Requinte e sofisticação são algumas das qualidades básicas do sapato Oxford masculino, um verdeiro clássico que transforma qualquer estilo.
Esse modelo é adequado para rapazes de qualquer estilo. Com certeza você já usou ou viu algum desses, mas você sabe identificá-lo?
Neste post vamos falar tudo sobre o sapato Oxford masculino, mostrar mais de 50 fotos e as melhores dicas para compor looks irados com essa peça!
Navegação

O sapato Oxford tem muita história e várias vantagens.
A principal delas é a versatilidade.
Você pode investir em uma série de combinações perfeitas com essa peça, desde a versão clássica preta até modelos modernos, com novas tendências de cor e detalhes.
O sapato Oxford pode ser usado em diversas ocasiões, desde um evento chique e sofisticado até no dia a dia, para ir trabalhar ou ir a uma festa que não pode tanta formalidade.

O que é Sapato Oxford?
Mas, afinal, o que é sapato oxford?
Bom, a origem dessa peça é antiga. De acordo com relatos históricos, foi criado como uma otimização das botas de montaria.
Por serem altas, fechadas e por muitas vezes apertadas, acabavam deixando os pés desconfortáveis. Sendo assim, a ideia era criar um calçado mais leve, fácil de usar e com o mesmo requinte.

As principais teorias revelam que o sapato Oxford surgiu na região da Irlanda e Escócia com o nome de “Balmoras”, em homenagem a uma rainha escocesa.
A popularização, porém, aconteceu em meados de 1600, por meio dos estudantes da famosa Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Há quem diga que o sapato Oxford deriva de uma meia bota conhecida na época como Oxonian Shoe, uma versão com abertura e cadarços na lateral e bastante confortável.
Logo, com o tempo perdeu essa característica e ficou mais próxima de um sapato, dando origem ao Oxford masculino clássico.

Por estar presente no estilo dos universitários, logo chamou atenção de muitas pessoas e tornou-se uma peça com destaque na moda.
No início, era próprio para os homens, mas evoluiu e aos poucos foi inserido na moda feminina também, em muitas combinações incríveis.
Dentre as principais características do sapato Oxford masculino, citamos:
⋅ Bico afinado e abertura fechada nas abas onde estão os furos do cadarço;
⋅ Costuras latentes nas pontas e laterais, conhecidas por diferentes nomes na Escócia (Balmoral), França (Richelieu) e Estados Unidos (Bal Type);
⋅ Feito geralmente de couro, embora haja versões de lona e camurça;
A amarração fechada dos cadarços diferencia o sapato Oxford masculino de outros tipos.

⋅ Possui algumas tipagens de acordo com cada modelo, como:
Oxford Wholecut: totalmente liso, confeccionado com uma peça de couro única. Não possui costuras nas abas, no bico e laterais.
É extremamente clássico e mais próximo ao conceito sofisticado do sapato, por isso é perfeito para eventos de gala.

Oxford Plain Toe: o Plain Toe possui uma frente lisa, sem detalhes. As costuras se destacam nas abas.
É um modelo bem elegante e versátil, perfeito para usar em eventos noturnos.

Oxford Cap Toe: tem uma biqueira característica que recebe uma costura (linha horizontal) que dá charme ao calçado.
Segundo estilistas, é um modelo corporativo e ideal para o dia a dia, para qualquer ocasião.

Esses são os tipos mais clássicos do sapato Oxford masculino, atualmente você pode encontrar outras variações modernas, mas o conceito se mantém.
Quer saber mais? Confira nosso outro post com tudo sobre sapato social masculino.
Como Usar Sapato Oxford Masculino: Looks e Modelos
Como usar sapato Oxford masculino? Listamos algumas dicas essenciais:
⋅ O sapato Oxford é essencialmente formal. Use sem medo em ocasiões como festas de gala, eventos sofisticados e até no trabalho.
⋅ Você pode criar uma composição básica com terno da mesma cor que o sapato. Preto é um clássico, mas o marrom sempre agrada e combina com tons de cinza e azul, por exemplo.
⋅ O sapato Oxford masculino vai bem com peças super formais e também com um visual esporte fino. Por isso é uma escolha essencial para casamentos e formaturas.

⋅ É tendência usar sapato Oxford com calça skinny ou calça cropped. Os moderninhos gostam bastante e o visual fica mais alternativo.
⋅ Modelos envernizados são ótimos para looks sofisticados, já as versões modernas e cheias de costuras ficam bem em composições mais livres.
⋅ Para dar um plus no visual, você pode usar acessórios masculinos e cores diferenciadas nos detalhes – como uma gravata estampada, por exemplo.
Verniz
O sapato Oxford masculino Verniz apresenta possui muitas variações conforme o tom, mas qualquer versão é bem fácil de usar e combinar.
Perfeito para ocasiões de todos os tipos, sobretudo para o dia a dia. Fica ótimo com azul, branco e cores sóbrias em geral.
Você pode usá-lo somente com uma calça social e uma camisa. Há também quem ouse combinando com skinny e sobreposições como jaqueta jeans/couro.



O sapato verniz combina perfeitamente com peças em tons de azul, desde os mais claros até os escuros.



Modelos brilhantes são indicados para eventos mais sofisticados, que pedem total requinte.

Marrom
A versatilidade do sapato Oxford marrom é surpreendente. É aquela peça coringa que você precisa ter para usar em ocasiões formais.
Esse modelo é muito fácil de combinar, fica bem com praticamente qualquer tom, desde azul até branco, preto, cinza, bege, vinho, etc.
O marrom serve de base para diversos tons, por isso é a escolha ideal para quem vai começar a aderir a essa peça – e qualquer tipo de sapato.





Uma regra básica é usar o cinto na mesma cor do sapato para deixar seu look harmônico e equilibrado.



Para quem busca uma composição versátil e alternativa, com outras possibilidades de tons, o sapato Oxford masculino marrom é a melhor escolha.



Preto
O sapato Oxford masculino preto é clássico, o modelo mais tradicional e usual, indicado para qualquer ocasião.
Por ser uma cor neutra e básica, combina com tudo, sendo bem simples de usar – desde possibilidades com outros tons sóbrios até cores mais claras e quentes.
Nesse caso, é só optar pelo modelo de Oxford que mais lhe agrada para criar um look equilibrado e ideal para a ocasião. Há uma variedade grande e que agrada rapazes de qualquer estilo.


O sapato preto permite criar looks super vintage, rocker e alternativos, com calça cropped, skinny e camiseta branca.




Se for usar com uma calça mais curta, dispense a meia.




A versatilidade desse modelo garante desde um look formal até uma composição básica para ir ao trabalho ou uma balada.





Onde comprar sapato Oxford masculino?
São várias opções de lojas físicas e online:
- Zattini
- Sandro Moscoloni
- Louie
- Mr Cat
- El Hombre
- Perlatto
- Shoes4You
- Mucca Shop
O preço médio do sapato Oxford masculino varia entre 130 a 800 reais, depende do modelo/grife, entre outros aspectos. Pesquise bastante e encontre o ideal para seu estilo.
Gostou de saber mais sobre o sapato Oxford masculino? Deixe seu comentário e compartilhe o post com os amigos. Boa sorte e até mais!
Posso usar com calça skinny? Já tentei e acho estranho. E posso usar Oxford preto com calça mais clara. Tenho receio de errar.