Estilo Lenhador – 20 Dicas Imperdíveis para Aderir à Versão Urbana!

O estilo hipster, que se popularizou no início dos anos 2000, foi responsável por quebrar padrões da moda vigente ao propor uma nova forma de agir, pensar e se vestir. Uma vertente desse movimento que se destaca é o estilo lenhador ou lumbersexual, que consiste na união do urbano com o rústico: barbas grandes e volumosas, camisas xadrez, botas e cabelo bem cortado configuram algumas características básicas dessa moda que todos os adeptos costumam seguir.

Apesar da aparência, o estilo lenhador demanda muito cuidado, principalmente no que diz respeito aos pelos faciais! Por isso, quem deseja aderir a essa moda deve estar atento a alguns detalhes que fazem toda diferença no resultado final. No post de hoje trazemos dicas fundamentais e um tutorial simples para quem se interessa pelo estilo lenhador, além de fotos de 20 looks para que você possa se inspirar.

Montagem com quatro homem de estilo lenhador

O Que é Estilo Lenhador?

A moda está em mudando constante e o estilo lenhador é um desdobramento desta ideia, ou seja, ele se opõe ao visual pregado pelo conceito de vida cosmopolita, onde barba feita e cabelo curto são mandatórios.

Homem com camisa de flanela e touca sentado em um pedra de frente a um rio enquanto pesca.

O estilo lenhador se inspira em profissões rurais que foram esquecidas na cidade grande, como é o caso do próprio lenhador, frequentemente caracterizado com a camisa xadrez vermelha e uma barba volumosa invejável. Dessa forma, o lumbersexual se propõe a trazer de volta a masculinidade selvagem à vida urbana.

Mas não se engane, o estilo lenhador não é o oposto de metrossexualidade. Ambos se complementam para encontrar o equilíbrio perfeito entre rústico e moderno. O estilo lenhador se aproveita de referências do universo hipster do indie rock e confere a elas um visual mais impactante graças à barba e às vestimentas largas e confortáveis.

  Colete Jeans Masculino – Como Usar com 60 Modelos Estilosos!

Homem com camisa xadrez vermelha com uma mão no bolso enquanto bebe uma xícara de bebida quente..

Muito além do visual, o estilo lenhador costuma ser também um estilo de vida. Não é à toa que se nota algumas tendências entre os adeptos dessa moda: muitos são praticantes de marcenaria, apreciam cervejas artesanais e gostam de frequentar lojas de nicho sem apelo comercial ao grande público.

Dicas de Como Aderir à Tendência

Para ao aderir ao estilo lenhador é preciso seguir algumas dicas que fazem toda a diferença no visual. O ideal é que você tenha bastante pelos faciais para conseguir a característica mais marcante do estilo: a barba. Caso você não tenha muitos pelos faciais, ainda é possível aderir à tendência através da vestimenta, do corte de cabelo e de uma barba mais modesta.

Diversas peças de vestuário do estilo lenhador colocadas em um solo de madeira.

Vamos começar com as roupas. As camisas de flanela já são um fenômeno entre o público masculino e ganham ainda mais destaque com essa moda. A camisa de xadrez vermelha é o modelo mais comum, mas camisas jeans também compõem muito bem este visual. Use a criatividade para encontrar a camisa que melhor se adapta ao seu estilo, o importante é que ela tenha aquela pegada mais rústica misturada a um toque de modernidade.

Quanto à calça, o jeans azul é sempre uma boa pedida. Você pode optar por um modelo slim ou um mais largo caso sua prioridade seja o conforto. O ideal é que a calça seja lisa e sem detalhes muito extravagantes, pois o estilo lenhador prega por um tom minimalista em que tecidos chamativos devem ser evitados ao máximo. Para completar, procure usar uma bota, que será responsável por dar o toque final ao look. Coturnos e botas militares em cores escuras são sempre ótimas opções.

Foto de uma mão segurando uma xícara de café com as pernas cruzadas e uma bota no pé

E como não poderia faltar, o cabelo e a barba devem estar impecáveis. Cortes como o undercut, pompadour e coque são ideais para o estilo lenhador. Procure aliar o corte de cabelo com a barba grande e volumosa característica do estilo. O toque do look final pode contar com acessórios como suspensórios, anéis e colares, uma característica da moda urbana que cria um contraste sensacional com o lado rústico do estilo lenhador.

  Calça Caramelo Masculina: Combina com que? Modelos e 35 looks!

Fotos de Looks

Abaixo separamos fotos de 20 looks diferentes de homens que seguem o estilo lenhador. As fotos buscam pela diversidade que essa moda possibilita: homens com pouco cabelo, bastante cabelo, com pouca barba, com muita barba, roupas de frio, roupas de calor, etc.

Existem diversas variações que podem ser adaptadas a praticamente qualquer um, independente de seu biótipo. Teste as melhores possibilidades de acordo com sua personalidade e seus gostos pessoais e veja aquela que melhor se adéqua ao que você está procurando. Confira as fotos abaixo e veja se algum desses looks faz o seu tipo!

Barbas grandes e volumosas combinam muito bem com o undercut!

Bonés desgastados ajudam a conferir aquele visual mais rústico do estilo lenhador.

Barbas menores também podem ser enquadradas no estilo lenhador, basta que o resto de seu visual seja condizente com essa moda.

Acessórios masculinos como boina e suspensório ajudam a compor o estilo lenhador.

Assim como o undercut, o coque também é um corte de cabelo muito adotado pelos adeptos do estilo lenhador.

Como Fazer Barba e Cabelo Lenhador

Se você pretende aderir ao estilo lenhador e sua barba ainda está no estágio inicial de crescimento, paciência será muito importante. É preciso esperar alguns meses até seus pelos faciais atingirem o tamanho ideal para que possa iniciar o corte da barba. Passado esse tempo, você já pode começar a pensar em como cortar sua barba para que ela se enquadre no estilo lenhador.

Homem com cabelo bem penteado para trás enquanto segura uma tesoura perto de sua barba.

A barba lenhador tem a parte lateral menos volumosa do que a parte de baixo, ajudando a afinar o rosto. Você pode usar uma tesoura ou maquinha para apará-la de acordo com o visual que deseja alcançar. Se optar pela maquinha, altere os pentes de modo que a numeração aumente conforme você atinge a parte inferior da barba.

  CHAPÉU MASCULINO: Versátil e ideal para homens de vários estilos

No queixo, corte os fios até o tamanho que deseja alcançar. Se pretende seguir com uma barba extensa, apenas apare os fios que se encontram desuniformes. O mais importante nesta etapa é limpar a região do pescoço. Como medida, três dedos da ponta do queixo. Segundo a curvatura do pescoço, raspe tudo abaixo desse ponto.

Homem tatuado sentado em um banco. Ele usa um undercut e barba muito grande.

Quanto ao cabelo, existem alguns cortes que acompanham muito bem o estilo lenhador, com destaque para o undercut e o coque. O primeiro é ideal para quem prefere pelo cabelo curto; o segundo é mais voltado para os apaixonados por cabelo grande. Ambos trazem o toque rústico do campo aliado à modernidade da cidade, sendo muito bem aceitos em ambientes de trabalho no geral.

O coque pode ser feito por qualquer um desde que deixe o cabelo crescer. Com o cabelo grande, você só precisa prendê-lo e pronto. Já o undercut exige um corte mais elaborado, que consiste nas laterais raspadas e a parte de cima do cabelo comprida, geralmente arrepiada ou jogada para trás.

Caso você se sinta inseguro fazendo qualquer um desses processos em casa, ir a um barbeiro não é uma má ideia. Com a popularização do estilo lenhador, hoje existem muitas barbearias especializadas no estilo que te ajudarão a alcançar exatamente o visual que você deseja, seja através do corte de cabelo ou da barba.

Um bom corte de cabelo e uma barba volumosa podem ajudar a compor looks incríveis! E você, o que acha do estilo lenhador? Conte para nós nos comentários. Para outras dicas como as desse post, acesse nossa sessão de Moda Masculina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *