Está chegando a hora de investir no sobretudo masculino! Com a chegada do inverno, várias peças saem do guarda roupa para deixar muitos caras mais estilosos, combinando cores mais sóbrias e escuras nos dias frios. O sobretudo é uma delas, um tipo super charmoso e elegante que faz toda a diferença no visual! Bora conhecer as características e estilos dessa peça?
Muita gente pensa que o sobretudo masculino segue o mesmo padrão básico e clássico dos anos 90, o que é um grande equívoco. Essa peça está de cara nova e evoluiu muito conforme o tempo, tanto que é indicada para homens de todos os estilos.
Os modelos atuais de sobretudo masculino deixaram de parecer como os antigos de moletom, mais largos e pouco estruturados. Hoje em dia, eles são mais ajustáveis e podem dar até uma leve acinturada no corpo.
O sobretudo é pesado e esquenta bastante, portanto, você precisa estar bem decidido ao usá-lo. Pense em dias que está muito frio e ocasiões mais tranquilas, como um jantar, uma reunião ou um evento formal. Se for pra ficar andando e se movimentando de um lado pra outro, provavelmente você sentirá muito calor e abrirá mão da peça.
Ninguém merece ficar carregando o sobretudo masculino como se fosse o cabide da peça. Então, prefira não usá-lo para ir à balada ou uma festa mais movimentada.
Embora o design, textura e as cores do sobretudo masculino tenham se modificado, essa roupa mantém a classe e o tom sofisticado em quem veste. O que aconteceu, segundo os especialistas, foi uma melhor adequação da peça ao estilo casual, já que ela sempre foi vista como própria do estilo clássico. Mas na moda nada é exclusivo e tudo se reinventa, não é mesmo?
Estilos e modelos de sobretudo masculino
Os estilos de sobretudo masculino variam quanto aos tipos de tecidos utilizados, comprimento, cortes, golas e detalhes. Conheça os principais modelos!
Social
O modelo social é o mais clássico e chique, aqueles que vimos no look de vários gringos que aparecem em filmes e produções europeias e norte-americanas. Costuma ir até a altura do joelho e é feito com tecidos de materiais resistentes e de alta qualidade, quase sempre com cores frias – o preto é o grande destaque.
Ótima opção para usar com roupas sociais: camisa, gravata, calça e sapato social; além de uma boa pedida para eventos formais, como reuniões e até casamentos!
Inglês
O tipo inglês é similar ao social, porém costuma ser fabricado em flanela ou tecidos mais ‘pesados’. Para vestir essa peça, é preciso se inspirar realmente nos ingleses: manter fechado e abotoado, bem ajustado ao corpo. Nesse caso, combinar com chapéu ou gravata deixa o look ainda mais interessante!
Vai para o exterior enfrentar a neve? Aproveite para vestir o sobretudo, mas prefira escolher um modelo por lá mesmo, já que sai bem mais barato que por aqui. #ficaadica
Militar
O sobretudo masculino estilo militar possui um corte diferenciado em relação ao social, mais curto e com as golas maiores e mais destacadas. O design dos botões também muda, pois são mais incrementados e com alguns modelos de cores além das tradicionais.
Gótico
Se você é fã de bandas do estilo gótico ou de Metal, com certeza já viu vários artistas desse meio usando o sobretudo masculino gótico. O corte dessa peça é bem específico e maior que o convencional, parecendo uma espécie de capa.
Alguns modelos têm tecido mais leve, sendo uma opção interessante para um dia mais ameno. Dica preciosa: Fica ótimo com bota e coturno!
De couro
Convenhamos que o couro dá um charme maior para qualquer peça, não é mesmo? Com o sobretudo masculino não é diferente! Esse tipo é perfeito para aqueles dias bem frios, pois esquenta bastante. Prefira sempre usá-lo aberto, nos tons preto ou marrom, combinado com um cachecol grande.
Algumas regiões brasileiras costumam ser mais frias e propensas para usar o sobretudo masculino. Portanto, pense com carinho na peça se você mora ou for viajar para o sul ou a região de serra de São Paulo e Minas Gerais – como a simpática cidade de Campos do Jordão, por exemplo!
Com capuz
O capuz está presente em grande parte nas peças feitas de flanela, algodão e lã, ideal tanto para um estilo casual quanto executivo. Você pode vesti-lo de ambas as formas: fechado e abotoado ou aberto, como se fosse um blazer comum.
Na hora de comprar, prove bem e evite um tipo muito apertado. Lembre-se que você usará outras peças por baixo do sobretudo, como moletom, jaqueta, entre outras.
Looks
Você viu que as dicas e os modelos são bem legais, mas com esse calor que tá fazendo no Brasil atualmente – isso porque estamos no outono -não dá pra apostar no sobretudo masculino tão cedo. Mas vamos torcer para que o inverno seja realmente frio para incluir essa peça tão bonita e sofisticada no visual! 😀
Os comentários estão desativados.