Terno Azul – Saiba Como Usar & Compor os Melhores Looks com a Cor!


Não há como negar toda a elegância de um terno azul no visual. Essa cor extremamente versátil e com uma diversidade de tons deixa qualquer homem mais sofisticado, seja em um casamento, uma festa de gala, uma formatura, entre outros eventos.

Seja escuro, claro, brilhante ou com as diversas propostas que apresenta, essa opção valoriza o visual e garante muitas composições incríveis. É aquele tipo que combina com praticamente qualquer tom, por isso está cada vez mais em alta, uma tendência que conquista rapazes de todas as idades.

Para inspirar você a conhecer melhor essa alternativa e escolher o terno azul mais indicado para sua personalidade e ocasião, preparamos este guia com tudo sobre esse traje. Confira as dicas, veja as fotos e não perca nenhum detalhe!

terno azul
Mais de 80 fotos e ideias para você se inspirar e usar terno azul sem medo de errar!

Foi-se o tempo em que apenas o terno preto era visto nas festas e eventos de gala. Embora seja a predileta de alguns, outros tons começaram a ganhar destaque para dar aquela inovada no visual, indo além do convencional e investindo em novas propostas.

O azul se tornou uma ótima opção devido à versatilidade. É uma cor que agrada a todos e, assim como o preto e outros tons sóbrios, pode ser combinado com muitas cores, desde um vermelho quente até um branco discreto. De modo geral, é uma boa base para o marrom e o branco, se você tiver dúvidas pode apostar nessa composição sem medo de errar.

Royal, marinho, celeste… há uma diversidade de tons de azul para você escolher o terno perfeito!

Você pode inovar e criar looks modernos e elegantes com essa cor extremamente versátil e adaptável a qualquer ocasião!

Muitos famosos entraram nessa onda e aparecem usando terno azul em eventos diversos. Dê uma olhada nas fotos abaixo e perceba como essa opção valoriza o visual, dá um toque sofisticado e elegante deixando qualquer homem mais charmoso.

terno azul
Desde jovens como Justin Bieber até os veteranos como o ator Luigi Baricelli apostaram no terno azul e ficaram mais charmosos
terno azul
A cor valoriza o visual e traz uma elegância essencial, uma boa opção além das cores tradicionais

A ideia básica é focar em um único tom de azul em todo o traje, seja o terno completo (paletó, colete e calça) ou no costume (paletó e calça). Já a camisa precisa combinar com essa cor, sempre mais clara, como o branco, o cinza claro ou o off-white.

terno azul
Essa cor é vista em muitas premiações e eventos de gala

Já a gravata pode ser mais escura ou complementar ao terno azul. Preto e cinza escuro são opções clássicas e interessantes. Se o traje for azul escuro ou brilhante, um tom mais claro é aceito também.

terno azul
Com colete, slim, em tom claro ou escuro… flexibilidade é uma das características desse traje

São muitas propostas bacanas que dão um up em qualquer look. Não tem segredo nenhum usar terno azul, basta se atentar a essas dicas básicas e aos detalhes para criar uma composição impecável. Versões slim e sem sobras – principalmente na calça – são as melhores e estão em alta. No mais, tenha em mente que:

o terno precisa ser do mesmo tom, equilibrado e uniforme. Nunca use um paletó azul claro com uma calça azul escura, fica estranho e de mau gosto.

♦ o sapato pode ter um tom mais sóbrio. Preto, marrom e cinza escuro são ótimas opções.

a camisa deve ser mais clara que o terno, por isso o branco é a alternativa mais usual. Se o terno for azul escuro, vale a pena usar uma camisa azul claro.

♦ atualmente a combinação do terno azul com gravata rosa e vermelha é bem-vinda e agrada muitos rapazes. Vale a pena apostar nessa ideia. Caso não se sinta à vontade, vá no básico e usual: gravata preta ou cinza.

Como Usar Terno Azul: Modelos e Looks

Prepare-se agora para ver muitas fotos de looks com terno azul e inspire-se para usar perfeitamente essa tendência irada!

Claro

Azul claro é uma cor que ilumina e traz um frescor a qualquer look, ideal para usar em um evento diurno, como em casamentos ao ar livre, por exemplo. É uma opção bem elegante e que deixa a composição fascinante, contrastando bem com tons mais escuros como o marrom.

terno azul
A combinação do terno claro com o cinto e o sapato marrom ficou perfeita
terno azul
A gravata estampada deu um plus nesse look
terno azul
A camisa branca fica ótima com qualquer tom de azul
terno azul
Um terno brilhante valoriza ainda mais a composição
terno azul
Os acessórios – como gravata e cinto – devem ter cores sóbrias para contrastar com o azul claro
terno azul
Que tal uma versão moderna desse traje?

Veja nas fotos que não há segredo para montar uma bela composição. Você só precisa escolher um tom de azul claro mais adequado ao seu estilo, para se sentir à vontade usando.

Escuro

O terno azul escuro é ideal para a noite, dando um charme e um toque sofisticado ao visual, interessante para vestir em eventos de gala, casamentos e formaturas. É uma opção bacana para substituir o preto e o cinza claro, indo além do convencional e apostando em uma tendência que está em alta.

terno azul
O azul claro traz uma elegância essencial ao look
terno azul
Combinação clássica: terno azul + camisa branca + gravata preta (ou de cor escura)
terno azul
Qualquer tom de azul fica bem com branco e cores mais claras

Tanto os rapazes jovens quanto os mais velhos podem apostar no terno azul escuro. Se o objetivo é criar um look requintado, eis uma ótima alternativa.

terno azul
O terno risca de giz ainda é bem popular entre muitos caras

Slim

O terno slim caiu no gosto dos rapazes, sobretudo os mais jovens. O padrão colado no corpo, sem sobras e volume traz ainda mais charme ao look e é um dos mais procurados nas lojas. Nesse caso, tanto a calça quanto o paletó e a gravata devem seguir a mesma linha para criar um visual equilibrado e bonito.

terno azul
Olha só como o terno azul slim se adapta ao corpo e cria um visual harmônico
terno azul
Quem curte uma composição alternativa pode investir nessa versão sem medo de errar
terno azul
Muitos famosos já aderiram ao terno slim

Esse é um padrão incrível que harmoniza o look, perfeito para qualquer ocasião. Dá até para usar com alguns acessórios mais descolados.

Brilhante

Não podemos deixar o terno azul brilhante de lado. Parece exagerado para alguns rapazes, mas há quem goste bastante dessa versão bastante chamativa. É preciso ter personalidade para usá-lo e saber escolher a ocasião certa. Não convém vestir em eventos mais simples, é interessante para bailes de gala e casamentos chiques, por exemplo.

Quanto mais claro for o tom de azul, mais o look ficará destacado. Por isso, é preciso ter cautela ao escolher o melhor terno brilhante para seu caso.

Uma versão mais escura deixa o visual bem sofisticado e equilibrado, a melhor opção para quem não quer chamar tanta atenção.

Com Gravata Vermelha

A combinação do terno azul com gravata vermelha também é hit atualmente, uma tendência popularizada por muitas celebridades, como o ícone de moda e ex-atleta David Beckham. De fato, dá uma liga bem interessante e um toque alternativo ao visual, quebrando aquele padrão totalmente sóbrio. Uma boa indicação para quem deseja ousar.

Seja na gravata slim, na tradicional ou na borboleta, o vermelho pode ter desde um tom mais quente até mais frio, próximo ao vinho.

Uma boa ideia para usar em casamentos, formaturas e eventos diurnos, já que o vermelho deixa o visual mais iluminado e vibrante.

Com Gravata Rosa

A junção do terno azul com gravata rosa também se tornou a predileta de muitos rapazes. Para quem prefere algo mais sofisticado e clean, o rosa claro é uma boa alternativa, pois se adapta tanto à camisa branca quanto ao traje azulado. Outro trend que está em alta!

Combinar a gravata com uma rosa ou flor branca é ótimo para quem vai ser anfitrião de um evento, padrinho de casamento ou par de um formando.

Pelas imagens vemos que essa combinação é bem interessante mesmo! Vale a pena apostar!

Para Noivo / Casamento

Seja você noivo, padrinho ou convidado de um casamento, é necessário usar um lindo terno para passar uma boa impressão. A elegância e o requinte são essenciais, por isso indicamos o terno azul para essa ocasião tão especial. Com grande versatilidade de tons, você deve optar por aquele que mais se adapta ao seu estilo e ao horário da cerimônia.

Os mais claros ficam bem para o dia, os mais escuros para a noite – embora não seja uma regra super rígida. Em todo o caso, vale o bom senso para criar uma composição magnífica, se atentando a todos os adereços e não deixando nenhum detalhe de lado.

Atente-se às regras de cada cerimônia e adapte seu look. Você precisa se sentir à vontade usando o terno, no tom mais adequado ao seu estilo e à ocasião.

O terno azul é uma boa alternativa para os noivos, já que a cor fica perfeita com o branco típico do vestido da noiva!

Dá para criar desde uma composição mais clássica até algo moderno e descolado graças à versatilidade dessa cor!

Looks incríveis, não é? Com certeza você vai se inspirar com tantas ideias e saberá fazer a escolha perfeita!

Onde comprar terno azul? Listamos algumas lojas:

  • Stylus
  • Rei do Terno
  • Dorinhos
  • Camisaria Colombo
  • Terno & Cia.
  • Light in the Box
  • Garbo

Já o preço do terno azul é bem variável, mas na média fica entre R$ 200 e R$ 800 dependendo da marca e do modelo. Em todo caso, vale a pena realizar uma boa pesquisa na internet e nas lojas físicas. Se não quiser comprar, há lojas que alugam também! Faça a prova antes do evento e atente-se a todos os detalhes para que seu look fique impecável!


Chegamos ao fim e queremos saber sua opinião. O que achou do terno azul? Vai investir nessa tendência? Conte pra gente e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *