Pente para Barba – Como Pentear a Barba? Dicas de Como Usar!

Existe um pente para barba específico? Qual é a melhor maneira de manter os fios faciais sempre alinhados, sem volume e com um ótimo aspecto?

Essas são algumas dúvidas de muitos rapazes, por isso é preciso esclarecer tudo passo a passo. Para manter um visual barbudo perfeito, você deve saber mais sobre o pente, um instrumento que não pode faltar em sua necessaire.

Neste post explicamos por que usar pente para barba, qual o mais indicado, entre outras questões que sempre pegam muitos rapazes de surpresa.

Cultive uma barba perfeita e com um ótimo visual
Cultive uma barba perfeita e com um ótimo visual usando os melhores pentes!

Manter uma barba bonita e bem alinhada não é uma tarefa fácil. É preciso ter uma rotina diária de cuidados, sobretudo se os fios faciais são grandes e volumosos.

Sendo assim, além da lavagem e hidratação, é essencial pentear a barba para que fique sempre com um ótimo aspecto. Não é à toa que o pente é um acessório presente em muitos kits de limpeza de barba vendidos por aí.

Sobre o Pente para Barba

Por que Usar?

Por que usar pente para barba?

O hábito de pentear a barba é antigo. Deriva dos primórdios, no qual os homens raramente aparavam os fios faciais. Sendo assim, era necessário tratá-los frequentemente, assim como os cabelos.

Segundo especialistas, o pente é primordial para melhorar o visual e evitar que a barba fique irregular e bagunçada. Caso contrário, você pode ser visto como desleixado, ainda mais se os fios estão grandes – estilo lenhador, por exemplo.

Além disso, as barbas ficam expostas a muitos resíduos que acabam prejudicando sua estrutura. Caso não penteada, esses agentes se acumulam e desgastam os fios, deixando-os fracos e opacos.

Manter um visual barbudo é ótimo para rapazes de todos os estilos
Manter um visual barbudo é ótimo para rapazes de todos os estilos

O ritual de pentear a barba ainda é muito importante após a hidratação e lavagem completa dos fios. Esse processo deve ser realizado sempre depois da limpeza, assim ela manterá a beleza e a vitalidade.

Perceba que para ficar com um visual barbudo impecável é preciso cuidar bem e com frequência. Se você já está com os fios grandes e bem aparentes, pode começar a se preocupar com essa manutenção diária. Afinal, ninguém quer ficar com a barba amassada e desarrumada, não é?

Qual Modelo Escolher?

De acordo com os especialistas, o melhor pente para barba deve ser de madeira. Então, evite os modelos de plástico.

Mas, por que? Bom, os pentes de plástico contribuem para que os fios fiquem ainda mais rebeldes e dificultam o controle do volume, pois aumentam a carga eletrostática conforme o contato.

Como os fios faciais são mais secos que o cabelo, a madeira é indicada, pois evita esse efeito e não deixa a barba arrepiada. Além disso, ajuda a espalhar melhor a oleosidade natural da pele entre os fios.

Um bom pente de madeira deve ter seus dentes lixados e encerados. Além disso, deve ser de boa qualidade e do tamanho correto de acordo com sua barba:

  • Barbas grandes e cheias, com fios grossos e ondulados: pentes de madeira grandes e com dentes espaçados, para desembaraçar os fios sem arrebentá-los.
  • Barbas finas e curtas: um pente de madeira com dentes finos e pouco espaçados.

Fotos e Modelos de Pente para Barba

Existem muitas marcas de pentes para barba. Para ajudar você a decidir o melhor a comprar, listamos algumas boas opções.

Pente de Madeira para Barba

Você poderá encontrar muitos modelos de pente de madeira nas lojas especializadas em beleza e produtos para o público masculino – como perfumarias, por exemplo.

Além disso, diversos sites vendem pentes para barba com preços variados. Entre as melhores opções, indicamos: Mens Market, Barba Brava, Shop4Men, Beard, Viking, etc.

Confira alguns modelos populares:

  • Pente curvo: É o modelo mais popular do mercado, indicado para barbas cheias e volumosas, estilo lenhador.
Pente curvo para barba
Pente curvo para barba
  • Pente duplo: possui duas partes, uma com dentes mais espaçados e na outra mais finos. A opção mais versátil, ideal para barbas de todos os tamanhos e estilos.
Pente duplo
Pente duplo
Pente duplo
Pente duplo
Pente duplo
Pente duplo
  • Pente mini: uma versão pequena e discreta, ideal para guardar no bolso ou na maleta de viagem para usar quando precisar.
Modelos de mini pentes para barba
Modelos de mini pentes para barba
  • Pente canivete: bastante prático, também uma alternativa para o bolso. Chama atenção pelo design criativo.
Pente canivete
Pente canivete
Pente canivete
Pente canivete
Pente canivete
Pente canivete
  • Pente garfo: uma versão discreta e perfeita para qualquer tipo de barba. Possui um formato arrojado que cabe até na carteira.
Versões de várias marcas do pente garfo
Versões de várias marcas do pente garfo

Como Pentear a Barba: Passo a Passo

O passo a passo para pentear a barba é bem simples!

Primeiramente, você deve começar com a lavagem, que pode ser diária ou a cada dois dias, dependendo da necessidade. Vale destacar que, se você passa muito tempo na rua, os fios ficam mais expostos a resíduos e outros problemas, por isso precisam de manutenção.

A lavagem da barba deve ser feita sempre com shampoo e condicionador específicos. Evite as opções para cabelos, afinal, os fios faciais possuem uma estrutura diferente e devem ter cuidados direcionados.

Depois, vem a hidratação, usando um ótimo balm para barba. Enquanto isso, você pode pentear a barba com os dedos e massagear a pele, para que o produto penetre melhor nos poros.

Com a barba hidratada, os fios ficam mais lisos e alinhados. A partir daí, você pode começar a pentear, sempre na direção certa:

  1. Para quem tem a barba fina e curta, penteie sempre no sentido dos fios;
  2. Para as barbas grandes e cheias,  comece fazendo um movimento de baixo para cima e no sentido “para fora” do rosto. Além de dar um up no volume, ainda ajuda a desembaraçar todos os fios. Depois disso, penteie no sentido dos fios e vá acertando conforme sua preferência.

Nesse processo, você pode até usar um modelador e, ao final, aplicar o óleo para barba, mantendo os fios brilhosos e fortalecidos.

Dicas essenciais:

  • Nunca pentear a barba molhada;
  • Pentear devagar, sem pressa, para não arrebentar os fios;
  • Passar o pente por todas as áreas, inclusive o bigode – se achar conveniente, vale até aplicar um pouco de cera para mantê-lo alinhado, sem que fique caindo sobre a boca.
  • Prefira os pentes com pontas arredondas.

Dúvida: a escova tem o mesmo efeito do pente?

Sim. A escova é ótima para controlar o frizz, sobretudo aquela de cerda mais dura. Entretanto, o pente é uma opção mais prática, menos volumosa e portátil.

Você pode ter uma escova em casa e usá-la quando os fios estiverem rebeldes demais, passando lentamente até que fiquem alinhados.

Escova para barba
Escova para barba

Já o pente pode ser carregado na bolsa, junto com o kit barba, ideal até para penteá-la antes de ir a um evento, a uma reunião, a uma festa, etc.


Gostou das dicas e do tutorial? Veja algumas fotos inspiradoras para deixar sua barba sempre bonita e impecável!

Sombreado fazendo uma divisão perfeita entre o topo do cabelo e a barba
A barba desenhada ajuda a complementar o visual
Disfarçado estilo asa delta com barba desenhada
Degrade com barba e topete
De fato, uma barba bem feita faz toda a diferença no visual
pente para barba
Barba bem alinhada para manter um visual impecável
pente para barba
Os fios devem ficar sempre alinhados para valorizar o seu visual

Esse foi nosso tutorial completo sobre pente para barba. Gostou? Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *