Tudo Sobre【GRIFES】– O que é + 12 Grifes Mais Famosas!

Algumas palavras são recorrentes do mundo da moda, e podem ter um significado mais amplo do que utilizados comumente pelo público, e um exemplo disso são as referências ao termo “grifes”.

Apesar de ser bastante comum o uso, você sabe o real significado de grifes? Se você acha que conhece o termo, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, no post trouxemos todas as informações que você precisa para usar o termo com mais precisão, além de dicas de grifes mundialmente famosas.

o que e grife

O que são grifes?

As grifes levam o nome do seu principal estilista ou criador e são caracterizadas por serem peças de alta costura e com um número limitado, sendo opções mais exclusivas

grifes

Em geral as grifes podem atuar em 2 áreas – alta costura e Prêt-à-Porter.

  • Alta costura: Nesse caso as peças são feitas sob medida e são exclusivas, e para ter o selo de alta costura é preciso seguir vários critérios da federação francesa.
  • Prêt-à-Porter: O termo de origem francesa é o mesmo que “Ready to wear”, do inglês, que significa “pronto para vestir”, que são peças desenvolvidas por grifes e vendidas já prontas, ao contrário das versões em alta costura, que são feitas sob medida.

É bastante comum ver grifes atuando nas duas áreas, como é o caso da Dior, que faz produções super exclusivas de alta costura e é considerado uma marca de luxo, mas que também tem a venda Prêt-à-Porter, com artigos de perfumaria.

Grifes X Marcas – Qual a diferença?

É bastante comum os termos grifes e marcas serem usados como sinônimos, no entanto, as referências possuem definições diferentes.

O termo grife é de referência francesa da palavra graphie, que significa grafia, ou seja, a representação escrita de uma palavra, e nesse caso mais propriamente, a representação do nome do estilista ou criador da produção com peças exclusivas e de luxo, consideradas de alta costura.

Já o termo marca difere-se de grife pois é usado para denominar uma empresa com produção em escala maior, e não necessariamente com o nome do seu principal estilista.

Nomes de grifes mais famosas do mundo

Se você adora acompanhar o mundo da moda e ver as exclusividades da alta costura e produtos de luxo, reunimos algumas das principais grifes que são referências mundiais.

Burberry

A Burberry é uma grife de luxo originária da Grã Bretanha, que foi fundada em 1856 por Thomas Burberry.

Atualmente conhecida por sua estampa xadrez, a Burberry ganhou destaque a partir de um trench coat usado no filme “Bonequinha de Luxo”, que apareceu na cena de beijo entre Audrey Hepburn e George Peppard. E não é à toa que os trench coats da grife continuam sendo referências no mundo da moda.

grife burberry
O trench coat que apareceu no filme fez a Burberry se destacar no mundo da moda

grife famosa de casacos

Cartier

Referência entre as marcas luxuosas de joias e relógios, a Cartier é uma das joalherias mais antigas do mundo e foi criada em 1847 em Paris por seu fundador do Louis-François Cartier.

As joias da Cartier aparecem como acessórios da realeza europeia, e trazem peças lindas como joias e relógios feitos em ouro, platina, diamante e titânio, e de maneira bastante artesanal.

braceletes da Cartier
As joias da Cartier são referências mundiais

grife de joias

Chanel

Até mesmo os menos sintonizados em grifes e no mundo da moda já ouviram falar da Chanel, fundada em 1910 por Gabrielle Chanel, conhecida como Coco Chanel.

A grife revolucionou a história da moda quando Coco Chanel passou a produzir saias mais confortáveis e livrando as mulheres do desconforto dos espartilhos.

A fundadora Coco Chanel passou a ser conhecida pela perfeição das roupas e por peças clássicas que desenvolveu, como o vestido chemisier, sapatilha bicolor e um item bem mais acessível caso não seja possível investir uma clássica bolsa Chanel, que é o perfume Chanel n° 5, uma das fragrâncias mais vendidas do mundo.

bolsa chanel preta
A bolsa Chanel é um dos itens clássicos do mundo da moda
perfume de grife famosa
O perfume Chanel n°5 é uma das fragrâncias mais conhecidas no mundo

loja chanel com manequins

Dior

A grife francesa foi desenvolvida pelo estilista Christian Dior em 1947 e conquistou clientes famosas como a princesa Grace Kelly, que se tornou referência ao usar os itens da Dior.

A Dior é conhecida por seus itens exclusivos e de luxo, além das vendas pret prêt-à-porter através de suas fragrâncias.

look grife dior
A Dior tem desfiles exclusivos com peças de alta costura

fachada moderna loja Dior

perfume da grife Dior
Os perfumes da Dior são conhecidos mundialmente

Gucci

De origem italiana e fundada em 1921 por Guccio Gucci, a Gucci se tornou referência na produção de malas, baús, luvas, sapatos e cintos.

Atualmente é bastante conhecida por suas bolsas e cintos, mas também oferece ampla gama de produtos e roupas exclusivas.

tenis dourado da Gucci
Os sapatos da Gucci são referências no mundo da moda
cinto da Gucci
O cinto da grife transforma qualquer produção

bolsa preta de Gucci

Jimmy Choo

Nascido na Malásia, Jimmy Choo mudou-se para a Inglaterra e passou a criar sapatos que ganharam fama no mundo das celebridades.

Os calçados exclusivos e feitos sob medida são referências da grife que leva o nome de seu criador, e traz modelos que já passaram por muitos tapetes vermelhos.

grife de sapato
Os sapatos de luxo são referência da grife

sapatos Jimmy Choo

Hermès

Fundada em 1837, a grife francesa foi desenvolvida por Thierry Hermès, e que começou desenvolvendo artigos e arreios para cavalos.

Com o passar dos anos a criação passou a se estender ao mundo da moda com artigos de luxo e em 1923 a Hermès se destacou por lançar uma bolsa com zíperes, novidade na época.

Atualmente, a marca é referência no mundo das bolsas, e traz modelos únicos e lindos!

bolsa laranja Hermes
As bolsas Hermès são conhecidas entre famosas e celebridades

bolsa preta Hermes

Lanvin

Criada em 1890 em Paris por Jeanne Lanvin, a grife se tornou conhecida pelos vestidos de alta costura e suas criações em tons de azul, que ficou conhecido como azul Lanvin.

O acabamento impecável foi um dos detalhes que transformou a marca e a tornou referência até os dias atuais no mundo da moda.

vestido preto de luxo
As roupas de luxo são características da Lanvin

grife Lanvin

Louis Vuitton

De origem francesa, a Louis Vuitton foi fundada em 1854 na cidade de Paris pelo estilista de mesmo nome, Louis Vuitton.

Inicialmente, as peças se limitavam a baús e malotes de couros, que se diferenciavam pela qualidade.

Somente no ano de 1930, a grife passou a fabricar bolsas, que ficaram famosas mundialmente e trazem estampas clássicas como logo da grife e a estampa quadriculada.

bolsas Louis Vuitton
As estampas clássicas são características da Louis Vuitton

grife Louis Vuitton

Prada

De origem italiana, a Prada foi fundada em 1913 pelos irmãos Mario e Martino Prada, que comercializavam malotes de baús.

A famosas bolsas que são referências da grife, ganharam destaque na década de 1980 com as celebridades exibindo peças exclusivas da Prada.

bolsa colorida Prada
As bolsas da Prada são famosas por serem peças de luxo

grife Prada

Rolex

A marca suíça e referência no mundo dos relógios, se tornou conhecida por fabricar modelos atemporais e de extrema qualidade, muitas vezes comparados as joias.

A Rolex foi a primeira a oferecer relógios de pulso, e posteriormente também lançou os primeiros modelos de relógio de pulso à prova d’água, tornando-se referência nesse mundo.

relogios de luxo Rolex
Os relógios da Rolex são clássicos e de luxo
grife de relogios
A Rolex é referência no mundo dos relógios

Yves Saint Laurent

A Yves Saint Laurent é uma grife francesa de roupas e acessórios que foi iniciada em 1962 por seu fundador Yves Saint Laurent, que saiu da Dior e fundou a sua própria grife.

Atualmente, a Yves Saint Laurent apresenta uma série de produtos, que vão do mundo da moda, até acessórios e maquiagens.

sapato de luxo Yves Saint Laurent
O salto com o logo da grife é destaque entre os calçados de luxo

grife Yves Saint Laurent maquiagens Yves Saint Laurent

 

Você sabia o real significado desse termo ou costumava confundi-lo com o significado de marca? Agora você já sabe como usar o termo da maneira correta, além de ter uma lista das referências do mundo da moda.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *