Upcycling – O que é? + 3 maneiras de aderir à moda sustentável!

Você já ouviu falar em upcycling? Se o termo é uma novidade para você, talvez seja a hora de conhecer essa tendência que está tomando conta do mundo da moda e ver o que é e como aderir a esse estilo.

Então, permita-se conhecer uma nova aposta do mundo da moda e ver o que é tendência para ficar por dentro de todas as novidades.

o que é upcycling

O que é upcycling?

A tendência upcycling também é chamada de “movimento slow fashion” ou “movimento maker”, fazendo referência a uma moda de consumo consciente e mais sustentável, que tem como diretriz a reutilização criativa de peças, subprodutos, resíduos ou até materiais indesejáveis da indústria.

como funciona o movimento slow fashion
A tendência prioriza o consumo consciente e sustentável

Essa proposta tem como característica principal criar algo novo a partir de itens antigos, reutilizando peças e dando um maior valor para o item que se tornaria lixo.

Assim, a ideia é de criar uma nova peça, dando nova vida através da sustentabilidade, evitando o consumo de energia, emissão de gases, poluição do ar e da  água, que são provenientes da produção de novas peças de roupa.

transformação de peças para o estilo upcycling

Nesse sentido, o upcycling não significa reciclar, mas sim recriar, uma vez que a ideia do estilo não é a destruição do material para um novo processo, como é o caso da reciclagem.

Essa tendência tem como ponto principal dar uma nova vida a peças já existente e sem destruí-la, transformando-a através de customizações e DIY (faça você mesmo).

dicas para aderir ao estilo upcycling
As peças podem ser customizadas para ganharem um tempo prolongado de vida útil

ideias de estilo upcycling

Assim, o conceito é de dar continuidade a vida útil da peça reaproveitando o item através de um olhar criativo e dando ainda mais valor a uma peça, uma vez que o conceito tem uma ideia de consumo consciente e sustentável , o que pode agregar maior qualidade e valor que a peça original.

jaqueta jeans upcycling
O conceito pode agregar mais valor a peça

Além de ser uma tendência do mundo da moda, o conceito upcycling também se estende a outros universos, como é o caso da decoração, já que muitas peças e móveis antigos podem ganhar novo uso partindo desse conceito de transformação.

Como aderir ao upcycling? #dicas

  • Consumo de marcas que fazem parte do movimento: Uma das maneiras de aderir a moda upcycling é consumindo marcas que seguem esse conceito de transformação de peças antigas ou que seriam rejeitadas pelo mundo da moda. Desse modo, há uma série de marcas brasileiras que já seguem o conceito.
    • Banco de Tecido: A loja que fica em São Paulo foi criada pela figurinista e cenógrafa Lu Bueno, que lançou o projeto que vende sobras de tecidos de boa qualidade, que foram utilizados por ela e por colegas de profissão. Assim, é possível comprar tecidos por quilo ou entregar tecidos na loja e criar créditos, sendo uma boa oportunidade de consumir de modo consciente e uma ideia de criar as suas próprias peças através desse conceito.
      dicas de marcas para moda upcycling
      A marca vende tecidos que seriam descartados

      marcas do estilo upcycling

    • Comas: Outra marca que faz sucesso na tendência upcycling é a Comas, que reutiliza saias de camisas com defeito para transformá-las em novas peças que trazem muito estilo.marca de roupas sustentável
      marca sustentável upcycling
      A marca transforma peças com defeitos em modelos incríveis

      look com roupa upcycling
      A transformação das peças cria modelos super atuais
    • Insecta Shoes: A tendência da moda criativa e sustentável também pode se estender aos calçados, e a marca brasileira Isecta Shoes mostra essa vertente ecológica e com produtos veganos através do reaproveitamento de itens com pequenos defeitos e que são transformados em lindos calçados e acessórios.marca de sapato sustentável e upcycling
      marca de sapatos sustentável
      Os calçados têm estilo incrível!

      modelos de calçados upcycling
      Além do reaproveitamento, a marca segue o conceito vegano para seus produtos
    • Uni.Co: Outra marca que pode ser uma aposta para aderir a tendência upcycling no look é a Uni.Co, que traz bolsas e acessórios feitos a partir de couro descartado pela indústria de sapatos, dando um novo uso ao material que seria descarte e criando peças incríveis!
      dicas de marcas de bolsas e acessórios upcycling
      As bolsas em couro são lindas!

      modelo de bolsa sustentável

  • Customização / DIY: Outra ideia para aderir à moda upcycling é colocando a criatividade em prática, uma vez que esse conceito tem como ideia principal a transformações de peças em novos produtos, assim você pode se inspirar em transformar antigas peças para dar uma nova vida e criar novos itens da moda, transformando a peça em algo novo e ao estilo DIY (faça você mesmo).
antes e depois para transformar peças ao estilo upcycling
A ideia transformou o vestido longo em um modelo curto e rodado
antes e depois para transformação de roupa upcycling
A camisa grande foi transformada em vestido de estampa xadrez

ideias para customização de roupa upcycling

  • Valorização da peça e do trabalho: Seguindo a ideia do consumo sustentável e consciente, uma das apostas é a valorização da peça e do trabalho das pessoas envolvidas no processo. Desse modo, uma maneira de aderir a essa tendência é consumindo marcas que prezem por esses pilares. Um exemplo de marca que faz parte desse estilo é a Free Free, uma plataforma de moda que valoriza o trabalho de artesãs de comunidades e cooperativas do Brasil e transforma jaquetas doadas pela Riachuelo em peças únicas e cheias de estilo.
como aderir a tendência upcycling
As jaquetas são customizadas e ganham uma nova vida

 

Gostou da ideia? Agora que você já sabe que essa é uma moda mais sustentável, aproveite para investir nesse tipo de tendência e além de ficar por dentro das novidades, também colaborar com o consumo consciente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *