As batas masculinas viraram tendência de moda por serem peças leves e com várias possibilidades de looks. Além disso, são boas opções para substituir as camisas e camisetas. Do mesmo modo, servem para criar uma composição original e fora do padrão.
Atualmente, muitos rapazes estão se acostumando a usar essa peça em diversas ocasiões, sobretudo em dias mais quentes. Se antes era comum apenas em rituais religiosos e outros cenários, agora conquistaram pessoas de diversos estilos.
Para saber tudo sobre as batas masculinas e dicas incríveis para aderir, acompanhe o post completo com as melhores dicas + 55 fotos.

Origem
Muitas peças tradicionais e/ou relacionadas a pequenos grupos acabam ganhando relevância e, com o tempo, se popularizam e entram para os trends da moda. Temos vários exemplos, entre eles a bata.
A origem é do oriente, mais especificamente da Índia – não é à toa que os modelos indianos são sempre destacados. Por outro lado, o movimento hippie, em voga na década de 1970, também ajudou a dar relevância às batas.
Por serem peças leves e fáceis de usar, elas se encaixaram muito bem na filosofia de liberdade e vidas simples. Não é à toa que grande parte das batas tem cor branca, corte simples e poucos detalhes.

As batas indianas – que influenciaram culturas da África e de outras partes da Ásia – possuem o padrão clássico. São compridas e podem ir até o joelho. Além disso, apresentam diversas cores (quentes e vibrantes) ornamentos no acabamento, rendas, etc.
A vestimenta é muito comum no estilo de indianos, quase uma marca, usadas sempre com calças largas que sempre o mesmo conceito.
Por outro lado, as batas ganharam um toque diferenciado conforme foram se popularizando no ocidente. Atualmente, o padrão de corte é bem mais curto, como se fosse uma camisa. Além disso, são mais básicas e clássicas, simples de vestir.
Aqui no Brasil, inclusive, é comum usar bata em cultos e eventos religiosos de crenças de matriz africana, como o candomblé. Todavia, a peça também está liberada para compor looks casuais e até composições mais incrementadas.

Como usar batas masculinas? – Modelos e looks
Como usar bata masculina? Agora que você já conhece a peça e deseja incluí-la em suas produções, vale anotar algumas dicas para criar os melhores looks.
A versatilidade da bata faz dessa peça uma bela opção para homens de todos os estilos. Sua modelagem simples e leve não marca o corpo e é super confortável, por isso é indicada para magros e gordos, altos e baixos. Em ambos segundos casos, vale escolher modelos com comprimento maior.
As batas são confeccionadas geralmente com algodão ou linho. Pelo padrão, são mais utilizadas em dias quentes de verão, durante o dia. Sendo assim, ficam ótimas em looks casuais para passeios e ocasiões sociais.

A combinação com a peça de baixo depende do estilo da bata, que pode ser comprida, básica, colorida, com ou sem detalhes. De modo geral, fica bem com bermudas (de sarja) e calças mais largas, como o modelo cargo.
Em alguns casos, combina com um jeans mais básico, mas é preciso se atentar para que a composição não fique desarmônica. Vale destacar também que bata não fica bem com calça social.
Já nos pés, evite usar com tênis esportivos e sapatos sociais. O melhor complemento é com calçados leves, como alguns tipos de dockside, sandálias e chinelos, para criar um look essencialmente casual.

Você verá muitas composições de rapazes usando batas compridas com sapato, mas isso parte de um costume indiano, ou seja, de algo cultural. Logo, não fica bem se você usar para sair aqui no Brasil, ao contrário, ficará bem estranho. Não é por menos que indicamos que você opte por batas mais simples, sobretudo a versão branca.
Brancas
Falando em batas masculinas em cor branca, destacamos vários looks com essa peça que virou trend e está conquistando muitos rapazes. De fato, é mais simples de usar e bem leve, sem segredo na hora de combinar.
Muitos modelos lembram uma camisa e harmonizam com vários tipos de calças e bermudas. Além disso, contam com pequenos detalhes e ainda ficam ótimas em um conceito de vestuário vintage – baseado no movimento hippie, por exemplo.
Nesse caso, para complementar o look, vale usar alguns acessórios masculinos em uma linha artesanal, como pulseiras de couro, cordões de fibra, anéis de coco/tucum, etc. Veja algumas ideias interessantes:











Coloridas
Quem deseja ir além do convencional e gosta de peças diferentes pode apostar nas batas masculinas coloridas. Muitas possuem inspiração indiana e africana, em uma junção de vários tons vibrantes e estampas marcantes.
São indicadas para quem deseja criar um look bem ousado. Entretanto, dá para combinar com uma calça em cor neutra para criar um contraste interessante. Se você é do tipo discreto mas quer fugir da bata branca, vale optar por um modelo monocromático com um tom forte, como azul ou vermelho, por exemplo.















Indianas
A título de conhecimento, as batas masculinas indianas possuem um padrão bem particular, oriundas, obviamente, da cultura local. Sendo assim, dificilmente se encaixam em uma composição ocidental.
As peças são maiores, algumas inclusive chegam até o joelho. São confeccionadas em tecidos nobres, em um conceito super elegante. Além disso, possuem cores vibrantes e muitas estampas.
Nesse contexto, combinam com peças de cores neutras, em uma linha social e formal, com sapatos de bico fino, calças estilo cargo e acessórios. Algumas composições ficam bem sofisticadas e impressionantes.














Onde comprar batas masculinas?
Felizmente, muitas lojas estão vendendo modelos de todos os padrões: Hering, Aleatory, Posthaus, Mercado Livre, Enjoei.
O preço varia conforme a peça. No geral, fica na média de 40/80 reais. Lembrando que além dos modelos casuais, muitos rapazes compram batas para usar em cerimônias religiosas como casamentos, cultos, etc.
De fato, as batas masculinas são peças que trazem muita personalidade a qualquer look. Que tal apostar nessa tendência? Siga as dicas, inspire-se com as composições. Aproveite para comentar e compartilhar o post também. Boa sorte e até mais!
Os comentários estão desativados.