Está chegando a hora de investir no sobretudo masculino! Com a chegada do inverno, várias peças saem do guarda roupa para deixar muitos caras mais estilosos, combinando cores mais sóbrias e escuras nos dias frios. O sobretudo é uma delas, um tipo super charmoso e elegante que faz toda a diferença no visual! Bora conhecer as características e estilos dessa peça?
Navegação
Muita gente pensa que o sobretudo masculino segue o mesmo padrão básico e clássico dos anos 90, o que é um grande equívoco. Essa peça está de cara nova e evoluiu muito conforme o tempo, tanto que é indicada para homens de todos os estilos.
Os modelos atuais de sobretudo masculino deixaram de parecer como os antigos de moletom, mais largos e pouco estruturados. Hoje em dia, eles são mais ajustáveis e podem dar até uma leve acinturada no corpo.
O sobretudo é pesado e esquenta bastante, portanto, você precisa estar bem decidido ao usá-lo. Pense em dias que está muito frio e ocasiões mais tranquilas, como um jantar, uma reunião ou um evento formal. Se for pra ficar andando e se movimentando de um lado pra outro, provavelmente você sentirá muito calor e abrirá mão da peça.
Ninguém merece ficar carregando o sobretudo masculino como se fosse o cabide da peça. Então, prefira não usá-lo para ir à balada ou uma festa mais movimentada.
Embora o design, textura e as cores do sobretudo masculino tenham se modificado, essa roupa mantém a classe e o tom sofisticado em quem veste. O que aconteceu, segundo os especialistas, foi uma melhor adequação da peça ao estilo casual, já que ela sempre foi vista como própria do estilo clássico. Mas na moda nada é exclusivo e tudo se reinventa, não é mesmo?
Estilos e modelos de sobretudo masculino
Os estilos de sobretudo masculino variam quanto aos tipos de tecidos utilizados, comprimento, cortes, golas e detalhes. Conheça os principais modelos!
Social
O modelo social é o mais clássico e chique, aqueles que vimos no look de vários gringos que aparecem em filmes e produções europeias e norte-americanas. Costuma ir até a altura do joelho e é feito com tecidos de materiais resistentes e de alta qualidade, quase sempre com cores frias – o preto é o grande destaque.



Ótima opção para usar com roupas sociais: camisa, gravata, calça e sapato social; além de uma boa pedida para eventos formais, como reuniões e até casamentos!
Inglês
O tipo inglês é similar ao social, porém costuma ser fabricado em flanela ou tecidos mais ‘pesados’. Para vestir essa peça, é preciso se inspirar realmente nos ingleses: manter fechado e abotoado, bem ajustado ao corpo. Nesse caso, combinar com chapéu ou gravata deixa o look ainda mais interessante!



Vai para o exterior enfrentar a neve? Aproveite para vestir o sobretudo, mas prefira escolher um modelo por lá mesmo, já que sai bem mais barato que por aqui. #ficaadica
Militar
O sobretudo masculino estilo militar possui um corte diferenciado em relação ao social, mais curto e com as golas maiores e mais destacadas. O design dos botões também muda, pois são mais incrementados e com alguns modelos de cores além das tradicionais.

Gótico
Se você é fã de bandas do estilo gótico ou de Metal, com certeza já viu vários artistas desse meio usando o sobretudo masculino gótico. O corte dessa peça é bem específico e maior que o convencional, parecendo uma espécie de capa.


Alguns modelos têm tecido mais leve, sendo uma opção interessante para um dia mais ameno. Dica preciosa: Fica ótimo com bota e coturno!


De couro
Convenhamos que o couro dá um charme maior para qualquer peça, não é mesmo? Com o sobretudo masculino não é diferente! Esse tipo é perfeito para aqueles dias bem frios, pois esquenta bastante. Prefira sempre usá-lo aberto, nos tons preto ou marrom, combinado com um cachecol grande.

Algumas regiões brasileiras costumam ser mais frias e propensas para usar o sobretudo masculino. Portanto, pense com carinho na peça se você mora ou for viajar para o sul ou a região de serra de São Paulo e Minas Gerais – como a simpática cidade de Campos do Jordão, por exemplo!
Com capuz
O capuz está presente em grande parte nas peças feitas de flanela, algodão e lã, ideal tanto para um estilo casual quanto executivo. Você pode vesti-lo de ambas as formas: fechado e abotoado ou aberto, como se fosse um blazer comum.


Na hora de comprar, prove bem e evite um tipo muito apertado. Lembre-se que você usará outras peças por baixo do sobretudo, como moletom, jaqueta, entre outras.
Looks










Você viu que as dicas e os modelos são bem legais, mas com esse calor que tá fazendo no Brasil atualmente – isso porque estamos no outono -não dá pra apostar no sobretudo masculino tão cedo. Mas vamos torcer para que o inverno seja realmente frio para incluir essa peça tão bonita e sofisticada no visual! 😀
Oi tenho 1,60 queria saber se tem algum lugar aonde eu possa pedir pra fazer um sobretudo pra mim do jeito que eu quero se tiver alguém pode me avisar ficaria muito grato
Queria saber que tipo de calçado usar com sobretudo abs
http://tudocommoda.com/wp-content/uploads/2016/04/sobretudo-masculino-militar.jpg
Boa noite,
Eu gostaría de encomendar este sobretudo, Como posso fazer.
Eu estou em zurique, na suiça
Qual é o estilo de sobretudo que os caras do massacre de columbine usaram?
SIMPLISMENTE AMEI
Boa noite,
Para um homem de 1,72m, o comprimento ideal do sobretudo seria o de 7/8 ou o clássico com o barramento nos joelhos?
Boa noite
Obrigado pelas dicas, gostei da matéria sobre os modelos de sobretudo aqui demostrado.