COLETE SOCIAL masculino: Modelos e dicas para usar corretamente

Embora o nome indique que o colete social masculino só deve ser usado em eventos e situações mais formais, não há problema em aderir a essa peça no estilo casual, vestindo no dia a dia para o trabalho ou o lazer. Se você quer dicas para aprender a usar o colete social corretamente, confira a matéria na íntegra!

colete social looks
Colete social masculino: peça versátil tanto para o formal quanto para o casual

Uma peça de alfaitaria que complementa o visual, deixando muitos rapazes mais charmosos e sofisticados, o colete social é ótimo para casamentos, batizados, festas de formatura e ocasiões similares.

Por ser bastante versátil, vai além da combinação clássica com terno e gravata, podendo ser usado apenas com camisa (ou camiseta), fechado, aberto, com abotoamento e cores variadas.

colete social timberlake
Nesse caso, o cantor Justin Timberlake quebrou a formalidade do colete com uma gravata estampada
colete e camiseta como usar
De novo Justin Timberlake, agora usando o colete, com camiseta e muitos acessórios

colete masculino visual classico social

A cor é muito importante para destacar um estilo formal de um casual. No primeiro, prefira peças mais escuras e sóbrias. Já no cotidiano, é indicado apostar em tons mais alegres, quentes e estampados. 

colete moderno
Cores quentes e pouco convencionais podem dar um up no look

O colete social pode deixar um estilo casual mais sofisticado, sendo assim, dá para vesti-lo para ir a uma entrevista de emprego ou uma reunião de trabalho. O acessório precisa estar bem ajustado ao corpo, com um corte e comprimento que valorizem suas medidas. Por isso, você deve provar bem antes de comprar o modelo que mais combina com você.

Como o colete social costuma afinar a silhueta, tenha cuidado ao escolher o tamanho, para que não fique apertado demais e nem muito largo. 

colete social destaque
O ajuste perfeito ao corpo é ideal na hora de usar colete social masculino

Modelos e estilos

Padrão

O modelo padrão do colete social masculino é aquele clássico, geralmente com pano mais grosso e nas cores cinza e preto, que caem bem com qualquer roupa social. Se você não quer errar na hora de combinar essa peça com estilo esporte fino em um evento formal, a versão padrão é uma ótima escolha!

colete clássico como usar
É quase impossível errar na hora de usar um colete social padrão, ainda mais nas clássicas cores cinza e preto

colete masculino evento social

colete masculino social jovem colete masculino social moderno colete masculino social trabalho colete masculino social colete social masculino padrão colete social tom sobre tom

Nesse caso, é importante frisar que você deve deixar o colete fechado e apenas o último botão aberto, para garantir conforto e equilíbrio ao look. Para dar um toque mais moderno, escolha uma cor sóbria e até mais clara que seja pouco usada, como bege, marrom e cáqui.

colete masculino para casamento
Uma cor mais clara combina com um casamento ao ar livre

colete com camisa e gravata colete outro tom padrão

Estampado

O colete social estampado pode ser um perigo caso não seja associado corretamente ao tom das outras peças, já que é mais chamativo e pouco discreto. Você pode errar feio caso opte por um modelo mais espalhafatoso para usar em um casamento ou evento similar.

colete social estampado como usar
Os modelos estampados podem parecer mais arrojados, mas chamam mais atenção que os tradicionais

colete estampado colete social estampado

Portanto, é melhor usar esse tipo no dia a dia, para mostrar um look mais alternativo e descolado. Nesse caso, prefira vestir aberto, como complemento do look e para não passar tanto calor em dias mais quentes.

Existem modelos de colete estampado e de cores quentes de seda, que mantêm o visual formal e não são tão pesados quanto os tradicionais de algodão.

colete aberto e colete fechado
Perceba a diferença no look ao usar o colete aberto e fechado…

Como usar colete social

Com calça

O colete social pode funcionar bem com calça jeans em tons bem escuros, como azul e preto. Se for optar por um tipo mais estampado e alegre, é melhor combinar com calça chino ou social de tom mais claro.

É importante que o colete chegue até a cintura e evite que a camisa apareça debaixo dele. Esse erro é péssimo e deixa seu look com impressão de desleixo.

colete masculino looks cotidiano
Nesses looks, há muita informação. O balanço de cores poderia ser mais equilibrado
colete masculino look com tenis
Look com jeans dobrado, tênis e um colete social em uma cor que caiu super bem no visual
colete masculino alternativo social
Prefira cores mais escuras e sóbrias quando for usar a peça com calça jeans
colete masculino social com calça chino
A calça chino de cores mais claras é uma boa opção para um evento mais casual

colete masculino looks social colete social e calça jeans modelos-de-coletes-social-masculino

Com jaqueta/paletó

Combinação clássica e ótima para te deixar mais alternativo em eventos formais. Quando for usar o colete dessa forma, deixe sempre fechado e com o terno/paletó/jaqueta abertos. No caso das últimas peças, é uma boa opção de combinação para o estilo casual nos dias frios.

colete social com blusa colete social com jaqueta colete social look alternativo

O uso de cinto, suspensório e demais acessórios pode fazer muita diferença no visual quando combinados com o colete social masculino.

colete social e camiseta alternativo
Perceba que os acessórios dão um up a mais em qualquer visual!

colete masculino looks acessórios colete social com acessórios

Com camiseta e bermuda

Uma boa opção para um churrasco mais fino, festa de fim de ano da empresa e até para o dia a dia quando está aquele calor infernal. Para que você fique com um toque mais requintado no look, usar o colete com camiseta e bermuda lisas é uma boa opção.

colete com camiseta
Para não errar nunca, escolha sempre uma camiseta lisa

colete e bermuda como usar

colete e camisa aberta
Nesse caso, a camiseta aberta pode ter deixado o look com gosto um pouco duvidoso…
colete masculino social look com bermuda
Look perfeito com a bermuda lisa, sapato e camisa com a manga dobrada
colete social estilo casual
Nesse caso, um look casual para você copiar sem medo!

colete social e bermuda estilo casual com colete social look colete e bermuda

Atenção: colete com camiseta estampada pode deixar seu visual com um gosto muito duvidoso… É melhor investir em peças lisas, como o total white. 

Onde comprar?

Muitas lojas de departamento têm diversos modelos de colete masculino social, como Zara, Dorinhos, Renner, Camisaria Colombo, entre outras.

colete masculino social como usar

colete renner colete tom padrão diferente

A máxima da moda é incluir no seu estilo peças cada vez mais variadas, portanto, não hesite em tornar o colete social masculino parte integrante de seu guarda roupa em diversas ocasiões.

Se você quiser ver mais modelos de colete, veja nosso post específico com todos os modelos da peça. Continue acompanhando nosso conteúdo exclusivo e fique cada vez mais estiloso! 😀


5 comentários em “COLETE SOCIAL masculino: Modelos e dicas para usar corretamente”

  1. Olá bom Dia!
    Adorei as dicas ,tenho dezenas de coletes social,fico sempre na dúvida com qual roupa usar.o blog me ajudou muito.valeu tchauzinho !!!!

  2. Achei muito legal as dicas é um estilo que vou usar nesse inverno , ainda não tenho nenhum mas estou tendo dificuldade de achar lojas que vendem.
    Tenho um corte de pano da verssat que da pra fazer um terno ou algumas calças ou mesmo alguns coletes.
    Se tiver uma dica de alfaiate ou costureira que eu posso fazer ficaria muito grato, procurei em alguns lugares mas achei tão caro compensando comprar pronto. mas sob medida ficaria muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *