【CAVANHAQUE】– Com quem combina • Tipos • Como fazer

O cavanhaque é um estilo de barba que está voltando a ser tendência. Atualmente muitos rapazes estão deixando os fios faciais crescerem na área do queixo, usando tanto de modo solo quanto combinado com bigode, barba lateral, entre outros padrões.

Sucesso em décadas passadas, acabou ficando fora de moda, mas atualmente está cada vez mais popular. De fato, faz toda a diferença no visual, destaca o rosto e melhora a aparência masculina.

Se você pretende aderir a esse estilo, mas tem dúvidas de qual tipo de cavanhaque combina melhor com seu rosto, acompanhe o post com ótimas dicas + 70 fotos iradas.

ideias de cavanhaque
Tudo sobre cavanhaque em um guia com ótimas dicas + 70 fotos

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é cavanhaque?

Você sabe definir o que é cavanhaque?

Bom, trata-se da barba que cresce e fica em destaque no queixo dos homens. Muitos chamam de barbicha, sobretudo quando os fios são finos e com pouco volume.

Para se ter ideia, o cavanhaque se popularizou na França, na época do imperador Napoleão, que era conhecido por esse estilo. No país europeu, é chamado de bouc, na tradução literal, bode. Essa referência também baseia o termo em inglês: goatee style (goat significa bode).

cavanhaque

Amado por uns e odiado por outros, o cavanhaque se adapta ao estilo de diversos rapazes. Hoje em dia, devido ao boom do visual barbudo, ganhou novos padrões, com fios finos, com volume, combinado com outros tipos de barba, entre outras referências.

Trata-se de uma versão mais desenhada, que pode dar um charme interessante a qualquer rapaz, indo além de tipos de barba convencionais.

Combina com quais tipos de rosto?

Se você pensa em cultivar um cavanhaque, é preciso adaptá-lo corretamente ao seu tipo de rosto, valorizando os contornos e, consequentemente, todo o seu estilo.

De acordo com especialistas, homens de rosto quadrado combinam perfeitamente com cavanhaque, já que alonga o eixo vertical da face e harmoniza o visual. Além disso, dá mais volume ao rosto, por isso é possível aderir a todos os tipos, escolhendo o que se adapta melhor ao seu estilo.

Já para quem tem rosto redondo, é ideal escolher um cavanhaque com linhas mais retas, para criar ângulos e deixar a aparência mais fina, disfarçando as laterais do rosto, que são naturalmente largas.

  Tudo o que você precisa saber sobre o piercing masculino

estilos de cavanhaque

Para os rapazes com rosto oval, é preciso verificar qual estilo de cavanhaque se adapta melhor à face, por isso vale bater um papo com seu barbeiro e dar uma olhada em rapazes que aderem a esse estilo. Como o rosto oval é bem proporcional, é capaz que qualquer padrão valorize e harmonize, seja solo ou com outros tipos de barba.

Vale destacar que o cavanhaque destaca qualquer rosto, deixando mais definido e marcante, por isso muitos homens ficam com receio de usar. Entretanto, há diversas variações que se adaptam a diversos perfis e incrementam qualquer visual.

Como cuidar e quais produtos utilizar?

Os cuidados com o cavanhaque são os mesmos que em qualquer tipo de barba, começando pela lavagem.

Lave pelo menos três vezes por semana, usando shampoo próprio para barba. Assim, os fios ficam livres de sujeira e impurezas.

Seque bem com uma toalha e finalize passando óleo para barba, essencial para mantê-la hidratada e com um belo aspecto. Para modelar, é indicada a pomada e um pente de madeira. Tudo bem simples e fácil.

cavanhaque ideias

 Fotos e tipos de cavanhaque

Há alguns tipos de cavanhaque que mudam conforme o estilo de barba e a proporção de fios no queixo. Listamos os mais convencionais para você conhecer.

Todavia, vale destacar que o cavanhaque clássico é aquele em que os fios se concentram totalmente no queixo e com uma pequena proporção no lábio inferior. Não se usa com bigode e nem com barba nas laterais e na bochecha, por isso muitos chamam de barbicha. Como é um padrão simples, é fácil de manter e dá um plus no visual.

Cavanhaque Clássico

Por outro lado, o cavanhaque centralizado é conhecido por uma linha fina que vai do queixo ao lábio superior. É um padrão bem discreto e pequeno, embora não agrade alguns rapazes.

Cavanhaque centralizado

Cavanhaque fino

O cavanhaque fino se destaca pelo pouco excesso de fios ou por deixar o rosto mais “limpo”. Combina geralmente com um bigode, sem pelos faciais na bochecha e nas laterais. A ideia não é manter uma barba cheia, e sim um estilo simples e despojado.

Por isso, é fácil de cuidar e destaca a face, sobretudo os modelos desenhados. Combina com rapazes de rosto redondo e se adapta aqueles que possuem rosto oval. Homens mais velhos, aliás, cultivam um cavanhaque fino com fios brancos, para muitos é uma forma de deixar o visual mais charmoso.

  Como Usar Corrente Masculina – Modelos, Looks e Dicas Inéditas!

cavanhaque fino brad pitt cavanhaque fino em famosos cavanhaque fino estilo cavanhaque fino falhado cavanhaque fino ideias cavanhaque fino

Os cavanhaques finos desenhados evidenciam o rosto e deixam o visual mais elegante.

dica de cavanhaque fino ideia de cavanhaque fino ideias de cavanhaque fino tipos de cavanhaque fino

Cavanhaque desenhado

O cavanhaque desenhado voltou a ser tendência no estilo de muitos rapazes, ainda mais quando combinado com um corte de cabelo ou barba degradê.

É um estilo interessante que pode ser tanto volumoso quanto fino, depende da perspectiva de cada rapaz. Alguns, inclusive, usam com barba cheia, deixando os fios da área do queixo enormes, seguindo um padrão barba lenhador.

Além de ser fácil de manter, transforma completamente o estilo de qualquer rapaz e chama atenção pela versatilidade.

barba e cavanhaque desenhado cabelo barba e cavanhaque desenhado

Os fios volumosos na área do queixo harmonizam com uma barba cheia e um bigode bem alinhado.

cavanhaque desenhado curto cavanhaque desenhado ideias cavanhaque desenhado cavanhaque e barba desenhada

O cavanhaque desenhado combina com o estilo degradê tanto na barba quanto no corte de cabelo.

dica de cavanhaque desenhado estilo de cavanhaque desenhado ideias de cavanhaque desenhado

Cavanhaque com bigode

Outra forma de usar cavanhaque sem medo é combiná-lo com bigode. Se você se sente inseguro em optar pelo estilo clássico ou centralizado, vale a pena aderir a esse padrão moderno e que dá um plus no visual.

Entretanto, os cuidados com o desenho do bigode e dos fios do queixo devem ser maiores, para que não fique irregular. O conceito desenhado é muito comum e deve se adaptar a cada formato de rosto.

cavanhaque com bigode caio castro cavanhaque com bigode estiloso cavanhaque com bigode grande

O cavanhaque com bigode virou tendência entre os jovens e muitos famosos.

cavanhaque com bigode moderno cavanhaque com bigode para rosto fino cavanhaque com bigode simples cavanhaque com bigode

De fato, esse estilo deixa o rosto marcante e já faz toda a diferença no visual, indo além de uma barba fina e falhada.

cavanhaque desenhado com bigode estilo de cavanhaque com bigode ideia de cavanhaque com bigode ideias de cavanhaque com bigode

Cavanhaque grande/cheio

Que tal aderir a um cavanhaque grande e cheio? Esse padrão é comum entre muitos rapazes que seguem o estilo lenhador. Pode combinar com um bigode, com os fios faciais na bochecha para deixar o estilo mais harmônico e equilibrado. Além disso, é ideal para os homens mais velhos e para os gordinhos.

