Terno Risca de Giz: Está na moda? Como usar? Modelos e composições!


O terno risca de giz voltou à moda? Posso usar tranquilamente em um casamento, festa ou para um evento formal do trabalho? Essas são dúvidas típicas dos rapazes que não pretendem aderir a essa peça tão clássica, mas não sabem exatamente como combinar para ficar com um visual impecável. Para acabar com qualquer questão e saber tudo, leia o post!

terno-risca-de-giz-destaque
É bem fácil reconhecer essa peça, o efeito é bem aparente!

Não tem segredo na hora de reconhecer o terno risca de giz. O padrão segue exatamente o nome que recebe, com listras verticais que modelam e diferenciam essa peça de uma versão tradicional e lisa.

Muito comum na Europa, alguns homens torciam o nariz para ele, acusando de ser ”terno de banqueiro” e buscando opções mais comuns e simples, além daquelas com novos cortes, como o terno slim. Tanto por isso, ele ficou de lado e saiu um pouco da tendência, embora nunca tenha sido esquecido totalmente.

chalk-line-suit-destaque
Modelo clássico e com listras em destaque

Aqui no Brasil, já podemos ver muitos caras usando o terno risca de giz em diversos eventos e ocasiões, com formatos e cores diversas. Paralelo a isso, muitas coleções e marcas investem em modelos com riscos mais discretos e não tão aparentes como eram vistos anteriormente.

Agora, o efeito é suave e a estampa risca de giz super usual. Portanto, pode usar esse modelo sem medo porque ele está na moda e com certeza se tornará atemporal, para caras de todas as faixas e estilos!

terno-risca-de-giz-moderno
Muitos noivos têm usado esse terno para incrementar um visual moderno e arrojado

Modelos e Combinações com Terno Risca de Giz

Se o terno risca de giz é clássico e tem ganhado nuances mais descoladas, a dúvida é como usar para não fazer feio e arrasar em todas as ocasiões. A ideia é manter um visual equilibrado e bonito, seja em uma reunião de trabalho ou em algo mais sofisticado e requintado, como um casamento.

Para isso, existem várias combinações com terno risca de giz que rendem elegância e charme para qualquer homem, seja mais velho ou jovem. A regra principal em todas as composições é focar na harmonia entre as peças e escolher aquelas que mais favorecem e valorizam o look.

Então, terno risca de giz combina com que?

  • Camisa lisa: independente da cor da camisa, ela deve combinar com o tom do terno, sendo risca de giz ou liso.

terno-risca-de-giz-camisa-lisa

  • Camisa xadrez ou listrada: Nesse caso, vale usar o terno com riscos sutis, esses modelos modernos, já que esse tipo de camisa é mais chamativo. O detalhe que fará toda a diferença nesse look é a gravata: ela deve sempre ser LISA, nunca estampada.

terno-risca-de-giz-camis-xadrez terno-risca-de-giz-camisa-listrada

Nesse caso, depende da ocasião. Em eventos que pedem formalidade, uma camisa xadrez não cai bem, logo, prefira esse traje em um locais que dão mais liberdade para ousar e incrementar um look alternativo.

  • Gravata: A regra para a composição perfeita é equilibrar as listras no esquema 2 por 3. Segundo fashionistas, se a gravata for lisa, dá para usar o terno risca de giz com uma camisa no mesmo padrão. Já se a gravata seguir esse estilo (ou caso seja estampada), opte por uma camisa lisa.

terno-risca-de-giz-camisa-lisa

  • E a calça? Bom, estamos falando aqui de todo o traje com esse efeito riscado, logo, tanto o paletó quanto a calça e o colete também seguir essa linha. Fique ligado e nem pense em usar jeans, sarja e outros tipos diferentes – a não ser que você queira passar vergonha.

terno-risca-de-giz-calca terno-risca-de-giz-como-usar

  • O sapato também muda? Não precisa. Tanto faz o estilo do terno, o calçado deve ter tom de acordo com o terno base. Preto é sempre uma ótima escolha e que não tem erro.

terno-risca-de-giz-sapato

E a ocasião? Quando usar terno risca de giz?

Sendo um evento que pede formalidade e um traje a rigor, não há regras quanto ao uso desse terno. Logo, dá para vestir em casamentos, formaturas, reuniões e coquetéis, no trabalho para profissões que precisam se vestir com elegância e a caráter, como executivos e empresários.

No caso de um evento diurno, prefira cores mais quentes e claras. Pode ser até um verde e vermelho, passando pelo branco, off-white, cinza e bege. Já para ocasiões noturnas, as opções certeiras são as mais escuras e sóbrias, como azul escuro, preto e marrom.

Para o casamento, vale aquela regra geral: nunca usar o mesmo terno que o noivo. Portanto, se ele vestir um modelo risca de giz, opte por um liso em outra cor. No mais, vale ligar e se informar para não fazer feio, ainda mais se você é padrinho da cerimônia.

Bom, agora que você já sabe quais são as melhores combinações e como usar terno risca de giz, veja algumas fotos de looks para se inspirar!

terno-risca-de-giz-casamento
Modelo cinza sofisticado e elegante
terno-risca-de-giz-looks-1
Com a camisa lisa rosa e um sapato diferente, um look urbano bonito e equilibrado
terno-risca-de-giz-looks-2
Modelo azul muito charmoso
terno-risca-de-giz-looks-3
Esse azul escuro é perfeito para um evento noturno
terno-risca-de-giz-looks-5
Veja esse tipo moderno em que as listras quase não aparecem! Uma ótima opção para os jovens
terno-risca-de-giz-looks-7
O ator Herson Capri com seu terno risca de giz preto e discreto
terno-risca-de-giz-looks-como-usar
Rodrigo Santoro também aderiu a esse terno em um evento de gala
terno-risca-de-giz-looks-famosos
O ator Johnny Deep com seu terno todo preto e as listras em destaque
terno-risca-de-giz-looks-usar
Veja que composição perfeita do apresentador Rodrigo Faro, sem erro e para qualquer ocasião!
terno-risca-de-giz-looks-modelos
O terno preto de Antonio Fagundes também é inspirador e versátil!
terno-risca-de-giz-looks
Os jovens podem usar terno risca de giz sem medo de inovar e dar uma diferenciada no visual

terno-risca-de-giz-looks-4 terno-risca-de-giz-looks-6 terno-risca-de-giz-looks-8 terno-risca-de-giz-looks-composicoes terno-risca-de-giz-looks-ideias

Perceba que o preto é uma alternativa clássica e que serve para qualquer ocasião. Mas, se você gosta de ousar, escolha uma cor que tenha tudo a ver com seu estilo e a festa em questão!


Viu como não tem segredo na hora de usar terno risca de giz? Está na moda sim e pode vestir sem medo, basta equilibrar e fazer as melhores escolhas para montar um look charmoso, elegante e harmônico. Que tal fazer o teste? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!

1 pensamento em “Terno Risca de Giz: Está na moda? Como usar? Modelos e composições!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *