Como Fazer Barba Degradê – 30 Inspirações, Dicas & Tutorial Fácil


Diferente do que muitos pensam, ter uma barba bonita demanda tempo e esforço. Além de aparar e manter os pelos em ordem, você precisa utilizar alguns produtos higiênicos em sua barba, como xampu e condicionador, para mantê-la limpa e hidratada.

Ao cultivar uma barba, é fundamental decidir qual estilo você adotará. Dentre diversas opções, um estilo que se destaca é o degradê, graças ao seu efeito retrô e charmoso. Ao longo deste post, vamos trazer algumas dicas e um tutorial fácil de como fazer barba degradê, além de muitas fotos para se inspirar.

Três homens de perfil um ao lado do outro, todos com cabelo curto e barba degradê
Com um aspecto charmoso, a barba degradê possui variações para todos os estilos e gostos.

O que é? Quem Pode Fazer?

Como o próprio nome sugere, a barba degradê se caracteriza por começar com um volume bem baixo na região da costeleta e ir crescendo gradativamente até outras partes do rosto.

 O estilo pode ser adotado por homens de todas as idades e com praticamente qualquer corte de cabelo, mas vai melhor ainda quando acompanhada de um undercut. Basicamente, a barba degradê se encaixa dentro de qualquer estilo e tipo de rosto, conferindo à pessoa um aspecto mais clean que está com tudo atualmente.

Fotos e Ideias de barba Degradê

A barba degradê pode apresentar algumas variações. Por isso, separamos algumas ideias e fizemos uma breve descrição de cada uma. Assim, fica mais fácil escolher o estilo mais adequado para você e compor seu novo visual.

Barba Lenhador Degradê

O estilo lenhador é proveniente da moda lumbersexual, uma tendência no universo masculino que consiste em manter um bom visual inspirado em  influências rústicas dos lenhadores.

A barba lenhador degradê exige cuidado e paciência, visto que é preciso deixar os pelos crescerem por pelo menos três meses para se obter um resultado satisfatório. Este estilo fica ainda melhor com cabelos grandes e undercut. Por isso, é fundamental que o corte da barba esteja alinhado ao corte do cabelo, como pode ser observado nos exemplos a seguir.

 

Homem de perfil com barba degradê estilo lenhador e cabelo grande jogado para o lado Homem de perfil com bastante tatuagens no pescoço e barba degradê estilo lenhador Homem de perfil olhando para baixo, com cabelo arrepiado comprido e barba degradê estilo lenhador Homem de frente olhando para o lado. Possui muitas tatuagens e uma barba degradê estilo lenhador Homem de perfil com cabelo curto nas laterais e barba degradê estilo lenhador

Barba Desenhada Degradê

Ao contrário do  estilo lenhador, a barba desenhada vai muito bem com um corte de cabelo mais baixo e próximo da orelha. A manutenção deve ser constante, pois é ideal que o volume esteja sempre baixo, tanto na área frontal do rosto quanto nas laterais.

O mais legal deste estilo é o efeito na junção entre o cabelo e a barba, próximo da orelha. O degradê na transição entre estas duas áreas pode trazer resultados muito bacanas, como os ilustrados nas fotos abaixo.

 

Homem de perfil na barbearia com uma barba bem curta e cabelo arrepiado Homem de perfil olhando para cima. Possui cabelo liso arrepiado e barba bem feita com degradê na lateral. Homem de perfil olhando para baixo. Possui cabelo e barba bem curtos, ambos com efeito degradê. Homem de perfil com barba degradê

Homem visto de baixo para cima com os olhos fechados. Possui uma barba bem feita, com degradê nas laterais.

Degradê com Cavanhaque Estendido

Esta é uma opção ideal para pessoas com rostos mais quadrados, já que dá o efeito de alongamento do rosto. Se sua face tiver um formato mais triangular, é recomendável que você adote algum dos outros dois estilos apresentados acima.

Esta forte tendência para 2017 te ajudará a equilibrar o tamanho do seu rosto e deixá-lo mais harmônico. Para se conseguir um resultado legal é bem simples: deixe os pelos crescerem na região central do rosto e apare um pouco nas laterais. Separamos abaixo alguns exemplos da barba degradê com cavanhaque estendido para você se inspirar.

 

Homem de óculos e alargador olhando para o lado. Possui uma barba degradê com cavanhaque estendido. Homem de perfil com a camiseta aberta. Possui uma barba degradê com cavanhaque estendido. Homem de terno e cabelo jogado para trás olhando para o lado. Possui uma barba degradê com cavanhaque estendido. Homem de perfil com brinco na orelha e cabelo arrepiado. Possui uma barba degradê com cavanhaque estendido. Homem loiro olhando diretamente para a câmera. Possui uma barba degradê com cavanhaque estendido.

Famosos com Barba Degradê

A Barba Degradê tem se mostrado uma ótima opção para compor o visual masculino, ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Os famosos não são exceção – artistas nacionais e internacionais vêm aderindo ao estilo e provando que a barba degradê é uma tendência que chegou para ficar. Confira:

 

O ator Bruno Gagliasso de perfil com cabelo raspado nas laterais e uma barba degradê
O ator global Bruno Gagliasso
Ator e cantor Jared Leto de perfil com cabelo longo e barba degradê.
Jared de Leto, vocalista da banda 30 Seconds To Mars e ator em filmes como Esquadrão Suicida e Clube da Luta
Ator Christian Bale olhando diretamente para a câmera. Está usando um terno azul, cabelo comprido e barba degradê.
Christian Bale, o Batman da trilogia de Christopher Nolan
Zac Efron de óculos escuros e blusa preta olhando para o lado com barba degradê.
Zac Efron, conhecido por seu papel em High School Musical
Rapper Drake olhando para o lado com cabeça raspada e barba degradê
Drake, rapper internacionalmente conhecido
Cantor Zayn Malik olhando para o lado com cabelo e barba degradê.
Cantor Zayn Malik, conhecido por sua participação no grupo One Direction

Como Fazer Barba Degradê Passo a Passo

A barba degradê pode ser feita tanto em casa quanto em um barbeiro, cabe a você escolher qual opção mais lhe agrada.

Caso decida fazer em um babeiro, é recomendável que escolha um profissional de sua confiança e converse com ele antes de iniciar o procedimento para evitar erros posteriores.

Caso decida realizar o corte em casa, você precisará de uma máquina de cabelo, um pente, gilete e creme de barbear. Tendo estes itens em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Deixe a barba de tamanho uniforme utilizando a maquininha, o pente pode variar de acordo com o comprimento que você pretende alcançar;Homem de frente para a câmera passando a máquina de corte em sua barba
  2. Corte os pelos que ficam na região do pescoço utilizando o pente zero da máquina;Homem de frente para a câmera raspando sua barba na região do pescoço
  3. Limpe a parte de cima da barba, utilizando a maçã do rosto como ponto de referência;Homem de frente para a câmera passando a máquina de corte na região lateral de sua barba
  4. Utilize a máquina na lateral superior para dar o efeito degradê. O pente deve ser um número menor do que aquele que você utilizou para deixar a barba uniforme (etapa 1);Homem de frente para a câmera passando a máquina de corte em sua barba
  5. Agora você deve reduzir em um o número do pente (se o número utilizado na etapa passada foi o três, agora utilize o dois) e passar a máquina na lateral superior da barba e onde ela se junta ao cabelo, na área conhecida como costeleta;Homem de perfil passando a máquina de corte na costeleta, entre a barba e o cabelo
  6. Diminua o número do pente em um novamente e repita o processo descrito no passo acima com muito cuidado;Homem de perfil raspando a região lateral da barba
  7. Caso deseje um aspecto mais limpo, pode aplicar o creme de barbear na área superior da bochecha e passar a gilete para tirar os “excessos”;Homem de perfil com creme de barbear em seu rosto passando a gilete na barba
  8. Limpe com água e pronto! Agora você tem uma barba degradê impecável.Homem com a barba feita de frente para a câmera

Caso deseje uma explicação mais detalhada sobre o processo, recomendamos o vídeo a seguir que também demonstra o passo a passo de como ter uma barba degradê sem precisar sair de casa.

Eaí, qual estilo de barba degradê tem mais o seu perfil? Esperamos ter  ajudado com nosso tutorial e com os exemplos apresentados. Qualquer dúvida, deixe um comentário no post.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *