os fios são feitos através de pequenos cortinhos na camada superficial da pele, e assim vai introduzindo o pigmento na pele. Os fios são desenhados conforme orientação do visagismo feito previamente e seguindo a orientação natural de crescimento dos fios;
  • Para finalizar, é feita a limpeza da área e possíveis correções.

 

Fotos de Sobrancelhas Microblading: Antes e Depois

E para inspirar um pouco quem está pensando em realizar o procedimento de microblading, separamos fotos de antes e depois do preenchimento das sobrancelhas.

sobrancelha tebori antes e depois
O resultado ficou natural e na cor dos fios
tebori pele com rugas
O design foi feito em pele mais madura
sobrancelha clara
O final da sobrancelha era quase inexistente
antes e depois
A sobrancelha com fios mais ralinhos ficou melhor preenchida

antes e depois

antes e depois preenchimento sobrancelha
O resultado foi de fios finos e delicados

foto resultado

antes e depois design sobrancelha

sobrancelha escura
A sobrancelha ganhou desenho de fiozinhos para preenchê-la melhor

resultado preenchimento com tebori

visagismo sobrancelha
O visagismo definiu o novo preenchimento da sobrancelha

resultados

sobrancelha falhada
O antes era uma sobrancelha com muitas falhas
antes e depois sobrancelha idosa
A pigmentação combina com a cor da pele e do cabelo
sobrancelha fina
As partes mais fininhas da sobrancelha foram engrossadas

fotos de resultados sobrancelha grossa

sobrancelha japonesa

como engrossar sobrancelha
O preenchimento com tebori deu uma leve engrossada na sobrancelha

design sobrancelha

sobrancelha curta
O design definiu melhor a sobrancelha
sobrancelha falha
A sobrancelha bem rala ficou definida após o preenchimento

sobrancelha idosa

visagismo sobrancelha

correção sobrancelha
O preenchimento corrigiu o design errado
sobrancelha loira
A coloração levemente loira foi mantida na pigmentação
sobrancelha mulher oriental
A sobrancelha fina ganhou ideia de mais volume com a técnica

sobrancelha pele clara

sobrancelha preta
O início foi mantido mais suave
preenchimento sobrancelha pele negra
O novo design ganhou sobrancelha levemente arqueada

E para não ficar como a obra Mona Lisa ou insistindo no preenchimento diário com sombra ou lápis, fica a dica de mais uma opção de tratamento estético que facilita o dia a dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.