TRAJE SOCIAL MASCULINO: 40 looks para não errar!

Pode parecer fácil montar um traje social masculino, mas essa tarefa não é tão simples assim. Em ocasiões formais, você precisa se destacar de forma positiva, já que um erro nessa hora pode te levar a ser o centro das atenções no mau gosto e nas combinações ruins.

Mas também não precisa fazer dessa escolha um martírio: com boas associações, você tem tudo para arrasar no casamento, na festa de formatura e outros lugares. Confira nossas dicas e inspire-se!

passeio completo destaque

Muitos rapazes ainda não sabem quais as peças essenciais em traje social – que também é conhecido como passeio completo. É nessa hora que acontecem muitos erros e equívocos.

Por isso, você deve saber que é basicamente necessário para esse traje: paletó, camisa, gravata, calça social, sapato e cinto.

roupas do traje social masculino

No Brasil, traje social é diferente de traje de gala. A principal diferença desses tipos é o uso da gravata e combinações mais livres no primeiro tipo.

Geralmente, quando você recebe o convite do evento com um tipo de vestuário específico, é bom seguir à risca a recomendação para não passar vergonha e não chamar a atenção com um erro.

traje social bem ajustado
Terno bem ajustado e cores combinando são características primordiais do traje social masculino

terno social masculino como ajustar

Se a festa exige traje social, fica estranho você usar esporte fino. Pense que, se fosse à escolha, o convite não teria essa recomendação tão clara. 

Como cada festa tem um propósito diferente e, dependendo, dá para ousar nas combinações sem deixar de manter o estilo do ambiente. Porém, uma dica fundamental é sempre escolher um modelo ajustado e proporcional ao seu corpo, sobretudo quanto ao paletó.

traje social masculino erro
Perceba a diferença de um terno bem ajustado com o outro. O primeiro look, além de desproporcional, está cheio de sobras
traje social jovem
O ajuste no corpo faz toda a diferença! Por isso, prove sem medo!

Lembre-se que o smoking tem cortes mais agudos e destacados, por isso você não deve confundi-lo com um terno social normal. Fique atento e sempre prove antes de comprar!

Para não errar: compre paletó de três botões, que é o mais usado pelos homens nesses eventos. Se você for mais alto e esguio, dá para apostar no tipo com quatro botões.

  Jaqueta puffer masculina – Como usar esta peça linda e confortável!

Dicas para formatura, casamento e festas

Recebi o convite do evento. E agora, qual traje social masculino devo usar? Antes de escolher a roupa, analise a ocasião. Alguns casamentos, por exemplo, podem ocorrer ao ar livre e dispensam cores mais sóbrias – as mais usadas em trajes de gala.

traje social passeio completo

Falando em cores, essa é uma opção que pode te levar do sucesso à decepção. Segundo stylits, o terno precisa sempre ser escuro, em tons como azul marinho, cinza grafite ou preto.

Podem ser lisos ou com design mais livre em relação ao smoking, como risca de giz. Evite modelos exagerados e cores berrantes. Não esqueça de manter o último botão do terno sempre aberto!

look social com listras
Listras dão um charme a mais no visual

terno com listras traje com gravata estampada listras

Terno claro não pega bem no traje social masculino, como as cores cinza claro, marrom ou bege. É melhor apostar sempre no básico para não ter erro. 

O traje social costuma ser especificado para manter uma certa igualdade entre os convidados da festa. Isso acontece muito em formaturas, por isso é importante respeitar essa condição para não ter gafes. 

destaque como combinar traje social
Tons mais claros de azul podem cair bem em formaturas

como se vestir formatura

formatura look padrão
Esse exemplo é ótimo para a formatura: os rapazes têm a mesma padronagem de terno, calça e camiseta, apenas apostaram em gravatas diferentes. Uma boa ideia!

Quanto à camisa, o branco é sempre a melhor escolha. Micro estampas até são aceitas em alguns eventos, mas você deve tomar muito cuidado nessa hora. Já a calça deve acompanhar o tom do paletó e a gravata sempre lisa ou com padronagem discreta.

camisas claras no traje social traje social com camiseta rosa

microestampa no traje social
Exemplo de micro estampa na camisa e na gravata. Só falta vestir um terno para o look ficar equilibrado

Lembre-se sempre de evitar usar gravata borboleta. Se não quiser apostar na clássica, a slim pode deixar o visual mais moderno e alternativo. 

A combinação de sapato e cinto é outra regra no traje social masculino, assim. O primeiro deve ser de couro e o outro com a fivela discreta. As meias, por sua vez, sempre de seda e no tom desses acessórios ou da calça. Na dúvida, preto é sempre a melhor opção!

Em festas gerais que pedem esse estilo, você pode inovada no lenço e na gravata, de repente com uma estampa um pouco mais arrojada. Outra boa escolha é a gravata e o terno slim fit. Para saber mais sobre eles, veja os posts específicos: https://tudocommoda.com/moda-masculina/gravata-slim/ e https://tudocommoda.com/moda-masculina/terno-slim-fit/

traje social masculino slim fit
Ricky Martin usando terno slim fit e gravata slim. O cantor, porém, poderia abrir mão do colete, peça que não combina com o passeio completo
gravatas diferentes look social
Se o evento não preza pela ‘igualdade’ dos convidados, mudar a cor da gravata é uma boa alternativa

Avalie bem a estação e as condições do ambiente antes de pensar no tecido do traje social masculino. Lã e verão, por exemplo, não combina. 

traje para festas traje social masculino atual traje social para festas como usar

Ideias de looks com traje social masculino

Para não errar na hora de ir à formatura, ao casamento e demais festas que pedem o traje social masculino, veja algumas ideias de looks para se inspirar!

  BRINCOS MASCULINOS: Como usar, modelos e fotos
look para formatura
Tons de azul dão um ótimo destaque! É sucesso na certa em qualquer evento!
look social ajustado moderno
Nesse look, a camisa vinho para deixar o visual bem sóbrio e com cores frias
passeio completo como usar
Esse look ficou interessante devido ao corte mais skinny da calça. Por isso, o rapaz apostou em um sapato de bico fino e abriu mão da meia
terno social urbano
Sapatos marrom podem deixar o look um pouco desequilibrado. Na dúvida, evite essa cor
traje masculino social
Dependendo da ocasião, dá para inovar na cor e textura da gravata

como usar traje passeio completo

look social azul

look para casamento look terno claro e camisa escura traje cinza claro para casamento traje para casamento como usar traje social com lenço traje social masculino como usar

Chapéu e óculos escuros são acessórios interessantes para serem combinados com o traje, ainda mais em dias quentes.

traje social com acessórios
Chapéu, relógio, óculos escuros… acessórios são boas opções para destacar o traje social masculino

traje com chapeu festas traje social com acessorios e slim

look social com acessorios

Traje social e passeio completo não tem absolutamente nada a ver com esporte fino. Para não confundir, veja nossa matéria sobre esse outro estilo mais livre e casual: https://tudocommoda.com/moda-masculina/esporte-fino-masculino/

traje social masculino famosos look social

Viu como não é um bicho de sete cabeças? Seguindo essas regras, você consegue montar um look incrível vestindo o traje social masculino para ir a todos os eventos sem medo de ser feliz! 8)


5 comentários em “TRAJE SOCIAL MASCULINO: 40 looks para não errar!”

  1. Sugiro vestir para gala um fato azul escuro com uma camisa branca e gravata cor de vinho e um palite cor de vinho ou cor branca com sapatos bico fino cor preta e meias pretas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *