TERNO ITALIANO: Como é, dicas para usar e arrasar!

Um bom terno faz toda a diferença em uma ocasião especial! Na hora de procurar o melhor tipo para usar e arrasar, provavelmente você já deve ter visto por aí o terno italiano. Mas o que será que ele tem de tão especial?Você tem ideia das diferenças e peculiaridades dessa peça? Calma, fique tranquilo, porque agora vamos te explicar tudo sobre ele!

terno italiano
Olha como o terno fica lindo e justinho no corpo!

A primeira coisa que você precisa saber é que todo terno masculino varia conforme alguns detalhes: a lapela, caimento, bolsos e fendas. Há três tipos básicos e com variações que podem ser usados por homens de todos os estilos: o inglês, o americano e o italiano.

O terno italiano é um modelo clássico europeu – muito usado por celebridades em premiações – indicado para rapazes magros por ficar bem justo ao corpo. A seguir, conheça as características e como usa-lo de forma correta!

Como é o terno italiano?

O terno italiano é bem acinturado, estreito nas mangas e justo no peito – sem ficar apertado e grudado no corpo. As lapelas são largas, num formato chamado notched.

A calça tem cós baixo e fica mais ‘seco’ nas coxas, com bolso sem abas na parte traseira – conhecido como besom ou slash – e paletó sem fendas atrás. Já a lapela pede uma gravata tradicional.

terno italiano como é

Perceba todos esses detalhes no vídeo:

Para muitos estilistas, é um modelo mais ousado que deixa os ombros largos, cintura fina e a silhueta enxuta, por isso favorece muito os caras magros e pode ficar estranha em quem está acima do peso.

Ao usar o terno italiano, a parte superior do corpo (peito) fica com bastante destaque, inclusive aquela ‘barriguinha’ indesejada. 

terno italiano como usar terno corte italiano

corte terno italiano

É importante frisar que o corte do terno italiano é ideal para favorecer o corpo de quem está em forma, dando até a impressão de que você está mais alto. A calça lembra o popular modelo skinny, bem afunilado e mais justinho nas pernas, sem aquelas sobras terríveis que podem ficar em alguns modelos.

Mesmo com essas características, é primordial provar o terno italiano na hora de comprar, para que ele fique bem assentado no seu corpo.

Como usar terno italiano?

Vestir o terno italiano para ficar mais charmoso e elegante não é um grande desafio, ao contrário de muitas roupas para ocasiões formais. É só de atentar ao evento para escolher a melhor combinação – e não fazer feio.

Modelos com cores tradicionais e mais sóbrias – azul escuro, preto, cinza escuro – ficam bem em casamentos noturnos. Para não errar, escolha o básico, lembre-se que na moda menos é mais.

slim fit casamento borboleta
O terno com gravata borboleta no clássico preto e branco

slim fit moderno e gravata borboleta

O contraste de cores e o tom sobre tom podem ser boas alternativas na hora de vestir-se bem vestindo esse terno.

slim fit e calça
Esse traje é muito popular entre os famosos em premiações

sim fit colete

Dica: se ficar em pé, mantenha o paletó fechado. Já quando estiver sentado, prefira deixá-lo aberto. 

Já cores mais claras caem bem em eventos diurnos ou aniversários de 15 anos e formaturas. Você pode escolher o terno italiano riscado, mas em alguns caras ele pode dar ainda mais a impressão de magreza.

slim fit azul com colete
Olha esse tom de azul, perfeito para uma formatura!
slim fit com gravata slim
Ao usar esse tipo de terno, você pode ousar com a gravata estampada

slim fit com calça

O corte desse terno é super moderno, bem similar ao terno slim fit. Já falamos dele por aqui, dê uma olhada no post: https://tudocommoda.com/moda-masculina/terno-slim-fit/

E para o estilo casual masculino, é uma boa opção? Você pode vestir esse modelo para o trabalho, evento noturno, uma reunião de negócios… Aposte em um tipo mais arrojado, até com gravata slim e texturas diferentes. O colete também é uma boa pedida!

Se quiser parecer mais descolado, tente ousar na gravata, com um tipo estampado, listrado ou com uma cor mais quente.

terno slim fit masculino dia a dia
Para um estilo casual, no trabalho, reunião de negócios, evento noturno

slim fit marrom moderno


   Tem mais dúvidas sobre como usar roupas para ocasiões especiais?

Deixe um comentário e conte sua experiência na hora de usar o terno       italiano!

Continue navegando na Área Masculina do site e confira nossos posts exclusivas com dicas bem legais para você!

como usar terno italiano

Quando se pensa em cerimônias e ambientes que pedem uma roupa formal, o terno italiano é perfeito para deixar seu visual urbano e bem bonito. Aposte em cortes que valorizem seu corpo para arrasar sempre! 😀


2 comentários em “TERNO ITALIANO: Como é, dicas para usar e arrasar!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *