O terno risca de giz voltou à moda? Posso usar tranquilamente em um casamento, festa ou para um evento formal do trabalho? Essas são dúvidas típicas dos rapazes que não pretendem aderir a essa peça tão clássica, mas não sabem exatamente como combinar para ficar com um visual impecável. Para acabar com qualquer questão e saber tudo, leia o post!

Não tem segredo na hora de reconhecer o terno risca de giz. O padrão segue exatamente o nome que recebe, com listras verticais que modelam e diferenciam essa peça de uma versão tradicional e lisa.
Muito comum na Europa, alguns homens torciam o nariz para ele, acusando de ser ”terno de banqueiro” e buscando opções mais comuns e simples, além daquelas com novos cortes, como o terno slim. Tanto por isso, ele ficou de lado e saiu um pouco da tendência, embora nunca tenha sido esquecido totalmente.

Aqui no Brasil, já podemos ver muitos caras usando o terno risca de giz em diversos eventos e ocasiões, com formatos e cores diversas. Paralelo a isso, muitas coleções e marcas investem em modelos com riscos mais discretos e não tão aparentes como eram vistos anteriormente.
Agora, o efeito é suave e a estampa risca de giz super usual. Portanto, pode usar esse modelo sem medo porque ele está na moda e com certeza se tornará atemporal, para caras de todas as faixas e estilos!

Modelos e Combinações com Terno Risca de Giz
Se o terno risca de giz é clássico e tem ganhado nuances mais descoladas, a dúvida é como usar para não fazer feio e arrasar em todas as ocasiões. A ideia é manter um visual equilibrado e bonito, seja em uma reunião de trabalho ou em algo mais sofisticado e requintado, como um casamento.
Para isso, existem várias combinações com terno risca de giz que rendem elegância e charme para qualquer homem, seja mais velho ou jovem. A regra principal em todas as composições é focar na harmonia entre as peças e escolher aquelas que mais favorecem e valorizam o look.
Então, terno risca de giz combina com que?
- Camisa lisa: independente da cor da camisa, ela deve combinar com o tom do terno, sendo risca de giz ou liso.
- Camisa xadrez ou listrada: Nesse caso, vale usar o terno com riscos sutis, esses modelos modernos, já que esse tipo de camisa é mais chamativo. O detalhe que fará toda a diferença nesse look é a gravata: ela deve sempre ser LISA, nunca estampada.
Nesse caso, depende da ocasião. Em eventos que pedem formalidade, uma camisa xadrez não cai bem, logo, prefira esse traje em um locais que dão mais liberdade para ousar e incrementar um look alternativo.
- Gravata: A regra para a composição perfeita é equilibrar as listras no esquema 2 por 3. Segundo fashionistas, se a gravata for lisa, dá para usar o terno risca de giz com uma camisa no mesmo padrão. Já se a gravata seguir esse estilo (ou caso seja estampada), opte por uma camisa lisa.
- E a calça? Bom, estamos falando aqui de todo o traje com esse efeito riscado, logo, tanto o paletó quanto a calça e o colete também seguir essa linha. Fique ligado e nem pense em usar jeans, sarja e outros tipos diferentes – a não ser que você queira passar vergonha.
- O sapato também muda? Não precisa. Tanto faz o estilo do terno, o calçado deve ter tom de acordo com o terno base. Preto é sempre uma ótima escolha e que não tem erro.
E a ocasião? Quando usar terno risca de giz?
Sendo um evento que pede formalidade e um traje a rigor, não há regras quanto ao uso desse terno. Logo, dá para vestir em casamentos, formaturas, reuniões e coquetéis, no trabalho para profissões que precisam se vestir com elegância e a caráter, como executivos e empresários.
No caso de um evento diurno, prefira cores mais quentes e claras. Pode ser até um verde e vermelho, passando pelo branco, off-white, cinza e bege. Já para ocasiões noturnas, as opções certeiras são as mais escuras e sóbrias, como azul escuro, preto e marrom.
Para o casamento, vale aquela regra geral: nunca usar o mesmo terno que o noivo. Portanto, se ele vestir um modelo risca de giz, opte por um liso em outra cor. No mais, vale ligar e se informar para não fazer feio, ainda mais se você é padrinho da cerimônia.
Bom, agora que você já sabe quais são as melhores combinações e como usar terno risca de giz, veja algumas fotos de looks para se inspirar!











Perceba que o preto é uma alternativa clássica e que serve para qualquer ocasião. Mas, se você gosta de ousar, escolha uma cor que tenha tudo a ver com seu estilo e a festa em questão!
Viu como não tem segredo na hora de usar terno risca de giz? Está na moda sim e pode vestir sem medo, basta equilibrar e fazer as melhores escolhas para montar um look charmoso, elegante e harmônico. Que tal fazer o teste? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!
Os comentários estão desativados.