O corte degradê masculino é um dos mais populares atualmente. É versátil, prático, atemporal e extremamente democrático, indicado para homens de todos os estilos e idades.
O padrão raspado nas laterais com os fios mais longos no topo da cabeça é a principal característica desse corte, que pode mudar conforme cada variação. De qualquer forma, é uma opção perfeita para dar aquela renovada no visual.
Nesse guia, você vai saber tudo sobre o corte degradê masculino com mais de 80 fotos, o passo a passo de como é feito e ótimas dicas para escolher a melhor versão de acordo com o seu estilo. Confira todas as informações e surpreenda-se!
Se há um estilo que conquistou o público masculino é o corte degradê. Você pode ver caras de todas as tribos com esse corte, em padrões com nuances diferenciadas que valorizam qualquer visual.
É um corte muito fácil de fazer e um dos mais pedidos nos salões. Uma opção perfeita para quem busca algo equilibrado, de bom gosto e com um toque alternativo, afinal, versatilidade é o que não falta no degradê.
Além do degradê, conheça os 18 cortes de cabelo masculino mais populares de todos os tempos!
Para escolher a melhor versão de acordo com seu estilo, primeiramente é preciso conhecer detalhadamente o corte degradê e suas distinções. Além disso, é essencial avaliar o tipo de cabelo que você tem – liso, crespo, ondulado, etc.
O que é Corte Degradê / Fade?
Afinal, o que é esse corte degradê que tanto falam? Bom, lá fora é um corte conhecido como fade, são sinônimos. Logo, quando alguém fala “mid fade” ou “low fade”, está se referindo ao “degradê médio” e “degradê baixo”, respectivamente.
No geral, é aquele padrão com as laterais raspadas e o topo com volume – que pode ser baixo, médio ou alto. O efeito raspado é uma das fortes características desse corte, que vai oscilando suavemente de comprimento conforme chega no topo – por isso chamam esse corte de sombreado também.
Essa é a principal diferença para o undercut masculino. Embora pareça a mesma coisa, há essa pequena mudança. No undercut, geralmente o efeito é por igual, o que destaca bastante o visual.
O undercut funciona como uma divisão entre as laterais e o topo do cabelo, o que proporciona um efeito bem marcante.
Esse efeito progressivo do degradê garante que o corte seja usual para qualquer ocasião. A maioria dos rapazes gosta desse padrão porque é um corte social com ares modernos, ou seja, dá para manter um estilo descolado e inovador que valoriza o visual.
O degradê se popularizou tanto que é um efeito usual em vários estilos de barba também.
Vale destacar que o degradê masculino apresenta uma série de variações, embora o padrão seja o mesmo. Mudam alguns detalhes conforme cada estilo, seja curto, médio, alto, box fade, com franja, com topete, skin, estilo americano, entre muitos outros.
Fotos e Ideias de Corte Degradê Masculino
Escolher o melhor corte degradê masculino de acordo com seu estilo não é uma tarefa difícil. Confira muitas fotos e ideias para todos os gostos!
Curto / Baixo
O low fade se destaca pela altura do degradê mais baixa, geralmente na linha da orelha. O efeito raspado é bem aparente e é indicado para quem prefere um topo mais curto também.
Fique atento: assim que o cabelo começar a crescer, faça o corte novamente para manter seu visual equilibrado.
O low fade é um estilo que não necessita de muitos cuidados, por isso é indicado para rapazes que curtem cortes mais práticos.
Médio
O mid fade deixa o efeito sombreado mais aparente ao final do corte. Dá para perceber a transição no comprimento que vai do topo ao pescoço, muitas vezes se complementando com uma barba cheia ou raspada.
Esse é um dos tipos de corte degradê masculino mais populares atualmente!
A total versatilidade desse estilo rende muitos penteados excelentes, seja para cabelos lisos ou crespos.
Crespo / Afro
O efeito degradê funciona muito bem no cabelo crespo/afro. São muitas variações sensacionais, desde o low fade até o topo quadrado, com riscos bem desenhados em navalha, com cachos aparentes e até em complemento a um black power.
Com a ascensão desse corte, rapazes com os fios crespos não precisam alisá-los. O fade é perfeito para mantê-los com a mesma essência em penteados diferentes e renovadores!
O low fade é o predileto dos rapazes que têm cabelo afro, pois além de incrementar o estilo, é fácil de manter e cuidar.
Os desenhos feitos em navalha dão um toque original a qualquer visual, por isso é fundamental escolher um ótimo profissional.
Ondulado / Cacheado
Quem tem cabelos ondulados está sempre em busca de cortes e penteados diferentes e inovadores para mudar o visual. Com o degradê, você pode manter os cachos mesmo apostando em uma versão moderna e agradável.
Graças à versatilidade do corte degradê masculino, é possível criar estilos adaptáveis ao seus fios, sem precisar recorrer ao alisamento e outros processos prejudiciais ao cabelo.
Invista em um penteado bem marcante e mostre toda sua essência e personalidade!
Produtos como cera ou pomada podem ajudar a compor uma série de penteados incríveis para qualquer ocasião!
Com Franja
A franja faz parte de um estilo clássico de corte de cabelo e, em complemento ao corte degradê, garante um visual bastante charmoso e despojado.
Você só precisa se atentar no comprimento da franja e também nos cuidados para que se mantenha sempre com um ótimo aspecto.
Dependendo do estilo da franja, você pode jogá-la para trás ou investir até em um topete!
O corte degradê com franja é democrático e versátil, um padrão que vai além do convencional.
Com Risco / Listra
O degradê com risco/listra é uma das versões mais descoladas desse corte, perfeita para quem prefere um penteado mais ousado e com super destaque.
O efeito chama bastante atenção e o risco pode ser feito de diversas formas, atuando desde uma divisão entre topo e lateral até com desenhos totalmente marcantes.
A listra é feita com navalha e depende de muita técnica do profissional para que fique regular.
Juntar o efeito degradê sombreado com uma listra aparente e a barba desenhada é o combo perfeito para dar aquele plus no visual!
Como Fazer um Corte Fade: Passo a Passo
Fazer um corte fade é bem simples. Hoje em dia qualquer profissional já possui a técnica necessária para garantir um degradê de acordo com o seu estilo, em um padrão harmônico e perfeito para seu visual.
Como o corte degradê se caracteriza pelas camadas graduais, usa-se a máquina para criar esse efeito sombreado. Pode começar desde a zero (0) e ir aumentando conforme chega no topo do cabelo, em um processo que depende de bastante técnica e paciência.
No topo, tudo varia conforme o estilo que você deseja seguir, seja um low fade raspado ou com os fios bem longos estilo franja ou topete – para isso, usa-se tanto a máquina em um pente mais alto ou a tesoura.
O acabamento é importantíssimo. O profissional precisa caprichar nos detalhes finais, seja com um risco divisório entre o topo e a lateral ou com linhas quadradas entre as partes. Também é recomendado complementar o estilo com uma barba desenhada.
Para saber como é o tutorial passo a passo do corte degradê masculino na prática, assista ao vídeo:
A melhor decisão é adaptar o corte degradê de acordo com seu estilo, com sua personalidade, com seu formato de rosto, entre outras características primordiais que valorizam seu visual.
Depois desse guia completo, é impossível não se encantar com todo o poder do corte degradê masculino. Dê um up em seu visual com a melhor versão de acordo com seu estilo. Siga nossas dicas e inove. Se tiver dúvidas, comente. Boa sorte e até a próxima!