Você já ouviu falar em shampoozada? A técnica para cuidado com os cabelos tem se tornado uma tendência, e pode ser uma solução para cuidar dos seus fios.
Para entender o que é e como fazer shampoozada, é só seguir a leitura para aprender mais sobre esta técnica e ver resultados incríveis!
O que é shampoozada?
A técnica, também conhecida em inglês como “soap cap”, é um tratamento para remoção de pigmentos indesejados nos fios e funciona como uma espécie de descoloração suave que limpa os pigmentos superficiais.
A limpeza pode ser feita para reparar os fios, seja de um erro de coloração ou descoloração ou até mesmo como um preparatório para tirar um pigmento e inserir uma nova cor.
A técnica só funciona quando o pigmento encontra-se na superfície do fio, ou seja, na cutícula do cabelo.

Para quem é indicado shampoozada?
A shampoozada é um processo indicado para limpeza de cor dos fios, preparando o cabelo para receber novamente uma coloração, e como consequência colabora para que a nova cor dure por mais tempo.
A técnica também é indicada para loiras que podem estar sofrendo com cabelos esverdeados pelo cloro ou água do mar.
A indicação se estende ainda para quem está com o cabelo chumbado, acinzentado, sem brilho ou com excesso de pigmentação proveniente de produtos matizadores.

Shampoozada estraga o cabelo?
A técnica é um processo químico suave e que não danifica e nem resseca o cabelo quando feito com de acordo com as orientações corretas.
Para que o cabelo não sofra com o processo de remoção de pigmento, é interessante investir em um tratamento de reparação após o processo, e a reconstrução capilar pode ser uma proposta para cuidar dos fios pós shampoozada.
Em alguns casos o procedimento não é recomendado, e as restrições ficam para quem tem fios alisados não compatíveis com amônia ou quem está com os fios elásticos, muito danificados ou quebradiços.

Pode pintar o cabelo depois de fazer a shampoozada?
O procedimento pode sim ser feito antes de pintar o cabelo, e nesse caso, pode até contribuir para a preparação do cabelo, garantindo que a nova cor fixe melhor.
A recomendação, é de realizar os procedimentos em um salão, garantindo bons resultados e fios saudáveis.
Fotos de shampoozada antes e depois
A técnica para limpeza de pigmentos indesejados pode resultar em uma correção da cor do cabelo e abrir até 2 tons nos fios, dependendo do tempo de ação.
Para conferir resultados, trouxemos fotos de antes e depois da técnica.
1. Antes e depois da técnica em cabelo loiro

2. Resultado da técnica aplicada em cabelo castanho

3. Resultado da técnica para remoção de pigmentos de cabelo loiro

4. Antes e depois da técnica aplicada em cabelo preto

5. Resultado da técnica para clarear os fios

6. Antes e depois de clarear os fios com a técnica

7. Resultado da técnica em cabelo cacheado

8. Antes e depois da técnica em cabelo com pigmentação ruiva

Como fazer shampoozada? – Passo a passo
Para fazer shampoozada em casa, trouxemos um passo a passo fácil e dicas para realizar a técnica sem agredir os fios.
Ingredientes:
- 1 medida de pó descolorante
- 2 medidas de água oxigenada*
- 2 medidas de shampoo neutro ou comum**
* o volume da água oxigenada vai depender da situação dos. Para fios mais fragilizados como cabelo platinado ver recomendação é de água oxigenada de volume 10. Para cabelos saudáveis possível utilizar água oxigenada volume 20.
** O shampoo utilizado na técnica não deve ser antirresíduos, já que esse tipo de produto pode ter reações que danifiquem o seu cabelo

Como preparar e aplicar:
Adicione todos os ingredientes em um recipiente e misture bem.
Aplique a misturinha nos fios molhados e massageie o cabelo por cerca 15 a 30 minutos, considerando o tempo de acordo com os tons que deseja clarear.
Ao perceber que o cabelo já atingiu a cor desejada, enxágue os fios imediatamente.
Com as dicas sobre essa técnica para cuidados com o cabelo, você já pode fazer o procedimento e garantir os resultados para recuperar os fios.