Algumas palavras são recorrentes do mundo da moda, e podem ter um significado mais amplo do que utilizados comumente pelo público, e um exemplo disso são as referências ao termo “grifes”.
Apesar de ser bastante comum o uso, você sabe o real significado de grifes? Se você acha que conhece o termo, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, no post trouxemos todas as informações que você precisa para usar o termo com mais precisão, além de dicas de grifes mundialmente famosas.
O que são grifes?
As grifes levam o nome do seu principal estilista ou criador e são caracterizadas por serem peças de alta costura e com um número limitado, sendo opções mais exclusivas
Em geral as grifes podem atuar em 2 áreas – alta costura e Prêt-à-Porter.
- Alta costura: Nesse caso as peças são feitas sob medida e são exclusivas, e para ter o selo de alta costura é preciso seguir vários critérios da federação francesa.
- Prêt-à-Porter: O termo de origem francesa é o mesmo que “Ready to wear”, do inglês, que significa “pronto para vestir”, que são peças desenvolvidas por grifes e vendidas já prontas, ao contrário das versões em alta costura, que são feitas sob medida.
É bastante comum ver grifes atuando nas duas áreas, como é o caso da Dior, que faz produções super exclusivas de alta costura e é considerado uma marca de luxo, mas que também tem a venda Prêt-à-Porter, com artigos de perfumaria.
Grifes X Marcas – Qual a diferença?
É bastante comum os termos grifes e marcas serem usados como sinônimos, no entanto, as referências possuem definições diferentes.
O termo grife é de referência francesa da palavra graphie, que significa grafia, ou seja, a representação escrita de uma palavra, e nesse caso mais propriamente, a representação do nome do estilista ou criador da produção com peças exclusivas e de luxo, consideradas de alta costura.
Já o termo marca difere-se de grife pois é usado para denominar uma empresa com produção em escala maior, e não necessariamente com o nome do seu principal estilista.
Nomes de grifes mais famosas do mundo
Se você adora acompanhar o mundo da moda e ver as exclusividades da alta costura e produtos de luxo, reunimos algumas das principais grifes que são referências mundiais.
Burberry
A Burberry é uma grife de luxo originária da Grã Bretanha, que foi fundada em 1856 por Thomas Burberry.
Atualmente conhecida por sua estampa xadrez, a Burberry ganhou destaque a partir de um trench coat usado no filme “Bonequinha de Luxo”, que apareceu na cena de beijo entre Audrey Hepburn e George Peppard. E não é à toa que os trench coats da grife continuam sendo referências no mundo da moda.

Cartier
Referência entre as marcas luxuosas de joias e relógios, a Cartier é uma das joalherias mais antigas do mundo e foi criada em 1847 em Paris por seu fundador do Louis-François Cartier.
As joias da Cartier aparecem como acessórios da realeza europeia, e trazem peças lindas como joias e relógios feitos em ouro, platina, diamante e titânio, e de maneira bastante artesanal.

Chanel
Até mesmo os menos sintonizados em grifes e no mundo da moda já ouviram falar da Chanel, fundada em 1910 por Gabrielle Chanel, conhecida como Coco Chanel.
A grife revolucionou a história da moda quando Coco Chanel passou a produzir saias mais confortáveis e livrando as mulheres do desconforto dos espartilhos.
A fundadora Coco Chanel passou a ser conhecida pela perfeição das roupas e por peças clássicas que desenvolveu, como o vestido chemisier, sapatilha bicolor e um item bem mais acessível caso não seja possível investir uma clássica bolsa Chanel, que é o perfume Chanel n° 5, uma das fragrâncias mais vendidas do mundo.


Dior
A grife francesa foi desenvolvida pelo estilista Christian Dior em 1947 e conquistou clientes famosas como a princesa Grace Kelly, que se tornou referência ao usar os itens da Dior.
A Dior é conhecida por seus itens exclusivos e de luxo, além das vendas pret prêt-à-porter através de suas fragrâncias.


Gucci
De origem italiana e fundada em 1921 por Guccio Gucci, a Gucci se tornou referência na produção de malas, baús, luvas, sapatos e cintos.
Atualmente é bastante conhecida por suas bolsas e cintos, mas também oferece ampla gama de produtos e roupas exclusivas.


Jimmy Choo
Nascido na Malásia, Jimmy Choo mudou-se para a Inglaterra e passou a criar sapatos que ganharam fama no mundo das celebridades.
Os calçados exclusivos e feitos sob medida são referências da grife que leva o nome de seu criador, e traz modelos que já passaram por muitos tapetes vermelhos.

Hermès
Fundada em 1837, a grife francesa foi desenvolvida por Thierry Hermès, e que começou desenvolvendo artigos e arreios para cavalos.
Com o passar dos anos a criação passou a se estender ao mundo da moda com artigos de luxo e em 1923 a Hermès se destacou por lançar uma bolsa com zíperes, novidade na época.
Atualmente, a marca é referência no mundo das bolsas, e traz modelos únicos e lindos!

Lanvin
Criada em 1890 em Paris por Jeanne Lanvin, a grife se tornou conhecida pelos vestidos de alta costura e suas criações em tons de azul, que ficou conhecido como azul Lanvin.
O acabamento impecável foi um dos detalhes que transformou a marca e a tornou referência até os dias atuais no mundo da moda.

Louis Vuitton
De origem francesa, a Louis Vuitton foi fundada em 1854 na cidade de Paris pelo estilista de mesmo nome, Louis Vuitton.
Inicialmente, as peças se limitavam a baús e malotes de couros, que se diferenciavam pela qualidade.
Somente no ano de 1930, a grife passou a fabricar bolsas, que ficaram famosas mundialmente e trazem estampas clássicas como logo da grife e a estampa quadriculada.

Prada
De origem italiana, a Prada foi fundada em 1913 pelos irmãos Mario e Martino Prada, que comercializavam malotes de baús.
A famosas bolsas que são referências da grife, ganharam destaque na década de 1980 com as celebridades exibindo peças exclusivas da Prada.

Rolex
A marca suíça e referência no mundo dos relógios, se tornou conhecida por fabricar modelos atemporais e de extrema qualidade, muitas vezes comparados as joias.
A Rolex foi a primeira a oferecer relógios de pulso, e posteriormente também lançou os primeiros modelos de relógio de pulso à prova d’água, tornando-se referência nesse mundo.


Yves Saint Laurent
A Yves Saint Laurent é uma grife francesa de roupas e acessórios que foi iniciada em 1962 por seu fundador Yves Saint Laurent, que saiu da Dior e fundou a sua própria grife.
Atualmente, a Yves Saint Laurent apresenta uma série de produtos, que vão do mundo da moda, até acessórios e maquiagens.

Você sabia o real significado desse termo ou costumava confundi-lo com o significado de marca? Agora você já sabe como usar o termo da maneira correta, além de ter uma lista das referências do mundo da moda.