A moda é a forma das pessoas se vestirem repetida por algumas outras em um determinado período de tempo. Por muitos séculos foi apenas um ato de repetição da nobreza pelas camadas mais pobres, com tecidos mais baratos ou copiar as roupas da rainha no caso da nobresa. Nos últimos tempos o trabalho de ditar as principais tendências fica com os estilistas famosos nas principais semanas de moda como São Paulo Fashion Week e as queridas samas de Paris, Londres e Nova York. Mas como tudo na vida há alternativas, há um estilo próprio criado pelas ruas, por quem na verdade consome de verdade a moda, o chamado street style.
O que é street style?
O street style ou ´estilo das ruas’´ é a forma das pessoas se vestirem no dia a dia, fora dos eventos fashions e festas formais. O apelido começou quando os jornalistas começaram a observar as pessoas que iam assistir às semanas de moda de todo o mundo com um estilo alternativo e bem diferente do visto na passarela.
A moda é muito poderosa e ainda são as grifes as responsáveis por ditar quais serão as cores mais usadas nos próximos meses, os cortes de roupa, comprimento de saias e modelos de casacos na moda inverno. Os burgueses tinham este papel durante alguns séculos e a isso se atribui até uma história engraçada. Dizem os registros que quando a família real portuguesa estava vindo ao Brasil colônia houve um surto de piolho no navio e tanto rainha como suas criadas e outros membros da nobreza precisaram cortar os cabelos e usar lenços para tentar evitar mais contágio. Chegando ao Brasil as locais observaram os lenços e pensaram ser um estilo da moda da época lá na Europa e em alguns dias todas as mulheres estavam usando lenços na cabeça. Incrível como a moda é apenas uma questão de copiar, não é mesmo?
O street style foge um pouco disso. Seria adaptar as tendências dos fashionistas (especialistas em analisar e ditar regras de moda) para algo mais informal para usar no dia a dia. Sabemos que nem sempre dá para usar o que é vendido nos desfiles, não é mesmo? A alta costura não é lá muito acessível e algumas peças são inviáveis para alguns climas. A alternativa é não apenas adaptar as peças mas misturar tendências e conseguir um look mais original.
As brasileiras são consideradas mais clássicas na moda nas ruas, seguem muito as tendências do mercado e cores da estação. As mais ousadas em uma lista simples são as londrinhas (Londres é considerada a cidade mais fashion do mundo), seguidas pelas nova iorquinas e as parisienses. Mas por aqui tem muita coisa legal que dá para usar e espaço para inovação, em especial entre os jovens.
Como aderir ao look street style? Dicas e looks com vestido
Não dá para falar de moda feminina sem falar de vestido, a peça mais querida entre elas e pioneira no closet das mulheres. No street style ela aparece com cores tradicionais mas muito acessórios alternativos combinando que em uma festa black tie não entrariam como botas, coturnos, salto alto colorido com brilho, cintos grossos, estampas grafistas e outros itens legais. O segredo é inovar e com a mudança de alguns itens você já dá uma cara nova a seu vestido há muito guardado no guarda roupa.
O tradicional, por exemplo, seria usar vestido estampado com bolsa neutra. Mas que tal um acessório com a cor mais marcante, como o rosa pink destacando no azul? É fashion, feminino e bem alternativo.
Vestido com tênis pode? Pode sim! No street style pode tudo. O tênis combina muito bem com vestidos de malha estampados ou coloridos, mas use meias curtas como a soquete para não abusar demais do estilo esportivo.
A alta costura é a maior fã do estilo all black, criado e consagrado pela estilista francesa Coco Chanel que achava o guarda roupa feminino exageradamente colorido na época. O preto é uma das cores mais usadas na rua e tem a vantagem de combinar com tudo, além do famoso truque de emagrecer alguns quilos no visual.
E sabe quem trouxe de volta os poás dos anos 50? A moda das ruas. Chama-se vintage quando você usa uma peça antiga nos tempos atuais e retrô quando se usa uma peça nova inspirada em uma tendência antiga.
Street style usando shorts
Para o clima da maior parte das cidades brasileiras esta é a peça ideal da primavera ao outono e com a vantagem de combinar com diversas peças. Pode ir com blusa social, camiseta, blusa de malha, rasgadinha, regatas, suas botas, tênis, sapatilhas, dentre outros. Use a imaginação!
A ideia principal do street style é misturar peças que aparentemente não deveriam estar ali como o blazer. Com short rasgado ele é irreverente e até ousado dependendo do corte da peça. Pode ser combinado com salto alto como usaria com sua calça social ou saia lápis.
O salto social pouco aparece na moda das ruas, mas quando surge realmente chama a atenção. Mas vale a dica que nem em todos os locais ele é indicado pelo esforço do equilíbrio e risco de queda em terrenos não planos.
Ideias para aderir ao street style com calça
Sabe aquela calça social ou jeans sem graça usada demais e que todo mundo já conhece? Inove nos itens ao redor e ela vai parecer completamente nova. Sua calça social ganha um novo visual com uma blusa cropped, com franja e um belo coturno para uma saída informal com as amigas. É uma questão de combinar cores e misturar tendências sem perder o conceito básico da moda: se sentir bem independente do que vestir.
Calça de couro tem uma relação com o estilo roqueira muito forte e as londrinas amam. Por aqui elas podem sair no verão ou no inverno com muito glamour com detalhes menos ‘pesados’ como casacos coloridos, blusas com frases divertidas ou até sua camiseta de manga preferida para um look shopping.
E por que não um toque retrô? Anda super em pauta em revistas o estilo retrô com maxi óculos, chapéu e o eterno e querido xadrez.
O couro total é uma ótima dica para quem quer inovar e ainda está com a cor sempre da moda, o preto.
Saia e street style combinam?
Saias são sempre bem vindas em looks femininos e podem levantar um visual com poucas ideias. As com fendas são ótimas para valorizar as pernas tanto para o dia como para a noite, mas sempre com algumas ressalvas. Se não está com as medidas em forma melhor não optar pelos modelos mais justos e nem tão curtos. No mais, é escolher uma que te agrade e ir às ruas mostrar seu estilo.
Listras ou xadrez combinam melhor sempre com peça neutra, de cor única, na outra parte para não pecar pelo excesso de cores.
Saia longa costuma ser mais usada n a moda inverno. Mas se o clima é ameno combine com blusas de manga curta ou cropped e vai arrasar na irreverência.
Acessórios fashion para ajudar a montar seu street style
Todo look pode ficar ainda melhor com o uso de acessórios e com o estilo das ruas não é diferente. M<as com este tipo de modismo abra mão de suas correntinhas e modelos tradicionais e parta para algo diferente como maxi colares, brincos, muitas pedras naturais e cores. Pode usar por cima da manga comprida de blusa ou por cima de golas altas mas deles devem aparecer.
Os sapatos podem ser o grande diferencial do seu look. Modelos irreverentes podem ser encontrados em brechós ou lojas de artesanato para sair um pouco do convencional e usar uma estampa única. Ou por que criar seu próprio sapato diferente?
Bolsas de mão são ótimas para deixar as roupas em maior destaque e dão um toque especial ao visual. Se o look é neutro, cor única, vá de estampa e vai arrasar.
A bolsa pasta é uma das queridas das londrinhas e nova iorquinas na street style mas por aqui não pegou muito, mas com muitas fãs e ainda vale a pena aderir.