Tanto lá fora quanto no Brasil, o estilo hipster está em evidência e tem chamado a atenção dos jovens. Uma tendência descolada, alternativa e ousada, ganha cada vez mais adeptos e vai muito além da moda. Quer saber mais sobre esse movimento? Acompanhe o post!
Modernos, descolados, inovadores… Há quem ame e odeie o estilo hipster. De uma moda passageira a um certo exagero, essa tribo ganhou evidência no início da década de 2000 e tem crescido bastante atualmente. O que pouca gente sabe é que faz tempo que a expressão se tornou conhecida, algo que não se encaixa em uma mera ‘modinha’ atual.
O que é?
Hipster é um termo que se refere a pessoas que vão além do convencional, que querem quebrar padrões, inventar moda e gostam de coisas diferentes – tanto na moda quanto na arte e outros quesitos.
Tudo começou nos anos 40, quando um grupo começou a ser chamado de hip por entender/gostar muito de jazz e da subcultura afro-americana que começava a ganhar evidência nos Estados Unidos. Porém, era mais visto como xingamento do que elogio.
Depois de muito tempo, no começo da década de 2000, essa tribo voltou a ganhar força. No início, ainda de forma pejorativa. Ser hipster sempre foi encarado como fora dos padrões, estranho e ofensivo, afinal, ser diferente ainda é algo mal encarado pelo senso comum.
Hoje em dia, porém, felizmente está mudando. Graças ao empoderamento de minorias e muita influência para quebrar uma cultura imposta, o diferente e fora do comum torna-se cada vez mais absolutamente aceitável.
Muitos jovens buscam ir além das imposições, agindo e vestindo como são e como se sentem bem. Nisso, o estilo hipster vai deixando de ter má fama para se tornar uma forte tendência!
Dificilmente um hipster vai se definir por esse termo. Quem vive esse estilo não sai gritando por aí, pois a ideia não é ditar moda, é viver como se gosta sem se importar com o fato de ser diferente e alternativo.
Como ser hipster?
Ser hipster vai muito além de apostar numa combinação de roupas extravagantes ou não sair do Starbucks. Mais do que moda e costumes, é preciso ter atitude e estar aberto ao diferente, pois essa é a ideia do movimento.
Ao contrário do que muita gente pensa, o estilo hipster não é algo passageiro, e sim um verdadeiro estilo de vida. É preciso ter opiniões bem formadas e muita personalidade, já que a ideia é fugir do mainstream em todos os quesitos.
Confira algumas características comuns e peculiares dos hipsters:
- Rejeição ao que está na moda, à sociedade dominante e aos pensamentos comuns, com uma personalidade e estilo considerados rebeldes pelas pessoas;
- São formados em grande parte por jovens de 20 a 25 anos, porém cada vez mais adolescentes aderem ao estilo, que também está envelhecendo e pode ser visto em homens e mulheres na faixa dos 30;
- Os hipsters gostam da vida boêmia, tanto que há cada vez mais bares e baladas para este público específico;
- A arte tem um destaque enorme na vida desses jovens. Eles adoram galerias, museus, festivais, feiras…
- A música também tem papel muito forte nesta cultura, formada basicamente por cantores e bandas alternativas de pop, indie, rock e outros estilos;
- Hipsters amam tatuagens e acessórios: piercings, pulseiras, colares, chapéus, entre outros diversos adereços;
- Para ser hipster, é preciso ter muita opinião e rejeitar o que é comum na sociedade, buscando um estilo de vida artístico e criativo, muito além de ser uma pessoa ‘normal’.
Fotos de Looks com estilo hipster
A moda hipster está cada vez mais presente nas passarelas e coleções de diversas grifes famosas. Porém, muita gente nem se liga nesses padrões comerciais das grandes marcas na hora de escolher um visual ideal.
Moderno e vintage são palavras que definem bem um look hipster, já que é preciso se vestir com muita autenticidade, apostando em combinações interessantes e pouco usuais – mas não brega -, que caracterizem o estilo e chamem atenção.
Para aderir ao estilo hipster, é primordial ser inovador, mas não cafona. É aí que muita gente peca e acaba exagerando. Você pode achar que está arrasando, mas na verdade está usando algo de mau gosto e que não te valoriza. Lembre-se que em qualquer look deve-se pensar num bom equilíbrio e harmonia entre as peças.
Feminino
As mulheres têm muitas opções de peças e combinações para montar um look hipster em todas as estações. A ideia é apostar sempre em camadas, cores e num estilo vintage.
O que usar:
- Camisetas de flanela, cropped, blusas com estampa, de lã ou malha;
- Vestidos floridos com cinto e saias de brim;
- Calça skinny, jeans destroyed, shorts curtos e legging;
- Meia calça, sapatilhas, sneaker, botas e tênis/sandálias baixas;
- Mix de acessórios: cachecol, touca, chapéu, gravata, bolsas, pulseiras e braceletes…
Para você se inspirar, vamos aos looks!
Quem é hipster não liga para essa coisa de roupa de homem ou mulher. Se você gosta e se sente bem, pode vestir o que quiser!
Viu como é bem diferente e estiloso? A ideia é essa mesma, ditar moda sem medo de críticas, olhares e julgamentos!
Masculino
O visual masculino fica bem destacado no estilo hipster. Como a maioria dos caras não arrisca muito além do casual, quem se veste de uma forma diferente acaba chamando mais atenção. As regras são as mesmas das mulheres, apenas as peças que mudam.
O que usar:
- Calça skinny e chino colorida, além de bermudas acima do joelho. A ideia é que fiquem bem ajustadas ao corpo (mas sem ficar desconfortáveis e apertadas);
- Botas (sobretudo chelsea boots), tênis all star, Vans e cano alto (evite modelos esportivos), dockside;
- Camisa jeans, camisetas estampadas, jaqueta xadrez, cardigã, suéter estampado;
- Suspensório, macacão, colete, gravata borboleta e slim em um estilo casual;
- Acessórios como óculos, chapéu, pulseiras, piercings, entre outros.
Veja alguns looks hipster masculino bem legais:
Embora muitas lojas de departamento apostem cada vez mais em roupas descoladas e alternativas, os brechós ainda são os lugares preferidos dos hipsters para encontrar as melhores peças de roupas. Além disso, o preço baixo conta muito!
Mais do que estar na moda, busque se vestir de forma confortável e que tenha a ver com sua personalidade. Isso vai muito além de qualquer rótulo, afinal, quem precisa se sentir bem e gostar do estilo é você mesmo!
Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário no post!
Bom, se você é uma pessoa de atitude, excêntrica e que não se inclui no que é visto como ‘comum’ na sociedade, já tem basicamente tudo para ser um hipster. Lembre-se sempre que o estilo hipster vai muito além de moda, é preciso ter personalidade e não ter medo de ousar! Até a próxima! 😀
Os comentários estão desativados.