Vestido de noiva de renda – 40 modelos delicados e charmosos!

O vestido de noiva de renda é um clássico que nunca sai de moda, podendo ganhar novas modelagens e estilos, mas uma opção de tecido delicado e que transmite elegância.

E na hora de escolher pelo tão sonhado vestido de noiva de renda, é preciso considerar não só o modelo, mas também o estilo da renda.

E você não precisa ser nenhuma “expert” no assunto, mas com a ajuda desse post você vai descobrir os tipos de renda para vestidos de noiva, além de ver modelos incríveis, o que vai te fazer tomar a decisão certa na hora de escolher o vestido para o grande dia.

 

Tipos de renda para vestido de noiva

Renda Renascença

vestido de noiva em renda renascença

Esse tipo de renda é originário da Europa, mais precisamente da Itália, mas chegou ao Brasil e atualmente é um tipo de renda muito produzido na região nordeste.

A renda renascença é exclusivamente feita à mão e tem como características traços marcados, desenhos mais geométricos e aparência fosca.

Esse tipo de renda é uma versão um pouco menos tradicional e um pouquinho mais pesada, e por isso é indicada para vestidos de casamentos que fogem do comum, trazendo uma renda artesanal e com muito estilo.

Renda Arabesco

vestido de noiva em renda arabesco
A renda arabesco foge dos desenhos mais tradicionais das rendas

Esse tipo de renda é como um bordado em tule que traz o desenho de arabescos ao invés dos tradicionais desenhos florais das rendas mais conhecidas.

A renda arabesco é uma opção incrível para vestidos com transparências e tules, realçando o bordado dá origem a essa renda.

Renda Francesa

A renda francesa é muito conhecida como opção para vestido de noiva de renda, e sua delicadeza não se restringe a um único tipo de renda, mas traz diversas variações que se enquadram na categoria de renda francesa.

Soutache

vestido de noiva de renda francesa soutache

A renda francesa do tipo soutache é um tipo de renda com desenhos em alto relevo e feitos a partir de fio de soutache sobre uma renda fininha e bastante delicada.

  Vestido de noiva BOHO – 60 modelos incríveis e onde comprar!

O fio de soutache bordado sobre a renda garante acabamento mais pesado ao visual da tecido, por isso é um tipo de renda indicada para vestidos mais estruturados, evitando o uso dessa renda em propostas mais fluídas e leves.

Guipure

vestido de noiva de renda francesa guipure
A renda guipure tem caimento mais pesado

A renda guipure (guipir), também conhecida por renda veneziana, é um tipo de renda mais rígida e encorpada, uma vez que é formada através de bordados sobre um tecido fininho e com espaçamento entre a formação da renda, o que é ideal para ser usada em aplicações ou como parte de transparência do vestido.

Esse tipo de renda é mais indicado a vestidos retos, uma vez que a renda mais rígida não é ideal para noivas que buscam por vestidos leves e fluídos.

Chantilly

vestido de noiva de renda francesa chantilly
A renda chantilly é leve e romântica

Uma das mais conhecidas entre os estilos de rendas francesas, a renda Chantilly é uma opção clássica e atemporal que costuma ser muito pedida entre as noivas.

Esse tipo de renda é feita de poliéster e traz desenhos de flores e galhos sobrepostos a uma telinha fina e plana, o que garante a delicadeza ao longo de todo o tecido.

A renda chantilly é uma opção que combina bastante com diferentes modelos de vestidos de noivas, que vão desde as modelagens ao estilo vestido princesa até aos modelos mais leves e fluídos.

A delicadeza dessa renda passa um ar mais romântico, e é perfeito para quem busca essa proposta para o vestido de noiva.

Alençon

vestido de noiva de renda francesa alençon

Uma das versões de renda francesa é a renda alençon, um tipo de renda feita sobre tela fininha e que mistura bordados com fios finos e grossos.

Esse mix de bordados cria uma padronagem com florais e traz bastante delicadeza e charme ao vestido de noiva.

A renda delicada é uma opção para diferentes estilos de vestidos, e combina com diferentes modelos.

Renda Italiana

vestido de noiva de renda italiana

A renda italiana é uma versão de renda nobre bordada em telinha fina, dando um ar romântico e mais leve ao tecido.

Esse tipo de renda costuma ser mais em conta que algumas versões de renda francesa, e é uma opção para ser usada em diferentes modelos de vestido de noiva.

Renda Richelieu

vestido de noiva de renda richelieu

A renda richelieu tem como característica ser uma renda mais rústica e dura, tendo um visual um pouco mais pesado.

  Vestido de noiva de crochê: 45 fotos, gráficos e como fazer!

Essas características da renda tornam o tecido perfeito para vestidos mais pesados e com menos fluidez, além de ser uma perfeita opção para ser usada como aplicação em vestidos de noiva.

Renda Point D’esprit / Ponto Suíço

vestido de noiva de renda ponto suíço
A renda forma as mangas fluídas do vestido

Esse tipo de renda é uma versão menos conhecida e tem ganhado mais visibilidade atualmente.

A renda de ponto suíço é uma versão bordada sobre um tecido leve e fluído que traz alguns pontinhos que parecem bolinhas bordadas sobre o tecido.

Esse tipo de renda combina bastante com detalhes de vestidos de noivas, podendo ser usada em opções de vestidos leves e fluídos, além de ser uma opção incrível para vestido de noiva boho.

Modelos de vestido de noiva de renda

Vestido de noiva de renda curto

vestido de noiva tubinho com manga longa

Como inspiração de um vestido de noiva curto e em renda, a proposta aqui traz um modelo clássico e lindo para ser usado em cerimônias simples ou como uma proposta de vestido de noiva para casamento no civil.

O modelo clássico é um vestido tubinho com mangas longas, e todo em renda floral, que fica em destaque nos braços, uma vez que essa região do vestido não tem forro.

 

vestido de noiva curto para casamento no civil
O vestido curto e fluído tem renda apenas no busto e nas mangas
noiva plus size com vestido de renda curto
O vestido plus size é todo em renda e tem saia rodada

Vestido de noiva de renda longo

vestido de noiva longo em renda guipir

Para quem busca versões de vestido de noiva longo com fluidez e leveza, uma inspiração incrível é este modelo do Ateliê Bossa Nova.

O vestido Ametista é uma combinação de duas rendas – guipure e francesa.

A renda guipure que tem aspecto mais rústico foi aplicada na parte do corpete e levemente sobreposta com tule drapeado, que garante mais leveza ao vestido.

Já a renda francesa aparece na saia fluída e combina com a proposta de uma saia mais leve, que também traz tiras de tule, mantendo o equilíbrio perfeito entre todo o vestido.

 

vestido de noiva tomara que caia
O vestido tomara que caia tem saia saia rodada
vestido de noiva com cauda em renda guipure
O vestido traz detalhes em renda guipir com estilo boho

Vestido de noiva de renda estilo princesa

vestido de noiva princesa de renda com saia em tule

Entre os estilos de vestidos princesa para noivas, a versão aqui traz o modelo Safira do Ateliê Bossa Nova.

O vestido princesa é uma versão com corpete em renda bordada com vidrilhos, miçangas e paetês, destacando ainda mais a renda.

O modelo ainda traz o charme das mangas longas e o decote nas costas.

Para seguir o estilo princesa, o vestido traz saia rodada com camadas de tule, que passam o estilo mais cheio ao vestido, mas com bastante delicadeza.

  Vestido de noiva ombro a ombro – 51 modelos para ARRASAR!

 

vestido de noiva princesa com saia rodada e renda
O vestido princesa tem mangas longas
noiva com vestido princesa e véu
O vestido princesa tem corpete em renda e aplicações de renda sobre a saia rodada

Vestido com renda nos braços

vestido de noiva com manga de renda

Há inúmeras possibilidades de usar renda no vestido de noiva, e uma proposta bastante frequente é usar a renda sem forro nessa região, destacando o trabalho delicado da renda sobre a pele.

Como inspiração para um vestido com renda nos braços, esta opção traz um vestido de saia rodada de tule, com corpete de forro branco e renda sobreposta, além das mangas 3/4 em renda fina e delicada.

A renda nas mangas fica diretamente sobre a pele e destaca o visual delicado e romântico do tecido.

 

vestido de noiv com decote coração e manga de renda
As mangas de renda são curtas e delicadas
vestido de noiva em renda e com mangas curtas
O vestido tem mangas curtas de renda

Vestido estilo sereia com renda

vestido de noiva sereia em renda

A renda é um tipo de tecido que pode ser usado em diferentes estilos de vestidos para noivas, e uma das modelagens que fica linda com a renda é o vestido de noiva sereia.

A modelagem é um mix entre o estilo mais sensual e ajustado ao corpo com a delicadeza e romantismo da renda, o que traz o equilíbrio perfeito ao vestido de noiva.

Como inspiração de um modelo de vestido sereia, esta versão de vestido de noiva de renda traz o tecido delicado em toda a peça e o forro branco e estruturado como fundo.

O modelo ainda traz mangas longas em renda e sem forro, destacando a delicadeza do tecido.

vestido de noiva sereia com mangas longas
O vestido de noiva sereia tem renda delicada
vestido de noiva plus size sereia
O vestido plus size tem forro off-white e renda branca

Vestido de renda com manga longa

vestido boho de renda francesa com mangas longas

Entre as opções para o sonhado vestido de noiva de renda com manga longa, uma das versões é o modelo Larimar, do Ateliê Bossa Nova.

O vestido é um mix entre o estilo retrô e boho, e traz decote profundo no corpete de renda francesa e mangas longas ao estilo ciganinha, com visual leve e fluído.

O vestido ainda traz um mix entre a renda francesa e o tule, que aparece na saia dando um visual leve ao vestido, o que torna a opção perfeita para casamento na praia ou no campo.

 

26 vestido de noiva em renda com decote nas costas
O vestido do Ateliê Bossa Nova é em renda delicada e com cauda curta
vestido de noiva com manga longa em renda francesa
O vestido Turmalina tem mangas em renda francesa

Vestido de renda simples

vestido de noiva simples com renda

Para quem procura por inspirações de vestido de noiva simples e em renda, uma das possibilidades para o grande dia é este modelo com saia fluída e corpete em renda.

O vestido de noiva simples tem corpete de renda com mangas curtas e saia em tecido leve e fluído, que passa ideia de movimento a saia e um estilo bastante delicado.

 

vestido de noiva simples com manga de renda
O vestido simples tem renda no corpete nas mangas
vestido de noiva simples com gola alta
O vestido off-white tem gola alta em renda

E aí, você tem sua versão preferida de renda? Conta, aqui nos comentários, qual o seu modelo dos sonhos e qual dessas opções usaria no grande dia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *