Não é de hoje que o chapéu masculino faz muito sucesso entre os homens. Ao longo dos anos, várias celebridades ajudaram a popularizar esse acessório, como o cantor Michael Jackson, que não abria mão do clássico panama. Desde então, o chapéu evoluiu muito com o tempo e hoje se apresenta em diversos modelos, dependendo dos gostos e do estilo do usuário. Se você ainda não conhece todos os tipos e não sabe como usar e combinar o chapéu com o visual, saiba tudo sobre essa moda!
Embora já tenha sido visto como acessório obrigatório para os homens no início do século XX, como sinônimo de status e estilo, a moda do chapéu masculino deu uma esfriada com o tempo, talvez pelo fato de alguns acharem que é um acessório ultrapassado ou que não combina com estilos modernos e alternativos. É aí que muita gente se engana!
Além de ajudar a proteger a cabeça de fatores externos, como sol e poluição, o chapéu incrementa o look e deixa os rapazes mais charmosos. Atualmente, existem vários modelos, do mais clássico ao atual, com o intuito de ser versátil e democrático. Não é à toa que essa é vista como uma forte tendência futura pelos especialistas de moda.
O chapéu masculino pode ser usado em qualquer estação, e não apenas nos dias quentes. Com roupas de frio, como casaco e sobretudo, esse acessório deixa o visual ainda melhor!
Modelos de chapéu masculino
Country/Cowboy
Esse tipo é um dos mais populares, ainda mais no Brasil. Geralmente é usado por muitos cantores de música sertaneja e seus admiradores, assim como homens que se dedicam a rodeios e festas de peão.
As características do chapéu masculino country/cowboy são: aba grande e quase sempre levantada nas laterais, copa alta e com três vincos, utilizados para segura-lo na hora de tirar e colocar na cabeça. O modelo ainda possui variações: couro, palha e feltro com base de pele.
Panama
Originário do Equador – e não do Panamá! – esse chapéu masculino tornou-se um dos mais populares do mundo, com aba larga, cone mediano, laço preto ou marrom e feito de palha clara.
Segundo especialistas, é mais leve e fresco, ideal para proteger do sol nos dias quentes . Por ser de cor clara, cai muito bem com vários looks.
Uma ótima opção para usar o chapéu masculino Panama é combiná-lo com uma bermuda/calça nas cores creme, bege ou cáqui e uma camisa/camiseta branca.
Coco
O chapéu masculino coco surgiu em 1846 e ficou eternizado no cinema pelo ator Charlie Chaplin. Também conhecido como derby e bowler, é culturalmente indicado para visuais mais descontraídos.
Geralmente, é feito de feltro preto ou cinza escuro, com a copa arredondada, sem sulcos e abas pequenas e curvadas e laço da mesma cor.
Bucket/Cata Ovo
The bucket hat – como é chamado lá fora – é o tradicional cata ovo no Brasil. É um tipo que permite muitas estampas e ótimo para dias quentes para proteger o rosto, considerado um ícone da moda nos anos 90.
Os modelos mais conhecidos do cata ovo são fabricados pela Nike e pela New Era, com uma diversidade de cores e desenhos, popularizados por muitos cantores de rock e skatistas.
O bucket é um dos modelos de chapéu preferidos dos caras mais moderninhos. A versatilidade de cores e estampas permite que ele caia muito bem em looks mais arrojados e descolados.
Australiano
Como o próprio nome diz, é feito na Austrália, mas conhecido no mundo todo. Também chamado de Safari Hat, é super versátil, fresco e leve.
Fabricado em algodão ou lona, tem copa amarrotada ou ondulada, além de ilhoses na copa que deixam mais arejado. O chapéu masculino australiano pode ser usado com uma ou duas abas presas na lateral, encontrado em diversas cores.
Gangster
O modelo gangster também é chamado de Borsalino e Fedora por alguns especialistas em moda. Derivado da Itália, é amplamente utilizado na Europa em dias frios do outono e inverno.
É feito de feltro, couro, veludo, palha ou algodão, com aba média, copa com vinco bem marcado e um cone com tamanho bem próximo ao do panama. Os tons são mais escuros, como preto e marrom.
Hipster
Os modelos de chapéu masculino hipster, que caíram nas graças de vários jovens, são aqueles com aba grande e reta. A inspiração veio de cantores, como o artista Pharrel Williams.
É muito versátil e ideal para homens modernos, alternativos e urbanos. Cai bem com calças mais justas, bota e tênis cano alto e camisetas compridas.
Ushanka
O ushanka é um chapéu russo que parece um gorro, confeccionado com pele de animais e peles artificiais, ótimo para proteger o rosto e as orelhas de dias muito frios.
É bastante confortável e deve ser usado com looks de inverno. Um modelo mais interessante do ushanka não tem as orelheiras, é usado somente na cabeça e fica muito bom dependendo do estilo.
Porky Pie
O porky pie foi a sensação dos anos 30, usado pelos cantores de jazz que fizeram muito sucesso nessa época. Tem aba curta, coroa sem sulco e copa baixa, fabricado em feltro, couro ou lona.
Assim como o bucket, tem um bom apelo artístico, utilizado por muitos atores de teatro e musicais.
Esse modelo está chamando cada vez mais a atenção dos jovens atualmente. Para mudar o visual e dar ares de modernidade, os fabricantes têm trocado as cores frias tradicionais por cores mais quentes.
Como usar e combinar
Não sabe como escolher o chapéu ideal para seu estilo? Veja algumas dicas!
- Pense na ocasião: Chapéus pretos e brancos são ótimos para ocasiões mais formais, como casamentos e eventos sociais. Aposte em cartolas e nos modelos coco, gangster e hipster.
- Para o dia o dia, o hipster, o panamá e o bucket são ótimos, ainda mais com looks mais leves e simples, dando um toque a mais no visual.
- Os modelos estampados têm um ar mais moderno e irreverente, ideal para rapazes mais jovens e alternativos. Nesse caso, os modelos com aba reta são indicados.
Escolha um modelo de chapéu masculino que fique confortável na cabeça e considere seu formato de rosto. Faça o teste e experimente vários tipos quando for comprar!