Estilo Clássico – O que é, Como Aderir & 32 Looks Elegantes!

A moda é uma das melhores formas de expressão. Afinal, através das roupas é possível transmitir para as outras pessoas o que está dentro de você. Por esse motivo, existem vários estilos que podem te inspirar. Não necessariamente é preciso seguir tudo à risca. Mas é bacana ver referências, até mesmo para que você conheça as inúmeras possibilidades que existem e descubra do que realmente gosta. Pensado nisso, hoje vamos apresentar o estilo clássico, te mostrar algumas das celebridades que são adeptas e como você pode começar a apostar nele.

O que é Estilo Clássico?

O estilo clássico é um dos mais conhecidos, afinal, ele é o mais tradicional que existe. Justamente por esse motivo, você certamente já viu muitas pessoas com roupas desse tipo. As principais características dele são a formalidade e o conservadorismo, pontos que fazem com que ele seja atemporal e não mude com novas tendências. Sabendo disso, você já pode até imaginar algumas das famosas que são adeptas desse estilo. As principais, é claro, são a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e Meghan Markle.

Montagem com fotos de Kate Migletton

Kate Middleton e Meghan Markle são adeptas do estilo clássico, mas também montam looks com itens mais casuais, como tênis.

Montagem com fotos de Meghan Markle

Devido a diferença de posições dentro da família real, é claro que Kate Middleton acaba usando composições um pouco mais sóbrias do que Meghan, ainda mais agora que ela abandonou o título junto com Harry. Mas, de qualquer forma, ambas são ótimos exemplos de como apostar no estilo clássico.

Dicas de Como Aderir ao Estilo

Agora que você já viu duas das maiores adeptas do estilo clássico, chegou o momento que todas esperavam: aprender a usá-lo. Para começar, precisamos citar algumas peças indispensáveis para quem quer começar a apostar nesse estilo. Dentre as roupas que você precisa ter, as principais são: camisa branca, saia lápis, blazer e itens de alfaiataria.

Montagem com fotos de Amal Clooney
Amal Alamuddin Clooney também é uma grande inspiração para quem quer apostar no estilo clássico.

Look clássico com terninho cinza

Outra característica importante desse estilo é o caimento. Quem opta por usá-lo sabe a importância de peças com cortes perfeitos, que se encaixam muito bem no corpo. Com relação a modelagem, você sempre pode apostar nos cortes retos para não ter erro. Mas, existem outras opções que você também pode incluir, como o evasê, plissado e, é claro, a cintura alta.

Terninho com shorts

O conjuntinho com short é uma opção mais leve para quem quer continuar seguindo a linha clássica em ocasiões menos formais.

Composição clássica com saia xadrez

Como você já pôde notar nas referências mostradas, as cores mais usadas no estilo clássico são as neutras. Mas, isso não impede que peças com tons mais fortes sejam usadas. Nesse caso, dê preferencia para aquelas sólidas, com apenas um tom. Já, com relação as estampas, as queridinhas são o pied-de-poule, o xadrez e as listras.

Vestido nude

Finalmente, algo que você certamente vai notar conforme for experimentando peças clássicas é a qualidade dos tecidos e suas texturas. Como nós citamos anteriormente, as peças de alfaiataria são muito utilizadas. Mas, você também pode incluir itens como cetim, renda e seda nos seus looks.

Fotos de Looks com Estilo Clássico

Agora que nós já te explicamos quais são as principais características do estilo clássico, vamos passar algumas dicas e referências mais práticas sobre como combinar seus looks.

Com Saia

Para começar, escolhemos um dos itens chave desse estilo: a saia. Como você pode notar nos exemplos abaixo, a preferência geralmente são os modelos retos e evasê. Com relação ao comprimento, o ideal é que tenham barras na altura dos joelhos ou nas canelas, o famoso midi.

Saia xadrez combinada com blusa preta

Como as peças são clássicas por natureza, o que varia mais nesse caso são os acessórios. Por exemplo, na imagem acima, o scarpin é um item mais formal. Mas, ao mesmo tempo, a bolsa deixa o look mais romântico. Já na imagem abaixo, a saia midi e a blusa de gola alta ficam mais descoladas quando combinadas com um tênis branco.

Peças clássicas combinadas com tênis branco

Apesar dos scarpins e das sapatilhas serem os calçados mais pedidos para esse estilo, nada impede que você use um tênis, por exemplo, para quebrar um pouco a sobriedade da composição.

Mulher vestido com saia e camisa clássicas

Look com saia e blusa com tons neutros

Look clássico com saia poá
O poá também é uma excelente pedida para looks clássicos.

Combinação clássica com saia rodada

Com Vestido

Os vestidos também são indispensáveis para quem deseja ter um guarda-roupas clássico. Nessas peças, a modelagem pode ser determinante para a hora de montar seus looks em determinadas ocasiões. O vestido da foto abaixo, por exemplo, é uma excelente referência do que pode ser usado no ambiente empresarial.

Vestido xadrez com estilo clássico

Look preto no estilo clássico

Já, a peça da imagem acima é um pouco mais versátil, principalmente por ter um caimento comportado e uma cor neutra. Em compensação, o exemplo abaixo demanda um pouco mais de cuidado na hora de montar a composição. Como o vestido é mais justo e curto, precisa ser acompanhado de peças mais sóbrias, como o blazer longo.

Look com vestido e blazer

Com Calça

Finalmente, vamos focar agora nas calças. Como você já deve imaginar, as retas tem maior preferência. Afinal, elas ficam bem em todos os tipos de silhueta e não marcam muito o corpo. Nesse caso, elas ficam incríveis com scarpins e sandálias. Mas, se você deseja deixar esse item mais descolado, pode usar com as barras um pouco mais curtas e ornar com tênis, sapatilha ou mocassim.

Montagem com fotos de mulheres com estilo clássico

Look clássico com camisa nude e calça preta

Look clássico com blazer branco

Uma boa forma de deixar um look clássico mais informal é apostar em acessórios com animal print.

Calça social branca classica

As calças pantacourt vieram para ficar e também podem ser opções para quem quer aderir ao estilo clássico. Mas, como ela já é menos formal, o ideal é combiná-la com acessórios mais sóbrios, como o scarpin da imagem abaixo.

Look branco com estilo clássico

Peças de roupas com estilo clássico

Peças clássicas com dad sneaker

Não podemos deixar de citar também os macacões. De uns tempos para cá, eles ganharam modelagens mais clássicas, podendo ser escolhidos para inúmeras ocasiões.

Macacão clássico listrado

Depois de todos esses exemplos de looks, você já sabe que o estilo clássico pode ser usado por mulheres de todas as idades e em qualquer ocasião. Tudo que você precisa é adaptar alguns itens e voilà! E se você quer continuar se inspirando com outros tipos de estilos, que tal conferir nossas dicas sobre moda coreana, estilo tumblr, tendência indie, looks tomboy e vintage? Gostou desse post? Não esqueça de deixar seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *