Com a chegada do outono e inverno, é hora de tirar várias peças do guarda roupa, como jaquetas, moleton, bota e o colete masculino. Esse último, usado geralmente com terno e gravata, incrementa o visual e deixa os homens mais charmosos. Mas não é só nos dias frios que você pode usar o colete: no verão, você pode abrir mão da roupa social e investir em um estilo mais casual, vestindo um modelo jeans ou esportivo.
Muitos stylits já consideram o colete masculino como uma peça chave que todo homem deve ter em seu guarda roupa, justamente por ser tão versátil quanto outras peças. Você pode vestir tanto em um evento social quanto no dia a dia, abrindo mão do terno e fazendo combinações, para alinhar o visual e brincar com camadas de roupas.
Hoje em dia, o colete masculino já faz parte de um estilo casual, por isso valem algumas dicas essenciais antes de vesti-lo, considerando características como altura, caimento e tamanho. É ideal deixá-lo sempre acima da linha da cintura e aberto quando for usar com camiseta.
Se você for apostar em um look mais casual, é ideal deixar o colete sempre aberto, independente se o modelo for jeans, social ou esportivo.
Confira, a seguir, dicas e looks interessantes com essa peça para ficar ainda mais bonito e elegante!
Modelos de coletes masculinos
Social
O colete social é o mais tradicional, visto sempre em ocasiões especiais para compor o visual, como casamentos, formaturas e outros eventos badalados. Geralmente, é usado com camisa, gravata, calça social e calça chino. Em alguns casos, ainda pode ser combinado com camiseta, jeans e até bermuda, funcionando bem em um estilo casual.
O colete masculino social pode substituir a jaqueta e o paletó em eventos formais quando o dia estiver muito quente ou para deixar seu look mais arrojado.
Jeans
Já o colete masculino jeans cai muito bem com camiseta, calça jeans e tênis, sendo uma ótima escolha para rapazes que querem manter o estilo casual no dia a dia, com um look bem moderno e alternativo.
Esportivo
Conhecido como gilet nos Estados Unidos, modelo de colete esportivo se popularizou muito no Brasil nos últimos anos, bastante resistente e que ressalta bastante o visual, do social ao casual.
Essa peça é feita de poliéster e nylon e encontrada em cores neutras. Pode ser combinado com jaqueta e outras diversas peças que você usa no inverno: suéter, cardigã, camisa jeans, bota e todos os tipos de calça.
O colete esportivo fica bem quando usado como sobreposição, deixando o estilo mais jovem e descolado. Já nos dias quentes, vale a pena apostar no gilet com camiseta branca e de cores mais claras.
Para o frio (lã, tricô, crochê)
Os modelos de lã, tricô e crochê são bem tradicionais no país e compõem o visual de vários rapazes no inverno, por esquentarem bastante e serem ideiais para o cotidiano e o trabalho. As cores mais quentes caem muito bem com camisa social, bem como as listras.
Como usar colete masculino – Looks
Antes de usar o colete masculino, valem algumas dicas fundamentais!
- O colete é ótimo para alinhar a silhueta e dar a impressão de que você está mais magro. Mas, para isso, é primordial escolher um modelo que não seja tão apertado para não ficar repuxado no corpo. Prefira sempre uma peça confortável, que não seja tão larga e que não tenha sobras.
- Você deve sempre se atentar ao comprimento. É ideal que a camiseta não seja tão grande e que o colete cubra a cintura da calça. Caso contrário, o visual fica com um ar desleixado e desequilibrado.
- Em um look mais formal, com camisa, use o colete abotoado em cima e deixe apenas o último botão aberto. Em alguns casos, vale a pena até abrir mão do cinto.
- Como já dissemos, num estilo mais casual – quando for usar o colete masculino com camiseta -, prefira deixá-lo aberto, optando por uma peça mais curta. Nesse caso, ele deve funcionar como acessório.
Se for vestir uma gravata, deixe sempre o acessório por dentro do colete, ainda mais se for um modelo slim.
Confira alguns looks bem bacanas de rapazes usando colete masculino:
Para alguns especialistas, é de mau gosto usar o colete masculino sem camisa/camiseta, assim como apostar na peça com regata, mesmo que você esteja ’em forma’.
Depois dessas dicas, agora é só você escolher o modelo de colete masculino ideal para combinar com seu estilo. Vale a pena apostar em todos os tipos, já que cada um é indicado para uma ocasião diferente! Como é uma peça democrática e versátil, faça boas combinações e use sem medo!
Os comentários estão desativados.