Estilo Alternativo – Como aderir? + Looks femininos e masculinos!

O que é estilo alternativo? Muito se ouve falar nesse conceito, mas poucos sabem defini-lo. Para algumas pessoas, é um verdadeiro estilo de vida e a moda é apenas reflexo disso.

Alternativo vai muito além de ser diferente e ousado. Por isso, é importante entender melhor do que se trata, como surgiu, como aderir, entre outras informações relevantes. Para saber tudo, acompanhe nosso post completo com dicas + fotos impressionantes.

estilo alternativo feminino 1

Tendências de moda sempre encantam muitas pessoas. Quando uma peça é lançada ou renovada, logo vemos diversos indivíduos usando.

É fácil perceber quando algo está em alta e virou trend. E o papel da moda é justamente esse, criar padrões e popularizar, por isso muita coisa acaba virando febre.

Entretanto, há quem não ligue para nada disso. Além do mais, segue conceitos bem particulares ou relacionados com um pequeno grupo ou tribo. Essa é uma boa introdução para definir o que é estilo alternativo. 

O que é o estilo alternativo?

Para começar, vamos destacar o significado de alternativo. De acordo com o dicionário, é “algo que substitui o sistema cultural, técnico ou científico estabelecido”. Também é “uma opção fora das instituições, costumes, valores e ideias convencionais”.

Sendo assim, podemos definir alternativo como algo fora do padrão, além do que é imposto. Essa é a principal crença dos adeptos desse segmento, que se distribuem em tribos.

Tudo que remete ao alternativo é diferente do que conhecemos e isso se estende a todo o estilo de vida. A moda, claro, está inserida nesse contexto. Alguns exemplos interessantes são o movimento hippie, a cultura hipster, o minimalismo e diferentes modelos de contracultura.

ideias de estilo alternativo feminino 1

Quando pensamos em moda, destacamos algo que não é tendência e tampouco está em alta. O objetivo é justamente se impor a isso, livre de qualquer regra estabelecida. Ou seja: você cria suas tendências, combinações e segue seu padrão.

Especialistas relatam que esse pensamento começou com o advento do movimento hippie, em meados da década de 1970. Depois, ganhou forte influência do rock, heavy metal, punk e outras vertentes. A ligação de música com moda foi preponderante para o surgimento desses grupos, considerados alternativos por muitas pessoas.

Quem é realmente seguidor desses e de outros conceitos não tem vergonha em destacar seu estilo em diversas ocasiões. É claro que é preciso ter coerência dependendo do ambiente, mas sempre dá para ficar mais descolado e diferente das outras pessoas.

Atualmente, outros grupos ficaram evidentes por um estilo alternativo (sobretudo em relação à moda): emos, góticos, adeptos do swag, entre outros.

estilo alternativo masculino 1

Como aderir ao estilo? #dicas

Aderir ao estilo alternativo vai além de ser “do contra”. Não basta querer apenas ser diferente das outras pessoas, fazendo combinações desarmônicas e mudando seu visual do nada.

Primeiramente, você deve considerar sempre sua personalidade para não soar forçado – ou como dizem, poser. Essa é uma gíria muito utilizada em diversos grupos. Remete a algo falso ou alguém que finge ser algo que não é.

A autenticidade é um ponto forte do estilo alternativo e você precisa realmente se simpatizar e entender tal conceito que deseja seguir. Ou seja: não faz sentido você começar a usar roupas pretas e pagar de headbanger se não entende nada de metal e suas vertentes.

Entender esse contexto é importante e influencia na moda alternativa, assim como o modo de agir e todo o comportamento em si.

como aderir ao estilo alternativo feminino

De modo geral, um bom começo é se libertar dos padrões. Esqueça os trends e foque em algo diferente, seja simples ou incrementado, mas que valorize seu visual.

Outros conceitos bacanas são o reaproveitamento e customização de peças, combinações arrojadas, complemento de várias cores, acessórios despojados, etc.

Fotos de roupas e looks com estilo alternativo

Muitos estilos que até então eram considerados alternativos acabam ganhando popularidade, em grande parte graças a celebridades que começam a segui-lo e inspiram seus fãs.

Conforme salientamos, nesse contexto é comum a relação de música com moda, por isso sempre surgem algumas figuras arrojadas que vão além daquelas que conhecemos.

Muitas pessoas acreditam que a cantora Lady Gaga é um grande exemplo de estilo alternativo. No quesito moda, ela realmente se destacou com muitos looks extravagantes e fora do padrão – quem não se lembra do vestido de carne?

Além dela, há outros exemplos clássicos, como as bandas de glam comuns nos anos 1980, os punks do Ramones, os góticos, entre outros.

É nesse contexto que você deve se inspirar para seguir um estilo alternativo. Pense também nas duas palavras-chave: autenticidade e coerência. A harmonia no visual é importante, caso contrário, você vai chamar atenção de forma negativa em vez de inspirar as pessoas.

estilo alternativo 1

Para saber mais sobre o conceito, veja fotos com ideias para moças e rapazes.

  Estilo alternativo feminino

O estilo alternativo feminino renova o visual de muitas mulheres. Algumas composições são surpreendentes e vão além do convencional.

A combinação de peças com cores diferentes é um bom exemplo. Saias, sobreposições e blusas são boas ideias, assim como botas de variados estilos.

como seguir estilo alternativo estilo alternativo com saia estilo alternativo com vestido

As calças quadriculadas e com diferentes texturas são boas opções para destacar o visual alternativo, junto a sobreposições, croppeds estampados e blusas com corte descolado.

estilo alternativo como montar estilo alternativo diferente estilo alternativo feminino estilo alternativo ideias

Vestidos e camisetas grandes são boas propostas para combinar com botas, casacos e acessórios. Perceba que os looks são bem coerentes, porém bem diferentes do que estamos acostumados a ver por aí.

estilo alternativo looks e ideias estilo alternativo looks

A cor preta é preponderante em muitos looks alternativos femininos. Trata-se de um coringa perfeito para harmonizar com outros tons, como vermelho, cinza, branco, etc.

estilo alternativo moderno estilo alternativo para inverno estilo alternativo para mulheres

O uso de acessórios também é popular no estilo alternativo feminino. Versões customizadas e fora do padrão são perfeitas para deixar o visual ainda mais descolado.

estilo alternativo ideia de estilo alternativo ideias de estilo alternativo feminino looks estilo alternativo

As adeptas desse estilo original e fora dos padrões não têm medo de fazer combinações e evitar ao máximo as tendências de moda. Nesse caso, elas delimitam o que é ser fashion.

o que é estilo alternativo

Além das roupas, uma cor /corte de cabelo e uma maquiagem diferente são essenciais para ir além dos padrões estabelecidos.

o que é um estilo alternativo o que usar em um estilo alternativo

Estilo alternativo masculino

O estilo alternativo masculino é bem fácil de ser identificado. Em geral, muitos rapazes preferem apostar sempre no clássico, em peças atemporais fáceis de usar e combinar – como o jeans básico, tênis, camisas e camisetas monocromáticas.

Sendo assim, tudo que é diferente desse padrão acaba deixando o visual mais descolado e logo é taxado de alternativo. Os looks do cantor Justin Bieber são bons exemplos dessa máxima.

O artista sempre é fotografado usando peças desconexas, com variadas combinações de cores, muitos acessórios, entre outros conceitos. Uma coisa é certa: o estilo dele é bem ousado e diferente do que estamos acostumados.

estilo alternativo JB

Por outro lado, há o estilo alternativo ligado a tribos como rockers e headbangers, com destaque para um visual preto, com muitos acessórios e composições bem montadas. Há quem siga esse conceito em diversas ocasiões, seja com algo mais discreto ou totalmente ousado.

como montar estilo alternativo estilo alternativo rock estilo alternativo moderno 1

O uso de cores vibrantes e peças estampadas é preponderante em muitos looks alternativos, que podem combinar uma série de opções distintas. E mesmo assim, é possível evitar o excesso e deixar o visual bem equilibrado.

estilo alternativo acessorios looks estilo alternativo 1 ideias de estilo alternativo 1 como seguir estilo alternativo 1

Viu só como é possível ir além do padrão e manter a coerência na composição?

como montar um estilo alternativo

Muitos adeptos de estilos como o swag e o streetwear também são taxados de alternativos. De fato, muitas composições se destacam pelo conceito, além de serem bem arrojadas.

como seguir um estilo alternativo estilo alternativo casual estilo alternativo como usar estilo alternativo ideias 1 estilo alternativo preto

Aderir ao estilo alternativo não significa mudar todo o seu visual “do nada” e de uma vez. Vale começar fazendo testes e adaptar as peças a sua personalidade. Assim, você passa uma boa impressão e surpreende pelos looks descolados.

look com estilo alternativo masculino ideias de estilo alternativo masculino estilo alternativo para inverno 1

Independente do estilo, o conforto é essencial. Você deve se sentir bem usando qualquer peça, isso melhora a autoestima e influencia em todo o seu comportamento.

estilo alternativo masculino estilo alternativo 2020


De fato, o estilo alternativo é algo realmente surpreendente. Neste conteúdo, tentamos explicar de modo geral todo o seu significado.

Para buscar mais referências, visite sites como o Tumblr e o Pinterest. Se tiver dúvidas, deixe um comentário.

Esperamos que tenha gostado do post. Compartilhe! Boa sorte e até mais. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *