Moda e estilo retrô【2020】ᐅ Características | Looks | Ideias

Nunca o estilo retrô foi tão valorizado pela moda. Um dos lemas básicos do universo fashion é: modelos maravilhosos não devem sair de cena e na primeira oportunidade devem pontuar nas passarelas e a street wear. Mas para entender um pouco mais sobre a volta de tendências que já amamos é preciso compreender sobre estilo retrô, o que você confere em nosso artigo a seguir.

estampa estilo retro

O que é a moda retrô?

Nunca o estilo retrô foi tão valorizado pela moda. Um dos lemas básicos da moda é: modelos maravilhosos não devem sair de cena e na primeira oportunidade devem voltar para as passarelas e a street wear. Mas para entender um pouco mais sobre a volta de modelos antigos é preciso compreender sobre estilo retrô, o que você a seguir.

Retrô é um tipo de peça de roupa inspirada em uma coleção antiga, em um modelo já foi lançado há um tempo atrás. Esse tempo não possui limite mínimo ou máximo: Podem ser duas coleções atrás ou cinco décadas.

O estilo retrô é essencialmente o resgate de peças as quais podem se encaixar no momento atual da moda ou nunca deveriam ter saído de cena segundo o julgamento dos especialistas. É como se você não precisasse deixar a sua calça ou blusa preferida na saudade: é só trazer de volta com uma repaginada.

E quando se trata de repaginar… os estilistas sabem muito bem como fazer isso. Você já deve conhecer algumas peças de moda que voltaram, como:

  • A pantalona, hoje conhecida como calça flaer;
  • As roupas neon;
  • O jeans colorido;
  • Dentre outras.

Diferença entre vintage e retrô

Acredite: esta é uma das principais dúvidas quando se trata de aderir no look a estilos antigos.

Diferenciar vintage de retrô é bem simples. Retrô é o uso de peças inspiradas em estilos antigos, mas são modelos lançados recentemente. O vintage é o uso de uma peça de roupa muito velha hoje em dia.

Exemplo: Você comprou no brechó uma calça boca de sino dos anos 70 que resolveu usar hoje. Isso é aderir ao estilo vintage. Comprar uma calça com a boca mais aberta Aparecida com a boca de sino mas recém-lançada é o estilo retrô.

estilo retro calça quadriculada

Como aderir ao estilo? #dicas

Como tudo na moda é só querer usar e seguir em frente para aderir ao estilo retrô. Você pode escolher peças as quais gosta muito e gostaria de repetir ir na modernidade de acordo com seu estilo natural e molde do corpo.

Para fazer bonito a dica master é: saber valorizar o que está em cena. Nem toda peça merece uma volta no tempo, em especial quando é algo que não foi tão legal em tempos passados. As vezes os fashionistas erram (sim, isso acontece e muito!) e uma peça considerada moda deve ser esquecida. Neste caso seu primeiro passo será analisar o potencial de uma peça antiga.

estilo retro saia xadrez

Outros pontos importantes para aderir ao estilo retrô são:

  • Reflita: Aquela peça realmente combina com você? – não é porque uma peça de roupa volto à cena que você deve usar. Muita calma nessa hora, hein! Talvez o calçado não seja bacana ou ela não valorize partes essenciais do seu corpo;
  • Cuidado com as estampas – são numerosas as amantes de estampas antigas mas as vezes é só o modelo que voltou à cena e não a estampa. Muitos logistas se confundem e para tentar entrar na onda compram errado, apostando em estampas não muito legais ou distante do que realmente está sendo usado. Antes de valorizar animal print ou poás, por exemplo, pesquise se elas realmente estão com novo espaço na atualidade.

Fotos de roupas e looks com estilo retrô

Querendo aderir ao estilo retrô não vão faltar dicas de como montar um visual maravilhoso! Confira opções como:

Macacão era disco

Entre as décadas de 70 e 80 a discoteca era o point da galera. Você, tradicional das boates e dos shows, não viveu o tempo em que dançar com roupas apertadas e coreografias prontinhas era a sensação entre os jovens até 30 anos.

Neste período o macacão era a roupa para elas. Fácil de vestir e permitindo uma boa dança sem atrapalhar os movimentos, o macacão justinho era o auge. Podia vir com brilho ou sem. As mulheres gostaram tanto e ficaram com tanta saudade que vivem revisitando o modelo.

estilo retro macacao
Macacão de duas cores: Super tendencia no estilo retrô.

estilo retro macacao era disco

Macacão Pantalona

O conforto da pantalona nunca foi esquecido nos anos 70. E de tão amado o modelo de calças femininas retornou nos anos 90 e segue firme como tendência para elas usarem sem medo.

Mas atenção: é preciso ter corpo para isso mesmo! A moda pede um modelo justinho, peça única. Mesmo com a calça folgadona é necessário estar de bem com as medidas abdominais. 

estilo retro macacao pantalona estilo retro macacao pantalona estampado

estilo retro macacao fashionSaia estampa poá

A estampa de bolinha deve ter sido queridinha de algumas mamães e vovós leitoras. Com seu lançamento nos anos 50 entre as mulheres mais ousadas e amantes de rock, fazia um enorme sucesso quando bem armadas e levemente drapeadas.

Hoje usar saia poá é considerado estilo retrô puro. Inclusive as mais fãs deste estilo de look adoram investir em vestidos armados e óculos vintage para complementar o look.

estilo retro saia longa poa estilo retro saia poa drapeada estilo retro saia poa media

Saia plissada

Sabe aquelas dobrinhas na cintura as quais deixam a saia com movimento? É delas que estamos falando. A saia plissada surgiu nos anos 50 e de lá em diante nunca deixou de ser revisitada, podendo ser combinada com camisetas regatas, blusas, camisetas sociais femininas e tudo mais com a capacidade de deixar o look moderninho.

estilo retro saia plisada

A sapatilha deixa o estilo retrô forte e romântico.

estilo retro saia plisada estampada estilo retro saia plisada xadrez Macaquito jeans

Os anos 90 nunca saíram de moda na verdade e o macaquito também não. Desde o seu surgimento o tecido barato e de fácil acesso se tornou um dos mais queridos em todo o mundo! Não há como viver sem o jeans.

O macaquito é aquela peça jovial que nunca sai de moda. Vale usar com tênis, sapatilha ou sua sandália baixinha no look básico casual. 

estilo retro macaquinho jeans

estilo retro macaquito jeans

Camisa xadrez feminina

Dos pubs ingleses às ruas brasileiras a blusa xadrez é a peça retrô mais usada. Alguns especialistas da área nem a classificam mais como retro e sim como clássica. Não dá para errar com ela combinando com jeans ou até saia lápis.

estilo retro camisa xadrez feminina
A calça de couro é outra peça do estilo retrô da moda inverno atemporal.

estilo retro blusa xadrez estilo retro camisa xadrez com calça jeans

Blusa ciganinha preta

O modelo conhecido hoje como “Ombro a ombro” é o queridinho delas. Já foi antes também, lá nos anos 70, quando mostrar tanto o corpo e usar calça o tempo todo era considerado ‘anti feminino’.

A blusa ciganinha original tem estampas inspiradas no universo hippie. Por hoje você encontra modelos legais de cor única ou dois tons para vestir com shorts, calças ou saias.

estampa estilo blusa ciganinha preta estilo retro blusa ciganinha

Calça cintura alta

As opiniões são bem divididas quanto ao retorno da cintura alta. Há quem ame e quem ache que ela deveria ter ficado lá nos anos 80. Mas tivemos tantos retornos da tendencia que fica impossível ignorar. E combinando da forma correta fica bem legal.

estilo retro calça cintura alta jeans estilo retro calça cintura alta estilo retro calça xadrez cintura alta estilo retro calça cintura alta como vestirAgora você já sabe tudo sobre estilo retro e pode montar seu próprio look! E se tiver mais dicas e sugestões de modelitos é só deixar nos comentários abaixo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *