A associação do look preto total com o estilo punk é automática na mente de muitos de nossos leitores. Uma ideia geral e bem distante do real estilo punk, que vai além de apenas uma blusa preta. Saiba mais sobre ele e dicas de como aderir a seguir.
O que é Estilo Punk?
O surgimento do punk
Enquanto som para tocar no seu smarthphone o punk é um gênero musical surgido na década de 70. Os historiadores nunca chegaram ao certo em um local exato no nascimento do punk porque ele ganhou força em dois lugares ao mesmo tempo: Reino Unido e Estados Unidos.
O marco inicial no som foi a banda The Pretenders que infelizmente fracassou em 1979 mas deixou a sua marca e criou alguns fãs.
As bandas surgidas nessa fase tinham algo em comum: a desconstrução. Usavam calças jeans rasgadas (se fosse hoje seria Destroyed), camisetas velhas e tiras de couro nos braços. O preto era a cor básica (quase única) usada pelos músicos de bandas e se tornou em pouco tempo a cor chave do estilo punk.
A ideia de propagar a liberdade e a fuga do autoritarismo norteou a maior parte das músicas do estilo punk. Cativou rápido os jovens também, com aquele sabor especial de rebeldia que os adolescentes adoram cultivar.
Quando letras de músicas com sons ‘pesados’ e essas mensagens começaram a tocar em boates e bares alternativos o sucesso foi aumentando. Não foi algo rápido, durou anos para o estilo punk na música se consagrar. Quase uma década. Contudo, é cultivado e lembrado até hoje.

O que seria então o estilo punk?
Em primeiro momento o estilo punk é definido como um estilo de música surgido na década de 70 focado na contracultura. O idealismo dos músicos da época envolvia falar de tudo o que não fosse romance como política, drogas e sexo.
E como tudo o que surge no mundo acaba refletindo na moda temos um movimento intenso de contracultura também no universo fashion sendo propagado aos poucos nas ruas. O estilo punk se apresenta na moda como uma forma de se vestir não convencional.
Lembremos um pouco ai de como era a moda anos 70: muitas cores, estampas alegres e o querido estilo hippie. No punk o preto é a cor mais usada em ‘luto’ pelos erros da humanidade e muitos outros protestos.
Dicas de Como Aderir ao Estilo Punk
O foco principal do estilo punk sempre foi a fuga do convencional. Esqueça os terninhos e calça pantalona (super moda na época) e blusas mangas compridas com decote em V para elas. A ideia era usar tudo o que os jovens ‘tradicionais’ não vestiriam.
Lá nos primórdios do estilo punk vamos notar um certo padrão de roupas presente até hoje em quem nunca deixou de amar o estilo. A maioria dos aderentes vestia:
- Jaqueta de couro (clássico dos clássicos);
- Camiseta com o nome de sua banda preferida ou palavras/frases de protesto;
- Botas para elas e coturnos para eles;
- Gargantilhas estilo ‘coleira’ de couro.

Fotos e Looks de Estilo Punk
O grande segredo para entender o fashionismo do estilo punk é sair do convencional. Esqueça montagens de look básico, monocromia e tudo o que pareça “certinho” ou “combinação perfeita”.
Saias curtas e informais
Saias são queridas em qualquer estilo, não sendo diferente quando estamos lidando com montagem de estilo punk. O diferencial aqui é a padronagem.
Cores? Xadrez básico e preto. Comprimento? No new punk vale as curtinhas. Já no estilo clássico o comprimento no meio da coxa era mais apreciado. Isso porque a ideia era apenas vestir o conceito e não exibir o corpo. A sensualidade na moda punk por um tempo foi deixada de lado.
Entre as inglesas a estampa xadrez é usada e abusada quando se trata de moda diferenciada. O estilo punk é um dos que adoram mas há também as roqueiras, as da moda de rua e quem quiser usar e abusar da peça. Afinal, ela combina com tudo mesmo e isso é inegável!
A ideia para usar com saia é bem simples: camiseta básica (preta ou lisa), jaqueta e sapato despojado. Pode ser bota ou tênis. Look à prova de erros no estilo punk.
Com short jeans
Um clima agradável pede algo despojado e o short jeans entra nessa combinação. Seguindo a regra infalível de “jeans combina com tudo” é só escolher a sua camiseta e seu sapato.
Entre os mais jovens as roupas da moda punk ficam confortáveis acima de tudo. Cropped apenas para quem quer ir além e acrescentar sensualidade ao estilo. As camisetas, no geral,
Com calça jeans
A maioria dos leitores concorda que com uma calça jeans você estará pronto para ocasiões diversificadas. De uma consulta médica a um rolê com as amigas ela veste bem, não sendo diferente com o estilo punk.
Calça jeans combina muito bem com:
- Camisetas de bandas, com frases ou mensagens;
- Bota cano curto ou médio;
- Bota de couro cano curto;
- Coturnos e botas de trilha;
- Cintos de couro;
- Dentre outras ideias.

Com calça destroyed
Nos anos 70 as calças eram rasgadas em casa mesmo para criar o estilo punk. Não se faz necessário hoje usar tesoura e puxar fios para criar o estilo porque já estão à venda assim, evitando inclusive puxar fios. Estamos falando da calça destroyed, uma leve febre entre os fãs da moda punk que fica muito bem em quase tudo!
Elas pedem uma camiseta composta e uma bota legal para aderir. Esqueça sapatos femininos arrumadinhos demais e o salto alto está fora de questão. A ideia de “desconstrução” é o que vale aqui com botas, tênis All Star e afins.
Os acessórios são um show especial no estilo punk. As pulseiras de couro são as mais queridas tanto para elas como para eles. Nas orelhas os alargadores deixam os brincos para trás e um piercing na sobrancelha é muito bem cotado também.