cavanhaque e barba grande cavanhaque grande como fazer cavanhaque grande e barba cheia cavanhaque grande e cheio

Um cavanhaque cheio deixa o estilo de qualquer rapaz mais charmoso e elegante.

cavanhaque grande estiloso cavanhaque grande super estiloso cavanhaque grande viking cavanhaque grande

A barba combina com senhores e fica mais bonita com fios brancos, conforme mostram as fotos.

estilo de cavanhaque grande ideia de cavanhaque grande

Cavanhaque âncora (Van Dyke)

Outro estilo que está em alta é o cavanhaque âncora, ideal para os rapazes descolados. Além disso, combina com homens que não tem barba cheia ou em processo de crescimento; bem como aqueles que têm barba fina e falhada.

Esse padrão é conhecido popularmente como Van Dyke, quando os fios do bigode não se conectam com os fios do lábio inferior. Alonga o rosto, melhora o visual e é indicado para quem deseja mudar seu estilo.

  Dockside masculino: Como usar e 50 looks incríveis!

Entretanto, esse padrão exige cuidados para que os fios não cresçam demais e prejudiquem sua aparência. Você mesmo pode aparar em casa, é bem fácil e rápido. Dá até para usar a criatividade para valorizar seu estilo.

Cavanhaque âncora Beckham Cavanhaque âncora discreto Cavanhaque âncora estiloso Cavanhaque âncora pequeno

O cavanhaque âncora é um dos tipos mais democráticos! Rapazes de todas as idades podem seguir esse conceito para dar um plus em seu visual.

Cavanhaque âncora van dyke style Cavanhaque âncora van dyke Cavanhaque âncora van dicas de Cavanhaque âncora ideia de Cavanhaque âncora

Há quem siga um estilo hipster, com um bigode grande e destacado e um cavanhaque cheio e alongado.

ideias de Cavanhaque âncora

Cavanhaque do Tony Stark (Homem de Ferro)

O cavanhaque do Tony Stark virou febre e tomou conta do estilo de vários rapazes. Esse padrão é baseado no protagonista do longa Homem de Ferro, um empresário que se transforma no herói para combater o crime.

Atualmente, Tony Stark é vivido pelo ator Robert Downey Jr., que tem 54 anos e aderiu plenamente ao cavanhaque que segue um estilo Van Dyke (âncora), porém   mais desenhado e alinhado.

De fato, o cavanhaque deixou o ator mais charmoso e elegante, não é à toa que serviu de inspiração para diversos rapazes. Portanto, vale a pena seguir esse padrão para renovar seu visual.

Cavanhaque Tony Stark como é Cavanhaque Tony Stark como fazer Cavanhaque Tony Stark estilo Cavanhaque Tony Stark estiloso Cavanhaque Tony Stark ideias Cavanhaque Tony Stark

Como fazer cavanhaque? – Passo a passo

Que tal aderir à moda do cavanhaque? Aprenda a fazer passo a passo!

Primeiramente, você deve optar pelo padrão que mais valoriza seu rosto. Caso queira seguir o estilo clássico, entenda que o excesso de fios deve ficar concentrado na região do queixo – conectado ou não a um bigode.

Sendo assim, você deve deixar a barba crescer antes de desenhar o cavanhaque. Quando os fios aparecerem, comece a barbear as costeletas cerca de 2 / 3 cm a partir do canto da boca.

Já na parte do queixo, o tamanho muda conforme o seu gosto. Se quiser mais desenhado, deixe os fios curtos. Quem prefere um toque despojado, os fios podem ser mais longos.

cavanhaque masculino

Para criar esse efeito, você deve usar barbeador elétrico. Para os detalhes, é ideal usar uma lâmina ou uma pinça. Caso tenha dificuldade, invista em um serviço profissional de um barbeiro.

Por fim, vale usar um óleo para destacar os fios e deixá-los macios. A ideia é que o cavanhaque fique regular e combine com o seu formato de rosto.


O cavanhaque é um estilo de barba que pode fazer toda a diferença em seu visual. Gostou de saber mais? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *