Você tem curiosidade em saber quais são os tipos de gola masculina? Em meio a tantas opções, optar pelo modelo certo pode fazer toda a diferença no look.
Em muitos casos, uma gola destaca a composição e valoriza um look básico, deixando qualquer rapaz mais bonito e estiloso.
Sendo assim, vale a pena conhecer os 8 tipos de gola masculina + ótimas dicas para usar e ficar com um visual irado!

Criar uma composição harmônica faz toda a diferença, seja no estilo casual ou formal. Embora muitos homens não se atentem aos detalhes, vale sim entender melhor o corte de cada peça para saber qual fica melhor em determinada ocasião.
Uma camiseta básica com gola diferente pode causar um impacto diferente no visual, deixando qualquer rapaz mais elegante. Além disso, um modelo pode ser mais confortável que o outro e se adaptar melhor a determinado look ou estação.
As golas estão presentes em peças como camisas, camisetas, blusas, tricôs, etc. São responsáveis por dar o acabamento e valorizar a área do pescoço, por isso podem ser fechadas, abertas, com botões, etc.

Tipos de gola masculina – Como usar?
Existem atualmente 8 tipos de gola masculina. São convencionais e adaptáveis a diversas peças, portanto, você pode aderir a todas elas – só precisa se atentar ao design da peça e a melhor ocasião para usá-la.

Conheça melhor cada uma delas e veja diversas fotos para montar um look equilibrado e surpreendente.
Redonda/Careca
As peças com gola redonda são as mais populares. O nome já diz tudo e há quem chame de gola careca também. O padrão é arredondado, sem detalhes, simples e fácil de usar em qualquer composição.
A gola redonda contorna perfeitamente o pescoço, tem boa elasticidade e um aspecto mais fechado. É essencialmente comum em camisetas básicas, blusas e moletons.
Segundo especialistas, se adapta ao estilo de rapazes de todos os perfis, sobretudo os altos.





Em V
As peças com gola em V viraram tendência e tiveram um boom recentemente, justamente por terem um padrão diferente e mais ousado.
O corte em V pode ser pequeno ou bem grande e destacado, indo até o peito. Possui um padrão mais fino e não tem muita elasticidade.
Nesse caso, é preciso se atentar ao tamanho do corte para não deixar o look desarmônico, pois é um detalhe que chama atenção.
Está presente em praticamente todas as peças mais leves, como as camisetas de manga curta ou longa. Qualquer rapaz pode usar, sobretudo as peças com acabamento mais discreto.






Em U
A gola U predomina em peças abertas, especialmente nas regatas. O padrão é bem alongado (indo inclusive até o peito), por isso está presente em camisetas oversized.
É a melhor tendência para usar em dias quentes de verão, sobretudo para ir à praia, à academia e passeios em geral. Além disso, é super democrática.





Canoa
O nome já diz tudo. A gola canoa tem realmente esse formato, com um meio mais largo e extremidades mais justas.
Assim como a gola V, é um tipo que destaca bastante o visual, tanto com um acabamento mais fino ou básico.
Vale salientar, entretanto, que esse tipo de gola é visto sempre na clássica blusa breton, tanto na versão feminina quanto masculina. Por outro lado, há outras peças com gola canoa, como camisetas e blusas.
Quem é musculoso se adapta bem a esse modelo de gola, embora qualquer rapaz possa usar. Só é bom evitar peças com golas grandes, que deixem quase os ombros à mostra.






Rolê
Gola rolê ou rulê é um padrão clássico em blusas de algodão, tricôs e camisetas de manga longa, ou seja, peças para usar em dias frios.
As peças com esse modelo de gola são muito populares na Europa. Por aqui, ornamentam looks mais sofisticados e formais, sendo uma boa combinação para usar com jeans escuro, calça cargo e botas masculinas.
A gola cobre parte do pescoço, geralmente com duas camadas de tecido. Além de proteger a área, deixa o visual mais elegante. Todo mundo pode usar, sobretudo rapazes de pescoço fino.






Henley
A gola presente na camiseta henley possui um padrão bem original e diferente. O modelo é arredondado, porém tem botões.
Sendo assim, você pode usar com botões abertos ou fechados dependendo da ocasião. Por essa característica, a peça é capaz de destacar um look básico e casual, além de ser totalmente democrática.
Está presente em camisetas de manga curta ou longa, monocromáticas ou estampadas, além de alguns modelos de moletom.



A gola henley é chamada também de gola portuguesa.


Pescador/Xale
É uma gola alta, que possui dois nomes: gola pescador, por estar presente nas peças usadas por pescadores do norte europeu; e xale, que remete à presença em tricôs e blusas grossas, típicas de dias frios.
O acabamento da gola pescador é bem diferente, alto na parte de trás e com caimento em V que pode ser maior ou menor dependendo da peça.
Um tipo bacana para usar durante o inverno, harmoniza bem com looks básicos e sofisticados, além de ser uma boa indicação para rapazes mais baixos.





Polo
É impossível não destacar a famosa gola das camisas polo, um tipo bem charmoso que deixa a peça com um toque arrojado e elegante.
É extremamente clássica e versátil, tanto que se tornou peça obrigatória no estilo de vários rapazes. A gola tem um formato diferenciado que se dobra no pescoço, além de botões frontais.
Se antes era usada apenas por esportistas (sobretudo os jogadores de polo, por isso a origem do nome), atualmente é uma peça básica e essencial para criar um look simples e elegante. Sendo assim, rapazes de todos os perfis podem usar, basta escolher uma boa cor e estampa.






Agora que você já sabe diferenciar cada um dos tipos de gola masculina, será mais fácil escolher qual delas combina mais com o seu estilo.
De fato, todas as opções são democráticas e usuais, cada qual para valorizar seu look em determinada ocasião.

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais!