Moda Sustentável【2020】ᐅ O que é + marcas “eco fashion”!

Moda sustentável é um conceito que ganha cada vez mais relevância entre o público e as marcas. Mais do que nunca, é preciso seguir métodos que visem o reaproveitamento, baixo gasto de recursos e a consciência ambiental de todos.

Para entender o que é eco fashion, precisamos analisar o mercado da moda desde a cultura “fast” até o papel da moda consciente – considerando as empresas e os consumidores.

Além disso, vale saber como aderir e conhecer as marcas que estão atreladas à moda sustentável atualmente. Neste post, detalhamos tudo isso e muito mais. Acompanhe e surpreenda-se.

roupas iamjeans

A arte de se vestir bem sempre permeou pessoas de todas as idades. Somos bombardeados com diversas propagandas de produtos, novas coleções e tendências de personalidades e muitas delas geram interesse.

O desejo de montar vários looks e aderir a uma série de marcas leva a um grande consumo. É só analisar seu closet: quantas blusas você tem? E calçados? Quais nunca usou ou usa raramente?

yesiamjeans moda sustentavel

O conceito fast fashion mudou muitos parâmetros e levou as pessoas a encontrarem (e comprarem) peças de forma rápida e fácil. Em qualquer loja de departamento ou site você encontra os mais variados tipos de roupas, calçados e acessórios, com preços atrativos e para diversos estilos.

Esse cenário surgiu nos anos 1990 e aumentou gradativamente com o tempo. Entretanto, recentemente surgiram discussões acerca desses hábitos, principalmente na forma em que as grifes produzem e distribuem todos esses produtos.

A internet ajudou a desvendar o ciclo da moda fast e revelou muitos fatos até então desconhecidos pelos consumidores. A partir daí, a consciência de consumo começou a ganhar força, assim como novos parâmetros, como a moda sustentável.

looks com Moda sustentável

O que é moda sustentável?

Como o próprio nome indica, moda sustentável (eco fashion) é um conceito que se relaciona ao método de produção de todos esses artigos que chegam às pessoas. A ideia, em geral, é minimizar os impactos à natureza e evitar os prejuízos ao meio ambiente.

A cadeia de produção é muito importante, desde a escolha da matéria prima, a confecção e a distribuição da peça.

Além disso, a moda sustentável se baseia em alguns métodos essenciais:

  • Reutilização de tecidos, evitando o desperdício;
  • Uso de materiais que seriam descartados – como juta e até garrafa PET;
  • Pigmentação com tintas naturais e atóxicas;
  • Utilização de fibras orgânicas (como linho e bambu), que demandam pouca água e uso de produtos químicos na confecção das peças;
  • Produção de roupas resistentes e duráveis – ao contrário da fast fashion, que prioriza o consumo e rápido descarte das roupas;
  • Valorização da mão de obra que confecciona as peças, como melhores condições de trabalho e pagamentos justos.

Moda sustentável flávia aranha

Sendo assim, esse conceito visa criar uma conscientização tanto nas empresas quanto no público acerca da sustentabilidade, evitando danos ao meio ambiente (que já são vistos atualmente) e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos.

E para se vestir bem, não precisa contar apenas com roupas novas ou de grife. É possível ser estiloso e consciente ao mesmo tempo, e felizmente grandes empresas já se atentaram a essa necessidade. Para se ter ideia, a eco fashion marca presença em grandes eventos de moda no mundo inteiro e ganha cada vez mais força.

Moda sustentável

Moda consciente

E moda consciente, é a mesma coisa?

Embora semelhante, a moda consciente apresenta algumas diferenças em relação à moda sustentável.

Trata-se de um desejo do indivíduo em conhecer a procedência das peças e consumir apenas as marcas que prezam por boas condutas.

Há muitos casos de grandes grifes que produzem em massa, mas não oferecem boas condições de trabalho aos seus funcionários. Isso acontece muito em países asiáticos, na qual a mão de obra é barata. O custo para produzir uma peça é baixo, mas o preço final é elevadíssimo. 

Moda sustentável o que é

Por isso, há quem evite comprar determinadas marcas ao conhecer seu histórico. Do mesmo modo, não gostam de empresas que prezam pouco ou quase nada às questões ambientais, além daquelas que se envolveram até em casos polêmicos, como uso de mão de obra escrava.

Segundo uma pesquisa da The Global Slavery, a moda é o segundo setor que mais explora pessoas, atrás apenas do ramo de tecnologia. Entre os problemas, estão situações precárias de trabalho e o pagamento (ou não) de valores indevidos.

Além de se atentar ao ciclo de produção, a moda consciente também se atenta ao uso no dia a dia, à escolha e durabilidade das peças e, claro, ao descarte responsável. As roupas devem ser doadas ou vendidas para arrecadação de recursos a projetos sociais, por exemplo.

Do mesmo modo, conceitos como minimalismo e armário cápsula também se destacam nesse propósito.

Moda sustentável reformation

Como aderir ao eco fashion? #dicas

Aderir ao eco fashion não é nada complexo. Com pequenas atitudes, você muda seus hábitos e se torna uma pessoa mais consciente. Entre as dicas, destacamos:

  • Conhecer seu estilo – é o primeiro passo para comprar aquilo que realmente agrada e será usual no dia a dia.
  • Analisar o guarda-roupa – fazer uma limpa no closet é essencial para doar aquilo que não usa mais e ter apenas o necessário, com peças para determinadas ocasiões.
  • Comprar conscientemente – antes de realizar uma compra, é interessante refletir se você realmente precisa daquilo.
  • Conhecer as marcas – há muitas grifes que aderem ao eco fashion e você pode dar preferência a essas opções em vez de outras que não estão nem aí com o conceito.
  • Reaproveitar – pretende mudar seus looks? Faça trocas de peças, compre de artesãos e costureiros locais ou de brechós.

moda sustentavel iamjeans

Dá para ser elegante e sustentável, sabia? 

É possível montar composições estilosas e incríveis sem gastar muito. Do mesmo modo, dar preferência a tecidos sustentáveis, como as versões de algodão em vez de poliéster, por exemplo.

Se for descartar, compre algo equivalente. O ideal é se livrar de uma peça e colocar outra no lugar, sem excessos, prevalecendo um look casual e versátil. Seguir marcas, páginas e grupos de moda sustentável também pode ajudar bastante.

Moda sustentável looks

Marcas que seguem a moda sustentável

Você sabia que muitas marcas já seguem esse padrão sustentável? Conheça bons exemplos:

  • Narooma

Marca brasileira que usa matéria prima certificada de fontes renováveis. Versátil, apresenta opções de peças para homens e mulheres. Além disso, destina 1% de suas vendas para o projeto SOS Amazônia.

Instagram: narooma.co

Site: https://www.narooma.co/

looks narooma narooma sustentavel

  • My Basic

Investe em moda básica feminina, com roupas para diversas ocasiões, prezando pelo estilo, conforto e, claro, sustentabilidade.

Instagram: mybasic

Site: https://www.mybasic.com.br/

my basic moda roupas my basic

  • Insecta Shoes

Com o slogan “Calce uma causa”, essa premiada grife gaúcha confecciona calçados ecologicamente corretos. Os produtos são veganos, de algodão reciclável e até de garrafa PET.

Instagram: insectashoes

Site: https://insectashoes.com/

insecta shoes looks look insecta shoes moda sustentavel insecta shoes

  • Reserva

De fato, pouca gente sabe que a Reserva é referência em moda consciente. A empresa brasileira já ganhou prêmios e está sempre envolvida em causas sociais, como o desenvolvimento de tecidos de fácil decomposição, bem como aulas de costura para comunidades carentes.

Instagram: reserva

Site: https://www.usereserva.com/

look reserva Looks reserva

  • Osklen

Além de ser uma das maiores grifes do mundo, ainda segue o conceito eco fashion, utilizando uma série de materiais primas sustentáveis na confecção de suas peças. Perfeita para quem adora tendências alternativas, sobretudo os estilosos.

Instagram: osklen

Site: https://www.osklen.com.br/

look osklen

Sem dúvidas, os looks conquistam homens e mulheres de todos os estilos, conforme mostram as fotos.

moda sustentavel osklen osklen moda sustentavel

Outras marcas para conhecer e, acima de tudo, seguir nas redes sociais:


Enfim, seguir a moda sustentável não é tão difícil como parece. Acima de tudo, vale entender todo o seu objetivo e começar a mudar aos poucos.

Esperamos que este guia tenha sanado várias dúvidas. Deixe um comentário e espalhe em suas redes sociais. Até mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *