Barba Lenhador: Como fazer? Cuidados, dicas e mais de 40 modelos


Ter uma ‘barba de respeito’ é o objetivo de muitos rapazes. Não dá pra negar que os pelos no rosto fazem toda a diferença no estilo e dão um plus em qualquer visual, sobretudo aqueles modelos grandes e volumosos, como a barba lenhador – conhecida também como lumberjack.

A influência rústica dos lenhadores atrelada com tendências urbanas moldam o homem que gosta de combinar a barba longa com cortes de cabelo modernos (como o degradê) e roupas que são tendência. Podemos ver muitos exemplos da moda lumbersexual nas ruas, redes sociais, passarelas e vários locais atualmente.

Esse estilo te chama atenção? Você sabe quais os benefícios da barba lenhador e como aderir a essa moda? Como cuidar passo a passo? Leia nosso post completo e não deixe nenhum detalhe de lado, tem dicas iradas que vão te surpreender!

Barba lenhador

‘Cultivar’ uma barba faz toda a diferença. Esse estilo caiu nas graças de homens de todas as idades e voltou com tudo nos últimos anos. Independente do estilo, deixa qualquer visual diferenciado, como uma verdadeira transformação – dá muito charme, um toque requintado e exalta a masculinidade.

Uma barba longa ainda alonga e afina o rosto – ajudando a esconder a ‘papada’ e disfarçando o queixo pequeno, além de esconder imperfeições como marcas de acne, cicatrizes, sinais da idade e demais falhas. Desde que os pelos estejam bem cuidados e aparados, você poderá aderir a diversos estilos e chamar muita atenção.

barba lenhador

O grande máximo da barba lenhador é que a versatilidade, adequando ao estilo de caras de todas as idades, dos mais jovens aos mais velhos. Combinada com um bom corte de cabelo e um jeito bacana de se vestir, faz toda a diferença no visual, te deixando super elegante e atrativo.

Mas e para quem ainda não tem barba ou usa um modelo mais curto? O que fazer para começar do zero e aderir a esse tipo, é possível? Com certeza, com muita paciência e seguindo algumas dicas você pode ter uma barba linda, saudável e charmosíssima.

Dicas para Começar do Zero

Aderir a lumberjack é o desejo de muitos rapazes, sobretudo aqueles que querem dar uma renovada total no visual. Para isso, antes de tudo é necessário deixar a barba crescer MUITO. Especialistas dizem que a média é de 3 meses para ter um bom volume e saber como apará-la para ficar do seu gosto, de acordo com sua personalidade.

Barba lenhador estilo

Para quem ainda não tem uma barba formada, talvez o tempo seja um pouco maior. Em todo caso, alguns produtos podem até ajudar no crescimento, como o famoso minoxidil e similares – porém, fatores como genética e alimentação também influenciam bastante, sabia?

Ah, mas e quando há muitas falhas e a barba está totalmente irregular, o que eu devo fazer? Só resta esperar, por mais que seja chata essa fase de crescimento, se você raspar vai levar seus planos por água abaixo. Por isso dissemos que paciência é fundamental, pode ter certeza que no tempo certo sua barba estará totalmente cheia em todos os cantos – etapa em que é possível aderir a lumberjack tranquilamente.

Nesse contexto, é preciso se atentar às regras do seu trabalho também, já que muitos locais não aceitam rapazes com barba longa e má aparada. Esse é grande ônus e que você precisa pensar bem antes de iniciar nesse estilo. Do contrário, se há liberdade para ser do jeito que você é, vá em frente e seja persistente.

Para te inspirar, separamos algumas fotos de antes e depois surpreendentes. Veja como uma barba longa FAZ TODA A DIFERENÇA no visual – se transforma totalmente e muitos caras ficam irreconhecíveis!

barba lenhador antes depois barba lenhador antes depois

Parece montagem, mas as imagens são reais e você pode atingir esse nível!

barba lenhador antes depois barba lenhador antes depois barba lenhador antes depois

Incrível, não é? Assim que sua barba estiver longa o suficiente para aparar de acordo com o estilo lumberjack, você pode escolher o corte que fica melhor em seu rosto e começar a cuidar. É comum que nesse processo de crescimento coce bastante, para acabar com isso basta aplicar um creme hidrante ou aquelas loções pós-barba, são produtos que ajudam bastante.

Cuidados Diários

Como cuidar de uma barba lenhador? Como é um modelo grande e com muito destaque, pode deixá-lo com cara de desleixado caso você não mantenha bem aparada e com tudo equilibrado. Portanto, é essencial visitar um barbeiro com frequência e cuidar em casa também.

tipos de Barba lenhador

A rotina de lavagem e hidratação é primordial e nunca deve ser deixada de lado. Assim que sua barba estiver nos conformes, não abra mão de produtos específicos para cuidar com mais afinco – existem inúmeras opções que você encontra em lojas de cosméticos e em sites especializados, como o Men’s Market.

barba lenhador

Vale a pena aderir a cuidados especiais:

  1. Lavar diariamente com shampoo ou sabonete específicos para barba, ainda mais quando os pelos acabaram de ser aparados ou estão começando a crescer.
  2. Fazer pelo menos uma hidratação diária com óleo próprio para deixar os pelos mais macios e fáceis de pentear. Isso também evita que fiquem mais secos conforme o tempo.
  3. Pentear para que os fios se mantenham alongados e não enrolem ou embaracem. Um pente de madeira é o ideal para esse procedimento.
  4. Vale a pena também esfoliar uma vez por semana para abrir os poros da pele do rosto. Além disso, esse cuidado evita que os pelos fiquem encravados.

barba lenhador

Aparar em casa, é indicado ou não?

Não é muito seguro, mas também não é extremamente trabalhoso. Você precisa ser paciente e atentar-se a cada detalhe para evitar qualquer falha, tendo muita precisão na hora de usar o barbeador ou a tesoura. Em todo caso, é melhor não arriscar: corra para a barbearia e deixe que um profissional realize esse serviço, já que ele está mais acostumado e pode executar um bom trabalho.

Hoje em dia há muitos profissionais especializados em desenhar aquela barba lenhador que ficará ótima em seu visual, por isso vale mais a pena visitar um barbeiro experiente e que te dê boas dicas para manter sua barba sempre em dia.

Fotos e Modelos de Barba Lenhador

Agora que você já sabe como ter uma barba lenhador, assim que ela estiver ‘no jeito’ para aparar e desenhar será possível inspirar-se em um estilo legal e adequado as suas características e personalidade. Há muitas referências bem legais e que servem para todos.

Barba lenhador ideias

Seja você mais novo ou mais velho, escolha aquele tipo que valorizará ainda mais seus atributos. Se tiver dúvidas, peça ajuda para profissionais. Agora, veja as fotos com os modelos mais usuais e arrojadíssimos.

Urbano / Moderno

Tendências modernas unem tanto a rusticidade da barba lenhador quanto referências atuais, inovando no formato ou complementando com um estilo de cabelo diferente ou demais características da moda lumbersexual. Tatuagens e o incremento com acessórios masculinos são algumas ideias interessantes.

barba lenhador moderna barba lenhador moderna barba lenhador moderna barba lenhador moderna

O objetivo é diferenciar o visual e incluir a barba lenhador a um estilo moderno e urbano, com algumas peculiaridades e algo mais alternativo

barba lenhador moderna barba lenhador moderna

A combinação com o degradê, um bigode (mustache) mais arrojado e linhas diferenciadas também se aplicam a uma barba lenhador urbana

barba lenhador moderna

Em Carecas

Carecas com barba longa: será que combina? Há tempos esse estilo é seguido por caras que decidiram se livrar totalmente dos cabelos e decidiram cultivar uma barba longa para dar um verdadeiro upgrade na aparência. De fato, fica um complemento bem clássico e que destaca totalmente qualquer visual, principalmente de caras mais velhos.

barba lenhador em carecas barba lenhador em carecas barba lenhador em carecas barba lenhador em carecas

A barba longa com a cabeça careca traça um paralelo bem interessante que está se tornando um clássico no visual de muitos rapazes

barba lenhador em carecas barba lenhador em carecas

Com Cabelo Curto

Quem prefere um modelo mais tradicional pode usar o cabelo curto normal mesmo, com os fios baixos ou bem penteados. Fica bem em caras de cabelo liso, ondulado, afro, entre muitas outras alternativas. Uma barba bem cuidada te deixará mais charmoso e requintado.

barba lenhador cabelo curto 1 barba lenhador cabelo curto

A barba lenhador fica ótima para quem é gordinho. Lembra que dissemos que ela afina e alonga o rosto? Pois é!

barba lenhador cabelo curto

Os mais velhos podem aderir à tradicional barba branca. Olha só o quanto pode ficar bacana e com total elegância

barba lenhador cabelo curto barba lenhador cabelo curto barba lenhador cabelo curto

 Com Coque

O coque samurai também fica bem interessante em associação à barba lenhador. Fique de olho nesse trend, ainda mais se você gosta ou tem cabelos longos e deseja mudar seu visual para algo moderno e conceitual. Dê uma olhada nas fotos – há inspirações tops!

barba lenhador com coque barba lenhador com coque barba lenhador com coque barba lenhador com coque barba lenhador com coque

Você pode raspar a cabeça nas laterais ou então usar os cabelos longos do jeito normal mesmo, tudo depende de seu gosto e personalidade

barba lenhador com coque barba lenhador com coque

Com corte degradê

Um trend urbano que vale a pena aderir é barba lenhador + cabelo em corte degradê/undercut. Há muitas possibilidades, inclusive já fizemos uma matéria completa sobre essa tendência que dificilmente sairá de moda. Pode ser com cabelo mais longo ou curto, o que importa são as laterais raspadas e com efeitos distintos.

barba lenhador degrade barba lenhador degrade barba lenhador degrade

Como Fazer e Aparar a Barba Lenhador Passo a Passo

Gostou de tantas fotos bacanas e está animado para ter sua barba lenhador em dia? Aproveite nosso tutorial passo a passo e não deixe nenhum detalhe de lado – serve para fazer sozinho ou então com um barbeiro profissional.

Barba lenhador homens que usam

  1. A primeira coisa a fazer é pentear bem a barba para ver como está seu comprimento e quais fios estão ‘por fora’;
  2. Como a barba lenhador não tem tanto volume nas laterais, comece tirando o excesso com uma tesoura ou barbeador elétrico – tudo depende do tamanho;
  3. Raspe a área do pescoço que está ‘vazando’ e deixe totalmente limpa, com uma linha equilibrada de acordo com o formato de sua barba;
  4. No queixo, o ideal é tirar os fios que estão alongados. O mesmo vale para a região do bigode;
  5. A tesoura ajuda na finalização, assim como a lâmina para fazer os desenhos e efeitos desejados – vale para a área do bigode, para as bochechas, na linha do pescoço e das orelhas.

Passe sempre a lâmina no sentido dos pelos e passe um creme/loção pós barba após o procedimento.

O formato dependerá de seu gosto e da modelagem que fica mais adequada a seu estilo. Se for a primeira vez, não exite em ir a um profissional. Depois, dá para manter os cuidados em casa mesmo.

barba lenhador como cuidar

Tenha sempre um pente e uma tesoura à disposição para manter os fios em seu devido lugar. Outra dica essencial é lavar a barba após as refeições, uma questão de higiene que faz toda a diferença.

Vale a pena ter em sua nécessaire masculina sempre loções e óleos para barba, pente, tesoura e um sabonete neutro. Um kit emergencial pode te auxiliar quando estiver no trabalho ou em qualquer outro local. No mais, basta cuidar sempre bem de sua barba lenhador e incrementar seu estilo.


Chegamos ao fim e queremos saber sua opinião. Conte pra gente o que achou da barba lenhador e se você vai aderir a essa tendência. Valeu!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *