Como Fazer a Barba Crescer – Os 7 Melhores Métodos que Funcionam!


Não é de hoje que dizem que a barba é a “maquiagem masculina”. Os fios faciais fazem toda a diferença no visual e são capazes de deixar qualquer rapaz mais bonito e atraente, seja um tipo ralo, grande, desenhado, entre outros múltiplos padrões. É nessa linha que muitos caras se perguntam: como fazer a barba crescer?

Embora para muitos os fios tenham um crescimento ágil, há muitos casos em que é difícil ter uma barba bonita e regular. Sendo assim, é preciso recorrer a alguns métodos para dar um plus nesse processo, seja com produtos específicos ou bons hábitos de vida.

Se você está nesse grupo que deseja ter uma barba incrível para garantir um visual diferente e charmoso, confira nosso tutorial completo com dicas para fazer a barba crescer, os tipos mais convencionais e métodos realmente funcionais. Acompanhe a leitura e não perca nenhum detalhe!

Como fazer a barba crescer mais rápido e naturalmente
Como fazer a barba crescer mais rápido e naturalmente

Como fazer a barba crescer mais rápido e naturalmente? Eis a principal dúvida de muitos rapazes que pretendem seguir esse estilo que rende ótimas composições. A barba dá um up no visual, aumenta a autoestima, agrada as/os “crushs” e promove aquela mudança ideal que todos buscam.

Em muitos casos, contar com os fios faciais é simples, basta deixar que cresçam de modo natural. Porém, há diversos caras que não conseguem ter uma barba regular e por isso buscam uma série de métodos para alavancar esse processo e deixá-la sem falhas, com fios fortes e saudáveis.

Processo de crescimento da barba
Processo de crescimento da barba

A dúvida que fica é como fazer a barba crescer facilmente, sem precisar recorrer a longos tratamentos, como o famoso implante. Há várias maneiras e indicações, mas primeiro você precisa saber como cuidar e qual o melhor caminho para manter sua barba sempre linda e admirável.

O visual barbudo está em alta e caiu nas graças de homens de todas as idades, com vários padrões estilosos e atraentes.

Principais Cuidados com a Barba

1 – Limpeza é essencial

Manter uma barba limpa é o primeiro passo para que os fios fiquem sempre saudáveis e bonitos. Não dá para ficar desfilando com a barba suja por aí, é fundamental lavá-la bem com produtos específicos para que todas as impurezas sejam eliminadas.

Use shampoo específico para barba. Além de deixá-la limpinha, ainda hidrata, evita pelos desarrumados e garante um ótimo aspecto. O óleo também é indicado para repor os nutrientes e deixar os fios perfeitos em qualquer ocasião.

Sabe aquela história de que a barba é suja ao ponto de ter coliformes fecais? Felizmente, isso não faz sentido. É claro que os pelos juntam resíduos, mas basta lavá-la e mantê-la limpa que está tudo certo!

2 – Atenção ao aparar

Assim que a barba começa a crescer é indicado aparar para que os fios não fiquem totalmente descontrolados e irregulares. Por mais que você queira uma barba grande, sempre mantenha as laterais cortadas e bem penteadas – para isso, dá use máquina e um pente para barba.

Quem prefere os fios mais curtos deve aparar uma vez a cada duas semanas. Em outros casos, vale pensar nesse processo pelo menos uma vez por mês. Já o bigode merece atenção especial. Nunca deixe os fios caindo sobre a boca, além de ser uma parte que acumula muita sujeira, ainda vai incomodar bastante.

Deixe o bigode com os fios no lugar, sempre aparados e fixados com uma cera especial. Pode ter certeza que fará toda a diferença.

Uma barba cheia e uniforme faz toda a diferença no visual
Uma barba cheia e uniforme faz toda a diferença no visual

3 – Não abra mão de produtos próprios para barba

Embora shampoos tradicionais e sabonetes neutros ajudem a limpar sua barba, nada melhor do que contar com produtos específicos para realizar a higiene dos fios. Por isso é essencial ter um kit para barba completo com:

  • Shampoo;
  • Óleo para barba;
  • Cera modeladora;
  • Máquina;
  • Pente para barba;
  • Tesoura;
  • Creme de barbear e gel pós-barba.

4 – Evite ficar coçando sua barba

Um dos principais cuidados para que a barba cresça saudável é evitar ficar coçando. Parece inevitável, mas esse hábito acaba contribuindo para que os pelos fiquem encravados, o que pode gerar um problema com o tempo.

Para aliviar essa sensação e evitar a coceira você deve usar um bom creme de barbear e um ótimo gel pós barba. Sempre que possível mantenha os fios bem penteados também.

5 – Bons hábitos fazem a diferença

Se a sua barba não cresce de modo uniforme e o processo é demorado, convém procurar um dermatologista para verificar se há alguma adversidade ligada à saúde.

Geralmente, isso acontece por fatores genéticos, em muitos rapazes os fios não se desenvolvem rapidamente do que em outros, isso é bastante comum.

Um método para estancar esse problema é focar em bons hábitos de vida, sobretudo quanto à alimentação. Prefira opções mais saudáveis e pegue leve no consumo de produtos industrializados e de digestão lenta.

Paralelo a isso, os exercícios físicos ajudam a manter o metabolismo acelerado e contribuem para que todas as funções corporais funcionem bem, o que irá afetar diretamente o crescimento de sua barba, pode ter certeza!

Você sabia? A barba mantém o rosto hidratado, esconde cicatrizes e marcas de acne e funciona até como uma barreira para evitar a inalação de bactérias que causam asma e outros problemas respiratórios.

Depois dessas dicas gerais, você já sabe como cuidar de sua barba para que sempre fique linda e com um ótimo aspecto. Siga todas as orientações e fique sempre atento a sua saúde.

Siga essas dicas e saiba como fazer a barba crescer rapidamente e de modo saudável
Siga essas dicas e saiba como fazer a barba crescer rapidamente e de modo saudável

Como Fazer a Barba Crescer: Passo a Passo

Como fazer a barba crescer? Bom, há alguns métodos interessantes que você pode considerar para que os fios se desenvolvam de uma maneira mais ágil e harmônica. Listamos algumas dicas passo a passo, confira.

1 – Atente-se à alimentação e ao consumo de fontes de vitaminas

Já citamos esse fato, agora seremos mais específicos. Tudo que consumimos influencia diretamente em vários aspectos do nosso corpo e com o crescimento dos fios de barba e cabelo não seria diferente. Se uma pessoa só come produtos gordurosos, pobres em nutrientes e com muito carboidrato – principalmente de modo frequente e regular – com certeza isso prejudicará sua saúde em curto ou longo prazo.

As vitaminas e minerais são opções essenciais que devem ser consumidas diariamente de acordo com uma certa quantidade, por isso não podem faltar no cardápio. Algumas – como a vitamina D, o zinco e o magnésio – são ótimas para dar um plus no crescimento dos fios, além de mantê-los fortes e resistentes.

Sendo assim, vale a pena comer com frequência alimentos como ovos, banana, peixes (como o salmão e o atum), laranja, frutos do mar, milho, cogumelos, entre outras opções indicadas por um especialista.

2 – Evite o fumo e hábitos prejudiciais

O sedentarismo é péssimo para qualquer pessoa e também prejudica o crescimento da barba. Além disso, fumar frequentemente afeta o metabolismo e hormônios como a testosterona – uma das principais responsáveis pelo crescimento dos fios.

Com tudo desregulado, fica praticamente impossível ter uma barba bonita e uniforme. Além disso, podem aparecer problemas maiores, como excesso de oleosidade, foliculite, alopécia, entre outras condições péssimas.

Como fazer a barba crescer mais rápido? 7 métodos incríveis
Como fazer a barba crescer mais rápido? 7 métodos incríveis

3 – Mantenha o metabolismo acelerado e dê um basta no estresse

Você já deve ter percebido que um dos segredos para que a barba cresça está no metabolismo. Quanto mais acelerado, melhor. Se você mantém bons hábitos, com certeza isso influenciará positivamente no crescimento dos fios faciais.

Para isso, além de comer bem e se exercitar, é essencial evitar o estresse diário e a ansiedade. Faça tudo no seu tempo, se alimente nos horários corretos, mantenha uma rotina saudável e durma bem, pelo menos entre 6 e 8 horas por dia. Pode ser difícil, mas não é impossível!

4 – Tenha paciência 

Muitos caras querem saber como fazer a barba crescer e preferem buscar métodos milagrosos do que focar na situação real. Se você quer ter uma barba cheia, uniforme e regular, é fundamental ter muita paciência até que ela atinja esse “status”.

Mesmo em rapazes que não têm problemas com o crescimento dos fios o processo é demorado. Tem gente que só vai conquistar uma barba incrível depois de muitos meses – mesmo com os cuidados e os estímulos que estamos citando aqui.

Portanto, não adianta ficar impaciente. É comum os fios crescerem de maneira desregulada ou uma parte ficar mais cheia que a outra. Até que fique tudo equilibrado vai demorar. Nesse tempo, vá aparando para deixá-los com um aspecto harmônico, evite ficar coçando e passando a mão e use sempre os produtos específicos para barba.

Fique ligado: a barba começa a crescer de modo regular a partir dos 25/30 anos, por isso os jovens devem ser pacientes e esperar um pouco mais até conquistar a barba dos sonhos. A média vai de 3 meses a 1 ano!

5 – Consulte um especialista 

Se você está cheio de dúvidas e desanimado porque sua barba não cresce mesmo seguindo as dicas que estamos explanando, não hesite em consultar um especialista para ter uma opinião mais direcionada para seu caso.

Vá a um dermatologista e esclareça suas questões. O profissional pode lhe orientar melhor, realizar exames e até indicar produtos que estimulem o metabolismo e consequentemente o crescimento dos fios.

Diferentes estilos de barba para todos os gostos e idades
Diferentes estilos de barba para todos os gostos e idades

6 – Use um produto confiável

Com esse boom do visual barbudo surgiu no mercado muitos produtos que prometem fazer a barba crescer rapidamente. Mas é bom ficar atento para não cair em ciladas, afinal, não existe milagre.

De fato, alguns estimulantes podem até ajudar no processo, mas desde que aliados aos bons hábitos que já citamos aqui. O famoso minoxidil é um exemplo que rende resultados efetivos, porém deve ser associado a outros fatores saudáveis que contribuirão positivamente para que sua barba cresça.

Quer usar algum produto específico que seja confiável? Não faça isso por conta própria. Consulte um especialista antes de utilizar minoxidil ou outras opções semelhantes.

7 – Considere tratamentos mais avançados

Uma tendência atual que chama atenção de rapazes em que a barba não cresce regularmente é o implante, um tratamento super avançado que rende resultados interessantes. Já saíram várias matérias na mídia sobre esse processo que atrai caras de todas as idades.

O implante de barba também faz muito sucesso no exterior e há várias técnicas para a realização desse procedimento. Os fios são retirados do couro cabeludo e a seleção depende de cada método – alguns mais simples e outros mais avançados, para manter um aspecto bem natural.

O preço não é tão acessível, chegando a custar entre 6 mil e 20 mil reais. A fixação é rápida e a manutenção tranquila, por isso muita gente diz que vale a pena. Para saber mais sobre o implante de barba você pode consultar o link em destaque.

Essa é uma opção interessante, mas indicamos que seja considerada apenas por quem já tentou de tudo e não conseguiu ter sucesso com o crescimento de sua barba devido a problemas de genética, hormonais, entre outros.

Conheça os principais tipos de barba – e escolha qual mais agrada você!

Com esse tutorial completo você já sabe como fazer a barba crescer naturalmente e mais rápido. Por fim, confira alguns estilos de barba que estão em alta – são ótimas inspirações para rapazes de todos os gostos e idades.

  • Barba cheia

A mais convencional e o ápice para qualquer cara que deseja ter um visual barbudo. A manutenção, porém, deve ser constante, para aparar os fios, hidratar e limpar sempre.

A barba lenhador é um verdadeiro hit que encanta muitos homens. É a perfeição quando se trata de barba cheia, volumosa, bonita e atraente.

  • Barba desenhada

A barba desenhada é uma tendência atual para caras que preferem um visual mais arrumadinho, com os fios alinhados e em seu devido lugar. Dá um certo trabalho deixá-la definida, mas o resultado é impecável.

  • Barba bagunçada / natural

Há quem goste de uma barba natural com os fios mais bagunçados e não tão regulares. Só é preciso tomar cuidado para não ficar com o visual prejudicado e com cara de desleixado.

Esse visual é típico em rapazes no qual a barba está crescendo, com os fios ainda pouco regulares e uniformes.

  • Barba rala

Uma barba rala também deixa o visual atraente. Conforme for crescendo, você pode aparar os fios rebeldes e deixá-la com esse aspecto criando composições interessantes.

  • Barba com bigode / cavanhaque

Dois estilos que nunca saem de moda. Um bigode destacado faz parte de um visual clássico. Já o cavanhaque é uma técnica que modifica o visual e permite ir além de modelos convencionais de barba.

Barba com bigode bem longo e fixado
como fazer a barba crescer
O cavanhaque fica ótimo em caras mais experientes

Quer conhecer mais estilos de barba incríveis? Confira nosso post ESTILOS DE BARBA: Dicas e 75 modelos para se inspirar! e surpreenda-se com um guia completo!


Esperamos que este post tenha sanado algumas dúvidas. Agora que você já sabe como fazer a barba crescer, vale a pena seguir as dicas e ter bastante paciência até que os fios estejam grandes, perfeitos e com um ótimo aspecto. Conte pra gente o que achou, comente e compartilhe! Boa sorte e até a próxima! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *