Barba Falhada – 5 Soluções Eficientes, Dicas & Como Disfarçar!


Não dá para negar que a barba está na moda e dificilmente deixará de ser tendência. Os fios faciais agradam muitos rapazes e são capazes de promover uma verdadeira renovação em qualquer estilo, deixando qualquer homem mais bonito e charmoso. A questão, porém, é que muitos tentam, mas não conseguem mantê-la grande e volumosa. Eis o famoso problema da barba falhada.

Isso acontece quando os fios não crescem regularmente, demoram para se formar e deixam vários “buracos” no rosto. Pode até parecer interessante para alguns, mas é fato que uma barba falhada não valoriza o visual, ainda mais daqueles que precisam manter uma ótima aparência para o trabalho e toda a convivência social.

Mas, como para tudo tem solução, existem maneiras de acabar com essa adversidade e manter uma barba mais equilibrada, sem as falhas características. Selecionamos algumas dicas e informações sobre esse tema, além de muitas fotos com estilos que podem ser bacanas para você. Acompanhe, teste e conte pra gente se deu certo.

barba falhada
5 ótimas soluções e dicas essenciais para dar fim à barba falhada

A barba falhada é um problema para muitos homens atualmente. Com toda essa tendência em valorizar os fios faciais, é irritante perceber que no seu rosto eles ficam irregulares, não crescem direito e não preenchem todas as áreas. Logo, aquele aspecto lenhador e volumoso fica distante, o que é bem frustrante para diversos rapazes.

Visando dar fim nessa situação, muitos desistem de cultivar uma barba ou buscam soluções milagrosas. O fato é que não existe algo tão incrível para sanar essa adversidade, porém alguns tratamentos ajudam a estimular o crescimento dos fios e levar ao resultado esperado. Para quem não tem aquela genética incrível, são opções interessantes que vale a pena considerar.

Aliás, genética e questões hormonais fazem diferença no crescimento da barba, assim como algumas doenças dermatológicas podem prejudicar nesse processo. Não adianta pensar que os médicos falam isso apenas por praxe, é importante se atentar à saúde completa antes recorrer a produtos, alimentos e tipos que prometem efeitos em tempo recorde.

Quais as Melhores e Mais Eficientes Soluções?

Algumas soluções são bem eficientes e ajudam a dar fim à barba falhada, garantindo que seus fios comecem a crescer com mais frequência e possam deixar todas as áreas do rosto cobertas. Mas, antes disso, é importante destacar que você não deve tratar essa situação como um grande problema, afinal, hoje em dia até essas falhas são consideradas estilosas – você só não pode deixar que seu visual fique desleixado, há muita diferença de uma coisa para a outra.

Sendo assim, é essencial ter paciência e cuidados para não recorrer a qualquer coisa que prometem por aí. Entre as 5 soluções que listamos, todas são seguras e podem realmente fazer a diferença:

  • Realizar exames para descobrir a causa das falhas

Como já dissemos, as questões de saúde contam bastante quando se trata da barba falhada. Muitas coisas podem alterar o crescimento dos fios, como a genética em si ou o nível de vitaminas, sais minerais e testosterona. Além disso, condições como anemia afetam diretamente esse processo, por isso é fundamental fazer um hemograma completo para saber como estão esses componentes.

Também é interessante conversar com um dermatologista para uma avaliação da saúde de sua pele. No mais, é fundamental se atentar à alimentação, a prática de exercícios físicos e ao consumo de açúcar e gordura. Tente manter tudo equilibrado para que seu corpo esteja sempre saudável.

barba falhada

  • Cuidar frequentemente da pele do rosto

Parece óbvio, mas muitos caras se esquecem desses cuidados básicos. Sabia que a oleosidade em excesso pode tampar os poros e prejudicar o crescimento de sua barba? Pois é. Para acabar com isso, é necessário caprichar na limpeza, usando sempre um shampoo anticaspa para deixar os fios limpos, remover o sebo e nutrir a raiz.

Também é interessante fazer uma boa esfoliação uma vez a cada duas semanas, eliminando todas as células mortas e mantendo a pele do seu rosto mais saudável. Se quiser, vale fazer até uma limpeza de pele completa uma vez por mês.

Um truque bacana na hora da lavagem é fazer movimentos circulares para estimular o crescimento dos fios. Muita gente diz que é um macete muito eficiente!

  • Acelerar seu metabolismo

Atividades físicas rotineiras são perfeitas para manter o metabolismo acelerado e ajudam até na produção de testosterona, contribuindo para efeitos positivos tanto na sua barba quanto em outros fatores ligados ao seu corpo. Do contrário, o sedentarismo é péssimo e prejudica várias áreas, portanto não dá para ficar parado.

Tire um tempo para se exercitar, mesmo que seja uma pequena caminhada diária. Pode ter certeza que vai ajudar muito, assim como uma alimentação regrada e equilibrada. Também pode ser interessante recorrer a alguns suplementos (dizem que o ZMA é bom), porém é importante consultar um médico ou nutricionista antes de consumir qualquer produto.

  • Recorrer a produtos estimulantes

Algumas opções ajudam a estimular os fios, como o famoso minoxidil, um tônico capilar que é atestado por muitos especialistas e usuários. Falaremos melhor sobre esse produto no próximo tópico, mas antes é bom ter em mente que ele não fará milagres sozinho.

Essas loções apenas auxiliam no crescimento dos fios de rapazes que possuem bons hábitos, ou seja, é um influenciador. Sendo assim, não basta usá-lo e continuar comendo mal, sendo sedentário e evitando os cuidados com a pele. É preciso seguir todas as dicas anteriores para recorrer a esse produto que dará uma força no crescimento de seus fios faciais.

Fique atento e procure sempre versões originais e comprovadas. Não vá usar qualquer produto de procedência duvidosa, pode ser péssimo para seu corpo.

barba falhada

  • Realizar um implante de barba

No último dos casos, a solução é recorrer para um implante de barba. Esse procedimento está cada vez mais popular e resolve de uma vez o problema da barba falhada. E é isso mesmo: trata-se de um processo que tira os fios de uma região mais volumosa e os transfere para a área afetada.

Além de garantir uma barba cheia, o implante ajuda a cobrir cicatrizes faciais, por isso ganha muitos adeptos. Como é realizado direto no bulbo do pelo e com opções naturais (e não sintéticas), o crescimento será normalizado mesmo após a raspagem, ou seja, é uma fixação direta que tem efeito duradouro.

Há três técnicas de implante disponíveis, tudo depende da qualidade dos pelos implantados, do profissional e do modo que será realizada a fixação. No geral, o resultado aparece rapidamente e impressiona. O investimento, porém, não é tão animador assim: a média de preço do tratamento mais barato é de 8 mil reais.

E o modo de raspar, contribui para o crescimento? Não há evidências que isso influencie, porém é sempre bom usar uma navalha/lâmina de qualidade que ajudará até a evitar irritações.

Existe Tratamento?

Sim, existe tratamento para os fios cresçam e a barba falhada deixe de atormentá-lo. Além das soluções que detalhamos, vale a pena conhecer melhor alguns remédios e vitaminas eficientes.

Remédios e Vitaminas

Não há dúvidas que o minoxidil é o remédio que mais ajuda a estimular o crescimento dos fios faciais. Essa loção capilar tem resultados comprovados: trata-se de um produto que contém componentes que atuam como vasodilatadores, estimulando a circulação do sangue e garantindo que os nutrientes cheguem rapidamente aos folículos, fator que contribui para um desenvolvimento mais ágil. 

Além disso, muitos especialistas revelam que o minoxidil ajuda as células a absorverem melhor os nutrientes, dando mais força aos fios e fazendo com que cresçam rapidamente e com uma ótima aparência. Os primeiros resultados surgem cerca de 3 semanas após o uso, com uma boa mudança após 3 meses do início do tratamento. 

É bem fácil de usá-lo, basta aplicar o gel diretamente (de 1 a 2 vezes) no rosto após uma boa limpeza. Essa é a versão mais eficaz, mas para quem preferir outras opções, há também minoxidil em cápsulas ou líquido. Para saber mais, confira este post que detalha tudo sobre o uso de minoxidil na barba falhada.

Quanto às vitaminas, é interessante realizar um exame para verificar como estão os níveis no seu corpo e se há carência de alguma opção. No mais, uma alternativa bacana é recorrer aos multivitamínicos. Converse com seu médico e veja se é seu caso, já que normalmente uma boa alimentação é capaz de suprir qualquer falta e manter uma boa saúde.

minoxidil
O minoxidil é vendido em várias versões

Tratamento Caseiro

Você pode ver muitas dicas de diversos produtos caseiros, mas nenhum deles será tão eficaz quanto as soluções que destacamos. Não há produtos milagrosos ou alimentos que hajam diretamente e façam sua barba ficar cheia e volumosa de um dia para o outro, tudo depende de paciência e bons tratamentos para que os resultados apareçam algumas semanas/meses depois.

Fotos e Estilos de Barba Falhada

No mais, você pode assumir sua barba falhada sem se preocupar com convenções, aderindo a um estilo bacana e harmônico. O cavanhaque é um bom exemplo, assim como a barba rala desenhada – que exige manutenção frequente, mas é capaz de valorizar seu rosto – e a barba por fazer, uma tendência que vale a pena conhecer.

Para te deixar ainda mais inspirado, selecionamos algumas imagens. Veja como alguns caras lidam com a barba falhada e como conseguiram disfarçá-la para manter o charme e a beleza!

Grande

A barba falhada grande pode revelar nuances impressionantes e dar uma renovada no seu visual. Para manter esse estilo, você pode até disfarçar as falhas mais latentes – inclusive na bochecha – com alguns truques que ensinaremos no próximo tópico.

Perceba que muitos famosos têm barba falhada e não tiveram medo de mantê-la, como Chay Suede, Wagner Moura, Keanu Reeves, Justin Timberlake e até o ícone Brad Pitt.

Rala ou volumosa, a barba falhada pode ser um estilo fascinante para muitos caras!

Enquanto Alexandre Nero apareceu com uma barba bem grande, o ator Jake Gyllenhaal preferiu manter seus fios mais ralos e curtos.

Desenhada

Uma ótima ideia para disfarçar a barba falhada é aderir aos desenhos, que equilibram o visual, dando um ar discreto e sóbrio, principalmente quando os buracos são mais perceptíveis na região da bochecha. O resultado é fascinante, mas você precisa se atentar à manutenção para não ficar com um aspecto desleixado.

Valorize a região do bigode e do cavanhaque que é sucesso!

A barba desenhada é interessante para rapazes de todos os estilos e idades, uma opção atemporal e elegante.

Disfarçadas / Corrigidas: Antes e Depois

Quer ver o antes e depois da barba falhada disfarçada e corrigida? Surpreenda-se com a transformação no visual desses caras e siga nossas dicas para que dê certo com você também!

Lembrando que tudo depende de paciência, cuidados e atenção ao tratamento. Os efeitos aparecerão depois de um tempo, não se desespere, mantenha a calma e siga todas as etapas.

Com essas comparações dá para entender porque a barba faz toda a diferença no visual e porque é cada vez mais valorizada!

Nessa última imagem os resultados apareceram efetivamente depois de três meses. Fique atento e espere até que os efeitos sejam perceptíveis e eficientes.

Como Disfarçar Barba Falhada: Passo a Passo Fácil

Alguns truques ajudam a disfarçar as falhas e manter seu visual equilibrado, sobretudo na hora de aparar a barba. Para isso, vale a pena utilizar um barbeador elétrico em vez de lâmina, que é indicada apenas para barbas curtas ou para os detalhes/acabamento. Confira algumas dicas:

  • Aparar as laterais, assim elas parecerão mais curtas que o restante do rosto e dará a impressão de que sua barba está cheia.
  • Retirar os pelos que crescem de modo irregular, o que acaba com aquele estilo desleixado que acaba prejudicando seu visual.
  • Valorizar áreas como queixo e bigode, dando um toque alternativo e diferente para sua composição.
  • Aderir aos desenhos ou estilos de barba rala/curta ou por fazer. Para isso, conte com a ajuda de um barbeiro experiente, com certeza ele realizará um bom trabalho.
tipos de barba falhada
Aderir ao cavanhaque é uma ótima solução para disfarçar a barba falhada

Esse foi nosso tutorial completo sobre barba falhada. Selecionamos as melhores dicas e informações para te orientar, conte pra gente o que achou e se irá testá-las. Seja paciente, mude seus hábitos e esqueça opções que prometem resultados milagrosos. Cuide da sua saúde, de sua pele e de seus fios que tudo se ajeita, pode ter certeza. Tem dúvidas ou alguma ponderação? Comente. Boa sorte e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *