Roupas anos 70: Tudo sobre + modelos femininos e masculinos!

Tendências de décadas passadas sempre fazem sucesso na moda, seja para usar casualmente ou em uma festa à fantasia. Em ambos casos, as roupas anos 70 são um clássico, preferida de muitas pessoas em comemorações temáticas ou que pedem um look diferente e descolado. Neste post, vamos relembrar as principais peças femininas e masculinas desta década. Acompanhe e saiba tudo!

roupas-anos-70-discoteca
Anos 70 e o brilho das discotecas
moda-hippie
As roupas anos 70 também tiveram o movimento hippie como referência

Especialistas e fashionistas são categóricos ao afirmar que a década de 70 foi uma das melhores épocas de lançamento de novidades e trends que perduram até hoje em toda a cultura em si.

Muitos entusiastas não têm medo de viver esses anos incríveis em diversos aspectos atuais, além dos jovens que se inspiram no que há de melhor e mais encantador, trazendo conceitos à modernidade e com novas possibilidades incríveis.

roupas-anos-70-grease
O clássico filme Grease mostra o melhor das roupas anos 70
roupas-anos-70-moda-jovem
A moda da época é copiada e usada em muitas produções artísticas atuais

O que era moda nos anos 70? 

Uma década mágica e com diversas influências que se tornaram atemporais, fazendo muito sucesso até hoje. Os anos 70 renderam muito para a arte, moda, música, cultura pop… Surgiram ideias e tendências incríveis tanto para as mulheres quanto para os homens.

Primeiro, vale destacar os tecidos metálicos, destaque em vestidos e saias, com um toque arrojado e de poder, ponderados sobretudo por artistas como o icônico camaleão David Bowie.

roupas-anos-70-david-bowie
A androgenia e as roupas anos 70 de David Bowie fizeram do artista um dos mais importantes do mundo – além da música, claro!

A música, inclusive, serviu de inspiração para muitas pessoas, graças ao visual extravagante de diversos cantores e grupos. Começando pela era disco, com a popularidade das discotecas, calças de cintura alta, disco pants e peças coloridas fizeram o maior sucesso para eles e para elas.

roupas-anos-70-botas roupas-anos-70-roupas-femininas

Roupas unissex e com a mesma padronagem também eram comuns nos anos 70, como o macacão e a calça flare, por exemplo, além das estampas étnicas e coloridas.

roupas-anos-70-ideias
Roupas unissex tornaram-se comuns nessa época. A ideia era igualar a moda entre homens e mulheres

Modelos florais, étnicos e com forte tom psicodélico incrementavam um look hippie, em alta nessa época. O grande conceito era a liberdade, contracultura, ir fora de um padrão e de um sistema pré-estabelecido. Portanto, a ousadia estava liberada! 

Tanto o movimento hippie quanto o punk rock queriam protestar contra as guerras, capitalismo e problemas sociais, numa linha romântica, sonhadora e rebelde. Tudo isso se juntou na moda, com uma nuance de paz e amor e com total libertação.

roupas-anos-70-feminina-ideias
A novela Boogie Oogie, exibida pela Globo em 2014, resgatou a moda e as roupas anos 70 no estilo dos personagens

roupas-anos-70-feminina-1

Daí, podemos citar todas as roupas coloridas, as roupas rasgadas, o tye-dye, acessórios (piercings e rebites nas peças), make forte, franjas, golas em destaque, coroas de flores, estampas infinitas, cabelos longos, moicanos, bigodes, coletes, camisas abertas… ufa, MUITA COISA!

Bizarro ou impressionante? Há controvérsias e muitas opiniões acerca das roupas dos anos 70. Muitas são usuais e são trend atualmente, outras só servem mais para festas à fantasia. De um jeito ou outro, o que vale é o estilo e o equilíbrio no look dependendo da ocasião.

roupas-anos-70-disco
O brilho das discotecas e das peças coloridas incrementa um look de época

roupas-anos-70-coloridas

Agora que você já sabe mais sobre a moda da década, conheça os modelos de roupas anos 70 femininas e masculinas. São muitas peças inspiradoras e que conquistam muitos fãs!

Modelos de Roupas anos 70 femininas

O estilo feminino revolucionou a década, com os primeiros passos para o empoderamento das mulheres através da moda. Com o rompimento dos padrões estabelecidos, as roupas anos 70 foram muito além dos populares vestidos e saias, além das cores neutras tradicionais.

roupas-anos-70-hippie
A moda hippie combinava a calça/saia com blusas que deixavam a barriga de fora
roupas-anos-70-hippie-feminino
Coletes e estampas coloridas + acessórios para dar uma cara arrojada ao look

roupas-anos-70-novela

Tanto a disco quanto o glam, punk e diversas vertentes do rock caíram no gosto das garotas, com camisetas de banda, acessórios descolados, jaquetas, entre outras peças.

roupas-anos-70-boogie-oogie

roupas-anos-70-moda-rock-1

roupas-anos-70-moda-rock

Desde a moda hippie até o auge das discotecas e passando por uma vibe rock, várias tendências conquistaram as garotas e muitas fazem sucesso atualmente com possibilidades modernas e descoladas. Conheça as principais peças:

  • Calça flare

A popular boca de sino fez a cabeça das mulheres, ainda mais aquelas que amavam o estilo hippie. Com um formato diferenciado, voltou à tona recentemente e pode ser usada hoje em dia sem problemas, tanto um modelo monocromático quanto colorido.

calca-flare-anos-70 calca-flare-ideias calca-flare roupas-anos-70-calca-flare

 

  • Cropped

O top cropped deu um upgrade nas blusas, sendo um tipo que deixa a barriga à mostra e que se alterou muito nos últimos tempos. É clássica e versátil, ainda mais combinada com calça flare, disco pants e saias de qualquer modelo.

roupas-anos-70-mulheres

roupas-anos-70-feminina

cropped-anos-70 roupas-anos-70-cropped top-cropped

  • Macacão

O macacão também entra no quesito de versatilidade. Muitas versões eram unissex e ecléticas, fáceis de usar e combinar. Peças coloridas e com estampas étnicas viraram febre nas ruas, com saltos e sandálias plataforma!

roupas-anos-70-macacao

roupas-anos-70-macacao-1

anos-70-macacao macacao-anos-70 macacao-feminino

  • Cintura alta

Impossível deixar a calça de cintura alta de lado. O conjunto dessa peça com o cropped garantiu a montagem de um look perfeito, a cara de um estilo casual. Muitas moças amavam e essa combinação, aliás, está voltando com força total entre as mais jovens.

roupas-anos-70-cintura-alta roupas-anos-70-cintura-alta-e-blusas

calca-cintura-alta calca-e-short-cintura-alta cintura-alta-anos-70

  • Calça Disco Pants

Um clássico da discoteca, as calças disco pants coloridas e brilhantes dominaram as pistas, a cara de um look balada perfeito. Além disso, contribuiu para uma ”nova onda/new wave” que ganharia força na década de 80.

calca-disco-pants-com-cropped-2 calca-disco-pants-flare-3 calca-disco-pants-looks-5 calca-disco-pants-looks-famosas

  • Vestidos e saias estampados

Se vestido e saia sempre foram atemporais e convencionais, na década de 70 eles se reinventaram com padrões distintos e estampas diversas, além de cores quentes, tom psicodélico, entre outras estéticas justamente para chocar. A ideia era um visual poderoso e alternativo.

roupas-anos-70-moda-hippie
O saiões usados por Isis Valverde em Boogie Oogie fizeram sucesso e voltaram à moda graças à novela

roupas-anos-70-moda-hippie-1

roupas-anos-70-vestidos

Nos pés, saltos e sandálias coloridas com meias lurex chamaram atenção. Versáteis, eram usados com praticamente todas as composições.

roupas-anos-70-meias-lurex

roupas-anos-70-pes-lurex

Modelos de Roupas anos 70 masculinas

Já as roupas anos 70 masculinas mostravam uma rebeldia totalmente inspirada no punk rock, com peças ousadíssimas, além de um estilo mais ”leve”, como dos integrantes das bandas Beatles e Bee Gees (as coloridas eram sucesso). Os rapazes também buscavam a liberdade através da moda e começaram a romper as barreiras dos ternos sóbrios e roupas comuns.

roupas-anos-70-masculina
Os Beatles com toda sua cor, corte de cabelo e bigodes característicos
roupas-anos-70-bee-gees
Os ternos coloridos e arrojados dos integrantes da banda Bee Gees

Os tecidos sintéticos e metálicos estavam em alta, assim como as camisas de poliéster com gola pontuda, calças em tergal (as bocas de sino eram trend nas discotecas), sapatos envernizados e meias até o joelho.

bee-gees
A banda Bee Gees com suas roupas metalizadas e com peitos à mostra

O closet masculino foi literalmente renovado nessa época, com tantas referências que causam resistência hoje em dia quando se trata de algumas peças. Outras, porém, perduram atualmente e tornaram-se atemporais. O que teve de melhor nessa década?

  • Calça boca de sino

A boca de sino também se popularizou entre os rapazes, ainda mais no final da década com as discotecas. A combinação com as camisas e sapatos envernizados com plataforma alta era perfeita!

roupas-anos-70-calca

anos-70-calca-boca-de-sino boca-de-sino calca-boca-de-sino

  • Camisas floridas e estampadas

Adeus, cores neutras! A ideia era inovar com camisas e camisetas floridas e estampadas, sempre de poliéster, golas altas e abertas para deixar o peito à mostra.

roupas-anos-70-camisa-e-terno
A camisa, mesmo com terno, tinha que ser usada sempre aberta

roupas-anos-70-masculina-camisa roupas-anos-70-camisa-aberta-masculina

  • Calça jeans justa/skinny

É impossível deixar a influência do punk de lado quando se fala de roupas anos 70. Foi nessa época que a calça skinny masculina tornou-se tendência no estilo de muitos artistas, como os integrantes da banda Ramones, por exemplo. E para quem gostava de algo mais ousado, a versão destroyed deixava o visual ainda mais alternativo e despojado.

calca-skinny-masculina-megadeth-metal
A calça skinny era muito popular entre bandas de rock e metal
calca-skinny-masculina-the-clash-punk
A combinação mais rebelde e alternativa das roupas anos 70 masculinas era a jaqueta de couro, calça skinny e coturno/sapato

calca-skinny-masculina-rocker

  • Jaquetas de couro 

Coletes e jaquetas de couro incrementavam o look de artistas e dos amantes do rock, em sobreposição às camisetas brancas. A inspiração era a moda do cinema e  TV, como o ator John Travolta no filme Os Embalos de Sábado à Noite e Grease – Nos Tempos da Brilhantina.

roupas-anos-70-ramones
Os integrantes do Ramones com suas clássicas jaquetas de couro

roupas-anos-70-jaqueta-e-acessorios roupas-anos-70-jaqueta-de-couro

  • Acessórios (óculos, bandanas, colares)

Usar um colar tipo medalhão era tendência nos anos 70. Os acessórios masculinos eram hit na época: óculos, pulseiras, faixas e bandanas na cabeça, sobretudo para curtir festivais e baladas. Ah, e vale lembrar que bigodes, costeletas (pelos em si) estavam em alta.

roupas-anos-70-acessorios-masculinos
Os acessórios masculinos estavam em alta nas roupas anos 70
  • Macacão

O macacão masculino era uma opção perfeita para vestir tanto no estilo casual quanto para sair. Modelos coloridos, estampados e com cores mais sóbrias se popularizaram nas ruas.

jardineira-masculina macacao-masculino-jardineira macacao-masculino-anos-70

Nos pés, aqueles sapatos altos e brilhosos, com verniz, complementavam um look tanto com a calça boca de sino quanto com o macacão. Coturnos e tênis cano alto também fizeram sucesso no estilo rock, punk e psicodélico.

sapato-masculino-anos-70
Padrão dos sapatos masculinos dos anos 70

Essas foram apenas algumas dicas gerais e inspirações das roupas anos 70. Ainda há muita coisa a ser explorada e muitas tendências impressionantes. Assista os vídeos e saiba mais!

Liberdade, resistência e rebeldia, música, contracultura, arte contra o sistema, feminismo, ”paz e amor”, androgenia e rompimento de qualquer padrão são apenas alguns dos termos que caracterizaram os anos 70, tanto na moda quanto em qualquer outro aspecto. Não é à toa que essa época encanta muitas pessoas, tanto as que viveram esses anos incríveis quanto os jovens que se apaixonam por suas tendências.

anos-70-roupas

Dica: assista filmes, novelas, documentários, séries e pesquise sobre os artistas que fizeram mais sucesso na década de 70. O que não faltam são inspirações e material para ficar por dentro tanto da moda quanto da arte desse período tão importante!


Seja para usar no dia a dia ou em uma fantasia perfeita, vale a pena escolher as melhores roupas anos 70 para montar um look que tenha tudo a ver com sua personalidade e a ocasião específica. Liberte-se e inspire-se, vale muito a pena! Se tiver dúvidas, é só deixar um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂


2 comentários em “Roupas anos 70: Tudo sobre + modelos femininos e masculinos!”

  1. Que mistureba! Muito que foi colocado nesta matéria não tem nada a ver com os anos 70′. O filme Grease por exemplo foi lançado em 78 mas a história se passa entre os anos 50′ e 60, que era a época que se usava brilhantina nos cabelos, jaqueta de couro, saias rodadas, calças boca caninho e lenço no pescoço. Várias fotos são de novelasemana, não mostra as roupas que se usava com fidelidade. Os sapatos masculinos, uma das últimas fotos, não tem nada a ver com os sapatos masculinos da década de 70′. Alguma coisa até se usava mas muitas aí não é da década de 70′ nem daqui do Brasil nem de fora. Digo isso com toda certeza porque tenho mais de 57 anos e vivi plenamente toda a década de 70′.

  2. Mais um detalhe. A calça skinni e camisetas de bandas começaram a ser usadas mais nos anos 80′, e agora se fala em MODA hippie, mas na época não era moda era um movimento e quem era hippie não era bem visto pela sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *