Como escolher as melhores gravatas para padrinhos? Foi convidado para ser padrinho de casamento e não sabe o que vestir? E agora? Calma, não se desespere!
Geralmente, muitos homens ficam com várias dúvidas na hora de escolher o estilo ideal de gravata para usar nessa ocasião, principalmente quando precisam escolher por conta própria. Pensando nessas questões, separamos algumas dicas bacanas para você escolher e arrasar na cerimônia!
Alguns rapazes podem até dispensar o uso do acessório, mas é fato que ele deixa o visual muito mais elegante e charmoso, complementando e dando um toque especial ao terno ou fraque.
Muitas vezes os noivos preferem presentear os padrinhos com a gravata para não ter erro na hora da cerimônia. Essa é uma boa prática e mantém um padrão correto, ideal para todo casamento.
De acordo com profissionais de moda, a primeira coisa que você deve considerar é como será o evento: tradicional, alternativo, na igreja, ao ar livre… O ideal é buscar a maior quantidade de informação possível para não fazer feio no altar.
O que a festa pede: Seguir o visual do noivo ou no mesmo estilo da roupa da madrinha? Atente-se às regras. Geralmente, a primeira opção é a mais comum, já que a padronização dos trajes é um costume clássico e ótimo para as fotos – e para não criar contraste, claro. Por isso, casamentos mais informais tendem a virar uma festa de cores caso cada padrinho use uma gravata de cada cor.
As gravatas para padrinhos não precisam necessariamente o tom exato que a usada pelo noivo, por isso é bom apostar no tom sobre tom, já que o moço que irá casar precisa ter mais destaque na cerimônia. Ou seja: ele pode usar o acessório azul escuro e os padrinhos, azul claro.
Já a segunda alternativa é considerada fora de moda e até brega por alguns especialistas. Antes vista como uma regra de etiqueta, ela já ficou no passado, mas não custa nada fazer uma combinação que dê certo, assim como na padronização com o noivo.
Não precisa usar o mesmo tom de gravata que a roupa da madrinha, mas também você não vai optar por uma cor quente enquanto ela usa uma cor fria. Fique ligado para evitar um contraste muito visível.
Tipos de gravata
Borboleta
Embora ainda seja pouco comum no Brasil, a gravata borboleta dá um ar mais moderno e super chique. É indicada para festas grandes, com muitos convidados. Para usar, prefira sempre as cores mais escuras (preto, azul escuro, vinho) para se destacar no terno ou fraque. A camisa precisa ser clara e o colete também pode ser incluído.
Slim
A gravata slim é discreta e despojada, indicada para rapazes mais altos, mesmo que caia bem com qualquer tipo dependendo do visual. Se a cerimônia não for tão tradicional, vale a pena apostar nesses tipos mais finos de gravatas para padrinhos.
Colorida e estampada
Gravatas para padrinhos coloridas e estampadas podem ser um perigo se o casamento for mais clássico ou se o noivo usar um tipo de gravata mais sóbrio e discreto. As cores quentes têm ganhado cada vez mais destaque, mas é bom se atentar ao estilo do noivo e da madrinha antes de escolher esses tons.
Vermelho e roxo são boas opções de cores quentes que ficam na média e não causam tanto estranhamento. Já modelos muito estampados devem ser abolidos: com eles você pode acabar chamando mais atenção que o noivo.
Larga e clássica
A gravata clássica é mais larga e ideal para chamar atenção ao centro do corpo. Especialistas indicam que homens gordinhos podem usar esse tipo sem medo, ao contrário da slim, que pode não cair muito bem de acordo com o visual do rapaz.
Cores mais indicadas
As cores de gravatas para padrinhos que costumam cair bem em qualquer estilo são as neutras, como cinza, grafite, dourado e prata. Já branco, azul, preto e off-white também podem dar certo por combinarem com muitos tons. Na dúvida,dá para arriscar algumas delas.
Viu? Prestando atenção em algumas dicas e conhecendo o estilo da cerimônia, fica fácil escolher gravatas para padrinhos. Relaxe e pense que tudo vai dar certo!