Para quem acompanha o mundo fashion e adora seguir as tendências de moda, já deve ter notado que os looks com peças de crochê estão cada vez mais frequentes, e uma das opções são os coletes de crochê.
E se você está se rendendo ao estilo de investir em uma peça artesanal no look, ou quer aproveitar a oportunidade para colocar suas habilidades com crochê em prática e ainda ganhar uma renda extra, é só seguir as dicas do post, que mostra modelos, como usar e passo a passo de como fazer coletes de crochê.
Modelos de coletes de crochê
Com franja
Uma variação das blusas de crochê com franja, o colete aberto é uma ótima opção de terceira peça para compor e valorizar o look.
As franjas seguem uma tendência do estilo boho e podem ser combinadas com diferentes estilos de looks.
Entre os modelos de coletes de crochê com franja, vale apostar nas peças de tamanhos mais curtos ou até nos modelos longos. E como as franjas já são destaque da peça, a dica é escolher por pontos mais simples e sem desenhos.



Colorido
Se a aposta é investir em uma sobreposição com mais destaque, não tenha medo de usar e ousar com um colete colorido.
Há inúmeras maneiras de trazer esse ponto de cor para a peça, e entre as ideias vale:
- Usar cores em tons próximos, seguindo uma cartela de cores;
- Ousar com tons mais vibrantes para criar um colete alegre e colorido;
- Seguir predominante com uma cor sólida e investir em detalhes, como listras coloridas.


Comprido
Uma das variações entre os modelos de coletes de crochê é a versão longa. O modelo pode ir até a altura do tornozelo ou um pouco abaixo do quadril.
Esse tipo de comprimento pode ter diferentes pontos e detalhes, como o acréscimo ou não de franjas, ser de uma cor sólida ou colorido, entre outras opções que vão caracterizar a sobreposição.
E apesar de lindo, as mulheres mais baixinhas devem tomar cuidado com o comprimento midi (próximo do tornozelo), pois pode vir a achatar mais.



De grampo
Escolher um tipo de ponto de crochê também pode ser um fator determinante para definir o estilo da peça, e uma das possibilidades é o ponto grampo.
Esse tipo de ponto diferente, também utiliza de uma técnica diferente e isso faz com que a peça fuja dos pontos tradicionais do crochê, e siga um estilo de pontos mais soltos e com um toque do estilo boho, principalmente se a peça ainda conter detalhes de franjas.


Em quadrados (square)
Para quem ainda está iniciando com as agulhas de crochê e ainda não tem tanta habilidade, uma das opções é seguir o crochê square, que é formado por quadrados que são feitos separadamente e só depois são unidos.
É claro que esse tipo de ponto também é válido para quem já tem mais habilidade, afinal a composição dos coletes de crochê com quadrados fica um charme.
Para seguir esse estilo, vale unir os quadrados lado a lado, ou deixar espaços entre eles e uni-los através de ligações com o barbante.



Redondo
Se você já tem habilidade em fazer tapete de crochê redondo, esse estilo de colete é uma variação da peça e com certeza você vai tirar de letra.
A diferença maior é que nos coletes de crochê redondos há espaços que funcionam como as mangas para passar os braços.
O tamanho da peça pode ser variado, e assim o colete pode seguir desde o estilo curto, até a versão longa.



Tunisiano
A técnica e estilo de pontos usados é o que denomina o ponto Tunisiano, que também costuma ser chamado de ponto afegão.
A característica principal desse ponto é que a trama fica mais fechada, e isso permite criar modelos de coletes com pontos fechados. Apesar do ponto seguir um estilo, vale mesclar outros pontos ou fazer modelos e caimentos diferentes para deixar a sobreposição cheia de estilo.


Para o verão
Se a intenção é criar coletes de crochê para compor looks de verão, aposte em pontos mais abertos e soltos. Os modelos mais curtos e até com cores mais vibrantes também são ótimas apostas para os dias mais quentes.
Outra aposta perfeita de modelos para o verão são as peças sem mangas e com alcinhas, que valorizam até mesmo a composição com a regatinha básica.



Como usar colete de crochê? Ideias de looks
Com vestido/ saia
Se a ideia é apostar no visual com saia, uma das possibilidades e inspirações é este look. Aqui a composição apostou na base neutra, com saia e blusa preta, e o colete com crochê tunisiano pink foi o destaque da produção, já que tem cor vibrante e destaca-se diante do look preto.
Na hora de montar o look não há uma regra, e vale até mesmo mesclar crochê com crochê; como é o caso deste visual que tem colete de crochê com vestido de crochê. Para não perder o charme das duas peças, a ideia é usar modelos com pontos e cores diferentes.
Mais fotos





Com calça
O colete também pode ser usado com calça, e nesta proposta de look a ideia foi de seguir o estilo boho e usar a calça flare jeans como base do visual. A composição ainda foi feita com top de crochê e a sobreposição com o colete longo dá equilíbrio ao look e o deixa harmonioso.
Nesta proposta, a ideia foi de seguir uma tendência mais casual e para o dia a dia. A calça com barra dobrada foi usada com rasteirinha e blusa de alcinha simples. Para não cair no visual básico demais, a sobreposição com colete de crochê longo foi a aposta perfeita para trazer estilo ao look.
Mais fotos




Longo
Para quem está buscando inspirações de como usar coletes de crochê longo no dia a dia, essa inspiração é ideal. Aqui a peça longa foi a aposta para o visual do dia a dia, com short e regata branca básica. Para os pés, a aposta foi pela sandália rasteira que mantém o conforto do look.
Se você quer uma inspiração para o comprimento midi, esse look é ideal. Aqui o mix de estampas marca a composição de short floral com camisetinha listrada. E para arrematar o visual, ainda tem o colete de crochê de cor turquesa, que combina com o short e deixa o look fashion e alegre.
Mais fotos


Com short
Para quem busca inspirações de um look de verão com colete, essa composição já pode entrar na pasta de favoritos. Aqui a aposta foi pelo short jeans estilo destroyed com blusa floral, que equilibra o short mais despojado. Já a sobreposição com colete é ideal para quebrar uma composição que poderia ser básica.

Se a ideia é seguir um estilo com short, mas que tenha uma pegada mais arrumadinha inspire-se nesta produção. Ao invés de recorrer ao short jeans, substitua-o por um modelo de couro e com uma regatinha mais arrumada. A sobreposição com o colete de franjas adiciona uma terceira peça que valoriza o look.
Mais fotos


Como fazer passo a passo com receita e gráfico
Se você já se apaixonou por vários modelos de coletes de crochê, agora é hora de pegar as agulhas e seguir os gráficos para criar peças lindas!
Gostou dos modelos e looks com coletes de crochê? Agora é só seguir as dicas do post e investir nessa nova tendência da moda que garante muito mais estilo ao look.
Os comentários estão desativados.